Justice & Pride: Gods Among Us "É um mundo mágico lá fora, pois vivemos na Era Heróica! Nossos heróis são símbolos, nossos heróis são conceitos. E por apenas $49,90 você pode comprar um desses incríveis action-figures dos nossos maiores heróis!!! Não ouça o que os tabloides falam mal dos nosso campeões: JUSTIÇA E HEROÍSMO ESTÁ NO SEU SANGUE!! Se você tiver poderes, junte-se a nós! Faremos um herói de você!" |
Olá gurizada. To tomando uma surra para reestruturar os tópicos para um novo jogo nesta mesa, aproveitando as férias e trabalhar a escrita, como também proporcionar uma boa história de super-heróis em Mutantes & Malfeitores, que me é muito raro encontrar. Mas claro, não consigo isso sozinho. Nossa querida premissa: it's a hero's world! Make the best of it!. Vago? Sim. Mas faz parte para dar aos jogadores um leque maior de backstorys e trabalhar isto no mundo. Com a pequena "sinopse", minha ideia é um mundo de supers que vive com seus personagens na margem entre heróis e celebridades, justiça e punição, proteção e opressão. Mas, também, histórias mais esperançosas, inspiradoras, com personagens superando seus defeitos e vencendo vilões diabólicos. "Em suma", uma mesa que permita você seguir e enfrentar os demônios internos do seu personagem ou verdadeiros demônios.
Abaixo, tem minha lista de Inspirações para mesa. Dá para enxergar o Universo DC como o melhor norte para vocês imaginarem o mundo, pois a dualidade de "Personagens Icônicos" e "Medo que qualquer hora um Superman pode esmagar o Norte dos Estados Unidos" está bastante inserido. Tiger & Bunny e My Hero Academia bastante na ideia de "Heróis Celebridades" e ídolos, enquanto Powers e The Boys segue por perto, mas num lugar onde praticamente todo herói é depravado e narcisista por trás (que não necessariamente será o caso).
Inspirações:
- Universo DC;
- Powers (Quadrinho);
- The Boys (Quadrinho e Série);
- Universo Invincible (Image Comics);
- Tiger & Bunny (Anime);
- My Hero Academia;
- Os Supremos (Marvel - Universo Ultimate);
- Hamatora (Anime);
- Um pouco de Valiant Comics;
- Justice League Dark (2019)
- Vertigo - Lúcifer
- Type-Moon
O conceito base do cenário é um universo do mundo real, mas com super-heróis e super-vilões existindo nele. Tecnologias que seriam apenas teóricas no mundo real, como inteligência artificial perfeita ou viagens mais rápida que a luz, são possíveis, funcionais e reproduzíveis, mas geralmente estão em estados experimentais e muito difícil de serem realizados. Magia existe e pode ser aprendida e a vida do mundo é, em sua maioria, semelhante ao do mundo real.
Muitos devem seus poderes a magia, manipulação genética ou implantes biônicos. Mutantes são vistos com certa dualidade: por um lado, seres poderosos que podem surgir a qualquer momento; por outro, o medo da Humanidade de serem substituídos por eles. Há uma distância no nível de poder muito grande entre super-heróis e civis. Nem todos tem super-poderes, mas com sua eficácia capaz de rivalizar através de equipamento especial ou super-treinamento em artes marciais.
Super-heróis tem aparecido após o final da Primeira Guerra Mundial, mas suas conquistas na Segunda Guerra Mundial ficaram relevadas à pequenos confrontos fora dos olhos públicos, com muitas baixas. Em geral, super-heróis adorados pelo público, mas não é incomum o sentimento do cidadão comum em temer alguém com tanto poder patrulhando e "cuidando" da sua vida.
Muito dos governos não interferem na atitudes de super-heróis, a não ser se entrar em vigilantismo ou ir contra suas próprias agendas. Há grupos formados pelos próprios governos de super-equipes para atuar em sua defesa, muitas vezes para enfrentar outros metahumanos.
Usarei como Sistema o meu querido Mutantes e Malfeitores, em sua Terceira Edição. Os personagens serão de Nível de Poder 8, com 120 pontos de Poder.
A ideia é ter personagens já "inseridos", ou então, de poder significativo a serem vistos neste mundo, mas não tão grandes que o mundo não consegue ignorar.
O máximo de diferença entre os Personagens de Jogadores mais novos e os veteranos será de 2 Níveis de Poder, ou seja, se algum jogador acumular 180 pontos e, assim, tornar o NP da campanha 12, os novos jogadores começarão com 150 pontos (equivalente a NP 10) e os que ainda não acumularam 150 pontos terão seus pontos arredondados para o valor.
Não planejo subir muito o nível de poder. Devo fechar ele com 12 se não render tanto. A princípio, vou dando pontos a medida que fecha arcos e um ponto por semana. Assim, vão acumulando e depois BAM 8 pontos pelo final do arco.
