Embora eu utilize apenas como consulta o livro do in nomine eu estou modificando e facilitando as regras
não vou utilizar as “raças” de anjos e demônios (até para equilibrar os jogadores) então se você quiser criar um Querubim, um Serafim ou uma Súcubus é só fazer e nomear, se você quiser criar um anjo ou um demônio genérico também. Não se preocupe com a terminologia dos anjos ou demônios (que de qualquer maneira está explicada abaixo).
Embora, pela história, estou utilizando a religião judaico-cristã especialmente a católica com a mitologia de santos, anjos e demônios, não vou criticar ou apoiar nenhuma religião ou outra. Mas nessa história e nesse mundo existe um céu e um inferno e eles são habitados pelas criaturas da bíblia.
Se você for se sentir ofendido nem continue lendo
Personagens são Celestiais, Anjos, Demônios, Caídos, Rebeldes, Renegados, Vestígios ou Soldados (serão explicados)
TL3 O jogo se passará no oriente médio no final do século 11 (1097)
Magias
A maioria das magias está liberada para personagens celestiais e em alguns casos para soldados e serão tratadas como canções (o custo da magia nunca poderá ser inferior a um de fadiga) e habilidades Psy são consideradas como canalizações da energia do Superior e são obrigadas a terem a limitação - custo de fadiga (no caso desse jogo fadiga é substituído por essência - mesmo em Soldados que possuem fadiga, Psy tem seu custo em essência). Poderes passíveis tem obrigatoriamente a mesma limitação - custo de essência.
O custo de cada magia, habilidade psy ou poder é acrescido de 5 pontos (canção, raramente um celestial possui mais de uma canção)
Pelo cenário e pela impossibilidade de se reverter acontecimentos do passado ou prever o futuro (afinal não podemos quebrar o lívre arbítrio) é proibidas habilidades, vantagens magias ou psy que permitam viagem no tempo precognição e etc. A exceção de profecias que estão restritas aos NPCs
Todas as habilidades sobrenaturais, qualidades, defeitos e principalmente magias serão discutidas com o mestre
Para tornar as coisas mais interessantes (e mais perigosas) o rolamento de dados (3) 1,1,1 será sempre uma invocação divina, independente de qual personagem está atuando; e o rolamento de (18) 6,6,6 uma invocação infernal. Anjos ou Demônios terão sua falha ou acerto crítico garantido pelo rolamento do dado, porém repercussões extras de magnitude muito maior irão acontecer.
PERSONAGENS CELESTIAIS
Anjos e Demônios
Criaturas que vivem no plano Celestial (um no céu e outro no inferno) e que criam um corpo terrestre (recipiente) para “interagir com a humanidade”.
Anjos são instrumentos divinos utilizados para manter a Sinfonia, Demônios se consideram músicos da Sinfonia, modificando e criando notas de acordo com sua própria vontade.
Anjos e Demônios (ou os “filhos da palavra”) podem viajar a vontade entre a Terra (sempre num local não vigiado nas proximidades de um local consagrado ao seu superior e um lugar mais próximo de seu coração (no céu ou inferno). Anjos podem “seguir” anjos ou demônios se estiverem próximos deles nessa transação, Demonios podem seguir demônios. (“tracking” dificuldade igual a da ressônancia do Celestial multiplicada pela dissonância que ele possa ter com a penalidade da distância)
Anjos podem visitar o inferno seguindo algum demônio- embora seja uma viagem muito perigosa, demônios são barrados de visitar o céu.
Assim como são ligados a uma melodia Anjos e Demônios poderosos são ligados ao significado de uma palavra. Miguel é o Arcanjo da Guerra, ou Baal seu Nêmesis é o Príncipe da Guerra - eles representam lados opostos da mesma moeda. Palavras importantes são relacionadas a Príncipes e Arcanjos, palavras menores são entregues a Demônios e Anjos. Um servidor de Baal após realizar seu trabalho durante milênios pode se tornar responsável pela palavra “trincheiras” entrando para a burocracia do inferno como o demônio das trincheiras, assim como um Anjo que sirva Gabriel e tenha sua melodia perfeitamente afinada com um aspecto da guerra justa pode se tornar conhecido como o anjo da Honra Cavalheiresca.
