Sobre o Sistema
Musiquinha, só porque é top msm ... =]
Vamos lá.
O sistema é baseado em DnD5 e GURPS, funciona assim.
Atributos Físicos: Força (FoR), Destreza (DeS) e Vitalidade (ViT)
Atributos Mentais: Inteligência (InT), Carisma (CaR) e Sensibilidade (SeN)
----------------------
Explicação dos Atributos
Força (FoR): São os músculos, a força física, o poder físico.
Destreza (DeS): A coordenação motora, o equilíbrio, a habilidade com pés e mãos.
Vitalidade (ViT): É a saúde, o vigor e as energias vitais do personagem.
Inteligência (InT): Capacidade mental, poder do raciocínio, o intelecto.
Carisma (CaR): A habilidade social, o "saber lidar com os outros".
Sensibilidade (SeN): As percepções, os sentidos e a esperteza adiquirida pela vivência.
-----------------------
Além dos atributos há "Perícias" e "Características".
>> Perícias
Habilidades inatas, ou seja, que são aprendidas através do estudo e prática.
A lista de perícias é imensa (não tem fim), e eu utilizo o Gurps como referência para organizá-las.
>> Características
São "vantagens" ou "desvantagens" associadas ao personagem devido alguma condição que ele tenha, tanto devido sua natureza como também devido ao meio onde vive. Pode ser desde "um braço a mais", como até "Ser rico". Em fim, a lista também é enorme. Também uso o Gurps como referência aqui. Essas características são exatamente as "Vantagens", "desvantagens" e "Peculiaridades" do Gurps.
------------------------
Mecânica do Sistema (Sobre Rolagens e Modelagem)
Na hora do jogo funciona mais ou menos assim. O mestre apresenta uma situação que acontece com seu personagem. Então, ele pergunta: O que você vai fazer? O jogador responde a pergunta, narrando em seu texto como o personagem reagiu aos acontecimentos.
Se o jogador decidir que o personagem fez algo simples de ser feito, não será necessário nenhuma rolagem. Simplesmente o jogo segue com o mestre e os demais jogadores postando e dando andamento à história. Por outro lado, se o jogador decidiu que seu personagem fizesse algo em que existe alguma chance de não dar certo, então o mestre poderá pedir um "Teste de Habilidade", levando em conta qual habilidade está sendo cobrada do personagem naquela situação. Nesse caso o jogador deverá realizar uma rolagem similar a explicada abaixo.
Teste de Habilidade
#d20 + Atributo + Modificadores Vs. Dificuldade
O # indica que mais de um d20 poderá ser rolado. O "Atributo" significa que um dos atributos do personagem será cobrado, e o valor que será somado na rolagem é o próprio valor do atributo em questão. Já "Modificadores" se refere a valores situacionais, que poderão representar elementos extras da situação específica, eles poderão tanto ajudar aumentando as chances de sucesso, como poderão atrapalhar diminuindo as chances.
Exemplo: 2d20up + 2 + 1 Vs 15
3d20down +0 -1 Vs 13 etc ...
Observação: Poderíamos ter #d20up ou #d20down vou explicar o que significa isso.
2d20up significa que você rolará dois d20 e considerará o melhor dos resultados.
2d20down significa o oposto, você rola dois d20 e pega o pior dos resultados.
Mas de onde vem esses ups, downs, +2, -1 .. etc? É o que explicarei a seguir.
-----------------------
Modelagem
As rolagens serão modeladas como se segue.
>> Atributos
Os valores de atributos variam de -5 a +10
>> Perícias
As perícias vêm com níveis que variam de 0 a +5
>> Características
As características podem ter níveis que variam desde números inteiros negativos até inteiros positivos.
Exemplo: ... -5 -4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 ...
Muito bem. Dessa forma, sempre que uma rolagem for pedida acontecerá o seguinte.
1) Um atributo será cobrado.
2) Uma perícia poderá ser aplicada.
3) Uma característica poderá ser aplicada.
4) Complicações situacionais poderão influenciar.
E a rolagem, como já foi informado será: #d20 + Atributo + Mods
O # é determinado por possíveis características ou elementos que afetam a quantidade de dados que serão rolagos. Pode variar entre #d20up ou #d20down também. O atributo é o valor do atributo cobrado. E em mods poderá entrar várias coisas, uma delas, por exemplo, poderá ser a perícia. Se na situação em questão uma perícia estiver sendo cobrada e o nível do personagem naquela perícia for +3 então haverá uma parcela +3 que será somada nessa rolagem. Além disso, outros valores poderão ser somados a mercê da escolha do mestre.
Exemplo:
Mestre diz: Você está correndo pelo corredor da caverna e encontra uma buraco.
Jogador diz: Há lugar para passar caminhando?
Mestre diz: Não, é preciso saltar ou procurar outras opções.
Jogador: Quero procurar outras opções.
Mestre: Ok. Faça um "Teste de Percepção". (1d20 + Sensibilidade)
Jogador: Tá, minha sensibilidade é +2. Mas mestre, eu tenho uma característica "Visão aguçada", isso não me ajuda aqui? Ela está no nível +1.
Mestre: Sim. Role com uma vantagem portanto. (2d20up + Sensibilidade)
Jogador: Mas mestre, eu também sou perito em "Sobrevivência em Cavernas", tenha a perícia no nível +3, posso utilizar isso para me ajudar?
Mestre: Sim, faz sentido, tudo bem, pode somar isso à sua rolagem. (2d20up + Sensibilidade +3.
Mestre: Ei, quase me esqueci, há um gaz nessa caverna que incomoda os olhos de vocês, isso atrapalhará na rolagem, terá uma penalidade de -1 na rolagem.
Jogador: Tudo bem.
