A Vingança Elfica
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O ano possui trezentos e sessenta e cinco dias, distribuídos em seis meses de vinte e nove dias, e seis meses de trinta e um dias (e justamente pela média entre esses números ser trinta, convencionou-se um mês “prático” como possuindo trinta dias, mesmo que não existam meses de trinta dias). Os meses da primavera e verão possuem trinta e um dias, enquanto os meses de outono e inverno possuem vinte e nove dias. Também há cinco dias sem mês, que não são incluídos nem mesmo nas semanas.
Os meses são Altossol, Wynn, Cyd, Salizz, Terraviva, Dantal, Luvitas, Weez, Exinn, Lunaluz, Pace e Aurea. Existe uma correlação direta entre os deuses mais conhecidos do Panteão e os meses, determinando desse modo a ordem em que os meses surgem. Altossol, o mês de Azgher, inicia o verão, sendo seguido pelos meses de outros dois deuses “calorosos”, Wynna e Keenn. Keenn termina o verão num dia de equilíbrio com seu maior inimigo, Khalmyr, que inicia o mês de Salizz. Terraviva, o mês de Allihanna – e da colheita – é o próximo, seguido pelo mês do trapaceiro Hyninn, Dantal.
Após o solstício de inverno, temos o início do inverno, e sob os auspícios de Tenebra as noites se tornam mais longas. Continuamos com Tanna-Toh e o mês de Weez, numa época em que a civilização permite a sobrevivência. O inverno termina com o mês de Exinn, consagrado ao mortal Leen, irmão de Lena. Com o fim de seu domínio, inicia-se um tempo de vida, já que o mês de Lunaluz pertence a Lena. Pace é o mês de Marah, e traz a alegria do desabrochar das flores, seguido pelo último mês, consagrado a Thyatis – pois o ano que morre logo voltará como outro ano. Os dias sem mês são o Dia do Reencontro (solstício de verão), o Dia do Duelo (equinócio de outono), a Noite Longa (solstício de inverno), o Dia da Alegria (equinócio de primavera) e o Dia de Nimb, que vem exatamente depois de um solstício a cada ano, alternando entre verão e inverno.
Cada dia possui vinte e quatro horas, sendo que cada hora equivale a 1/12 da caminhada de Azgher pelos céus de Arton. Cada conjunto de sete dias é considerado uma semana, embora não haja um número fixo de semanas por mês. Por fim, cada estação do ano equivale, em média, a três meses do ano.
Infelizmente, devido à uma pequena discrepância, existe um ajuste (idêntico ao ano bissexto) – a cada 4 anos, um dia é acrescentado ao calendário, com exceção dos anos múltiplos de 100. Anos múltiplos de 400, no entanto, possuem esse dia. Esse dia adicional, chamado Selag (um resquício do calendário élfico, cujo significado é pouco conhecido pelos sábios humanos), também não pertence a nenhum mês, e aparece no calendário sempre após o Dia de Nimb daquele ano.
Outro calendário que influenciou o atual Calendário Artoniano foi o calendário anão, e sua correlação direta entre deuses e meses do ano. Mas, ao contrário do calendário élfico, o calendário anão possui escalas de tempo diferentes, já que o método de contagem do tempo nos subterrâneos não pode levar em conta fatores como astros celestes ou estações do ano. Ao invés disso, o tempo é contado pelos ciclos de crescimento e decomposição de certos fungos extremamente abundantes em todas as regiões subterrâneas naturais.
O primeiro calendário humano surgiu no antigo reino de Neridiann, que abrigava a lendária cidade dourada de Nhardmaran, em Lamnor. Seu criador foi esquecido há muito, mas esse calendário viria a servir de base para muitos calendários regionais dos vários reinos e nações de Arton-sul. Após o advento
da Grande Batalha, os exilados estipularam padrões únicos no novo continente do norte, para lembrar todos de sua origem comum, na tentativa de evitar a segregação e intolerância que levaram à Grande Batalha.
Desse modo, o Valkar se tornou o idioma comum entre os povos de Arton-norte; o sistema de Regentes e Conselhos foi amplamente utilizado na maioria dos reinos que surgiam; uma moeda, o Tibar foi institucionalizado e aceito em toda parte; e um calendário, adequado à nova realidade dos exilados, foi criado, baseando-se em vários calendários antigos. Assim, surgiu o Calendário Artoniano.
