Nos anos 90, depois da febre de Storyteller, ficou muito comum a recomendação em todos os sistemas de dar XP para eventos resolvidos mesmo sem combate ou morte do inimigo, até aventuras de D&D incentivam dar experiência igual ou maior em encontros onde os personagens não recorreram imediatamente à força. Acho bastante interessante esse posicionamento, porque beneficia grupos que não querem só emular uma evolução de personagens igual aos dos games, mas sim contar boas histórias.
Os recursos de Coragem e Moral também são muito úteis em pbf pra permitir combates mais curtos e emocionantes (além de possivelmente poupar vilões para uma vingança futura!). Sem falar na inteligência de inimigos que deveriam ser astutos em vez de suicidas.
Sobre ritmo, realmente é interessante não haver muita demora, até pra não perder o embalo do jogo. Além da história fluir mais devagar em fórum, ainda existe o risco dos jogadores sumirem por muitos motivos e ficarmos com personagens zumbis ou eventos travados, então a velocidade em que a história se desenvolve ajuda, senão a prevenir, pelo menos remediar isso.
Eu também tenho a tendência de planejar qualquer campanha a longo prazo, fazendo pequenos arcos para ir marcando o desenvolvimento da história. Por mais que aventuras curtas sejam legais, eu gosto de histórias continuadas e personagens que ficam cada vez mais complexos à medida que evoluem.