Aproveitando que meus jogadores ainda estão montando ou mexendo nas suas fichas, to fazendo aqui um apanhado de dicas de M&M e vou aproveitar para ir acrescentando exemplos de como criar poderes mais eficientes.
M&M é um sistema fantástico que cumpre o que promete na questão de customização de poderes e praticamente todos são extremamente úteis nas mãos de quem sabe o que está fazendo.
@Convidado causa muito dano, mas o inimigo é muito mais resistente? Junte seu grupo em um ataque em conjunto fatal!
Ele é imune a dano? Ferre ele com condições negativas!
Ele também é imune aos poderes de efeitos negativos? Teleporte ele para outra dimensão e deixe ele lá, sozinho, refletindo pela eternidade sobre o fato de que o mal não compensa quando há protagonistas como @Convidado na jogada!
Antes de vencer o desgraçado, ele matou alguém que você amava? Ressuscite!
O confronto durou tempo demais, ou você chegou tarde e não há mais como ressuscitar essa pessoa? Volte no tempo e desencadeie o maior efeito borboleta da história PORQUE VOCÊ É @Convidado, UMA DAS F*DENDO ENTIDADES MAIS PODEROSAS DO UNIVERSO E NINGUÉM... MORRERÁ... NA SUA... VIGÍLIA!
Minha intenção aqui é justamente essa: destacar o que vocês podem fazer com seus poderes, mostrar formas diferentes de usá-los e formas mais baratas/eficientes de se construir o mesmo poder. E também ajudar narradores interessados a lidarem com todo esse potencial sem transformar a aventura em um enorme Saints Row IV (Ou, pelo menos, um Saints Row IV com profundidade e seriedade XD). Mas, como meu foco são os iniciantes, vou me ater a eles e ao sistema em si, então se você está interessado em narrar e quer alguma dica de como lidar com algo específico, comente aqui ^^
Obs.: Todas as minhas colocações se referem a terceira edição de M&M. A maioria das dicas pode servir para a 2e, mas ela é simplesmente obsoleta em comparação com a 3e. Quer uma dica sobre 2e? Jogue a 3e!
Obs. 2: Nunca... NUNCA! ... falem sobre Luck Control! Poucas pessoas entendem esse poder e menos ainda conseguem usá-lo com eficiência. Quer o desafio de ser uma delas? O Everest está cheio de cadáveres que um dia foram pessoas tão teimosas e motivadas. Desista!
Muito bem, o que eu sei que o pessoal tem mais dificuldade de entender é Repertório de Poderes Alternativos (Array / Alternate Effect) e Team Attack, então vou começar por esses pontos e à medida que outras dúvidas sobre o sistema forem surgindo, perguntem aqui e eu ou quem mais tiver domínio do sistema vai respondendo. Poucas coisas dão margem para erros de interpretação na 3e, mas me atenho apenas às regras literais quando narro, então, se você já manja do sistema e/ou narra e quer contribuir, evite responder com regras da casa.
"Ah, mas eu acho mais justo usar a regra com essa interpretação!" Blz! Troféu Justiceiro da Interpretação para você! Mas a idéia é tirar dúvidas de pessoas que não vão necessariamente jogar na sua mesa. As regras são universais para qualquer mesa, a sua interpretação não.
Sem mais delongas: Repertório de Poderes Alternativos!
O conceito por trás dos PAs é de que a ficha em si sempre tem a mesma quantidade de pontos, mas eles não precisam estar exatamente no mesmo lugar o tempo todo.
Se você quer ser capaz de conjurar um meteoro gigante em direção à cara aterrorizada do seu inimigo, mas também quer ser capaz de dar um choque nele tão forte que desatarraxa o umbigo e cai a bunda, sem PAs isso será muito caro e provavelmente não sobrariam pontos para seu mago ser tão inteligente quanto ele deveria ser para aprender a fazer tudo isso sem ter sido expulso de Hogwarts.
Então você pode montar um repertório (array) de poderes alternativos, onde cada um deles (exceto o poder base) custam apenas 1pp na ficha, mas cada um deles se beneficia da mesma quantidade de pontos do poder base. Ou seja, na prática você tem 2 poderes custando, por exemplo, 40pp cada ("Meteoro de Xesus" e "Repangalejo Relampagador") e o custo final ficará apenas 41pp!
Meteoro e raio não são suficientes? Quer mais um poder tão poderoso quanto e ser capaz de transformar os milos do seu inimigo em mingau com um enigma terrível e absoluto que o deixará com sequelas para o resto da vida? Tudo bem! Agora você tem 3 poderes custando 40pp cada ("Meteoro de Xesus", "Repangalejo Relampagador" e "Como se estoca vento?") e o custo final será 42pp!
