C h r y s a l i s
Os Kithain
Para sobreviver em um mundo saturado com Banalidade e separado do Sonhar, as fadas que estavam presas no reino dos mortais, após a Fragmentação, descobriram um meio de proteger seus frágeis espíritos. Esse processo, conhecido como Changeling Way , consiste em criar uma concha mortal que abriga o espírito feérico. As fadas, então, descobriram como implantar seus espíritos nos corpos de infantes ou bebes humanos, se fundindo com a mortalidade dos hospedeiros sem destruir a alma dos mesmos. Para fazer isso, todavia, os Kithain tinham que sacrificar o conhecimento imediato de sua verdadeira natureza, o forçando à dormência até que pudesse emergir em segurança durante a Crisálida.
Quando um Changeling emerge de sua Crisálida, ele entra em um novo mundo, com uma nova identidade e o conhecimento de que ele pertence a um Kith (raça feérica a qual o Changeling pertence). Apesar de ter existido centenas de Kith antes da Fragmentação, nem todos eles permaneceram no mundo humano. Daqueles que não fugiram para Arcádia, apenas alguns sobreviveram.
Changelings se autorreferem, individualmente em grupo, como Kithain ou “os Kithain” . Mesmo antes da Crisálida, o aspecto mortal do Changeling, ainda adormecido, pode refletir seu kith, assim tornando possível para os Kithain sentirem a presença de um possível Changeling, apesar do banho de Banalidade.
Conforme um Changeling envelhece e sua Banalidade cresce (como inevitavelmente acontece), seu Fae Mien (aparência feérica) e aparência mortal começam a se assemelhar mais e mais. Eventualmente ele sucumbe ao destino de todos os Changelings: o kith desaparece, sucumbindo à banalidade e se fundindo à carne mortal de seu corpo, até que a morte do mesmo traga a reencarnação do espírito feérico e o sonho recomece, renovado.
***
Os Kithain têm expectativas bem nítidas quanto ao modo como a idade afeta a identidade. A idade na qual alguém passa pela Crisálida influencia fortemente como um changeling será visto diante da sociedade. Todos os Kithain são considerados parte de uma das três categorias, que são coletivamente referidas como Aspectos .
- Os Infantes:
Os Kithain mais jovens, não são tão inocentes e ingênuos como aparentam. Apesar de fisicamente entre as idades de 3 a 13, muitos são sábios além sua idade. Alguns viveram vidas sem conta; eles apenas não notam isso em seu estado atual. De várias formas, Infantes são parecidos com crianças mortais. O mundo é seu playground. Eles amam o espetáculo da vida feérica.
Seus anciões podem pensar, erroneamente, que eles são passivos e pacíficos, mas com tanto Glamour e energia passando pelos Infantes, eles podem ser forças do caos. Os piores são ferozes e viscerais; os melhores podem ser incrivelmente imaginativos. A maravilha e inocência da infância coloca os Infantes mais próximos do Sonhar. A Banalidade os afeta menos do que os outros Changelings — eles vivem em um conto de fadas sem fim. Alguns podem existir em um conto um pouco mais trágico e sombrio, mas mesmo os piores são cheios de mágica.
Infelizmente, isso também significa que Infantes normalmente tem problemas em serem levados a sério por Changelings mais velhos, especialmente aqueles que se preocupam demais sobre o jogo da vida. Infantes nobres encontram essa dificuldade da mesma forma que plebeus. Confrontados por mortais que insistem em saber o que é melhor para eles — como professores e pais — Infantes são forçados a esconderem suas identidades fadas. Se a pressão do mundo mundano se torna muito grande, eles não tem escolha além de fugir de casa e procurar uma Propriedade Livre pra morar.
Infantes tem um certo grau de privilégio na sociedade Kithain. Eles são nutridos, ensinados e encorajados. Por estarem aprendendo, eles normalmente são perdoados por seus erros. A inexperiência, todavia, os mantém afastados de muitas atividades adultas. A solução é viver em um Sonhar próprio. Em sua realidade privada, a brincadeira nunca acaba.