Claro algumas palavras com o significado claramente do bem ou do mal são exclusivas de um ou de outro lado da melodia. Personagens podem pegar uma palavra se gastarem pontos em status e com a canção (magia/psy) relacionada
Anjos
São criados pelo amor divino, criaturas de imenso altruísmo e bondade com relação “a criação ” (todos os seres vivos), embora a relação entre os anjos não seja perfeita e claro com outros celestiais também não. Anjos possuem desvantagens e podem sim possuir defeitos
Anjos geram dissonância se agem contra seu instinto primário, seus defeitos, seu superiores ou egoisticamente.
Anjos são criaturas assexuadas que servem Deus mantendo a Sinfonia forte. Não possuem livre arbítrio como a criação recebendo dissonância se forem contra sua natureza.
Anjos são criados diretamente do coração de Deus, e embora alguns sejam mais antigos que a criação da Sinfonia alguns são muito mais novos.
A criação de um Anjo ocorre com a condensação de um coração que é entregue a um Superior (abaixo tem uma lista de Arcanjos - podemos adicionar quaisquer outros) e assim o Anjo recém criado começa a vibrar na nota de sua sinfonia (em termos de jogo o PC adquire uma ressonância de acordo com o seu superior e sua “raça”)
Um anjo tem contato com outro se segurar o seu coração na mão (claro para isso precisaria da permissão do Arcanjo) e se o Anjo segurar o próprio coração na mão pode escolher se desligar do amor divino e destruir esse coração (teste de WILL dificuldade 12) e se tornar um Rebelde.
Não existe nenhuma hierarquia celeste propriamente dita, embora Serafins sejam considerados os mais puros dos anjos, Anjos da Guarda, ou Mercurians não são necessariamente inferiores aos Serafins, e não devem obediência a ninguém a não ser seu Arcanjo e ao amor divino.
Após a rebelião de Lúcifer e de ⅓ dos anjos caírem, a maior parte do céu é fechada até mesmo para os anjos, sendo que apenas partes dele estão liberadas para o fluxo dos Anjos que estão separados das almas que alcançaram a redenção e estão junto à Deus. Apenas quando a Harmonia final for alcançada o todo o Céu estará liberado para a circulação dos anjos.
Anjos no céu falam a língua dos anjos que não pode expressar mentiras, embora na terra anjos possam mentir (apenas Seraphins são impedidos de falar mentiras)
Todas as línguas terrestres tem que ser compradas com pontos na criação do personagem.
Template Anjo [105]
Awareness (sinfonia) [15]
Celestial Form (alternate form - natural é a forma celestial invisível aos humanos, supernatural features (auréola e asas) e não necessariamente o mesmo aspecto do corpo terrestre, nem humano - Serafins são serpentes de fogo por exemplo) [15] Nada impede que mais formas (celestiais ou físicas) sejam compradas com pontos de personagem por 15 pontos cada
Doesn´t Breath [20]
Doesn´t Eat or Drink [10]
Doesn´t Sleep [20]
Immunity Diseases [10]
Unaging [15]
Unusual Genitalia [0]
Defeito
Nuissance (distúrbio na sinfonia) [-15]
Demonios
São divididos em antigos (ex moradores do céu que caíram após a rebelião de Lúcifer) e novos que foram criados por sentimentos potentes condensados.
Demônios também precisam respeitar “a criação” mas o fazem mais pela Sinfonia do que por algum sentimento mais nobre. Quebrar a sinfonia, matando uma pessoa ou destruindo um objeto amado gera notas falhas na música que podem ser escutadas por outros celestiais por perto.
Demônios adquirem dissonância por deixarem de ser egoistas ou por desrespeitarem sua natureza (irem contra defeitos).
Demônios também possuem seus corações, pedaços de pedras que brilham como brasa quando estão perto do Demônio aos quais pertencem. Corações infernais são muito bem guardados pelos seus superiores.
Muito mais do que os sete portões conhecidos dividem e isolam o inferno que é de uma geografia caótica dividida em vários principados, condados e baronatos. A população do inferno é esmagada pelo excesso de burocracia e hierarquia. Na teoria um Anjo caído na época da rebelião de Lúcifer está hierarquicamente superior a todos (a maioria dos Príncipes estava com ele) e Demônios relacionados a palavras são superiores conforme as suas palavras são mais genéricas e mais inferiores conforme as palavras vão se tornando mais específicas.
