C h r y s a l i s
A Crisálida
Parte carne e parte sonho, as aparência dos Changelings reflete a sua natureza dual. Changelings veem um ao outro em suas verdadeiras formas (comumente chamadas de fae mien). Todavia, a banalidade encobre essa forma, ocultando-a do mundo sob uma aparência quase humana, chamada de aspecto mortal. Apesar disso, os Changelings não mudam entre as duas formas, como os Metamorfos. A aparência de um Changeling depende de quem a observa e a sua proximidade com o Sonhar.
Changelings são tanto nascidos quanto feitos. Nascidos em corpos de bebês humanos, a maioria dos Changelings passam a primeira parte de suas vidas como crianças normais, algumas vezes alcançando sua adolescência ou até mesmo a maturidade antes que a sua alma feérica, pertencente ao Sonhar, se manifeste. Independente de quando — ou como — o espírito Changeling emergir, essa transformação começa com um explosivo, e muitas vezes traumático, despertar interior conhecido como a Crisálida.
Dicas que a crisálida está se aproximando:
Muitos Changelings crescem como mal ajustados à sociedade humana. Mesmo como crianças, alguma essência feérica se agarra a eles, os fazendo ser rotulados como “excepcionais,” “dotados” ou — muito apropriadamente — “fadados”. Esse sentimento de não pertencimento vem da alma Kithain nascente, ainda quieta, mas agora ativa (perto da crisálida), dentro da carne mortal do Changeling, esperando pela hora e circunstâncias certas para se fazer conhecida. Nesse processo:
- O novo Changeling é assaltado por uma onda de visões, cheiros, gostos e experiências táteis que contradizem a realidade fria e áspera de sua vida até aquele ponto. Muitas vezes essa experiência pode fazê-lo acreditar que está enlouquecendo.
- A Crisálida anuncia sua proximidade fazendo mudanças súbitas na realidade mundana do Changeling. Elas podem tomar a forma de flashes de impossíveis — aos olhos mortais —, como visões, alucinações de criaturas místicas em lugares improváveis (um unicórnio no escritório do chefe, por exemplo), períodos de separação de personalidade ou a sensação de que outra pessoa tomou residência em sua mente. Poucos changelings percebem o que lhes está acontecendo; alguns, na verdade, procuram ajuda psiquiátrica ou médica.
A dança Onírica:
Quando a hora chega, normalmente no momento mais inoportuno na vida de um changeling, os avisos acabam e a Dança Onírica começa. Esse é o ponto alto da Crisálida, quando o mundo de um novo Changeling se refaz. O vulcão entra em erupção, a terra treme e os rios se separam e fogos de artifício cósmicos anunciam que o Changeling está sendo libertado da tirania da forma e razão.
Glamour rodeia o Changeling que desperta, envolvendo-o na substância do Sonhar, para que nada que ele veja, sinta, escute, cheire ou prove traga qualquer lembrança aos sentidos triviais que uma vez o conectaram com o mundo fora de seu corpo. Na verdade, durante a Dança Onírica o novo Changeling tem dificuldade em perceber aonde seu corpo físico termina e onde o mundo de experiência começa.
O Changeling mergulha em um confronto direto com o Sonhar pela primeira vez. Cercado de Glamour, ele vê seu verdadeiro eu brilhante na realidade quimérica. A Bruma que enevoou sua mente até agora se afasta, revelando como o mundo é visto através dos olhos dos Changelings — um mundo formado por Glamour e cheio de magia.
Seus pensamentos despertos e seus sonhos mais profundos (ou pesadelos) se tornam os companheiros de sua Dança Onírica — e atraindo a atenção de todo Changeling na vizinhança. Normalmente essas criações quiméricas invadem a realidade ao redor, superando a Banalidade e dando lugar a rumores de dragões no centro de grandes cidades.
Nem todos os changelings podem enfrentar a intensidade da Dança Onírica. Alguns sucumbem à loucura, conforme as paredes de suas fachadas humanas desmoronam a sua volta. Outros se refugiam na Banalidade, negando forçosamente a realidade de suas experiências e se negando a aceitar outra além da “normal.” Uns poucos se voltam contra o Sonhar e tudo conectado a ele, juntando-se aos Dauntain, os destruidores do Sonhar.
Um Changeling fica muito vulnerável nesse despertar para sua nova vida. Incapaz de entender a onda de transformações sensoriais que estão explodindo a sua volta, espalhando Glamour como um farol. Isso permite que todo tipo de criatura possa o localizar facilmente e tornando-o uma presa fácil para alguns dos moradores sobrenaturais do Mundo das Trevas, assim como para aqueles que caçam Changelings.
__________________________________
We are dancing again in a dream, by the lake...
We are dancing again in a dream, by the lake...