Escolho as histórias fantásticas porque melhor se enquadram com minha inclinação - sendo que um de meus desejos mais fortes e persistentes é alcançar, nem que por um instante, a ilusão de uma estranha suspensão ou violação das irritantes limitações do tempo, do espaço e das leis naturais que eternamente nos aprisionam e frustram nossa curiosidade acerca dos infinitos espaços cósmicos que jazem para além do alcance de nossa vista e poder de análise. Essas histórias freqüentemente enfatizam o elemento do horror, já que o medo é nossa emoção mais profunda e forte e uma das que melhor se prestam à criação de ilusões desafiadoras da natureza.
H.P. Lovecraft, Notas quanto a escrever ficção fantástica
Caros;
Como alguns devem saber, estou preparando uma proposta para o sistema/cenário Rastro de Cthulhu para narrar aqui.
Mas fiquei pensando: quantos aqui apreciam Lovecraft e se interessem pelo horror cósmico do escritor? Muitos aqui já devem ter ouvido falar de Chamado de Cthulhu, do qual Rastro... é um descendente direto, mas quantos se viram fisgados pelas histórias de morte e loucura escritas pelo cavalheiro de Providence? Chamado/Rastro de Cthulhu são sistemas de fãs para fãs, muita da diversão será perdida pelos Investigadores e Guardiões sem um pré-contato literário com tal proposta
Resolvi criar esse tópico para discutir isso com vocês, especialmente para indicar contos, romances, ensaios, filmes e documentários e discutir os aspectos do imaginário ficcional de Lovecraft apropriados por diferentes RPG's. Lovecraft é muito mais do que um escritor que criou um panteão de alienígenas tentaculares hostis aos humanos, os chamados mythos de Cthulhu. Ele criou o horror psicológico do século XX, e sua estética ainda se faz sentir em muitos artistas contemporâneos, de Alan Moore a John Carpenter.
1- "O caso de Charles Dexter Ward" - um dos romances que eu mais gosto do escritor, reúne temas fundamentais do horror cósmico e das aventuras de Chamado/Rastro de Cthulhu: fixação pelo passado, cultistas de seres ancestrais, cientistas empenhados em descobrir a verdade tendo que lidar com várias pistas e o hospício Arkham, que abriga homens que sabem a verdade hermeticamente selada pelos mythos.
2- "O chamado de Cthulhu"- esse conto eu só recomendo que seja lido por novatos após já estarem acostumados com a prosa barroca do escritor, com sus extensos adjetivos e hipérboles. É o conto que deu nome ao RPG e isso não é mera coicidência. É ótimo, estruturado em fragmentos de relatos e depoimentos que ao final se unem para mostrar que o clima do horror cósmico é a revelação de que existem seres tão poderosos e antigos que fazem das pretensões egocêntricas do ser humano uma grande piada. Os temas presentes nele também são padrões para uma aventura de Chamado/Rastro: artistas sensíveis as perturbações psicológicas dos mythos, investigadores lutando contra sádicos cultistas que sacrificam humanos em honra aos Grandes Antigos, cientistas correlatando diferentes informações que abalam suas visões de mundo.
Lidas essas duas histórias, você já saberá o básico sobre Lovecraft, seu estilo e seus temas. Se não gostou, também não gostara de Chamado/Rastro de Cthulhu, pois o que esses sistemas/cenários fazem é emular o clima e a linguagem presentes nessas ficções.
Agora, se você terminou de ler essas histórias e ficou curioso em saber mais sobre os mythos de Cthulhu, cuidado, pois acaba de ser tragado pela espiral de insanidade e morte que acompanha aqueles que seguem o Chamado de Cthulhu.
Prepare-se para buscar desesperadamente pelo Necronomicon na seção de obras raras e proibidas da Universidade de Miskatonic e interrogar insanos residentes do Asilo de Arkham que vociferam verdades que nenhum homem deveria saber. As estrelas estão se alinhando e Cthulhu aguarda ser despertado pelos fieis cultistas a sua submersa tumba na cidade de R'lyeh.
