Para a Ilha dos Exilados:
1) Ĵokona
2) Dafodil
3) Nesopry
a) Porto Nolovy
b) Verda Ero
c) Estreito Estupor
d) Torres de Cristal Negro (covil de Ades)
e) região do lupinos (homens-lobo, não lobisomens)
f) Portos Ultimos
Pontos rosas: pequenas tribos, vilas e grupos em geral.
Ĵokona é uma cidade com Dafodil ou é uma cidade 100% do mal?
Não, Sim, e Piro tá vendo você emendar duas perguntas como se fosse uma.
Como é a cidade de Jokona? Foi de lá que os outros personagens partiram?
Basrun - Demônio acólito dos discípulos de HagrebAh, Ĵokona é ótima! Aqui o que conta é o poder, estamos cagando para leis bestas. Quer algo? Vai lá e pega. Tá afim de uma mulher? Vai lá e pega. Se ela reclamar é só dar uns tapas. Não ficamos ligados a escolas e guildas, a não ser quando convêm. Ĵokona é cheia de gente para você mandar ou manipular. Só é ruim se você for fraco, mas se for fraco então merece ser escravo mesmo. Ruim é o solo, que não dá nada, não tendo planta também não tem muita coisa para caçar, a não ser que seja dos raros aventureiros que gostam de caçar no deserto, mas gosto é igual cu, cada um tem um, embora uns fedem mais. Como não tem criação ou plantação, tudo tem que vir de fora, por isto o custo de vida é bem alto, é também o único motivo pelo qual deixamos alguns comerciantes entrarem e saírem vivos. Quanto aqueles outros, eles saíram de uma cidade-prisão genérica que tem por aí, bem menor que Ĵokona, mas eles iam vir para cá. Se não fossem uns enxeridos aparecer no deserto e sugerirem ir para o nordeste ao invés do norte, vocês teriam chegado aqui, e já seriam todos nossos escravos, e esta história já teria acabado.
Reyga - Sobrevivente humanaĴokona é um inferno no plano material. Dizem que há cidades nos infernos menos ruins que Ĵokona, infelizmente não acredito que seja mentira. Na tribo que nasci, dentro de Ĵokona, as mulheres ou desenvolviam o dom negro, ou viravam prostitutas. Eu desenvolvi o dom negro, e achei que estava com sorte. Eu estava errada. Ĵokona esta atolada em mana negra. Dizem que a magia negra é poderosa. É bom ter cuidado em como você interpreta este "poderosa". Mesmo se tentar usá-la com bons propósitos, a magia negra cobra um grande preço. Vê minha pele esbranquiçada? Isto é apenas um reflexo de viver num lugar sem viva, sem cor e sem esperança! Esta é Ĵokona.
Taigo - Humano aventureiroOlha, tirando o cheiro de enxofre do sul e o cheiro de lixo do norte, tirando esta neblina eterna que cobre a cidade, tirando o fato que esta neblina te observa, literalmente, tirando a questão de que as poucas plantas que brotam por aqui são venenosas, tirando a violência gratuita, tirando o fato da cidade ser controlada por demônios do pior tipo, tirando a questão da mana negra ser tão densa que magias de outros elementos são mais difíceis de serem feitas, tirando a pobreza e os escravos, até que não é tão ruim.
Quais as carcteristicas do estreito do estupor?
