Uau, profunda sua dúvida. Vou compartilhar a forma como penso. Segura que lá vem loucura! kkk
Quem inventou a alma?
Para mim, foram muitas pessoas, e muitas vezes com o passar das eras, todos tentando encontrar uma explicação plausível para nossa existência. Diversos filósofos encontraram diversas explicações, pertencentes ou não a alguma religião.
Se temos alma, então qual a prova de nossa existência?
Para mim, não há provas de nossa existência. Tendo alma ou não. Inclusive, agora com uma abordagem mai científica, existem estudos que afirmam que todo o nosso mundo é apenas uma ilusão. kkk
Somos uma pilha descartável?
Pois é. Para mim faz sentido essa afirmação. Hahaha. Não gosto do adjetivo "descartável". E eu diria que somos uma pilha com muitas funcionalidades. Seria uma baita sacanagem fazer o que as máquinas fizeram conosco no filme "Matrix". kkk
Quando morremos deixaremos de existir?
Não sei. Será? Existíamos antes de morrer? De verdade? Eu gosto de pensar que sim! kkk Inclusive, o René Descartes também gostava, acho que deixou isso claro com sua frase "Penso, logo, existo.". Porém, a lógica nos leva a crer que desapareceremos após a morte. (No mínimo, vamos para um mundo distante.) Eu, sinceramente, apesar de amar a fantasia, acho difícil de acreditar que viveremos após a morte. O máximo que consigo crer, é que nossa energia se dissipará, e de uma forma ou de outra, continuaremos a fazer parte desse mundo. Porém, o pensamento será comprometido. Pois, acredito que para pensar é preciso ter um "corpo+cérebro+vida" (Independentemente daquilo de que é feita a vida, de alma? Alma+corpo? Só corpo+eletromagnetismo?). Até mesmo as teorias físicas têm uma parcela que é "pura interpretação". Um exemplo disso, é o modo de se interpretar os conceitos, embora as fórmulas resultantes pareçam fazer sentido, nada prova que o universo seja exatamente do modo como pensam. É como aquela pergunta, "O Sol nascerá amanhã?" ... Quase todas as pessoas responderiam sim. E quando perguntamos "Por que?" ... A resposta é: "Hora, ele nasce todos os dias, desde que nasci." ... Pois é, a indução nos leva a crer que nascerá, mas não há provas. Eu particularmente, respondo assim "Não sei se nascerá. Mas eu amaria se sim!". A questão da morte, é parecida. Mas o que nossos olhos são capazes de ver, raramente é prova de alguma coisa. Até hoje, as melhores provas que encontrei para alguma coisa, não passam de um joguinho de ideias. (muito útil, claro) Se você ler sobre "Teorias Axiomáticas" vai entender o que estou falando.
Obs: Deu pra ver também que eu sou um cara que procuro respostas mais na ciência, né? kkk Mas acho válido ouvir opiniões diferentes, é assim que aprendemos mais e mais!
Relacionado a esses assuntos, eu particularmente amo umas frases de uns caras que também pensaram nisso.
"A vida em si não faz sentido, é o ser humano que escolhe um sentido para ela, e assim, foje do tédio do vazio existencial". Søren Kierkegaard
E a frase maneira que o Sir Arthur Conan Doyle, deu para o Sherlock Holmes.
"Minha vida é gasta no esforço constante de escapar da banalidade da existência. Esses problemas me ajudam." (Na verdade, qualquer coisa que nos distraia, nos ajuda, ao meu ver. (kkk) Deu pra ver que sou fã do Sherlock né? hahaha
@Kayo Ribeiro ;
@Jelir Fsilcarce ... Olhem essa discussão. kkk É bem parecida com as conversas que tivemos há um tempo, sobre a vida! (Leiam a pergunta lá em cima.)