Calma, há limitações: dois poderes dentro de um mesmo repertório não podem ser usados ou mantidos no mesmo turno (Obviamente, pelo mesmo motivo, não podem ser linkados entre si) e, se qualquer um deles for nulificado, todos no repertório são. Ou seja, eu não recomendo que misture poderes ativos e instantâneos com duradouros, pois você não poderia, por exemplo, voar e usar o Meteoro de Xesus se ambos forem PAs do mesmo repertório.
Se você tiver algo sustentável, como um Summon, em um repertório, seu amiguinho desaparecerá assim que você usar outro poder desse repertório. Como eu disse no início "a ficha em si sempre tem a mesma quantidade de pontos, mas eles não precisam estar exatamente no mesmo lugar o tempo todo".
Outra coisa que é preciso levar em consideração quando se constrói um Repertório é que um poder corpo-a-corpo e um à distância possuem rolagens de ataque diferentes:
Corpo-a-corpo usa Fighting + Close Combat + Close Attack contra Parry do alvo
À distância usa Dexterity + Ranged Combat + Ranged Attack contra Dodge do alvo
(Lembre-se que a soma de todos os bônus não pode ultrapassar o Nível de Poder da campanha ou a regra de Trade-off estabelecida pelo narrador).
Analisando isso, fica claro que é muito mais caro você administrar poderes corpo-a-corpo e à distância ao invés de focar em apenas um tipo de ataque. Maaaaas, estamos aqui para facilitar as coisas, então, se você quiser uma forma mais barata de manter ambos os tipos de ataque com o mesmo bônus, você pode usar o flat Accurate (e graduar de acordo com o NP da campanha) em ambos os poderes alternativos, pois ele irá influenciar como bônus de ataque, independente do tipo de ataque usado. ^^
(Tenha em mente que ataques de Percepção e de Área não possuem rolagem de ataque. Se você quer usar um poder de percepção, você já acertou! A desvantagem desses efeitos é que, por não possuírem ataque, não se beneficiam de acerto crítico nem de extras como Multiattack)
E falando em Multiattack, hora de falar sobre a mecânica mais apelativa (sim, tem como ficar mais apelativo) do sistema: Team Attack! (Também conhecido como "O narrador ta triste porque queria que essa luta fosse difícil")
Vou começar direto pelo cálculo = Poder do atacante principal +2 se mais algum aliado acertar o alvo (O que inclui o acerto automático de percepção ou área) ou +5 se três ou mais aliados acertarem o alvo.
"Ah, mas Multiattack e Acerto Crítico também podem dar um bônus de +5 ao efeito, por que Team Attack é mais apelão?" Justamente por isso! Os bônus de Multiattack e Acerto Crítico dos seus aliados se somam ao efeito base, assim como todos os efeitos linkados (Todos só precisam ter um efeito em comum, normalmente Dano), criando um bônus adicional que nenhum ataque individual poderia acumular!
Isso significa que se você tem 4 amiguinhos lutando juntos pelo poder da amizade ( @_@ ), 3 deles acertarem, um deles critar (+5) outro passar por três graus com Multiattack (+5) e qualquer um de vocês tiver Weaken Toughness linkado, bom, o pobre infeliz que se atreveu a mexer com a sua pequena gangue de MONSTROS vai ter que lidar com o efeito do Weaken CD10 + Base +15 e Dano CD 15 + Base + 15. Se for uma campanha NP8, bom... qualquer coisa com menos de 31 de Toughness morre instantaneamente... e qualquer coisa acima ainda pode ter um colapso nervoso com a conta do hospital.
Eu particularmente já presenciei um grupo de 6 jogadores onde todos acertaram no Team Attack com efeitos linkados/Multiattack/Acerto Crítico... o resultado não foi bonito...
...
Quem eu to tentando enganar?! FOI LINDO!
É nessas horas que se vê a decadência de um mau narrador ou o brilho de um bom. Um mau narrador vai se frustrar, reduzir a cena a um disparo conjunto clichê de Super Sentai ou simplesmente impor penalidades e obstáculos na ação. Um bom narrador vai narrar uma das cenas mais é picas e memoráveis da aventura, onde o grupo inteiro se une em uma estratégia conjunta e cada um dos aliados fornece o melhor de si, criando um ataque que supera os limites do possível para derrotar uma ameaça impossível, o atacante principal se depara com tanto poder que se sente cruzando as barreiras da realidade ao desferir o ataque fatal.