Separado da estação anterior pelo Dia do Duelo, o outono ocupa os meses de Salizz, Terraviva e Dantal: é a época da colheita e da queda das folhas e frutos das árvores, uma preparação para o inverno. Após a Noite Longa (o solstício de inverno), começa essa estação propriamente dita. O período mais frio de todo ano, durante os meses de Luvitas, Weez e Exinn. Em algumas localidades, é seco; em outras, chuvoso; em algumas outras, ainda, ocorre neve. Felizmente, a esterilidade do inverno é interrompida após o Dia da Alegria, que traz a primavera. Passando pelos meses Lunaluz, Pace e Aurea, a primavera é o derretimento da neve e o renascimento das plantas. As flores costumam ser mais vívidas nessa estação, e é nela que é realizado o plantio.
Quatro deuses menores governam as estações, filhos de Allihanna e Azgher. São Suhallin, Príncipe do Sol, deus do verão; Belandaba, a Pensadora, deusa do outono; Crisádis, Dama do Sopro Gélido, deusa do inverno; e Camélia, a Renovadora, deusa da primavera. Todos são conhecidos e cultuados em Arton.
Na maioria das cidades, os seis primeiros dias são de trabalho, e o Valag é consagrado ao descanso. Em regiões rurais isso não ocorre, embora seja um costume haver cultos aos deuses no Valag. Desse modo, o Valag é tradicionalmente um dia de tranquilidade, com poucos estabelecimentos abertos, com exceção de templos e postos de guarda.
Quanto à contagem das vinte e quatro horas num dia, existem particularidades artonianas. O dia começa ao despontar de Azgher no horizonte, prossegue até o meio-dia (com o sol a pino sobre Arton) e termina ao próximo despertar do sol, passando pelo pôrdo-sol e pela meia-noite (que se dá quando se passaram seis horas após o pôr-do-sol).
Os métodos mundanos de marcação de tempo incluem a clepsidra (relógio-de-água), obeliscos e relógios de sol (que obviamente só funcionam com Azgher nos céus) e ampulhetas de diversos tipos. No entanto, o dispositivo de marcação de tempo mais utilizado na superfície é o uso de pedaços de vidro encantados com a magia runa de Gor, que custam a partir de 150 Tibares de Prata, incluindo pequenas algibeiras para carregá-los. Nos subterrâneos, conta-se o tempo através dos ciclos do fungo athmmarr, encontrável e reconhecível através de testes de Sobrevivência com CD 20.
Escudo: Também chamada Luna Plena ou Alegria de Lena, na fase de Escudo a lua apresenta-se parcial ou totalmente cheia (assim, às vezes pode-se ouvir a expressão “meio-escudo” ou “escudo pleno”). Nessa fase a lua é, normalmente prateada, embora não sejam desconhecidos o Escudo Vermelho ou Azulado. Dura dezesseis dias, vindo depois do Arco.
Foice: Aparentando também formar uma tênue letra “C”, esse período de cinco dias vem depois do Escudo.
Treva: Nesta curta fase lunar Tenebra vence Lena e ocupa todo o céu. Felizmente, são apenas três noites de Treva – escuras e melancólicas – após as noites de Foice.
Arco: Período em que Luna aparenta ser um arco com o “fio” voltado para a esquerda. Camponeses e muitos bárbaros acreditam que os dias de Arco trazem sorte aos caçadores. Dura cinco dias, vindo depois de Treva.
Outra nota: muitas das datas e dias comemorativos não são necessariamente feriados. De modo geral, não há feriados plenos – ou seja, dias sem trabalho – entre os camponeses, exceto quando notado. Já nas cidades, a maioria das datas comemorativas inclui pausas nos trabalhos de artesãos e
comerciantes.
