Finalização do tópico "Ventos de Inverno", de Gwen, Antonio e Dayenne
Foi um tópico interessante. Deu pra ter uma noção boa de como são os jogadores, e de como eles interagem entre si. Como foi o tópico mais "cheio", por assim dizer, com mais jogadores, é nele que eu desenrolaria a intro do "main plot". O pessoal foi bastante animado, e desenrolou bastante a história. Por isso o tópico alcançou 56 respostas. Muito, muito bom.
Avaliação da Gwen
Eu sou suspeito pra falar, mas é minha função como Narrador. Melhor jogadora que já tive, melhor escritora que conheço. Sou fã dela a anos. Jogar com ela é um prazer. As vezes, exagera na teatralidade e na dramatização, mas nunca deixa a personagem ficar caricata ou pedante. A personagem é sensual por definição, mas mantém uma inocência fraternal doce. É uma personagem difícil, exige talento.
=====
Distribuição do XP:
Sobrevivência: 1pt (automático)
Descrições: 2 pt (geniais, como sempre. Cometeu um erro bobo de atenção na cena da cachoeira que culminou em uma cena de nudez gratuita, prejudicou um pouco o andamento da cena. Porém, eu sei que foi um ponto fora da curva. As descrições que ela faz são sempre ricas em detalhes. Nesse tópico em especial, essa habilidade dela passou um pouco despercebida, ao passo que ela se concentrou em descrever emoções, reações e estados de espírito. Mas a descrição do Samhain foi linda demais. O vestido rasgado na corrida desesperada pela floresta, ela tentando arrancar os cabelos em desespero, o floco de neve... lindo. E nos posts, a formatação, o uso de epígrafes, a escrita fluida... Só tenho a aplaudir.)
Interpretação: 2 pt (Eu só não digo que não tenho palavras pq me sinto compelido a elogiar. A atenção que ela dá aos detalhes e a pesquisa que ela faz ao compor ao personagem são algo que sempre me impressiona, sem falha. O uso de palavras em Gaélico, a descrição de elementos culturais como o nó das tranças, festivais celtas, entre tantos outros detalhes, tornam a personagem viva e real. Todo mundo que lê sente que gostaria de conhecer a Gwen. Aliás, sente como se já conhecesse. A única recomendação é o de sempre: cuidado com o excesso de teatralidade. Até agora, você não cometeu nenhum erro. Mas, mais pra frente, pode acabar tornando a personagem pedante.)
TOTAL: 5 xp
Avaliação da Dayenne
Assumiu um papel bastante ingrato. A personagem dela é o grande link que conecta o plot principal com os secundários, então muito da responsabilidade em conduzir a história recai sobre os ombros dela. Natural, visto que foi a eleita pela matilha pra ser a Alfa. Contudo, até o momento, tem tocado bem essa responsabilidade. Eu senti um pouco de dificuldade na interpretação do Arquétipo escolhido, mas isso é natural. Muitas vezes, o personagem cresce no desenrolar da história e evolui pra algo diferente do que planejamos originalmente. Foi a personagem que melhor seguiu seus Defeitos até o momento.
=====
Distribuição de XP
Sobrevivência: 1 pt (automático)
Descrições: 2 pt (eu senti um esforço sincero da jogadora em realizar descrições esmeradas. A jogadora se preocupa muito em conversar comigo para entender a cena antes de elaborar suas postagens. Ela planeja, é meticulosa e atenta a detalhes. É perceptível uma certa falta de experiência com RPG, talvez em em PBFs em especial, onde as descrições precisam ser mais elaboradas do que num RPG de mesa comum. Mas, esse é o meu estilo de jogo. Conforme ela for me conhecendo melhor e imergindo no estilo narrativo da Crônica, esse ponto será com certeza ultrapassado. O uso de música num de seus posts iniciais foi excelente.)
Interpretação: 1 pt (A Natureza Ranzinza ficou um pouco pra trás. Até houve momentos no qual a jogadora estabeleceu críticas aos membros da Matilha, mas em geral ela demonstrou bastante otimismo e camaradagem. É sempre muito difícil interpretar um personagem com Carisma alto e Natureza Ranzinza, costuma ser contraditório. Eu também sinto que houve um erro na escolha dos Antecedentes. Mais que Aliados, a personagem parece tender para Influência. Mas, nada que tenha prejudicado a interpretação. No caso da Valerie, a impressão que fica é exatamente a que eu disse inicialmente: um personagem que é tão vivo, tem tanto potencial, que começou a se desenvolver sozinho à revelia dos planos originais da jogadora. Eu to ansioso pra acompanhar essa evolução)
TOTAL: 4 xp
Avaliação do Antonio
Um cara bastante discreto, comedido. Tem bastante potencial, mas precisa aprender a se soltar mais na narração. Imergir mais no personagem. Esse tipo de narrativa, de deep storytelling, exige muita sintonia entre jogador e personagem. Eu sinto que ele vai alcançar isso, muito em breve. O personagem dele está se desenvolvendo, ganhando nuances, tomando vida. E isso é muito positivo, embora seja algo que eu preferia que já tivesse acontecido durante a fase de criação dos personagens. Mas o personagem dele é ouro. Tem potencial pra ser um dos principais protagonistas da história. Eu tenho grandes expectativas sobre ele. E o jogador, além de ser provavelmente o cara mais gente fina desse PBF, é um cara compreensivo, ouve e é interessado no personagem.
=====
Distribuição de XP
Sobrevivência 1 pt (automático)
Descrições 1 pt (Elaborou muito pouco as descrições. algumas vezes, transmitiu a sensação de pressa, fazendo posts de reação mais genérica. Teve oportunidades de fazer descrições mais elaboradas, principalmente nas partes de cerimonial dos Rituais que performou, mas aproveitou mal essas oportunidades. Demonstrou criatividade, espírito de equipe e consideração com os demais jogadores, e eu considero isso importantíssimo.
Interpretação 1 pt (o personagem se desenvolveu menos do que eu esperava. As descrições tímidas de estados de espirito, pensamentos e emoções contrastaram bastante com as ricas das suas colegas de tópico, e um personagem com potencial de protagonismo acabou exercendo um papel coadjuvante. A Natureza Samaritano ficou patente na necessidade de Antonio em ajudar as amigas, mas o comportamento Pedagogo não foi explorado. Antonio recebeu mais lições do que ofereceu. A interação com a Gwen no inicio foi uma grande oportunidade do personagem explicar suas visões de mundo, religião e cultura, mas passou em branco. O personagem tem Carisma 2, é mais carismático do que o retratado, pelo menos essa foi a impressão que ficou. Apesar da grande Inteligência e Empatia, ele articulou pouco sobre os problemas apresentados. Contudo, na reta final, o jogador começou a imergir mais no personagem e a ficar mais a vontade com a narração, e o personagem começou a desabrochar. Tem muito potencial. Os próximos tópicos prometem.
TOTAL: 3 xp