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[continua]
H.P. Lovecraft, Notas quanto a escrever ficção fantástica
INTRODUÇÃO
Caros;
Como alguns devem saber, estou preparando uma proposta para o sistema/cenário Rastro de Cthulhu para narrar aqui.
Mas fiquei pensando: quantos aqui apreciam Lovecraft e se interessem pelo horror cósmico do escritor? Muitos aqui já devem ter ouvido falar de Chamado de Cthulhu, do qual Rastro... é um descendente direto, mas quantos se viram fisgados pelas histórias de morte e loucura escritas pelo cavalheiro de Providence? Chamado/Rastro de Cthulhu são sistemas de fãs para fãs, muita da diversão será perdida pelos Investigadores e Guardiões sem um pré-contato literário com tal proposta
Resolvi criar esse tópico para discutir isso com vocês, especialmente para indicar contos, romances, ensaios, filmes e documentários e discutir os aspectos do imaginário ficcional de Lovecraft apropriados por diferentes RPG's. Lovecraft é muito mais do que um escritor que criou um panteão de alienígenas tentaculares hostis aos humanos, os chamados mythos de Cthulhu. Ele criou o horror psicológico do século XX, e sua estética ainda se faz sentir em muitos artistas contemporâneos, de Alan Moore a John Carpenter.
PARTE 1- COMEÇANDO COM LOVECRAFT
Acho que antes de começar a ler sobre o RPG, o importante é ler o escritor no qual o RPG se inspira. Procurei D&D após ter lido Tolkien, não o contrário. Então, se você nunca leu nada de Lovecraft mas está com vontade de conhecer, indico dois contos /romances básicos nos quais já e possível sentir a pegada do horror cósmico. Essas histórias podem ser encontradas aqui.1- "O caso de Charles Dexter Ward" - um dos romances que eu mais gosto do escritor, reúne temas fundamentais do horror cósmico e das aventuras de Chamado/Rastro de Cthulhu: fixação pelo passado, cultistas de seres ancestrais, cientistas empenhados em descobrir a verdade tendo que lidar com várias pistas e o hospício Arkham, que abriga homens que sabem a verdade hermeticamente selada pelos mythos.
2- "O chamado de Cthulhu"- esse conto eu só recomendo que seja lido por novatos após já estarem acostumados com a prosa barroca do escritor, com sus extensos adjetivos e hipérboles. É o conto que deu nome ao RPG e isso não é mera coicidência. É ótimo, estruturado em fragmentos de relatos e depoimentos que ao final se unem para mostrar que o clima do horror cósmico é a revelação de que existem seres tão poderosos e antigos que fazem das pretensões egocêntricas do ser humano uma grande piada. Os temas presentes nele também são padrões para uma aventura de Chamado/Rastro: artistas sensíveis as perturbações psicológicas dos mythos, investigadores lutando contra sádicos cultistas que sacrificam humanos em honra aos Grandes Antigos, cientistas correlatando diferentes informações que abalam suas visões de mundo.
Lidas essas duas histórias, você já saberá o básico sobre Lovecraft, seu estilo e seus temas. Se não gostou, também não gostara de Chamado/Rastro de Cthulhu, pois o que esses sistemas/cenários fazem é emular o clima e a linguagem presentes nessas ficções.
Agora, se você terminou de ler essas histórias e ficou curioso em saber mais sobre os mythos de Cthulhu, cuidado, pois acaba de ser tragado pela espiral de insanidade e morte que acompanha aqueles que seguem o Chamado de Cthulhu.
Prepare-se para buscar desesperadamente pelo Necronomicon na seção de obras raras e proibidas da Universidade de Miskatonic e interrogar insanos residentes do Asilo de Arkham que vociferam verdades que nenhum homem deveria saber. As estrelas estão se alinhando e Cthulhu aguarda ser despertado pelos fieis cultistas a sua submersa tumba na cidade de R'lyeh.
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[continua]