No Dia do Reencontro, grandes festas são dadas em todo o Reinado, em especial em Deheon e Valkaria, época em que a cidade atinge sua população máxima. As festas costumam, de Fato, se estender até a chegada de Vectora, no caso de Valkaria. Para os minotauros, o solstício de verão é conhecido como Frater Convergentia, e é coincidentemente o primeiro dia do ano tapistano. O Frater Convergentia é o dia em que todos os minotauros (frater) reúnem-se e saúdam o grande Goratikis pela unificação do povo minotauro. Grandes festejos se dão nos anfiteatros (uma boa desculpa para os jogos), e as tavernas ficam lotadas. No fim do dia, a maioria das cidades de Tapista está em cacarecos, devido às ‘briguinhas amigáveis’ que não deixam de ocorrer.
O certo é que, no Dia do Duelo, temos sempre resoluções de disputas difíceis. Sejam as maiores lutas nas arenas de Kannilar e Valkaria, julgamentos lendários em Norm ou conclusão de grandes sagas aventurescas em Petrynia, ao dia do Duelo são reservados os maiores impasses, que devem ser concluídos – pois o dia parece realmente propício a isso!
O dia é considerado feriado apenas em certas localidades ou ocasiões, já que muitas vezes os feitos e acontecimentos desse dia auspicioso não afetam diretamente o povo comum.
Entre os trogloditas, a Noite Longa é chamada Thuurj – que é considerado um dia “estranho”, pois tem a noite de maior duração (uma bênção de Luah-Kai, sua deusa principal) mas marca o início do inverno, um tempo de sofrimento para seus metabolismos reptilianos. Qualquer evento diferente que ocorra em Thuurj é visto como mau presságio (e ao que parece, Tork nasceu em um dia de Thuurj).
Aventureiros também costumam comemorar o Dia da Alegria, mesmo em situações difíceis, para manter a esperança sempre acesa, e lembrá-los de que todo inverno chega ao fim. Os servos de Marah também comemoram o Dia da Alegria, com grandes eventos em prol dos pobres e necessitados. Os povos silvestres também marcam o equinócio de primavera, chamado Renascer. Nesse dia, todos os habitantes da floresta reúnem-se novamente na mesma clareira em que se reuniram na Queda das Folhas e, comandados por druidas ou xamãs de Allihanna, agradecem-na pelo fim do inverno. O druida ou xamã então planta uma semente de carvalho no centro da clareira; se a árvore crescer, aquela clareira não mais será palco de festas da Queda das Folhas (mas será considerada uma clareira “da sorte”).
Algumas pessoas consideram este o dia mais caótico do ano artoniano, no qual quase sempre alguma coisa sai errada (especialmente aquelas que tinham tudo para darem certo). Nesse dia algumas pessoas têm medo de sair de casa ou fazer qualquer tipo de coisa que possa causar problemas maiores caso dê errado. Embora a maior parte dos estudiosos considere isso uma mera superstição, existem várias histórias de acontecimentos estranhos relacionados ao dia.
Em Fortuna, o dia é consagrado, com muita cerimônias religiosas complexas e rituais particulares em toda parte. Há superstições sobre dança, música, silêncio, jejum, grandes banquetes, o uso de roupas vermelhas, o uso de nenhuma roupa, maneiras de rolar dados em jogos de azar etc., que só se aplicam a esse dia. Ou não.
Tradicionalmente, o Selag tem o mesmo peso nas superstições camponeses que o Dia de Nimb, com a diferença de que a influência nos eventos não é atribuída sempre a Nimb, mas a qualquer deus que aparente ter relação com o evento em questão. Por exemplo, se as vacas de um camponês derem mais leite no Selag, ele provavelmente agradecerá a Allihanna pela graça; da mesma maneira, a morte de um parente que saiu à noite seria uma maldição de Tenebra.
Um dos aspectos mais populares da astrologia são os signos; isto e, a constelação-regente de uma criatura no dia de seu nascimento. Os doze signos, suas características mais comuns, elemento principal, mês de regência principal e uma personalidade famosa de Arton pertencente a ele são indicados a seguir:
• Pégaso: são indivíduos corajosos e com grande talento para liderança, mas também teimosos e impacientes. Elemento: Luz. Mês: Salizz. Personalidade famosa: Sir Orion Drake, o Cavaleiro do Corvo.
• Medusa: são pessoas praticas e de gosto pelo conforto e estabilidade, porem podem ser possessivos e morosos. Elemento: Terra. Mês: Terraviva. Personalidade famosa: Talude, Mestre Máximo da Magia.