Resultado: 2d20up (Visão aguçada) +2 (Sensibilidade) +3 (Sobrevivência em Cavernas) -1 (Gáz tóxico) Vs. Dificuldade estipulada pelo mestre
Obs: 2d20up significa que serão rolados dois dados d20 e o jogador deverá considerar o melhor dos dois resultados obtidos. Esta "vantagem" é proveniente da visão aguçada.
Bom, acho que isso deu uma ideia sobre como o sistema funciona na hora do jogo, não é complicado, e não precisam memorizar isso, eu como mestre vou explicar exatamente que rolagens vocês terão que fazer caso necessário.
-----------------------
Evolução do personagem
Como funcionará a evolução do personagem?
Primeiramente, não há nível de personagem. Só há níveis de perícias e características como mencionado acima. Conforme o jogo for passando vocês ganharão pontos de experiência e poderão utilizá-los para aprimorar suas habilidades (perícias/características).
Pontos de experiência (XP)
Tais pontos deverão ser gastos, ou para adiquirir mais perícias e características ou para aprimorar as que o personagem já possui.
No início do jogo o personagem ganha uma quantidade específica de XP que deverá ser gasta para "comprar" as perícias e características iniciais do personagem. O jogador deve fazer isso pelo livro do GURPS, mais pra baixo farei uma postagem explicando quantos pontos de XP o jogador recebe no começo e como eles devem ser gastos. (Se houver dúvidas eu estarei acompanhando e ajudando na criação da ficha, basta me mandar as perguntas que eu vou orientando, não se desespere.)
Obs1: Magias e Poderes especiais funcionam exatamente como as perícias, será preciso gastar XP para aprendê-las e para aprimorá-las.
Obs2: Embora quase tudo que aparece na ficha venha do livro do GURPS, não significa que todas as regras exibidas lá são válidas. Pense no livro do gurps apenas como uma referência onde você pode encontrar as habilidades do seu personagem. Mas cada regrinha que aparecer lá, será questionada, avaliada, e modelada para o meu sistema, de modo que o resultado seja algo simples de entender e fácil de utilizar.
Os custos para aprender e aprimorar perícias e habilidades estão, ou na tabela a seguir ou na própria descrição da perícia/vantagem/desvantagem apresentada no livro do GURPS. (Apenas os custos serão usados a risca, faço isso para garantir que os personagens avancem aos poucos, de forma gradativa, e para que este avanço não fuja do controle.)
----------------------
Alguns parâmetros úteis
Na ficha do personagem aparecem alguns números úteis.
Pontos de vida (HP): Representa a saúde do personagem, se zerar ele fica desacordado e entra num estado de "agonia", que poderá levá-lo ao óbito.
Recuperar HP não é simples. Você recupera 1 de HP para cada semana no In-Game, e ainda precisa estar se alimentando bem e cuidando dos ferimentos.
Mana (MP): Representa o vigor mental do personagem, o quanto sua mente está descansada ou cansada. Se zerar ele entra num estado de "Mind Blank", que significa que o personagem fica meio debi-loide até melhorar.
Recuperar mana é mais fácil do que recuperar HP, porém, mais difícil do que recuperar fôlego. Para recuperar a mana é preciso uma boa noite de sono.
Fôlego (FoL): Representa o vigor do personagem, ou o quanto ele está perto ou longe da fadiga. Se zerar ele não consegue se mover, precisa parar para descansar, fica sem ações.
Recuperar fôlego é o mais tranquilo, você só precisa se sentar e descansar por alguns minutos que recuperará o fôlego.
Nota: É possível gastar energia para melhorar as chances de obter sucesso em rolagens, ganhando +d20up. Veja última postagem nesse tópico.
Iniciativa (InI): É um parâmetro associado a DeS e SeN, que influencia na rapidêz com que o personagem responde às situações que exigem ação.
Deslocamento: Representa a velocidade máxima do personagem, o quanto ele consegue se movimentar em seu turno. É baseado na destreza e é medido em metros/turno.
Passivas: Cada um dos atributos tem seus valores passivos (8+Atributo+Mods), tais valores são utilizados como referência quando o personagem não está utilizando suas habilidades ativamente.
Obs: Modificadores provenientes de habilidades inatas do personagem, como perícias por exemplo, não são somados na passiva, somente quando o personagem está fazendo o teste ativamente.
Exemplo: Quando o personagem está distraído, mas há algo importante acontecendo perto dele, algo em que ele deveria estar prestando atenção. Para saber se o personagem percebeu ou não, o mestre usará a "Percepção Passiva" (8+Sensibilidade+Mods) do personagem.
------------------------
Sobre Combates
O combate é organizado em turnos e rodadas, com rolagens de iniciativa. Em seu turno você possui um ação padrão (ação principal), uma ação de movimento (Você move seu deslocamento) e uma ação bônus. Além disso, você tem uma reação por rodada, que pode ser "usada" mesmo fora do seu turno. Exatamente como no D&D5. E a maioria das regras de combate serão baseadas no D&D5. Inclusive, danos de armas, propriedades de armas e essas coisas também são retirados do D&D5. Contudo, não se deixem levar por isso, pois, embora as regras de luta venham de lá, seus personagens não são heróis como os personagens de D&D5. A começar pelos pontos de vida que são bem limitados. E tais pontos são mais difíceis de ser recuperados.
Por exemplo, uma bola de fogo mataria a todos com muita facilidade. Lembrem-se, nesse jogo vocẽs são "normais", pelo menos no início, então tentem considerar isso na hora da interpretação.
------------------------
Em fim, há bem mais parâmetros e detalhes que serão apresentados na ficha do personagem, por enquanto acredito que isto já foi o suficiente para dar uma boa ideia de como este sistema funciona. Mas qualquer dúvida que ainda permaneça deverá ser sanada na hora da prática.