Lunamaristo - fabulista e astrólogo SenEm primeiro lugar, é estreito. Normalmente só podem passar um ou dois barcos por vez, o que já é um pesadelo, mas é um dos menos piores. As montanhas ao lado são enormes, por isto a neve (hachura do mapa) e também fazem a parte do rio ficar sempre sombreada. Também é um lugar que costuma ter muita neblina, mas ao contrário do que ocorre em muitas cidades da ilha, esta neblina é de origem natural. As marés e correntes mudam demais, o que é comum em Akaŝa por causa de nossas duas luas, mas junte isto num lugar estreito e teremos um problema sério. Num dia as águas podem estar calmas e profundas, no dia seguinte pode estar rasas e violentas. Com isto muitos barcos batem e encalham, e frequentemente é preciso destruir as carcaças destes barcos antes de outros passarem. Mas nem tudo é ruim, se você gosta de pescar, por exemplo, tem muitos peixes aqui que são raros, inclusive tem dois antais* na montanha para quem gosta de pesca de alto risco. Segundo algumas histórias de pescadores, lá dá para pescar até peixes de outra dimensão. *Antal no cenário significa um lugar pequeno de dificílimo acesso, no meio de nada, com um, duas ou no máximo três casas onde a maioria nem sabe que existe ou não se importa, onde você só vai se tiver um objetivo muito específico ou se for um porra-loca com muito tempo pra gastar.
Juê - Sereia Dona-Sana (título religioso da Igreja Central) e Maginente (patente militar da Escola Izete)Como quase toda extensão do Rio da Serpente, o Estreito Estupor tem as pragas do lammilus, uma raça de demônios aquáticos que infernizam Akaŝa. Haviam portais planares embaixo do estreito, mas nós fechamos todos. Eu espero... De tempos em tempos fazemos uma revisão nestes portais, pois alguns infelizmente conseguiram ser deslacrados ou reabertos. As montanhas em volta também são um mistério, muitos falam de estranhas criaturas negras vivendo nas partes mais altas, mas não tenho muitos detalhes sobre elas. Devido a dificuldade de se navegar pelo estreito que o Porto Ultimus foi criado, muitos preferem arriscar uma parte do caminho em terra pela região lupina que navegar pelo estreito.
A região leste da ilha não possui nenhuma cidade mesmo na região litorânea. Tem alguma coisa peculiar na região que impede essa colonização?
Zé Ruela - Pícaro humanoDepende do que chama de "cidade", se contar cada grupamento de três a seis cabanas como uma vila, então tem muitas espalhadas, se for algo acima de 50 pessoas, ainda tem umas tribos com este número, mas se você considera cidade só como cidade mesmo, então toda a ilha é ruim para se ter cidades. A Ilha tem grandes áreas de deserto, algumas montanhas, as margens do Rio da Serpente normalmente são de um barro preto pouco fértil, e tipo, a ilha é um lugar onde os continentes exilam seus refugos, então é cheia de gente ruim que não se socializa muito; sendo assim eles se juntam em tribos e clãs, raramente em cidades. Dafodil nasceu da necessidade, não da vontade de se fazer uma cidade. E Nesopry só cresceu um pouco por causa do porto.
Exigências: 1Cívil Comerciante, 1Cívil Marinheiro, 1Cívil Professor e 2Religiosos Piro.
Segundo as regras, só pode focar 2 dos 6
O deserto de Ĵokona e sua terra infértil possuí substâncias tóxicas?
Sim
Qual a parte da ilha com mais Comercio de Akvlando? Seu itens e não sua espécie.
Zé Banana - Comerciante humano.Em linhas geral, Dafodil, principalmente a parte próxima ao porto. Vilas controlada pelo Yüksek Kan também são especiais para mercadores de Akvlando. Agora, Akvlando tem um comércio indireto também: em vários lugares os fajrenses e gajanos não gostam de negociar entre si, então comerciantes akvlandanos espertos compram de fajrenses para vender para gajanos e vice-versa. Em Nesopry mais da metade dos comerciantes é ligada à Akvlando, mas a maioria faz este comércio indireto entre Gaja e FajrRegno.