As for rules
- The Rules:
- Persistente é 1 ponto fixo para Regeneração;
- Sutil é 1 ponto fixo para Mover Objetos (isto é erro de edição do material base);
- Regeneração limitado à 10 graduações;
- Atributos para Humanos são, até, no máximo, +6. Acima, é considerado super-humano;
- Mínimo de duas Complicações para o personagem;
- Trade-Off de até 4 (Acerto + Efeito / Defesas + Resistência / Vontade + Fortitude).
- Heróico para Invocar se o mesmo tiver Múltiplos Capangas.
- Não devo usar as regras de Riqueza, então podem comprar com apenas 1 ponto seu "nível de Riqueza" e o restante será tratado como Complicação. Ex: personagem não ter dinheiro para viajar de avião.
- A opção Efeito Adicional para Acertos Críticos terá a CD aumentada de efeitos resistíveis por Esquiva, Aparar, Fortitude e Vontade de 10 para NP / 3, portanto, 13. Abaixo, a regra alterada:
- Efeito Adicional: o acerto crítico adiciona outro efeito ao ataque, com graduação efetiva 3, então a CD para o salvamento tem valor básico (13, ou 15 para Dano). O efeito adicional pode ser qualquer coisa que o jogador possa descrever e justificar a partir do efeito original: uma Aflição (útil para golpes na cabeça ou órgãos vitais), Pasmar (sangue nos olhos, acerto nos ouvidos, etc.), Enfraquecer, etc. O mestre decide se o efeito é adequado. O alvo faz testes de salvamento contra o ataque inicial e contra os efeitos adicionais em separado.
- Tenho dizer final a respeito da ficha de um jogador.
- Persistente é 1 ponto fixo para Regeneração;
Por hora, máximo seis jogadores.
- Não façam personagens caricatos demais, nem que fujam muito da realidade. Tem o lado de personagens de couro apertado, mas por trás, há humanos.
- Sou muito chato com Ficha x Conceito. Não dê ao personagem poderes gratuitamente porque seriam legais, dê porque fazem sentido;
- Somando com o Addendum acima, trabalho com efeitos mais que as descrições. Se o efeito não condizer certo com os efeitos que está usando para o poder, vou lhe informar. Se ignorar, paciência, vou tratar como ele é (mas ainda podemos conversar em como funciona e achar o lugar certo dele);
- Isso não é Grand Theft Auto, faça um vilão muito babaca ou assassino, vai se foder bonito;
- Tento sempre trabalhar com bônus e penalidades circunstanciais;
- Caso o personagem viaje sozinho no tempo, seguirei as regras do Vingadores Ultimato.
- Ficha:
IMAGEM(Ns, para caso de mais de uma forma. Deixem em tamanho médio)
Nome de Heroico:
Nome real:
Aparência:
Origem:
Conceito:
Mote:
Descritores:
HISTÓRICO- Histórico:
- Segue aqui dentro toda a história do personagem na narrativa que desejar.
Motivações & Complicações- Motivação - Nome:
- Complicação - Nome:
- Complicação - Nome:
HABILIDADES
Força 0, Vigor 0, Agilidade 0Destreza 0, Luta 0Intelecto 0, Prontidão 0, Presença 0
VANTAGENS
(Adicione as vantagens aqui)
PERÍCIAS- Acrobacias: 0 + (AGI) =
- Atletismo: 0 + (FOR) =
- Combate À Distância: Nome: 0 + (DES) =
- Combate Corpo-a-corpo: Nome: 0 + (LUT) =
- Enganação: 0 + (PRE) =
- Especialidade: Nome: 0 + (INT) =
- Furtividade: 0 + (AGI) =
- Intimidação: 0 + (PRE) =
- Intuição: 0 + (PRO) =
- Investigação: 0 + (INT) =
- Percepção: 0 + (PRO) =
- Persuasão: 0 + (PRE) =
- Prestidigitação: 0 + (DES) =
- Tecnologia: 0 + (INT) =
- Tratamento: 0 + (INT) =
- Veículos: 0 + (DES) =
PODERES
Nome: Efeito(Fixos: . Extras: . Falhas: .) - total de pontos
* Descrição:DEFESAS- Esquiva: 0 + (AGI) =
- Aparar: 0 + (LUT) =
- Fortitude: 0 + (VIG) =
- Resistência: 0 + (VIG) =
- Vontade: 0 + (PRO) =
OFENSIVA
Iniciativa 0
Ataques de Corpo-a-corpo +0
- Desarmado +0, Dano contuso 0
Ataques de À Distância +0
Ataques de Percepção
PONTOS DE PODER
Habilidades 00 + Defesas 00 + Vantagens 00 + Perícias 00 + Poderes 00 = 0/120
- Ficha:
- Marcus Corvin:
HABILIDADES (52 pts)
Força 4, Vigor 6, Agilidade 2
Destreza 0, Luta 6
Intelecto 1, Prontidão 4, Presença 3
VANTAGENS (14 pts)
Ação em Movimento, Ataque À Distância 2, Ataque Dominó 2, Ataque Poderoso, Bem Informado, Bem Relacionado, Crítico Aprimorado (Desarmado), Destemido,
Evasão, Idiomas 2 (Base: Norueguês. Adicionais: Alemão, Inglês), Iniciativa Aprimorada.