• Hipogrifo: tendem a sociabilidade e espiritualidade, mas sua curiosidade e instabilidade podem ser sua ruina. Elemento: Água. Mês: Dantal. Personalidade famosa: Lisandra, sumo-sacerdotisa de Allihanna.
• Harpia: sonhadores e imaginativos, sempre com a cabeça nas nuvens. Elemento: Ar. Mês: Luvitas. Personalidade famosa: Lorde Niebling, o único gnomo do mundo.
• Dragão: exuberantes e ambiciosos, sempre em busca de atenção e poder. Elemento: Fogo. Mês: Weez. Personalidade famosa: Edauros, sumo-sacerdote de Kallyadranoch.
• Unicórnio: tendem a versatilidade e adaptabilidade, mas podem sofrer de perfeccionismo e detalhismo. Elemento: Luz. Mês: Exinn. Personalidade famosa: Vectorius, prefeito e fundador do Mercado nas Nuvens.
• Naga: são pessoas românticas e amáveis, porem também podem ser orgulhosas e apáticas. Elemento: Trevas. Mês: Lunaluz. Personalidade famosa: Vladislav Tpish, famoso estudioso e mago necromante.
• Aranha: ciumentos, competitivos e muitas vezes vingativos. Elemento: Trevas. Mês: Pace. Personalidade famosa: Capitão James K, pirata do Mar Negro.
• Fênix: são indivíduos generosos e com tendências otimistas, mas também impulsivos e imprudentes. Elemento: Fogo. Mês: Aurea. Personalidade famosa: Maquius Victorius, o Guerreiro de Arton.
• Gênio: costumam ser diplomáticos e persistentes, mas também melancólicos e frios. Elemento: Terra. Mês: Altossol. Personalidade famosa: Conde Ferren Asloth, regente de Portsmouth.
• Fada: originais, progressistas e muitas vezes radicais. Elemento: Ar. Mês: Wynn. Personalidade famosa: Shivara Sharpblade, Imperatriz-Rainha do Reinado.
• Golfinho: costumam ser sensíveis, empáticos e criativos, mas também desligados e indecisos. Elemento: Água. Mês: Cyd. Personalidade famosa: Zentura, famosa medusa escultora.
Os meses são Altossol, Wynn, Cyd, Salizz, Terraviva, Dantal, Luvitas, Weez, Exinn, Lunaluz, Pace e Aurea. Existe uma correlação direta entre os deuses mais conhecidos do Panteão e os meses, determinando desse modo a ordem em que os meses surgem. Altossol, o mês de Azgher, inicia o verão, sendo seguido pelos meses de outros dois deuses “calorosos”, Wynna e Keenn. Keenn termina o verão num dia de equilíbrio com seu maior inimigo, Khalmyr, que inicia o mês de Salizz. Terraviva, o mês de Allihanna – e da colheita – é o próximo, seguido pelo mês do trapaceiro Hyninn, Dantal.
Após o solstício de inverno, temos o início do inverno, e sob os auspícios de Tenebra as noites se tornam mais longas. Continuamos com Tanna-Toh e o mês de Weez, numa época em que a civilização permite a sobrevivência. O inverno termina com o mês de Exinn, consagrado ao mortal Leen, irmão de Lena. Com o fim de seu domínio, inicia-se um tempo de vida, já que o mês de Lunaluz pertence a Lena. Pace é o mês de Marah, e traz a alegria do desabrochar das flores, seguido pelo último mês, consagrado a Thyatis – pois o ano que morre logo voltará como outro ano. Os dias sem mês são o Dia do Reencontro (solstício de verão), o Dia do Duelo (equinócio de outono), a Noite Longa (solstício de inverno), o Dia da Alegria (equinócio de primavera) e o Dia de Nimb, que vem exatamente depois de um solstício a cada ano, alternando entre verão e inverno.
Cada dia possui vinte e quatro horas, sendo que cada hora equivale a 1/12 da caminhada de Azgher pelos céus de Arton. Cada conjunto de sete dias é considerado uma semana, embora não haja um número fixo de semanas por mês. Por fim, cada estação do ano equivale, em média, a três meses do ano.
