Posses de Terras Terras descrevem o terreno e extensão de seus domínios. Terras podem ser florestas, lagos, montanhas, praias, etc., dependendo do local onde sua casa é situada e do terreno do seu reino. Cada investimento em Terras é chamado de domínio. Cada domínio tem cerca de uma légua (5 quilômetros). Seus domínios refletem apenas as terras
sob seu controle direto, e não sob controle de seus brasões vassalos, cavaleiros jurados e outros a seu serviço.
Domínios têm dois componentes: características e terreno. Uma característica é algo que existe na terra, como uma cidade, um rio, uma floresta ou uma praia. O número de características de um domínio é limitado apenas pelo investimento que você está disposto a fazer. Um domínio sem qualquer característica é estéril — um deserto, cerrado ou desolação, de acordo com o reino. O terreno descreve a forma da terra: montanhas, colinas, planícies ou depressões. Um domínio deve ter um terreno, e só pode ter um tipo, mesmo que tenha elementos de outros tipos.
TerrenoGdTRPG reconhece quatro tipos amplos de terrenos. Se você não tiver recursos suficientes para investir em um domínio, suas posses têm menos de uma légua e estendem-se apenas ao redor de sua principal fortaleza.
CaracterísticasUma característica é um tipo de elemento descritivo, acidente geográfico notável ou local que chame a atenção e forneça vantagens adicionais em batalha (veja o Capítulo 10: Guerra). Os custos são somados ao custo do terreno.
Exemplo O grupo tem o recurso Terras 46 — um número considerável, comparado a sua posição. Os jogadores já criaram a história, então o narrador recomenda que eles escolham um local perto da Baía das Focas. Assim, o grupo escolhe como seu primeiro domínio planícies com floresta esparsa e uma costa. As planícies custam 5, a floresta esparsa custa +3 e a costa custa +3, para um total de 11. Paloma sugere estabelecer uma comunidade, mas concorda que seria bobagem investir todos os recursos da casa em seu primeiro domínio. Um povoado aumenta o custo do domínio para 21. Com os 25 pontos restantes, o grupo decide adicionar mais dois domínios no interior, com florestas, cada um ao custo de 8 pontos, para um total de 16, e uma planície no interior por 5 pontos. Para tornar as coisas interessantes, eles colocam uma ruína (+3 pontos) em um dos domínios com florestas e decidem que era uma antiga fortaleza dos Primeiros Homens, contando até mesmo com uma árvore mística no centro de seu salão arruinado.