thendara_selune escreveu:
- Sistema:
# Sistema Simplificado de RPG
## Ficha de Personagem
Cada jogador tem **15 pontos** para distribuir entre Atributos, Qualidades e Defeitos.
---
### Atributos Básicos
Cada ponto em um atributo concede **+1 dado** nas rolagens relacionadas.
- **Força**: Capacidade física bruta (usado em combate corpo a corpo, carregar itens pesados e resistir a esforços físicos).
- **Destreza**: Agilidade e precisão (usado para esquivas, acrobacias e tarefas manuais).
- **Vigor**: Resistência física e mental (usado para suportar danos, resistir a doenças ou se manter ativo por longos períodos).
- **Intelecto**: Capacidade de raciocínio e aprendizado (usado para resolver enigmas, analisar situações e lembrar informações).
- **Carisma**: Influência social e magnetismo pessoal (usado para persuadir, enganar ou liderar).
---
### Qualidades e Defeitos
#### Qualidades (custam entre 1 e 5 pontos, oferecendo bônus específicos):
- **Carismático (3)**: +3 dados em interações sociais.
- **Observador (2)**: +2 dados para notar detalhes ou pistas ocultas.
- **Gênio Criativo (1)**: +1 dado para invenções ou resolução de problemas.
#### Defeitos (cada defeito concede entre 1 e 5 pontos extras para redistribuir):
- **Introvertido (2)**: Concede 2 pontos extras, mas impõe -2 dados em interações sociais.
- **Teórico Demais (3)**: Concede 3 pontos extras, mas dificulta ações rápidas, com -1 dado.
---
### Rolagem de Dados
- **Dados Usados**: Dados de 6 faces (**D6**).
#### Como Funciona:
1. **Some**:
- Pontos do atributo relevante.
- Pontos das qualidades aplicáveis.
- Penalidades dos defeitos.
2. **Dificuldade Definida pelo Narrador**:
- **Fácil**: 1 sucesso necessário.
- **Moderada**: 2 sucessos necessários.
- **Difícil**: 3 sucessos necessários.
- **Muito Difícil**: 4 ou mais sucessos necessários.
#### Como Contar Sucessos:
Role o total de dados e conte os valores **4**, **5** ou **6** como sucessos.
#### Exemplo de Rolagem:
O jogador tenta convencer um guarda a permitir acesso restrito.
- **Carisma**: 3
- **Qualidade "Persuasivo (2)"**: +2 dados
- **Total de Dados Rolados**: 5
- **Rolagem**: [1, 2, 3, 5, 6]
- **Sucessos**: 2 (valores 5 e 6)
- **Resultado**: A dificuldade é Moderada (2 sucessos), logo o jogador teve sucesso.
---
### Exemplo de Ficha de Personagem
- **Nome**: Dr. Helena Vargas
- **Profissão**: Arqueóloga
#### Atributos:
- Força: 2
- Destreza: 3
- Vigor: 2
- Intelecto: 4
- Carisma: 4
#### Qualidades:
- **Persuasivo (2)** – Custo: 2
- **Observador (2)** – Custo: 2
- **Gênio Criativo (1)** – Custo: 1
#### Defeitos:
- **Introvertido (3)** – Concede 3 pontos.
- **Teórico Demais (2)** – Concede 2 pontos.
---
### Qualidades Disponíveis
Cada qualidade pode ser adquirida em níveis de **1 a 5**.
- **Carismático (1-5)**: +1 dado em interações sociais.
- **Observador (1-5)**: +1 dado para notar informações ocultas.
- **Gênio Criativo (1-5)**: +1 dado em invenções ou resolução de problemas.
- **Ágil (1-5)**: +1 dado em reflexos ou acrobacias.
- **Resistente (1-5)**: +1 dado em resistência física.
- **Analítico (1-5)**: +1 dado em raciocínio lógico.
- **Memória Fotográfica (1-5)**: +1 dado para lembrar detalhes.
- **Explorador Experiente (1-5)**: +1 dado em sobrevivência e navegação.
---
### Defeitos Disponíveis
Cada defeito pode ser adquirido em níveis de **1 a 5**.
- **Introvertido (1-5)**: -1 dado em testes sociais de grupo.
- **Teórico Demais (1-5)**: -1 dado em ações rápidas.
- **Desajeitado (1-5)**: -1 dado em tarefas manuais.
- **Frágil (1-5)**: -1 dado em resistência física.
- **Lento (1-5)**: -1 dado em reflexos.
- **Impulsivo (1-5)**: Requer testes de autocontrole extras.
- **Dogmático (1-5)**: -1 dado em flexibilidade mental.
