眠りを覚ます Nemuri o samasu
上喜撰 Jokisen
たった四杯で Tatta shihai de
夜も眠れず Yoru mo nemurezu
Os navios a vapor quebraram o sono tranquilo do Pacífico;
Quatro barcos apenas bastam para nos fazer perder o sono à noite.
Quanto vale um sonho?
Quando um homem bom sonha com um futuro melhor para seu povo, quão longe ele pode chegar antes que esse sonho se corrompa?
Até que ponto a paz futura justifica a guerra presente?
Até onde a virtude como objetivo justifica a corrupção como método?
Quantas vidas podem ser usadas em sacrifício pela realização de um sonho de paz, justiça e prosperidade?
Houve um tempo em que homens bons sonharam com um futuro melhor pra sua gente. Homens de valor, justos e honrados. Homens que buscavam paz duradoura, prosperidade e felicidade para todos. Mas que discordavam nos meios de alcançar tais nobres objetivos.
E esses homens se apaixonaram por suas visões. E sua luxúria era grande. E seu fervor era imenso. E a tensão crescia entre eles de forma silenciosa, como um tigre à espreita entre as sombras.
Mas, quando quatro fragatas de ferro negro deslizaram silenciosamente na calmaria da noite pelas águas escuras da Baía de Edo, o tigre rugiu. E sua mordida foi profunda.
Houve um tempo em que homens de valor lutaram. Por sonhos. Por esperança. Por justiça. Por destino.
Houve um tempo em que sangue se derramou em abundância. Que inocentes choraram em meio ao fogo da guerra. Que batalhas épicas foram travadas por entre as sombras de becos.
Houve um tempo em que sonhos morreram. Um tempo onde heróis tombaram. Onde lendas foram forjadas e a História foi escrita.
Houve um tempo em que o destino de uma nação foi escrito a sangue.
Essas são as histórias do Bakumatsu.
***
Pessoal, estou lançando a proposta do meu novo jogo Bakumatsu no Monogatari (Histórias do Bakumatsu).
O jogo será narrado no esquema Deep Storytelling, sem sistema. O que vai determinar o sucesso ou fracasso do jogador nas suas ações e o caminho dele na história serão a interpretação do jogador e as decisões tomadas ao longo da trama. Então, eu procuro jogadores que tenham grande habilidade narrativa, escrevam bem e leiam com atenção, que façam posts detalhados, com descrições ricas e elaboradas.
O ritmo de postagens será de um post a cada dois dias, com uma folguinha aos fins de semana e feriados. A previsão de duração do jogo é de alguns meses, mas depende muito de como os jogadores irão conduzir suas histórias.
Serão seis histórias diferentes (O Ishin Ishi, o Lobo de Mibu, o Monge, a Geisha, o Shinobi e a Princesa). Pode ser que acabe acontecendo algum crossover entre as histórias, embora improvável. Tudo depende de como os jogadores levarão a história. Claro, a gente vai conversar bastante conforme o jogo for acontecendo. A idéia é que esse jogo seja uma obra de arte!
Pode ser também que eu ofereça a algum dos jogadores para desempenhar algum papel secundário em outra história (mas claro, o aceite fica por conta do jogador. Uma recusa não influencia em nada a sua própria história principal)
Não haverá reserva de vagas por ordem de chegada. Jogadores interessados podem se inscrever a vontade até o dia 08 de Abril.
Conforme as fichas forem sendo enviadas, eu irei analisar uma por uma e decidir quais se adequam melhor ao que eu pretendo pro jogo. Vou selecionar três opções pra cada um dos arquétipos, e colocar em votação entre os jogadores escolhidos. As mais votadas ficam com as vagas.
Jogadores interessados podem se inscrever em qualquer um dos arquétipos oferecidos. Podem fazer qualquer história ou tipo de personagem que quiserem, com qualquer personalidade, background e conjunto de habilidades. Mas precisam estar atentos aos pré-requisitos de cada arquétipo (explicado adiante)
Qualquer um pode se inscrever pra um ou mais dos arquétipos. Apenas um será aprovado, mas nada impede de você se inscrever pra todos, se quiser.