A língua infernal é a língua dos anjos corrompida até se tornar uma língua própria e diferente da dos anjos.
Da mesma maneira que anjos Demônios tem que aprender línguas terrestres para se comunicarem.
Template Demônio [90]
Awareness (sinfonia) [15]
Celestial Form (alternate form - natural é a forma celestial invisível aos humanos, supernatural features (rabo e chifre) e não necessariamente o mesmo aspecto do corpo terrestre, nem humano [15] Nada impede que mais formas (celestiais ou físicas) sejam compradas com pontos de personagem
Doesn´t Breath [20]
Doesn´t Eat or Drink [10]
Doesn´t Sleep [20]
Immunity Diseases [10]
Unaging [15]
Defeito
Nuissance (distúrbio na sinfonia) [-15]
Soldados
Humanos que aprenderam com um Celestial a ouvir a Sinfonia e que lutam por seu lado nas batalhas da terra
Não tem corpo celestial distinto do corpo humano e são normalmente impossibilitados de visitar os outros planos.
A grande vantagem do Soldado é que eles por serem parte da Sinfonia não conseguem quebrá-la criando dissonância por, por exemplo ferir um humano ou destruir um ítem amado.
Soldados podem aprender (se tiverem uma boa desculpa para tanto) uma única canção (a qual não necessita de pré-requisitos) Anjos são mais propensos a ensinar alguma canção necessária para os seus soldados do que demônios. Demônios tipicamente invejam soldados infernais que se tornam poderosos.
Template soldados [5]
Awareness (sinfonia) [15]
Duty (12/less) [-10]
Vestígios
Celestiais que morreram no mundo celestial e tiveram a sorte/azar de sobreviver apenas no mundo físico, não fazem parte da Sinfonia, não conseguem mais voltar aos planos Celestiais.
São considerados má sorte e evitados por outros celestiais.
Para se tornar um Vestígio o Celestial tem que sobreviver um teste de HT-5 no mundo celestial após o que se consideraria a morte dele ele consegue “escapar” para o mundo físico e habitar o último recipiente.
Template Vestígios (revenant) [60]
Doesn´t Breath [20]
Doesn´t Eat or Drink [10]
Doesn´t Sleep [20]
Immunity Diseases [10]
Unaging [15]
Nuissance (distúrbio na sinfonia) [-15]
Rebeldes
Anjos que por desobedeceram aos seu senhores, ou acumularam dissonância suficiente para gerar discórdia.
Ainda podem viajar pelos planos mas não podem entrar no Céu
Não são anjos caídos embora possam se corromper completamente e se tornar demônios
Não são necessariamente anjos malvados.
Template rebeldes [50]
Awareness (sinfonia) [15]
Doesn´t Breath [20]
Doesn´t Eat or Drink [10]
Doesn´t Sleep [20]
Immunity Diseases [10]
Unaging [15]
Unusual Genitalia [0]
Inimigo (celestiais) caçado [-40]
Renegados
Demônios que desobedecem seus superiores são mortos na hora (os superiores tem acesso aos seu coração), porém não é raro que demônios tentem roubar seus corações e fujam de seus superiores e se escondendo na terra, passando a eternidade fugindo e atuando conforme sua própria vontade.
Template rebeldes [50]
Awareness (sinfonia) [15]
Doesn´t Breath [20]
Doesn´t Eat or Drink [10]
Doesn´t Sleep [20]
Immunity Diseases [10]
Unaging [15]
Inimigo (celestiais) caçado [-40]
MUNDO
Sinfonia
Todos os átomos vibram, e essa vibraçao gera um “som” a melodia da matéria e dos seres vivos juntos fazem a Sinfonia, seres celestiais percebem a música inerente a tudo, e podem perceber, se prestarem atenção, pequenas alterações na música das coisas.
Destruição de objetos inanimados por celestiais danifica a Sinfonia na mesma medida em que são amados por seres vivos, mas modificam menos que a morte de pequenos seres vivos, e a morte de um humano causada por um Celestial gera uma perturbação muito maior.
