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    [!Regras!] Dando as Cartas

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    Mensagem por Bravos Qui Dez 07, 2017 6:51 pm

    Conflitos



    O sistema Dust Devils utiliza cartas para resolver seus Conflitos. Por isso, o 'Mestre' nesse sistema se chama Crupiê - aquele que dá as cartas. Também porque nem sempre o Crupiê é o Narrador. Mas falaremos disso mais a frente. Voltemos a falar sobre Conflitos: seja uma tensão entre personagens, entre personagens e NPC's, ou simplesmente entre personagens e inconvenientes da narrativa; se seu personagem precisa encontrar uma informação secreta sobre um membro da gangue rival, isso é um Conflito.

    E o Conflito segue algumas fases:

    1. Objetivos e Oponentes: Se verifica quem está participando do Conflito. Quais são os personagens engajados. Neste momento, cada personagem diz qual é o seu objetivo dentro do Conflito. Esse objetivo deve ser preciso e claro. Por exemplo: "Quero explodir o carro dele", "Vou quebrar a cara de Fulano", "Achar a informação que procuro", "Convencê-lo a me ajudar".

    2. Negociação: Essa é uma etapa importante. Ela vai indicar quantas cartas cada jogador tem na mão. Ela tem algumas sub-fases:

      2.1 Cartas Iniciais: Cada jogador explica como pretende tomar parte no Conflito. Isso indicará que Pontuação será usada: ♠️ Ofício, ♦️ Recursos, ♣️ Violência ou ♥️ Emoção. Escolhida a Pontuação, ela indicará quantas cartas cada um receberá inicialmente. Se a Pontuação escolhida for a mesma do Arquétipo do personagem, ele recebe 1 Ficha. Nada impede que personagens diferentes usem Pontuações diferentes.


      2.2 Traços: Se o personagem tiver algum Traço relevante para um Conflito, ele recebe 1 carta adicional por isso. Embora todos os personagens tenham 2 Traços, somente um pode ser usado por vez. Se você agir de modo contrário a um Traço o Crupiê dará 1 Ficha para o jogador.


      2.3 O Zero: O Zero pode lhe dar mais cartas. Ou retirá-las! Se o Crupiê entender que o personagem está agindo de acordo com o Zero, dará um número de cartas de acordo com o Nível do Zero. Se o Crupiê entender que o personagem está agindo de modo contrário à natureza do Zero, retirará um número de cartas de acordo com o Nível do Zero e dará 1 Ficha para o jogador.


    O jogador pode gastar 1 Ficha para receber 1 carta adicional na fase de Negociação.

    3. Compra: Depois de negociadas as cartas, agora é hora de descartar algumas e comprar outras


      2.4 Perfil: Depois de adicionadas ou retiradas o número de cartas por causa dos Traços e do Zero, o jogador jogará o número de cartas resultantes e verá sua mão. Se o seu Perfil for relevante para o Conflito, ele pode descartar até toda sua mão e comprar o mesmo número de cartas descartadas. Então sua mão pode ter 7 cartas, ele pode descartar 3 e pegar outras 3. Ou pode mesmo descartar as 7 e pegar outras 7. Para que isso funcione no fórum, o jogador dirá quantas cartas está descartando e quais está descartando.


    O jogador pode gastar 1 Ficha para receber 1 carta adicional na fase de Compra.

    4. Confronto: Esse é o momento de ver quem tem a melhor mão. O jogador pode ter inúmeras cartas, porém, terá que usar as cartas que tem para fazer a melhor mão possível usando 5 cartas. As demais não são levadas em conta. É preciso escolher somente 5. Se o jogador tiver menos cartas que 5, ele obviamente é obrigado a escolher todas as cartas que tem em mãos.

    Antes de haver o confronto, o jogador pode pagar 1 Ficha para sair dele e assim evitar suas consequências.
    O jogador pode também apostar qualquer número de Fichas. Se ele for o vencedor, terá suas Fichas apostadas dobradas. Se vencer alguns oponentes, mas não todos, ele recupera as Fichas que apostou. Se ele tiver a pior mão, ele perde as Fichas apostadas.

    São comparadas então as mãos. Quem tiver a melhor mão terá seus objetivos concluídos e causará o dano referente à mão nos oponentes.

    Quem tiver uma mão que vença alguns oponentes, mas não todos, pode ter ou não seus objetivos concluídos, depende do Narrador e pode ou não causar dano em algum dos oponentes, também depende do Narrador.

    Quem tiver a pior mão, não terá seus objetivos concluídos e não pode causar dano.

    5. Dano: Todo conflito é perigoso. Sempre alguém sairá perdendo e alguém sairá ganhando. Se o Narrador indicar que um personagem recebe dano, ele receberá o dano referente à mão vencedora (e da semi-vencedora, se o Narrador definir assim). Ele perderá Pontuação no naipe que usou nesse Conflito. Então se seu personagem entrou num Conflito usando ♦️ Recursos perdeu para um Full House ele receberá 4 de Dano nessa Pontuação. O que significa baixar em 4 sua Pontuação, se ele tinha ♦️ Recursos 7, irá para ♦️ Recursos 4.
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    Mensagem por Bravos Qui Dez 07, 2017 7:05 pm

    Definindo o Narrador



    Como já dito, nem sempre o Crupiê será o Narrador. Na maior parte do tempo, o Crupiê faz o papel de Narrador, porém nos conflitos, o Narrador será aquele que, na sua mão escolhida (ou seja, entre as 5 cartas que usou), tiver a carta mais alta.

