@thendara_seluneVou responder e você vê se é isso mesmo que você queria saber. Se não for e eu entendi errado, me avisa, tudo bem? kkk
Eu considero que o filhote, ou seja, o garou recém transformado, é aquele que ainda está sendo educado por outros lobisomens. É o período que está ouvindo as histórias dos galliard sobre a Guerra da Fúria, que passa um tempo com o Philodox para aprender a litania, com o Theurge para saber o básico do básico sobre os espíritos e a umbra. Ou seja, é o período que vai acumular conhecimento sobre esse novo mundo para poder enfrentar o Ritual de Passagem, que, em muitos casos, pode ser fatal e o aprendizado não tiver sido o suficiente.
Uma vez que o Ritual de Passagem é cumprido e o personagem se torna cliath, significa que ele já entendeu o que é ser garou e já foi educado e introduzido na sociedade. Ele deixa de estar na fase de aprendizado e se torna uma "pessoa adulta", com todas as responsabilidades de ser um guerreiro de gaia. Tanto é que já foram acolhidos pelo totem da tribo, já aprenderam 03 dons (a Helena, 04), já sabem fazer rituais, a recuperar gnose, já adquiriram renome e até mesmo um nome garou, que corresponde a algum feito digno de nota ou então a sua nova personalidade.
Sendo assim, considero que todos ali sabem o básico da sociedade garou.
Na cena da cachoeira, eu vejo sentido a Aisha tomar a frente e orientar os companheiros, já que ela é a Theurge da matilha e se trata de uma questão espiritual. Mas mesmo ela tomando a frente, há uma presunção que os demais sabem o que é um Chiminage, o que é Penumbra, o que é Percorrer Atalho, o que é Película e etc. Sabem justamente porque já tiveram o período de "estágio" quando filhotes e agora já são "efetivos" com o posto de cliath.
Sobre as tribos, acredito que o conhecimento dos personagens se limita ao estereótipo repassado pelos garous da sua respectiva tribo.
A Helena, por exemplo, poderia carregar uma desconfiança da Aisha, pois é comum que entre os Senhores das Sombras seja falado que os Portadores são desertores. Essa desconfiança pode aumentar ou diminuir a depender de como as duas interagirem.
Alec, por sua vez, poderia incentivar a Mariele a se tornar alfa da matilha, vez que entre os Fianna é comum apoiar a liderança dos Presas de Prata e provavelmente ter sido isso que ele aprendeu durante o período de "estágio" que ainda era filhote com seus companheiros de tribo.
Esses estereótipos aprendidos com os companheiros de tribo podem ser quebrados a partir de experiências pessoais. Por exemplo, a Aisha pode ter uma opinião diferente da sua tribo sobre os Peregrinos Silenciosos por ter cruzado com alguns durante suas andanças pela Ásia. Mas ai é mais questão de interpretação de cada personagem do que eu bater o martelo e falar que X conhece isso e desconhece aquilo.
Porém, tudo isso é como eu interpreto os livros e é como eu joguei até então. Se qualquer um de vocês tiver alguma interpretação diferente, fala aqui que a gente vai conversando e pode ajustar as coisas. Sou bem flexível quanto a isso.