por Crios Qua Jul 26, 2017 12:49 am
Tenho uma duvida. Os magos criados aqui podem ter gratuitamente uma das qualidades entre carniçal, parente metamorfo, ou sangue de fada.
Okay mas....estas qualidades custam 5 e 4 pts. Então os magos tem 4 ou 5 pts na vantagem do que as abominações, que ainda por cima terão problemas com sua própria raça.
Isso deixa o jogo um pouco desbalanceado no minha opinião. Eu pretendia jogar de vampiro ou garou, mas dessa forma, vale muito mais a pena, jogar de mago. Pois alem de não ter tantos problemas com minha propria raça, eu iria ganhar uma qualidade de 4 ou de 5 pontos gratuitamente.
Mais observação. Não ficou claro, mas nós ja vamos sofrer preconceito de forma gratuita? Ok, então é como se ganhássemos um defeito por isso automaticamente sem ganhar pt bonus? Mas isso n seria injusto pra cada raça?
Veja bem...
Os magos são os mais ao acaso das 3 raças. Eles tem objetivos próprios e interpretam objetivos que seriam comuns a seus iguais, de forma subjetiva. Cada um leva a ascensão da forma como bem entende, isso se ele quiser de fato. Se um mago, da mesma cidade que eu se une aos vampiros, seria um "ta, foda-se. Ele n é mt confiável, mas dane-se." já que as tradições não tem tanta formalidade quanto a camarilla ou a nação garou, os magos são os mais livres para dar costas aos seus iguais, sem sofrer represálias.
Os vampiros do sabá provavelmente vão te matar assim que souberem de sua traição. Um personagem do sabá é pouco improvavel suponho. Mas olhando para a camarilla, pouca coisa pode ser significante aqui. Um vampiro da camarilla pode esperar ser atingido pela camarilla quando menos esperar, e sabemos disso. Mas se ele fugir, tipo um anarquista, okay, talvez os vampiros tenham mais o que se preocupar no momento. As represálias para vampiros podem ser variáveis. Mas não necessariamente significativas.
OS lobisomens são sem duvidas, os mais prejudicados ou com problemas. Garous são extremamente sociais com eles mesmos. Se vc da as costas para a nação, e é descoberto que tu é aliado de "criaturas da wyrm" vão querer te matar, certeza. Alem de que, eles dependem da própria nação garou para subir de posto e ganhar dons mais poderosos não é?
Enfim, o ponto é que não entendi como vai ficar essa questão do preconceito de nosso grupo original, com relação a nossos personagens. Se isso vai ter um defeito ou não, se contara pt bonus ou não, se isso automaticamente nos faz perder moral a ponto de ser injustificável qualidades sociais. Por exemplo, eu tenho uma ficha de vampiro, que a personagem tem a qualidade amizade de clã, com os toreador e mentor 3, sendo a mentora, a própria primogênita do clã toreador. Essa amizade e apoio do clã cai por terra quando descobrem que vc esta do lado de Garous e magos. Ou uma personagem garou minha focada muito para o lado social, tem raça pura 5 e uma qualidade (que eu esqueci o nome) que faz eu ter respeito e moral entre os outros metamorfos. Mas como sustentar respeito e moral entre os lobisomens se eu "estou associado com a wyrm".
Naturalmente isso quebra muito algumas opções para vampiros e principalmente lobisomens. Mas os magos, tem muito menos formalidades com os outros magos. São espiritos mais livres e então se estão se associando a vampiros ou lobisomens, tanto faz. E idependente disso ainda receberão uma qualidade gratuita de 4 ou 5 pontos. Então vale mais a pena jogar de mago. Um pouco menos vantajoso, é jogar de vampiro, mas muito pouco vantajoso, é jogar de garou.
Então não sei. Talvez eu esteja me precipitando. E posso ter dito muita coisa errada. Vai do narrador se ele vai querer mudar o cenario e suavizar estes efeitos. Mas da forma original como o cenario de cada jogo é, e como foi descrito a proposta da cronica, existe um desequilibro entre as raças, que torna muito mais atrativo jogar de Mago, e desatrativo para jogar de garou (na minha opinião por exemplo). Ou pelo menos não fica claro o que cada um levaria de vantagem/desvantagem.