PERÍCIAS (10 pts)
Combate Corpo-a-corpo: Desarmado 6 (+12), Intimidação 3 (+6), Percepção 4 (+8), Persuasão 7 (+10).
PODERES (26 pts)- Difícil de Matar: Regeneração 5; 5 pts
- Lobisomem Lendário: Imunidade 4 (Calor, Doenças, Envelhecimento, Frio); 4 pts
- Movimento de Lobisomem: Salto 2 (8 m), Velocidade 2 (30 m/mov); 4 pts
- Sentidos Aprimorados: Sentidos 6 (Audição Normal [Estendida], Olfato [Aguçado, Estendido, Rastrear], Ultra-audição, Visão na Penumbra); 6 pts
- Forma de Guerra - Garou: Morfar 1 (Extras: Metamorfose. Falhas: Ativação 1); 5 pts
DEFESAS (13 pts)
Esquiva +8 (+10), Aparar +4 (+10)
Resistência +6
Fortitude +2 (+8), Vontade +4 (+8)
OFENSIVA
Iniciativa 6
Corpo-a-corpo +6
- Desarmado +12, dano 4 - crit 19-20
-- CD 19 vs RES
À Distância +2
PONTOS DE PODERES
Habilidades 52 + Defesas 18 + Vantagens 14 + Perícias 10 + Poderes 26 = 120/120- Difícil de Matar: Regeneração 5; 5 pts
- Marcus Corvin - Lobisomem:
HABILIDADES (38 pts)
Força 4/8, Vigor 6/10, Agilidade 2
Destreza -1, Luta 6
Intelecto -1, Prontidão 4, Presença -1
VANTAGENS (13 pts)
Ação em Movimento, Agarrar Aprimorado, Agarrar Rápido, Ataque Acurado, Ataque Imprudente, Ataque Poderoso, Crítico Aprimorado (Desarmado), Destemido, Evasão, Idiomas 2 (Base: Nórdico antigo. Adicionais: Alemão, Inglês), Imobilizar Aprimorado, Iniciativa Aprimorada.
PERÍCIAS (11 pts)
Combate À Distância: Arremesso 6 (+5), Intimidação 8 (+7), Percepção 8 (+12).
PODERES (48 pts)- Garras: Característica 1 (Descritor Variável [Cortante/Perfurante] para Dano Desarmado), Dano de Força Aumentado 2; 3 pt
- Difícil de Matar: Regeneração 5; 5 pts
- Lobisomem Lendário: Imunidade 2 (Doenças, Envelhecimento); 2 pts
- Movimento de Lobisomem: Movimento 1 (Escalar Paredes), Salto 1 (4 m), Velocidade 2 (30 m/mov); 5 pts
- Pelo Protetor: Imunidade 2 (Calor, Frio); 2 pts
- Sentidos Aprimorados: Sentidos 6 (Audição Normal [Estendida], Olfato [Aguçado, Estendido, Rastrear], Ultra-audição, Visão na Penumbra); 6 pts
- Tamanho de Lobisomem: Crescimento 4 (Fixos: Inato. Falhas: Permanente +0); 9 pts
- +4 FOR, VIG e Massa, -2 DEF, +2 Intimidação, -4 Furtividade, +1 Tamanho
- Forma de Humana: Morfar 1 (Extras: Metamorfose. Falhas: Ativação 1); 5 pts
- Dons de Uratha: Arranjo de 10 pts; 11 pts
- Grito de Guerra: Aflição 5 (Resistido e Superado por Vontade. Tonto, Atordoado, Paralisado. Extras: Área Percepção [Audição] +1); 10 pts
- Garras do Véu: Afeta Intangível 2 em Dano Desarmado, Crítico Aprimorado 1 (Dano Desarmado), Incurável à Dano Desarmado, Penetrante à Dano Desarmado 6; 1 pt
DEFESAS (10 pts)
Esquiva +6 (+8/+6), Aparar +2 (+8/+6)
Resistência +10
Fortitude +0 (+10), Vontade +2 (+6)
OFENSIVA
Iniciativa 6
Corpo-a-corpo +6
- Desarmado +6, dano contuso/cortante/perfurante 10 - crit 19-20
-- CD 25 vs RES
- Garras do Véu +6, dano contuso/cortante/perfurante 10 - crit 18-20
-- CD 25 vs RES
À Distância +0
- Arremesso +4, dano 10 - crit 20
-- CD 25 vs RES
PONTOS DE PODERES
Habilidades 38 + Defesas 10 + Vantagens 13 + Perícias 11 + Poderes 48 = 120/120- Garras: Característica 1 (Descritor Variável [Cortante/Perfurante] para Dano Desarmado), Dano de Força Aumentado 2; 3 pt
Acho que é isso como proposta. Arrumarei mais a medida das perguntas mais mecânicas e interpretativas.,
Temos uma wikia com o conteúdo Open Content da terceira edição qual pode ver aqui.
Bons jogos!