Controle de Experiência
O sistema Storyteller traz os ganhos de experiência a serem dados ao final das sessões e campanhas, todavia as coisas não funcionam da mesma forma em um fórum. Os jogadores receberão experiência, portanto, de forma diferente para que possam evoluir seus personagens sem prejuízos. Sempre que uma parte da aventura, receberá uma quantia variável de experiência e não serão limitados a cinco pontos. Da mesma forma que jogos em fórum demoram mais, em um "capitulo" em fórum os jogadores podem aprender e/ou descobrir mais do que em algumas horas de um jogo normal.
Com exceção do primeiro quesito abaixo, os campos possuem todos valores variáveis - e não serão revelados, sinto muito. Os critérios para a distribuição de experiência são:
- Automático: Assim como sugerido no próprio livro, o personagem receberá pelo menos um (1) ponto de experiência, pois todos adquirem algum aprendizado.
- Interpretação do Personagem: Aqui entra as partes mais "subjetivas" da ficha do personagem: sua natureza e comportamento, o conceito de seu personagem, como o renome (para os personagens que tem) acaba afetando o personagem, seus defeitos e qualidades.
- Ações: Não apenas interpretar o personagem, mas também realizar coisas com ele, tomando iniciativa e/ou participando ativamente. Seja investigando algo, lutando... Qualquer participação real e inegável de seu personagem na parte da trama.
- Criatividade: Um complemento aos dois itens acima. Um theurge, por exemplo, é um personagem naturalmente sábio e suas soluções seriam guiadas por isso, porém isso não impede de ser uma solução 'inovadora' e/ou diferente de tudo que já foi feito.