Yêtará - Meio-demônio heroína da Escola IzeteComércio de qualidade pode procurar as bancas protegidas pelos Izetes no mercado central de Dafodil ou mesmo em mercados menores, ou em vilas protegidas pela Escola Izete. Mas agora nós queremos um mercado de quantidade também. Estamos prestes a montar operações para escoar muita coisa de Akvlando pela e para a Ilha dos Excluídos. Pretendemos fazer muitas destas operações em breve assim que conseguirmos erguer um templo da escola na ilha. Infelizmente, ou talvez felizmente, Nesopry tem mais condições de levantarmos um templo da Escola Izete do que Dafodil. Estamos também, junto com alguns cidadães de Ajros, criando uma rota segura para comerciantes da Izete e de Ajros através de vilas litorâneas. E mais para frente, quando esta Guerra de Reconquista acabar, e alguns estão confiantes que acabe logo, pretendemos lançar missões para enfraquecer a costa de Ĵokona, o que melhoraria o comércio como um todo. Mas só depois da guerra...
Quais são as fronteiras marítimas da ilhas? existe alguma regra ou lei?
Gamesh - humano contramestre no navio Tartaruga FundaA principal lei, não escrita mas mutuamente aceita por uma questão até de sobrevivência, que até navios do pessoal de Ades respeita é que "entrou no Rio da Serpente, nenhum navio pode ser atacado", nem por piratas, nem por corsários, nem por inimigos declarados, mesmo se os navios estiverem atracados lado-a-lado, ninguém pode tentar qualquer coisa contra outro navio, ou todos os demais, até quem não tem nada a ver com nenhum dos navios, deve declarar guerra imediata a quem está atacando o navio. Seus capitães podem se matar na terra que ninguém liga, mas no rio não, pois sem segurança ninguém navegaria no Rio da Serpente, e sem navios as poucas cidades da ilha morreriam rapidamente. Nem mesmo uma balsa pode ser atacada. Depois disto, as leis que valem são as leis da marinha. Acaba que não há muita igualdade nisto, você segue as regras na bandeira que hasteie, pouco importa de onde vem seu barco ou tripulação, se você está com a bandeira, por exemplo, de Altaneira, você segue as leis de Altaneira. Uma regra que os marinheiros seguem: "não se sacaneia ninguém do próprio barco". Você pode ser o diabo fora do barco ou com outras embarcações, mas se sacanear um membro da equipe, você deve ser morto rapidamente, todos devem se juntar contra você, mesmo se você for o capitão. Um motim deve sempre, SEMPRE ser feito se o capitão quebrar qualquer voto (isto só pode com rituais muito específicos) pois um mentiroso nunca pode comandar no mar. Qualquer obrigação que você tenha, ainda que mágica ou religiosa, garantida por mil documentos e testemunhas, perde o valor se esta for para um capitão que se mostre desonesto com seu navio.
Um fulano qualquerFronteiras?
Existe algumas diferenças entre as estações climáticas na ilha, como uma região mais fria e a outra mais quente?
Askundum - Humano nômade, membro do FajteNão muito, pois a ilha está no centro do mundo, a parte mais quente de Akaŝa. Então o verão é rígido na ilha toda, assim como o inverno costuma ser fraco. Apesar disto há uma queda de temperatura artificial em Dafodil e Ĵokona, por causa de uma série de efeitos mágicos e espirituais complicada de se entender, que se manifesta por exemplo numa neblina presente quase o tempo todo, estas cidades são muito mais frias do que deveriam ser. Chove mais no norte da ilha, no centro quase não chove e no sul, por causa das alta montanhas, a chuva é irregular. Nas montanhas do Estreito Estupor o clima é frio devido a altura.
Lorde Moor - Anjo guardião da Sagrada CondutaNão só eventos físicos influenciam o clima, mas mágicos também. Por isto o clima na Ilha dos Exilados é sempre ruim. A ilha é majoritariamente um deserto, mesmo na parte mais costeira raramente chove, devido baixa presença de mana azul na ilha. Assim o clima é normalmente seco, seja quente e seco ou frio e seco. O único lugar com bom clima na ilha é a parte chamada de Verda Ero, que fica na região lupina. Lá tem uma vasta floresta, a única da ilha. A única parte com neve é no alto das montanhas. Fora isto o clima é quase sempre o mesmo.