Ambientação e Localização
Vila de Lothien
A vila de Lothien se localiza a 60km ao sul da capital de Valis. É uma vila predominantemente pecuarista e agrária, com uma área central composta de uma grande praça pública composta por uma fonte ornamental onde foi erguida uma estátua de aparência feminina como uma representação da Deusa Mãe Phalis. Ao redor da praça existem alguns estabelecimentos comerciais, como a Hospedaria Man'Drake, a Ferraria do Bigorna, o Estábulo Central, a Botica Naturis, dentre outras lojas e estabelecimentos menores; além de comportar também a Prefeitura e o pequeno Templo de Phalis.
A vila então se expande a partir desse centro, composta por casas dos membros mais abastados no pode-se considerar um bairro de ruas dispersas, e bem arbóreo. Ao redor do centro da pequena vila, se estendem algumas estradas principais que serpenteiam por quase quinze quilômetros quadrados, compostos por fazendas e ranchos; donde se predominam as atividades de plantações de milho, trigo, cevada, feijão, cana (entre outros) e criações de gado, ovinos, caprinos, suínos e equinos; além de lavouras menores de hortaliças e frutíferas.
Existe também, localizada na parte sul do centro da vila, a Guarnição da guarda da cidade. Os soldados locais são alistados e treinados nessa guarnição de pequeno porte. Ela é comandada por um capitão que presta contas para o comandante da região sul de Vallis. Ali também é guardada a urna de impostos enquanto é feita a coleta do mês antes de ser buscadas pelo contingente do Cobrador de Impostos Real da região.
Quatro grandes festividades marcam o ano na vila: O solstício de Inverno, O solstício de Verão, a Festa da Colheita e o Culto do Primeiro Vento. Cada festividade marca uma das estações do ano, que é celebrado na vila, cada um de uma maneira específica. Essas festividades servem muito para aproximar as pessoas da vila, com uma população aproximada de mil e quinhentas pessoas.
As guerras constantes em Lodoss pouco afetam Lothien, salvo alguns poucos homens que escolhem a carreira militar e momentos mais críticos onde os impostos são cobrados uma vez e meia.
Momento atual
Atualmente a vila está se preparando para a festa da colheita, a maior festividade local. Todos da vila, de maneira direta ou indireta, participam dessa preparação. A festa é um momento de confraternização. O ponto alto é uma competição chamada de Copa da Colheita, onde grupos de jovens (em geral) são formados para participar de várias atividades. O grupo vencedor do maior número de atividades é declarado o vencedor da copa, recebendo uma premiação relevante, além de se tornarem pessoas notoriamente reconhecidas em toda a vila.
Rumores
- Meia dúzia de vacas dos Warrens desapareceu há uma quinzena. A guarda encontrou rastros que iam até o rio ao leste, mas como ali é lugar de passagem de gado, não foi possível determinar para onde seguira.
- Avan, o filho do ferreiro, disse ter ouvido algo como uivos vindos do Bosque do Mateiro.
- Lady Leena, filha do Lorde Wufellow de Valis está na vila. Há quem diga que ela está aberta para propostas matrimoniais, visto que já passa da idade de se casar.