(É claro que esse tipo de imersão no Team Attack deve ser direcionados a bosses e vilões épicos, se o grupo quiser fazer o mesmo com minions, não da para ir muito além de uma pobre criatura infeliz sendo transformada em pintura de parede...)
Outras dúvidas e má compreensão de regras freqüentes, além de algumas dicas e recomendações:
*Lembra da manobra mais apelona do sistema, o Team Attack? Então... tem uma vantagem chamada TEAMWORK, ela te da +5 para acertar seus testes de ajuda, o que implica em raramente perder o bônus de Multiattack. Por que ainda não ta na sua ficha? Já pegaram todas as cores legais e você não quer ser a Ranger Amarela?
*Tenha sempre em mente que não se pode contornar Flaws / Falhas, pois elas deixam de ser válidas como penalidades. Você pode ter um poder que não funcione em homens e outro que não funcione em mulheres, mas não pode ter um poder que só possa ser usado na presença de determinado elemento e outro poder que crie esse elemento.
*Apenas raros bônus circunstanciais são capazes de ultrapassar o NP da campanha (e trade-off): Team Checks/Attacks, Favored Environment/Foe, Multiattack, Slam Attack (Depende do narrador) e Acerto Critico. Só!
*REGENERATION / REGENERAÇÃO só funciona para dano e condições de dano. Se alguém te ferrou com Affliction ou Weaken, você vai precisar de cura ou esperar o efeito passar normalmente.
*Evite DEFLECT / DEFLEXÃO. É literalmente o pior efeito que existe na 3e. Discorda? Releia a descrição. Ainda discorda? Repita o processo até concordar.
*ENERGY ABSORPTION / ABSORÇÃO DE ENERGIA é bonito na concepção e na 2e era um dos poderes mais apelões, mas na 3e ficou inútil na prática. Usem ENHANCED TRAIT / CARACTERÍSTICA MELHORADA diretamente e descrevam como absorção apenas cosmeticamente.
*MIMIC / IMITAÇÃO na prática é um desperdício colossal de pontos em troca da capacidade de copiar um pouquinho do que seu coleguinha do grupo já faz. Não é melhor você simplesmente comprar os poderes legais mais baratos ao invés de precisar esperar alguém aparecer com eles?
*NULLIFY / NULIFICAR pode até ser útil dentro de um repertório de magia ou um efeito de blackout, mas, no geral, funciona melhor como ferramenta de narrativa. É preciso escolher os descritores certos, e colocar muitos extras para funcionar em 10% das situações.
*JACK-OF-ALL-TRADES / FAZ TUDO e EIDETIC MEMORY / MEMÓRIA EIDÉTICA são excelentes formas de fazer seu personagem ser versátil e, ao mesmo tempo, poupar pontos graduando diretamente os atributos, principalmente INTELLECT / INTELECTO. A quantidade de Expertises que se pode graduar é virtualmente infinita, vai de Cultura Pop até Astrofísica, de Memes a Engenharia Avançada. Ter essas vantagens lhe permitem aplicar seu bônus de atributo a TODAS ELAS! O difícil vai ser interpretar alguém que sabe tanto sobre tudo...
*Quer ser lutador corpo-a-corpo? Seja grande! GROWTH / CRESCIMENTO te da muito do que você precisa em troca do que você não precisa! Apenas lembre-se de pegar imunidade a crítico caso queira tankar tudo no Toughness, pois ficar com Parry/Dodge negativos faz com que todo ataque rolado contra você seja crítico.
*Dano massivo: Usei de exemplo no Team Attack, WEAKEN / DRENAR linkado a DAMAGE / DANO por um motivo simples: Weaken pode reduzir o Toughness do alvo e Dano é resistido por Toughness. Quando você linka os dois efeitos, o alvo perde a resistência e em seguida... bom... você sabe o que acontece em seguida. Dor e sofrimento.
*Soco de massa infinita: Se o narrador permitir que o bônus ultrapasse o NP, Slam Attack é capaz de emular o soco de massa infinita do Flash. O problema é sobreviver ao choque de retorno... mas nada que um healer no time não resolva. Healers são seus melhores amigos! Os ame e proteja! Namore com um se possível! Vocês terão filhos rápidos e angelicais!
*Quebra de NP: Lembra que eu falei que NENHUM bônus passa do NP? Então... vamos usar as circunstâncias da forma mais eficiente para trapacear essa regra:
-Opção 1 = Faça Trade-Off entre Ataque e Dano, favorecendo Ataque, use o extra MULTIATTACK / ATAQUES MÚLTIPLOS e a vantagem POWER ATTACK / ATAQUE PODEROSO. O resultado é um ataque que, na maioria das ocasiões, passa do NP da campanha e/ou tem seu custo reduzido.
