Pessoal, minha ideia aqui é um bate papo pensando em jogos futuros mas vou perguntando pouco a pouco, explorando dúvidas minhas.
A intenção não é comparar diretamente os sistemas, cada qual têm suas características próprias, vantagens, desvantagens, seus defensores e críticos!
Começando pela customização de personagens:
Grosso modo em GURPS o jogador decide como e onde quer investir seus pontos na criação do personagem e também na evolução com ganho de experiência. Dois personagens de mesmo nível (de pontos) podem ter valores completamente diferentes entre atributos, perícias e vantagens, ainda que desempenhem o mesmo papel na aventura (quando essa classificação fizer sentido). No Storytelling, os jogadores tem a mesma liberdade na evolução dos personagens mas não na criação. Para montar a ficha, há até as divisões em grupos de atributos (físicos, mentais e sociais) e perícias. No clássico D20, como em qualquer edição de D&D, seja na criação ou na evolução dos personagens, os jogadores tem claramente menos liberdade. Sabe-se exatamente quando cada personagem receberá aumentos em suas habilidades, por exemplo.
Aí eu tenho uma dúvida e um pedido de opinião.
Dúvida: outros sistemas permitem customização de personagens (especialmente na criação) no sentido de permitir ao jogador a decisão sobre onde investir.
E na opinião de vocês, essa possibilidade de customização é relevante? Sentem falta disso quando jogam em sistemas menos permissivos e/ou exploram isso quando podem?
Os outros assuntos ficam a depender da movimentação por aqui. Vlw!