=========================================================================
Bem vindos a Nova Aeternia, ano 2000 - Uma cidade moderna com um toque de eternidade, simbolizando o contínuo ciclo de heróis e vilões.
O mundo se assemelha com o nosso, com tecnologias e inovações, mas tambem com monstros, vilões e heróis de diversas gerações que datam desde a primeira guerra mundial. Ou basicamente as gerações de heróis de Ouro (1920-40), Prata (1950-60), Bronze (1970-80) e Moderna (1990 +)
Nesse jogo de MASKS, vocês serão adolescentes que vivem na agitada megalopole e estão em idade colegial, frequentando o que seria o equivalente ao 1º ano do ensino médio. Com idades variando entre 15 - 17. Ainda lutando para ganhar seu lugar de respeito entre os heróis do passado que os precederam, onde alguns olham para a geração de vocês com deboche, outros os vêem como crianças que deveriam se preocupar com camping e fliperama e deixar o trabalho de verdade para os adultos, ao mesmo tempo que tentam levar vidas colegiais normais.
Nesse primeiro momento, todos se conhecem e moram juntos na mesma mansão/base/apartamento (a combinar) e já começam como equipe de superherois. A cidade, embora esteja habituada com os perigos e sabendo que sempre aparecerão herois para salvar o dia, ainda possuem cidadões com intolerancia contra quem é diferente na cidade ou não tem uma aparência humana
O mundo espera, ansioso e animado, para ver o que se tornarão.
MASKS e Vagas
=========================================================================
Você não precisa conhecer nada do sistema, eu irei trazer um tutorial para cada "classe" de personagem e você deve escolher uma a qual se familiarizará e então responder ao questionario que cada arquetipo representa.
Serão 6 vagas - lembrando que todos moram no mesmo local, frequentam a mesma escola, e já são uma equipe.
Gênero: Romance, Drama, Colegial, Superpoderes
Condições de participação
=========================================================================
Pedimos que pessoas que enfrentam dificuldades em distinguir entre ON/OFF, além de indivíduos com tendências egoístas e/ou que identificam o personagem com seu próprio ego, reconsiderem sua participação.
Freqüência de Postagem:
Mínimo 1 vez por semana
Máximo 1 vez por dia
mini-rondas diárias ou a cada dois dias para cenas que não dependam uma das outras pra continuar.
A frequência de postagem mínima é pra ser usada em caso de afastamento justificado ou por motivos especiais, porem, ao usar dois afastamentos seguidos, eu agirei por você como NPC. em um terceiro afastamento, seu personagem se aposenta ou vira NPC definitivo.
Cenas travadas
Em cenas onde jogadores com frequencias diferentes estão juntas, mas a cena trava ou não avança, as mini-rondas destravarão os jogadores liberando o que pode postar para continuar a cena em outro lugar. O outro jogador ao retornar, deve reagir a um bloco passado que já se encerrou e continuar a jogar.
Leia o post dos outros:
As vezes, você pode ser acionado por alguém que não seja o mestre, e não responder ao chamado dele em seu turno de postagem é considerado falta de educação e tambem falta de respeito ler só os diálogos em posts onde gestos contam, onde tudo merece reações detalhadas.
Não controle as decisões de outro jogador:
Sei que não custa lembrar mas não tome decisão pelos outros jogadores quanto a uma cena ou decisão que outro jogador tomou durante o jogo.
Diligêcia sobre regras:
Caso voce conheça as regras do jogo, pode apresentar seus argumentos, mas a palavra final do mestre deve ser respeitada mesmo que vc não concorde.
Jogador contra Jogador:
Embora MASKS foque mais no combate contra antagonistas e vilões, conflitos entre jovens heróis também podem ocorrer. Existem regras específicas para cobrir o combate PvP (player versus player). É importante lembrar que esses conflitos não diminuem a importância do trabalho em equipe.
Ausências/Desmotivação:
Se você estiver perdendo interesse no jogo, seja porque o que você colocou no background do seu personagem não está sendo explorado, ou porque a história não está seguindo o caminho que você esperava, por favor, comunique-se comigo. Você pode fazer isso de forma privada ou no grupo geral. O jogo deve ser divertido para todos, e parte da empolgação da história é compartilhar o que você espera dela. Vamos encontrar um meio-termo para garantir que todos aproveitem a experiência.
Controle dos NPCS: (Personagens Não Jogadores)
Você pode interpretar e controlar qualquer NPC que você tenha criado (como mordomos, motoristas, seu pai, sua mãe) durante a cena em que você esteja sozinho, não importe o tamanho da postagem (como interpretar um dia em seu quarto, ao despertar pela manhã), desde que não extrapole no controle do tempo, se a cena é de manha, você já posta o dia inteiro sendo que ainda há outras cenas rolando, você também não pode controlar NPCs que não foram criados por você e que estão na mesma cena (ex: ao conversar com o professor) e tambem não pode controlar npcs dos outros ou dizer quem eles devem amar ou odiar (se eles são de propriedade dos outros jogadores) - Você pode optar em criar no máximo 1 npc na escola (um colega de classe, paquerinha etc), ou nenhum e deixar na sorte se quiser.
A linha do tempo está no presente e você quer reagir a turnos passados
quando a cena já tá avançada, não se pode cortar a linha do tempo reagindo a turnos passados esquecendo de que já estamos no presente, você pode fazer menção ao turno passado costurando até o presente.
Se você achar relevante interromper a cena para postar no passado, não o faça, reaja até a linha do tempo presente postada pelo ultimo jogador e coloque em sua reação ao bloco de cena que ficou no passado aquilo que você pretende fazer. Dai possamos fazer reacts ou jogadas de dados retroativas dos blocos que já ficaram para trás.
