- A magia sera dividida em magia arcana e magia divina. A utilização da mesma vai variar conforme o sistema adotado pelo mestre. Pex: Em D&D a magia é diaria e memorizada, em GURPS afetada pela fadiga.
- Existem os poderes mentais, psionicos, porem a maioria da população acredita que é uma outra forma de magia. Alguns reinos não possuem acesso a magia, e somente a poderes psionicos (reino inspirado na India).
- Normalmente para a solução de um problema complexo, apela-se primeiro para a magia, depois para a tecnologia.
- A tecnologia será semelhante a da Renascença, com a possibilidade de grandes metropoles. Porem inventos tecnologicos são caros e não confiaveis. É possivel se ter uma pistola ou espingarda, mas são extremamente raros. A fabricação dos mesmos é por parte dos anões.
- Canhões simples e grosseiros estão disponiveis para grandes embarcações.
- Navios voadores são extremamente raros.
- Existem os poderes mentais, psionicos, porem a maioria da população acredita que é uma outra forma de magia. Alguns reinos não possuem acesso a magia, e somente a poderes psionicos (reino inspirado na India).
- Normalmente para a solução de um problema complexo, apela-se primeiro para a magia, depois para a tecnologia.
- A tecnologia será semelhante a da Renascença, com a possibilidade de grandes metropoles. Porem inventos tecnologicos são caros e não confiaveis. É possivel se ter uma pistola ou espingarda, mas são extremamente raros. A fabricação dos mesmos é por parte dos anões.
- Canhões simples e grosseiros estão disponiveis para grandes embarcações.
- Navios voadores são extremamente raros.