-Opção 2 = Faça Trade-Off entre Ataque e Dano, favorecendo Dano, use os extras SECONDARY EFFECT / EFEITO SECUNDÁRIO e/ou INCREASED DURATION / DURAÇÃO AUMENTADA. Você terá menos chance de acertar, mas, uma vez que atingir, o alvo sofrerá o efeito novamente sem a necessidade de um novo ataque.
(Obs.: Ambas as opções se beneficiam de Crítico Aprimorado, mas na segunda opção o efeito do crítico é mantido enquanto você sustentá-lo, bastando critar uma única vez)
*Efeito Hulk: ENHANCED TRAIT / CARACTERÍSTICA MELHORADA e sua falha exclusiva Reduced Trait / Característica Reduzida é uma forma fácil de transferir pontos de uma característica para outra. O truque está na possibilidade de aplicar falhas ao poder, reduzindo o custo das características aumentadas, mas não das reduzidas. Ou seja, no exemplo do Hulk, quando o personagem fica com raiva (flaw Limited), para cada 2pps (1 rank) de INTELLECT perdido, ele pode ganhar 4pps (2 ranks) de STRENGTH, ou 4pps (2 ranks) de STAMINA, ou 2pps (1 rank) de STRENGTH e de STAMINA simultaneamente.
Obs.: O máximo de falhas permitido em um poder são 5 e o menor custo total que ele pode ter é 1pp.
*Subtle 2 é o terror de qualquer alvo sem Danger Sense. Existe uma grande diferença entre Turno Surpresa e Ataque Surpresa. Um ataque com Subtle 2 é SEMPRE um Ataque Surpresa. Acrescente Multiattack e Insidious e... bom... ou você morre herói, ou vive o suficiente para se ver se tornar vilão, não é mesmo?
ATENÇÃO: Não é só porque eu ensino formas de aproveitar melhor os seus pontos na ficha que vocês devem fazer personagens baseados apenas em poderes e sem profundidade nenhuma. Justifique seu personagem com um bom Background e personalidade! Dou essas dicas porque os jogadores são os protagonistas de qualquer trama e, se seus personagens forem medianos, será uma crônica mediana, já se eles forem épicos, será uma crônica épica!
Por fim, uma coisa que me incomoda na comunidade de M&M são os caras que perguntam "Que NP é tal personagem?" NP não faz diferença. Pergunte como montar um poder especifico. O NP só define quantos pontos você tem para investir nele e o quanto você consegue graduar.
Você pode montar o mesmo exato personagem no NP8 e no NP20, o que muda são as graduações. A diferença de um "Ranged Weaken Linked Damage" no rank 1 (4pp) ou no rank 20 (80pp) é só o salvamento que o alvo tem que passar. O poder é o mesmo.
- Bônus:
- Seguem dois exemplos de poderes de personagens icônicos bem raros de se ver circulando entre personagens de M&M:
AFFLICTION (Will Impaired+Entranced < Compelled+Will Disabled < Controlled+Transformed)
-Extras: Extra Condition 1, Progressive 2
Total = 4pp por rank
-Ou-
AFFLICTION (Will Impaired < Will Disabled < Controlled)
-Extras: Progressive 2
+Linked+
MORPH 1 (Me)
-Extras: Metamorph 1, Attack (Ou Affect only others) 0
Total = 3pp por rank + 6pp
(A primeira opção pode ser usada dentro de repertório, mas é menos eficiente em alvos de NP mais baixo que o seu (A segunda copia sua ficha em qualquer um afetado). Ainda assim você pode ter ambas as opções separadamente)
AFFLICTION (Entranced < Compelled < Controlled)
-Flats: Quirk (Exactly what is said) -1, Quirk (Pheromones / Only in person) -1
-Extras: Area (Auditory senses) 1, Reaction 3
-Flaws: Uncontrolled (Can't turn off) -1
Total = 4pp/rank -2
@Lnrd, espero ter sanado sua dúvida! ^^
@Neith e @Sky eu sei que já manjam o suficiente de M&M e não se importam em tirar dúvidas.
Marcando os que notei que estavam interessados no sistema: @Dycleal, @nahna, @JPVilela, @Unicórnio Invernal, @Ayleen G, @Gelatto, @Karadruz, @gaijin386, @einherji
P.S.: Não confiem nas fichas do @Lyvio! XD