    Isso quer dizer que o Narrador não necessariamente será o vencedor do Conflito.

    Em Dust Devils, a carta mais alta é o Ás, seguido de Rei, Rainha, Valete, e assim por diante. Os naipes também tem valor quando as cartas forem iguais: Espadas valem mais, seguido de Copas, depois Ouros e, por fim, Paus. Logo um Ás ♠️ vale mais que um Ás ♦️ .

    Um jogador pode, se quiser, comprar o direito de ser Narrador. Ele faz isso dando um lance de Fichas. O jogador que der o maior lance de Fichas, ganha o direito de ser Narrador, ignorando o a regra da carta mais alta.

    O Narrador vai narrar a cena da maneira que mais lhe convier. Ele é obrigado somente a atentar para os Objetivos de cada personagem e para os Danos. Ele não pode fazer um personagem com a mão vencedora não alcançar seus Objetivos ou não causar Dano. Nem pode fazer um personagem com a pior mão conseguir seus Objetivos e causar Dano. Porém, ele decide se os personagens que tiveram mãos medianas (isto é, venceram alguns, mas não todos os oponentes) atingem seus Objetivos e se causam Dano.

    Se o Narrador não cumprir com isso, o Crupiê intervém e narra da maneira apropriada.
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    Mensagem por Bravos Qui Dez 07, 2017 7:26 pm

    Recuperando Danos



    Um jogador pode solicitar uma Cena de Recuperação. Depois de sofrer Danos, porém, antes de sua Pontuação chegar a 0, ele pode gastar Fichas para recuperar sua Pontuação.

    Para recuperar 1 ponto, ele deve gastar um número de Fichas igual a Pontuação atual + 1. Ou seja, se ele estava com ♦️ Recursos 4, ele deve gastar 5 Fichas para ter ♦️ Recursos 5. Ele pode recuperar quantos pontos quiser, mas cada vez terá que comprar como descrito acima. Então para sair de ♦️ Recursos 4 e ir para ♦️ Recursos 6 é preciso pagar 11 (5 + 6) Fichas.


    O Fim



    Toda história chega ao Fim. Quando um personagem sofre Dano o bastante para levar uma de suas Pontuações para 0, a próxima cena que ele tiver que usar essa Pontuação será seu Fim.

    Ele usará duas vezes o Nível do seu Zero naquela cena para compor sua mão. Ele pode gastar Fichas da maneira usual. E por ser sua última cena, ele será o Narrador.

    Existem meios de Adiar o Fim:

      Evitar Conflitos: Esse é o mais óbvio. Evitar Conflitos em que tenha que usar a Pontuação zerada.


      Direcionar as Ações: Se entrar num Conflito é inevitável, o jogador poderá agir de modo a usar outras Pontuações. Por exemplo: um oponente está querendo sair na porrada com você, mas seu personagem está com a Pontuação ♣️ Violência zerada e você quer Adiar o Fim. Você decide então tentar suborná-lo para ele mudar de idéia. Você usará a Pontuação ♦️ Recursos


      Gastando Fichas: Invés de utilizar a Pontuação zerada, e consequentemente o valor do Zero, o jogador poderá gastar até o dobro do valor do Zero em Fichas para comprar cartas. Assim evitando momentaneamente o Fim.


    Se não for possível Adiar o Fim, ou o jogador não quiser, ele terá sua última cena. Na resolução do Conflito, sendo o Narrador, ele poderá ainda gastar o número de Fichas que quiser para causar Dano ou para Redimir seus companheiros. Ele causará 1 de Dano por cada Ficha que gastar para esse fim e ele recuperará a pontuação de outro personagem em 1 pagando do mesmo modo descrito acima.

    Só pode causar Dano dessa maneira e Redimir outro personagem no Fim.
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    Mensagem por Bravos Qui Dez 07, 2017 7:28 pm

    Os Naipes no Fórum



    Os naipes aqui no fórum são um pouco diferentes, por isso vamos esclarecer qual é qual:

    Bravos efetuou 10 lançamento(s) de dados [!Regras!] Dando as Cartas Baralh11 (carta.) :
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    Mensagem por Bravos Qui Dez 07, 2017 7:31 pm

    Os Naipes no Fórum



    As 'interrogações' são Paus ♣️ . No post acima, as duas primeiras cartas o são.
    Os 'tomates' são Copas ♥️. No post acima, a 3ª e a 4ª carta são.
    Os 'fogos' são Ouros ♦️. No post acima, a 5ª e a 6ª carta são.
    As 'pás' são Espadas ♠️. No post acima, a 7ª e a 8ª carta são.

    Os Jokers (sim, tem Jokers) substituem qualquer carta.
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    Mensagem por Bravos Qui Dez 07, 2017 7:38 pm

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