Como há a possibilidade de tratar de temas adultos, como descrições detalhadas de violência, linguagem inapropriada, sexo e nudez, o jogo é restrito a maiores de idade. Por favor, apenas se inscreva se você foi maior de 18 anos.
- ”Ficha de Personagem”:
Nome do Personagem:
Idade:
Origem (local de nascimento):
Arquétipo:
Avatar (nome do personagem/origem):
Conceito:
Background:
Aspirações (o que você deseja para o futuro do seu personagem):
Temores (inseguranças e fobias do personagem):
Vícios:
Habilidades (em que o seu personagem é bom?):
Pontos fracos:
- O Ishin Ishi: os Monarquistas eram uma das principais facções envolvidas nos conflitos do fim do Xogunato. Samurais principalmente dos feudos de Choushuu e Satsuma, guardavam grande ressentimento pela fraqueza do governo frente aos bárbaros ocidentais. Pregavam o retorno do poder às mãos do Imperador e a expulsão dos estrangeiros. (Apenas personagens masculinos. O jogador deve decidir se o personagem será um guerreiro das linhas de frente ou Hitokiri (assassino) que age sozinho)
- O Lobo de Mibu: O Shinsengumi era uma tropa fiel ao Xogum, composta principalmente por Ronin (Samurais sem Senhor) que patrulhavam as ruas da capital imperial de Kyoto durante o Bakumatsu, tendo como principal objetivo manter a ordem. Entraram para a história como uma tropa composta pelos maiores espadachins de seu tempo, honrada e fiel até as últimas consequências. (Apenas personagens masculinos. O personagem será um recruta recém-inscrito nas fileiras do Shinsengumi)
- A Geisha: Tentando sobreviver ao caos como pode, a Geisha oferece conforto. Seja com música e dança, com palavras doces e sorrisos, ou com o calor de seu corpo. Contudo a proximidade de oficiais e a presença em reuniões estratégicas torna a Geisha com ouvidos aguçados detentora de informações preciosas... que talvez seja melhor serem ignoradas. (Apenas personagens femininos. A orientação política deve ser neutra, embora possa haver afinidade ou ressentimento contra algum dos lados do conflito, desde que as razões estejam expressas no BG)
- O Shinobi: durante os confrontos sangrentos e intermináveis entre as mais diversas facções, os clãs Shinobi encontraram um mercado próspero para seu ramo de atuação. De assassinatos a roubos, de resgates a espionagem, os Shinobi tem riqueza garantida, desde que sua lealdade esteja sempre com seu clã. (Unissex. Sem restrições de bg)
- A Princesa: Muitas vezes, mesmo em meio à miséria e ao caos, surgem oportunidades para o amor. Essas oportunidades são raras e frágeis, mas elas são o fino raio de luz que guiam os pés cansados e os braços lassos para a esperança. Mas, casamentos estratégicos podem ou não conter amor. E a ameaça do fogo da guerra tragar os sonhos de amor para o caos é sempre constante. (Apenas personagens femininos. A personagem precisa ser uma nobre prometida em casamento a um senhor feudal, as razões do casamento são livres, pode ser um casamento estratégico ou por amor.)
- O Monge: As facções dos monarquistas, ao longo da Restauração Meiji, temiam a influência dos mosteiros budistas e seus monges guerreiros. A propaganda logo associou o Budismo à barbárie estrangeira e iniciou-se uma sangrenta campanha de separação entre Budismo e a religião Shinto, que ficou conhecida como Haibutsu Kishaku, a exterminação do Budismo. Mosteiros inteiros foram queimados e destruídos. Monges foram massacrados. E, em meio a violência, um mosteiro de monges guerreiros se prepara para a chegada da guerra às suas portas. (Apenas personagens masculinos. O personagem deve ser um monge jovem, aspirante a guerreiro. Eu aceitaria uma personagem feminina que não fosse monja, mas que vivesse próxima ao mosteiro e tivesse alguma relação com os monges, mas teria de ser uma personagem excepcionalmente bem escrita.)
Agradeço já antecipadamente a todos os interessados e desejo boa sorte aos concorrentes e bom jogo pra todos nós!