A destruição causada por uma canção ou um poder celestial causa muito mais perturbação na sinfonia do que uma causada por meios “normais”
A perturbação na sinfonia não está relacionada à causa ou à intenção e sim ao efeito, a morte acidental causada por uma ação sem intenção causa tanto efeito quanto a morte proposital, porém o meio pelo qual o efeito é atingido é responsável também pela qualidade de notas alteradas na sinfonia.
Ressonância
Mudando do livro original aqui:
Ressonância é quando o personagem age de acordo com a sua natureza, qualidades E defeitos, vantagens E desvantagens, agir contra sua natureza gera dissonância (abaixo)
Essência
A Essência de um personagem pode ser utilizada para realizar canções (Magias) que obrigatoriamente tem que ser relacionadas ao seu Superior (uma magia - canção- de ataque por exemplo pode vir da Ressonância de um servidor de Miguel o arcanjo da Guerra ou de Baal o príncipe da Guerra)
Como celestiais (Exceto soldados) não “se cansam” FP é chamado aqui de Essencia
Canções
São as “magias” do Celestial - Soldados podem aprender 1 canção como um dom recebido do seu superior, porém utilizam o dobro da essência necessária.
para possuir uma canção o Celestial precisa gastar 10 pontos em “”musicalidade””.
A Canção tem que estar relacionada à palavra de ordem de seu superior
Por exemplo
Canções são utilizadas como Essência/H ou Essência/VH (se a magia é IQ/VH)
Gate spells não existem: a viagem entre planos é relacionada ao coração do celestial ou à sua capacidade de seguir outro celestial (skill tracking)
Magias relacionadas ao movimento temporal ou precognição são proibidas
PSY
Psy são permitidos com a limitação de custarem essência.
Habilidades relacionadas ao movimento temporal ou precognição são proibidas
Dissonância
Um personagem que não aja segundo a sua natureza cria uma nota dissonante que pode ser percebida na Sinfonia.
Por exemplo um Grigori (um anjo que faz o controle da terra procurando por caídos ou demônios) que deixe escapar um demônio desapercebido, um anjo que aja por egoísmo ou um demônio que não seja egoísta geram uma nota de dissonância.
Todo Celestial excetuando-se os Soldados estão ligados a um ser superior “dono” de uma palavra, ir contra essa palavra gera dissonância.
Outro exemplo um anjo da guarda que ataque uma pessoa qualquer gera uma nota de dissonancia, no próximo turno ele ataca outra pessoa e gera uma nota aínda mais dissoante e mais alta, e assim sucessivamente.
Se um anjo da guarda ataque mesmo sem a intenção de ferir o seu protegido gerará uma nota muito grande e alta de dissonância.
Ou seja quanto mais contra a natureza seja a ação mais dissonância se cria e mais alta ela fica, se a ação for repetida esses efeitos não aumentam em progressão linear e sim exponencialmente.
Dissonância é percebida de acordo com a essência original do celestial e a alteração sinfônica provocada. Celestiais mais poderosos geram mais dissonância e efeitos importantes (reparar que não são as ações que geram dissonância e sim os efeitos dela) geram mais dissonância também.
Além da grande dissonância que reverbera por causa do efeito do ato de um celestial, uma pequena nota dissonante acompanha o celestial até que o mesmo desfaça os efeitos de seus atos, se purifique junto ao seu superior ou perca essa dissonância por outra maneira.
Atuar contra suas desvantagens sempre gera dissonância, mesmo quando essa desvantagem puder ser resistida
Pontos de dissonância não podem ser pagos com xp
Discórdia
Se o número de dissonância chegar ao número de Essência atual o personagem adquire uma discórdia temporária, um defeito associado a uma nota dissonante pungente que afasta intuitivamente até quem não escuta a Sinfonia. Quando esse celestial recuperar mais essência, ou anular o efeito da ação que causou essa dissonância e perder essas notas dissonantes ele anula esse defeito temporário. Se o número da dissonância alcançar o número total de essência gera uma Discórdia (DEFEITO) permanente. Quanto mais grave essa dissonância maior a discórdia, o que pode levar à queda do Anjo, ou a caçada aos outros celestiais.