---
### Habilidades Extras e Profissões
#### Médico Sem Fronteiras:
- **Curador Nato (1-5)**: +1 dado em tratamentos médicos.
- **Resiliente (1-5)**: +1 dado em resistência física.
- **Empatia Avançada (1-5)**: +1 dado em interações sociais com traumatizados.
- **Logística Médica (1-5)**: +1 dado em organização de recursos.
#### Biólogo:
- **Naturalista (1-5)**: +1 dado para identificação de espécies.
- **Analista Preciso (1-5)**: +1 dado em experimentos e análises científicas.
- **Adaptabilidade (1-5)**: +1 dado em sobrevivência em ambientes inóspitos.
#### Explorador de Florestas:
- **Rastreador (1-5)**: +1 dado em encontrar rastros na floresta.
- **Sobrevivente Experiente (1-5)**: +1 dado em ações de sobrevivência.
- **Conhecimento Territorial (1-5)**: +1 dado para navegar por terrenos desconhecidos.
#### Linguista:
- **Poliglota (1-5)**: +1 dado ao compreender ou traduzir idiomas.
- **Interpretação Cultural (1-5)**: +1 dado para entender símbolos e contextos culturais.
#### Investigador Arqueológico:
- **Historiador Intuitivo (1-5)**: +1 dado para identificar artefatos.
- **Análise Estrutural (1-5)**: +1 dado para compreender ruínas antigas.
- **Metodologia Minuciosa (1-5)**: +1 dado para investigações detalhadas.
#### Antropólogo:
- **Empatia Cultural (1-5)**: +1 dado para interações com diversas culturas.
- **Observador Atento (1-5)**: +1 dado para perceber nuances comportamentais.
- **Pesquisador Social (1-5)**: +1 dado para coletar dados e interpretar padrões.
#### Militar Experiente:
- **Tático (1-5)**: +1 dado em planejamento estratégico.
- **Treinamento Rígido (1-5)**: +1 dado em ações físicas exigentes.
- **Instinto de Combate (1-5)**: +1 dado em combate corpo a corpo.
#### Astrônomo:
- **Observação Celestial (1-5)**: +1 dado em tarefas de observação astronômica.
- **Análise de Dados (1-5)**: +1 dado em análise de dados astronômicos.
- **Física Cósmica (1-5)**: +1 dado para explicar fenômenos cósmicos.
#### Médium - Habilidades:
- **Sensitivo Espiritual (1-5)**: Aumenta a percepção de presenças espirituais e energias sobrenaturais.
- **Canalização (1-5)**: Permite a comunicação com espíritos e entidades.
- **Proteção Espiritual (1-5)**: Oferece proteção contra influências espirituais negativas.
- **Clarevidência (1-5)**: Concede visões do passado ou futuro.
O Von montou o Dr. Leonard Everest.
Idade: 48 anos
Profissão: Linguista e pesquisador de campo
Nacionalidade: Britânico, radicado no Brasil.
Vocês podem criar personagens baseados em eventos reais, claro! :smile: E eu posso distorcer um pouco o real e o fictício dentro do jogo. A ideia é criar um jogo divertido, com pessoas legais, então estou super aberta às ideias de vocês e às profissões que tiverem interesse. :bulb: Vou adaptar tudo para que fique viável para jogar aqui.
@Ed Araújo , vi o sistema que você sugeriu e achei legal, mas por enquanto vou seguir com esse que montei hihi. Ao longo do jogo, faço algumas adaptações dependendo de como os personagens de vocês forem sendo montados. O sistema é simples e serve mais para dar limites nas ações e resultados, mas não vou ficar cobrando para rolarem dados aqui e ali – algumas coisas vão depender do background dos personagens. :game_die:
Minha ideia era ter seis jogadores, mas... se não aparecer mais ninguém e vocês toparem ficar em três, beleza, está ótimo por mim! :blush: Começo o jogo em Dezembro, postagens semanais e vamos ver no que dá. :rocket: Seja bem-vindo ao jogo, @Ed Araújo :tada:
Detalhe, meu povo: não se prendam ao cenário político atual, essa parte vou montar algo ficcional e até mesmo o cenário político global será algo que vou criar. :earth_africa: A ideia do jogo é explorar a floresta :deciduous_tree:, lidar com eventos, pessoas, situações, verdades ou mentiras... uma coisa bem como os filmes :clapper: e o seriado que citei. :movie_camera:A parada é: +mistério+mas verdades ocultas:spy:️+cuidado, você pode ser abduzido :rocket: ou coisa pior :scream:, ou tudo isso não passa de uma invenção pra vender chaveirinho de ET 🛸. @shamps e @vontheevil tbm to animada haha
gostei das profissões ehehhe vou ser uma exploradora da floresta, uma ribeirinha bem simples