Quanto a quem posta primeiro...
No forum, não tem uma ordem de iniciativa e geralmente quem posta primeiro puxa a linha do tempo, os demais reagem de acordo e adiantam mais um pouco. Sei que pode ser anti-benefico pra quem atrasa, mas as regras permitem que vc possa reagir aos blocos passados, fazendo as costuras e os reacts que vc normalmente faria pelo seu personagem.
Por isso é importante ler todos os turnos, não apenas o turno do mestre, mas os dos demais jogadores e ir reagindo ponto a ponto em seu turno para não perder nada.
Uso de IA
=========================================================================
Lembre-se que a IA é um palpiteiro eficiente, ou um chutador que tenta advinhar a proxima sequencia de palavras e textos que não fazem sentido pra ela, mas faz para nós.
Portanto, não é recomendado que você monte turnos usando chat-gpt ou outra ferramenta Novel. Contudo, essas armas são muito eficientes para fazer análises de turnos e TE dar sugestões de cenas ou ajuda-los a melhorar o seu turno, e não esquecer de responder alguem que lhe mencionou em uma postagem anterior que possa ter passado despercebido
você pode usar prompts para que a IA ajude você a enriquecer e analisar rodadas, mas se pedir pra ela montar o turno para você, você verá que além dela ser generica e superficial, ela tende a continuar narrando no lugar do mestre e isso será prejudicial a você.
Use a IA como ela deve ser - uma ferramenta - não um substituto a sua capacidade criativa
Aparência do Personagem
=========================================================================
Existem varias ferramentas grátis para gerar o avatar de seu personagem, como o tensor.art, mas nada impede de você buscar a imagem no pinterest - recomendo que sejam de animes/cartoons ou estilo marvel/dc, fotos realistas não são recomendados para a imagem de seu avatar nesse jogo
Arquétipos
=========================================================================
Amaldiçoada: Reservada @thendara_selune | Bruta: @Shamps | Delinquente: @Dante |
Discípula: limite de vagas alcançado | Farol: @vontheevil | Forasteira: @Mellorienna |
Janus: limite de vagas alcançado | Legado: @Alexyus | Nova: limite de vagas alcançado |
Transformado: limite de vagas alcançado |
Basico sobre Movimentos, Influência e Equipe
=========================================================================
Você pode pular essa seção caso deseje fazer sua ficha, ou voltar aqui para consultar a mecanica do jogo e o que são esses movimentos.
- Regras:
Basicamente TODOS os personagens, independentes de quais arquétipos possuam, podem fazer cada um dos 8 movimentos a qualquer momento. Como se fosse um kit inicial de habilidades que todos tem.
Você vai perceber tambem que alguns movimentos de classe, modificam a mecanica básica ou trocam os atributos, ou deixam o movimento base mais interessante. Por exemplo, provocar tem como base, o atributo SUPERIOR, porem existe um movimento da Bruta, por exemplo, onde ela pode provocar usando a força (PERIGOSA) ao invés da lábia (que seria o SUPERIOR).
Regra Geral: 2d6+Atributo >= 7 é sempre um sucesso.- Movimentos Básicos:
*Observação: O Movimento "Tomar um Golpe Poderoso" é o único que não pode ser escolhido voluntariamente pelos jogadores, ele é imposto pelo mestre em momentos específicos - como descobrir uma grande verdade ou traição (golpe poderoso no emocional), ou o clássico levar um mega soco de surpresa pelas costas (golpe poderoso físico), entre outros
Basico sobre Influência
=========================================================================
A arte de fazer os outros fazerem o que você quer - basicamente. Mas não pense que influência é uma coisa ruim, não, pelo contrário, dar influência a alguem sobre nós significa que nos importamos (e porque não, gostamos) dessa pessoa, o valorizamos, o respeitamos, como um mestre a um discipulo ou uma autoridade afetiva que alguem tem sobre nós - isso é o que nos faz humanos. Nós ouvimos o conselho do melhor amigo, ou de um adulto (já que no jogo TODOS os adultos tem influência sobre os adolescentes (os jogadores). Podendo rejeitar ou aceitar a influência, mas não ouvimos de um estranho.
Claro que abusar da influência, pode fazer com que você a perca, mas enquanto a influencia que você tem sobre alguem estiver ativa, os beneficios ficam acumulados. Veja a seguir- Influência:
A jogada de dados não finaliza depois que os dados foram lançados, diversos bônus na manga podem ser usados para aumentar o valor tirado no dado como abrir mão de influência ou usando pontos de equipe, para transformar um fracasso em sucesso.
Exemplo: Mutano está praticando golpes com Ravena e ela abre mão da influencia dela pra fazer com que o golpe do mutano pegue "É só isso que você sabe fazer sua coisa verde inutil!" Mutano fica com raiva, acerta Ravena e depois sai bufando e chorando para seu videogame. Ravena perdeu a influencia que tinha no Mutano, mas nada com que pedir desculpas e comprar pizza possa fazer com que a influencia volte, se o Mutano permitir
Basico sobre Equipe
=========================================================================
No trabalho em equipe, qualquer um que estiver em cena (algums movimentos permitem que o heroi apareça do nada), podem dar interrupt na jogada de dados para narrar como colarboraram para o sucesso de quem falhou nos dados, veja a seguir- A Equipe:
Outro exemplo: O vilão jogou um onibus na mocinha e o heroi foi tentar defende-la, mas falha por 1, ambos vão ser esmagados então surge do nada um outro heroi e ajuda a segurar o onibus e o defender tem sucesso (uso de equipe)