Essência
Ao contrário da fadiga essência é recuperada em 1 ponto ao amanhecer para celestiais bons e 1 ponto ao anoitecer para celestiais ruins. Atuando de acordo com a sua natureza e a natureza do superior são recuperado pontos bônus de Essência (por exemplo um soldado servidor de Valephor - príncipe dos Roubos que roube um relicário de uma igreja irá regenerar essência de acordo com a importância desse ítem para a igreja)
Essência pode ser gastada para aumentar a chance de sucesso em 1 em uma rolagem de dado diminuindo em 1 ponto por essência na somatória - Embora não influencie nas rolagens de dado em que ocorram invocações.
Soldados possuem fadiga E essência, ambos baseadas no HT
Essência custa os mesmos 3 pontos que custaria a FP
Mundos
Línguas
(a lingua celestial e mais uma como nativa ou a língua de nascimento são gratuitas)
Resumirei as línguas disponíveis para o Turco/anatólico, Árabe, Francês, Latim, Alemão, Italiano, Espanhol e Hebraico
Mundo físico
Mundo físico = Sinfonia, Local aonde mora a criação divina.
Soldados e vestígios estão presos no “mundo real”
Anjos e Demônios - assim como rebeldes e renegados também passam a maior parte do tempo no mundo físico
Purgatório
Só pode ser alcançado se o Celestial (anjo ou demônio) estiver próximo de um humano cuja alma esta indo para lá, é considerado muito má-sorte visitar o purgatório e lidar com as almas que estão lá podem causar situações imprevisíveis
Céu
Local de residencia dos celestiais bons e aonde as boas almas vão após uma vida realizada
Gigantescas Catedrais são a moradia dos diversos arcanjos.
Demônios e Renegados não podem “seguir” nenhum anjo para o céu.
Inferno
Local de residência dos celestiais maus e onde as almas dos pecadores vão para sofrer eternamente
Geografia caótica, mesmo um demônio pode se perder sem guias pelo inferno, dividido em áreas de influência de demônios e príncipes poderosos que mantem-se em paz armada ou guerra franca.
Celestiais podem circular entre seu plano de origem e o plano terrestre.
Celestiais vindo ao plano terrestre aparecem nas proximidades de um local sagrado ou profanado para seu superior, sempre em um lugar isolado aonde não podem ser observados.
Voltando ao seu plano de origem Anjos aparecem perto de seus corações e demônios nas terras de seu Príncipe
Embora o Céu seja protegido contra a entrada de Demônios ou Rebeldes, qualquer Celestial que escute essa passagem de Outro celestial pode tentar seguí-lo
Artefatos
Ítens mágicos capazes de realizar canções, armazenar ou gastar essência
Línguas
Todo anjo ou demônio começa com a lingua materna celestial, a lingua dos anjos foi tão corrompida no inferno que hoje são duas línguas distintas
Um anjo prestando atenção pode entender algumas palavras da língua celestial infernal
Personagens “Filhos da Palavra” Anjos ou Demônios
Aproveitando que GURPS não possui classes aboli as “classes” (coros de anjos e bandas de demônios (bandos? é foda, a tradução “Bands of Demons” perde o sentido musical aonde os coros de anjos mantem a sinfonia e as bandas de demônios as alteram
Coloco aqui uma tabela mais para consulta (principalmente de quem ja jogou o jogo original) do que para ser seguida a risca
Se você tiver uma outra idéia pra celestial com ressonância e dissonância vamos discutir, chamaremos esse de grupos maiores de celestiais, mais como adjetivo do que como “classes”
Coros Angelicais
Seraphin
São os anjos mais sagrados da criação, os mais perto de Deus e mais longe dos seres humanos.
Não conseguem mentir, embora possam não contar a verdade.
Cherubin
Anjos da Guarda, responsável pela proteção de porções da Melodia, geralmente humanos, ganham dissonância se algum mal recair sobre seus protegidos até esse mal ser reparado e o responsável punido.
Ofanin
São anjos guias, responsáveis pela localização e pela peregrinação,
Não agir em um momento oportuno é a pior dissonância que um Ofanin pode adquirir.
Elohim
São os Anjos guardiões das emoçoes, embora nunca sejam passionais, são os que mais entendem das paixões humanas. Agir emocionalmente e não racionalmente geram dissonância
Malakin
Código de Honra Malakim [-15] - Nunca deixar o mal sobreviver, nunca se render e nunca deixar ser capturado.