- Os Estouvados:
Qualquer um entre os 13 e os 25 anos é considerado um Estouvado. Tipicamente, eles são rebeldes e hedonistas. Eles são de longe os Kithain mais numerosos. Por causa disso, eles tentam ser os líderes tanto da Corte Seelie quanto da Unseelie.
Esses Kithain jovens e selvagens perderam a ingenuidade dos Infantes, mas ainda não sucumbiram ao ceticismo dos Rezingões. Apesar disso, eles tendem a ser arrogantes e cheios de si. Conhecidos por suas maneiras audazes e aventureiras, Estouvados amam ser jovens. A cultura mortal os fascina, especialmente seu aspecto criativo. Sua perspectiva da criatividade se torna mais aguda, e o Glamour da música, filmes e de tudo o que for inovador os atrai como mariposas para um fogo quimérico. Quando o fogo da criatividade os consome, eles entendem completamente o que é estar vivo. Essa chama algumas vezes pode ser muito atrativa.
O esgotamento é o maior medo de um Estouvado. Eles não querem perder nem um momento de sua existência encantada. Afinal, envelhecer traz consigo Banalidade e, eventualmente, a Ruína. Os Estouvados mais extremos preferem morrer a perder a lembrança do que é ser jovem e feérico. Vivendo no limite, eles seguem ambições que os levam a posições de responsabilidade, mas não de autoridade. Se rebelar por desespero é a resposta natural. Estouvados tem vidas cheias de energia e movimento constante. Caos e aventura alimentam sua própria existência.
- Os Rezingões:
Rezingões são os “crescidos” da sociedade Changeling. Tendo perdido a inocência dos anos que se passaram, muitos se tornam amargos. Eles sentem falta dos prazeres e do Glamour da juventude. Já que os Kithain são muito sensíveis à Banalidade, a idade destrói seu idealismo conforme eles envelhecem. O Rezingão típico ainda é menos banal que o mortal de meia idade, mas pelos padrões Kithain, eles são vistos como teimosos e sossegados e reagem de acordo. Um em cada 20 Changelings é um Rezingão. Eles preferem ser chamados de Anciãos, mas entre os Infantes e Estouvados o nome “Rezingão” pegou.
No final dos 20, a maioria dos Anciãos cai perante a Banalidade e perdem sua essência Kithain. Os mais azarados são Arruinados: Eles perdem todas as memórias de suas vidas Changeling. Se um Rezingão conseguiu se manter se manter afastado desse destino por muito tempo, ele sem dúvida ganhou um certo grau de sabedoria. Os Changelings mais fortes encontram meios de abrandar esse processo, mesmo que eles achem difícil se afastar suas vidas mortais, para isso. Eles se veem como os Kithain mais confiáveis e responsáveis. Eles normalmente assumem o dever de tomar conta dos Infantes, já que os Estouvados acham que tem coisas mais importantes para fazer. Eles também são os guardiões das tradições e do conhecimento, e eles estão sempre ansiosos para passar esse conhecimento para os mais jovens. Se pelo menos os Infantes escutassem com mais frequência...
Os Kith permitidos, para esse jogo, são os que aparecem no livro Changeling: The Dreaming. Faremos uma breve descrição abaixo.
__________________________________
We are dancing again in a dream, by the lake...
We are dancing again in a dream, by the lake...
IMPORTANTE
A idade de um changeling também determina seu Glamour, Força de Vontade e Banalidade iniciais.
Infante
Glamour Inicial: 5
Força de Vontade Inicial: 1
Banalidade Inicial: 1
Estouvado
Glamour Inicial: 4
Força de Vontade Inicial: 2
Banalidade Inicial: 3
Rezingão
Glamour Inicial: 3
Força de Vontade Inicial: 5
Banalidade Inicial: 5