Na madrugada de Julho do ano de 1991, a pequena cidade de New Wicknagh testemunhou uma grande tragédia no Hospital Psiquiátrico de Fairview, por conta de um grave descuido, um dos pacientes surtou e assassinou brutalmente dois médicos e outros seis funcionários.
O assassino, ainda não identificado, fugiu sem deixar nenhum vestígio. Isso fez a população se alarmar diante de um possível assassino em série. Na tentativa de manter tudo sob o controle, o prefeito da cidade, Charles Sidwell, providenciou o desligamento do hospital e o isolamento imediato para uma nova reforma que prometia uma segurança reforçada.
O Hospital Psiquiátrico de Fairview tinha uma má reputação, e logo após o acontecido, as coisas pioraram ainda mais. Os policiais que protegiam o patrimônio do hospital relatavam gritos de desespero, logo alimentou uma forte lenda sobre espíritos malignos naquele lugar aparentemente assombroso.
Há quem diga que o assassinato foi por causa de uma possessão demoníaca, mas uma coisa era certa, as pessoas estavam determinadas a descobrir por conta própria o que realmente tinha acontecido por lá.
No ano de 1993, o hospital acabou saindo das prioridades da prefeitura, tornando-se um local abandonado pelas pessoas, mas depois de um certo tempo, começaram a surgir relatos de aparições misteriosas naquele hospital e falsas chamadas de emergência que eram efetuadas sem motivo algum, ocasionando um grande problema na administração da segurança de New Wicknagh. O prefeito, na tentativa de manter a sua reputação na cidade, propôs junto ao chefe de polícia a contratar uma equipe de investigadores paranormais a fim de resolver todo o mistério daquele lugar.
O hospital principal de Fairview, foto tirada no ano de 1992.
Nos dias atuais... 1995
Agora o ano é 1995, o ano das eleições, a equipe de Eric Castiglia, o chefe da IGH — uma pequena empresa amadora de investigadores paranormais — terá a missão de lidar com a situação em um período turbulento, a equipe se encontrava em Illinois e se preparava para fazer uma reunião até a sua viagem de Chicago até New Wicknagh.
Eric Castiglia tomou sua atitude para reunir a equipe dos sonhos, o pequeno grupo recentemente formado por pessoas de confiança que ainda não se conheciam, e que segundo ele, seriam os melhores para se trabalhar em um caso tão delicado como aquele, que parecia ser apenas a ponta de um iceberg.
Escritório de Eric Castiglia, Abril de 1995.
Era uma noite fria e a cidade de Chicago estava começando a escurecer, as pessoas estavam voltando para casa e o trânsito se intensificava ainda mais, suas ruas eram movimentadas e cercadas por luzes de outdoors. O escritório de Eric Castiglia se escondia em uma pequena galeria ao lado de uma loja de discos, para ter acesso ao lugar, a pessoa teria que entrar em um apartamento que se encontrava em um dos becos mais escuros da cidade.
"Cadê o pessoal, Martha?"
"Você marcou a reunião às 20h, Eric."
"E que horas são?"
"Ainda faltam trinta minutos." respondeu Martha, que não tirava os seus olhos do relógio na parede.
O escritório de Eric não era tão moderno, a porta sempre emperrava e as luzes nem eram tão iluminadas, era difícil ter acesso ao local, o ambiente era um pouco quente apesar do clima frio das ruas. Eric se encontrava ao lado de sua assessora de confiança, Martha Lindsey, que vivia sempre com uma prancheta em mãos e uma caneta atrás da orelha.
Após os demorados trinta minutos, a porta se abriu com dificuldade, até se apresentar, com muita ansiedade, a primeira pessoa da equipe...