São anjos guerreiros, comumente associados aos cavaleiros
Descumprir sua palavra ou quebrar seu código de honra levam o Malakin a Dissonância
Kyriotatos
Kyriotato são raros anjos disformes no mundo celestial que são impossibilitados de habitar um recipiente (gerar um corpo físico) para visitar o mundo terreno, São generosos com os humanos aos quais possuem. Gerando dissonânca se deixarem seus possuídos em pior estado ou em confusão quando o abandonam.
Mercurians
Amigos do homem, são os anjos mais próximos da criação, “diplomatas” entre os ranks mais altos de anjos e os humanos, objetivam sempre a interação social e que ambos os lados “saiam ganhando” em uma transação.
“Grigorians”
Gigantescos anjos criados para observarem a Sinfonia e cuidarem dos humanos esses anjos gigantes caíram em tentação e tiveram filhos (Nephalins) com as humanas levando a queda dos homens e dos anjos
Poucos Grigori estão vivos após a tentação dos humanos
Demônios
Balseraph
O oposto dos Serafins o Baseraph não mente, mas convence os outros de que a sua versão dos fatos é a correta, ganhando dissonância quando o sujeito não acreditar nele ou quando o Balseraph vai contra sua própria palavra
Djinn
Djins não causam dissonância se agem de acordo com o pedido de um humano que não tenha sido influenciado por esse Djin, mesmo causando destruição ou mesmo realizando ações que indiretamente levem a morte de um humano. Morte de um humano que não seja quem faz o pedido sempre causa um pouco de dissonância
Calabin
Destruidores - Demônios guerreiros, geram dissonância se deixarem algo intocado em sua ânsia por destruição
Habbalah
Elohins que se deixaram cair pelas tentações das emoções, embora tenham a capacidade de perceber as emoçoes dos outros o controle de suas emoções gera dissonância para o Habbalah
Lilin
Tentadores, desde ajudantes na burocracia do inferno até a clássica imagem da Sucubus trocando prazer por essência. Lilins nunca “pegam” ou “dão” coisas, gerando dissonância sempre que a transação não seja uma troca - justa ou injusta
Shedin
A versão demoníaca do Kyriotatos, possuíndo corpos materiais ao invez de criarem um Shedins são obrigados a cada 24 horas corromperem mais o seu recipiente levando o a coisas cada vez mais ofensivas e degradantes
Impudite
São os demônios mais humanizados, são colecionadores de amizades e de relações sociais.
Exemplos de Superiores
Aqui estão os superiores do livro in nomine ja separados com sua palavra
Arcanjos
Blandine - Sonhos
Christopher - Crianças
Davi - Pedra
Dominic - Julgamento
Eli - Criação
Gabriel - Fogo
Janus - Vento, Ar
Jean - Relâmpagos
Jordi - Animais
Khalid - Fé
Laurence - Espada
Litheroy - Revelação
Marc - Comércio
Metatron - Comunicação
Michael - Guerra
Novalis - Flores
Oannes - Água
Raphael - Conhecimento
Uriel - Pureza
Yves - Destino
Zadkiel - Proteção
lembrando que alguns anjos abaixo desses arcanjos possuem palavras mais específicas, por exemplo o Anjo Falconi é o segundo em comando nas hostes de Zadkiel é é conhecido como o anjo da proteção contra a morte violenta e assim por diante...
Demônios
Alaemon - Segredos
Andrealphus - Luxúria
Asmodeus - Jogos
Baal - Guerra
Beelzebub - Corrupção
Beleth - Pesadelos
Belial - Fogo
Fleurity - Drogas
Gebeleth - Segredos
Genubath - Roubos
Haagenth - Glutonia
Kobal - Humor Negro
Kronos - Destino
Legião - Corrupção
Lilith - Liberdade
Magog Crueldade
Makatiel - Doenças
Malphas - Facções
Mammon - Ganância
Mariel - Esquecimento
Meserach - Preguiça
Saminga - Morte
Valefor - Roubo
Vapula - Tecnologia
Vephar - Oceanos
Da mesma maneira que com os anjos outras palavras que são hierarquicamente inferiores as palavras do príncipe são dadas a condes e barões do inferno.