Infelizmente, devido à uma pequena discrepância, existe um ajuste (idêntico ao ano bissexto) – a cada 4 anos, um dia é acrescentado ao calendário, com exceção dos anos múltiplos de 100. Anos múltiplos de 400, no entanto, possuem esse dia. Esse dia adicional, chamado Selag (um resquício do calendário élfico, cujo significado é pouco conhecido pelos sábios humanos), também não pertence a nenhum mês, e aparece no calendário sempre após o Dia de Nimb daquele ano.
História
Utilizando simultaneamente a contagem das estações, os ciclos lunares e solares, e os movimentos das estrelas, os elfos desenvolveram um calendário elegante e complexo, que funcionava perfeitamente para todo tipo de necessidade, tanto religiosas quanto mundanas. Esse mesmo calendário influenciou a jovem civilização humana, em seu começo. No entanto, muitos dos fatores e datas do calendário élfico não sobreviveram aos séculos, principalmente aqueles relacionados aos movimentos das estrelas, muito menos estudadas pelos humanos do que pelos elfos.Outro calendário que influenciou o atual Calendário Artoniano foi o calendário anão, e sua correlação direta entre deuses e meses do ano. Mas, ao contrário do calendário élfico, o calendário anão possui escalas de tempo diferentes, já que o método de contagem do tempo nos subterrâneos não pode levar em conta fatores como astros celestes ou estações do ano. Ao invés disso, o tempo é contado pelos ciclos de crescimento e decomposição de certos fungos extremamente abundantes em todas as regiões subterrâneas naturais.
O primeiro calendário humano surgiu no antigo reino de Neridiann, que abrigava a lendária cidade dourada de Nhardmaran, em Lamnor. Seu criador foi esquecido há muito, mas esse calendário viria a servir de base para muitos calendários regionais dos vários reinos e nações de Arton-sul. Após o advento
da Grande Batalha, os exilados estipularam padrões únicos no novo continente do norte, para lembrar todos de sua origem comum, na tentativa de evitar a segregação e intolerância que levaram à Grande Batalha.
Desse modo, o Valkar se tornou o idioma comum entre os povos de Arton-norte; o sistema de Regentes e Conselhos foi amplamente utilizado na maioria dos reinos que surgiam; uma moeda, o Tibar foi institucionalizado e aceito em toda parte; e um calendário, adequado à nova realidade dos exilados, foi criado, baseando-se em vários calendários antigos. Assim, surgiu o Calendário Artoniano.
As Quatro Estações
Arton possui quatro estações do ano. Elas se alternam com a passagem do tempo, e são facilmente determináveis, pois estão diretamente relacionadas ao clima e à duração dos dias ou noites. O ano começa exatamente com o início do verão, no Dia do Reencontro, durando de Altossol a Cyd. O verão é o tempo de calor do ano artoniano. Dependendo da localidade, é uma época de chuvas ou de secas.Separado da estação anterior pelo Dia do Duelo, o outono ocupa os meses de Salizz, Terraviva e Dantal: é a época da colheita e da queda das folhas e frutos das árvores, uma preparação para o inverno. Após a Noite Longa (o solstício de inverno), começa essa estação propriamente dita. O período mais frio de todo ano, durante os meses de Luvitas, Weez e Exinn. Em algumas localidades, é seco; em outras, chuvoso; em algumas outras, ainda, ocorre neve. Felizmente, a esterilidade do inverno é interrompida após o Dia da Alegria, que traz a primavera. Passando pelos meses Lunaluz, Pace e Aurea, a primavera é o derretimento da neve e o renascimento das plantas. As flores costumam ser mais vívidas nessa estação, e é nela que é realizado o plantio.
Quatro deuses menores governam as estações, filhos de Allihanna e Azgher. São Suhallin, Príncipe do Sol, deus do verão; Belandaba, a Pensadora, deusa do outono; Crisádis, Dama do Sopro Gélido, deusa do inverno; e Camélia, a Renovadora, deusa da primavera. Todos são conhecidos e cultuados em Arton.
Dias da Semana
Os dias da semana são sete, homenageando os seis elementos místicos que formam o mundo de Arton (água, ar, fogo, luz, terra e trevas), e o equilíbrio entre estas forças, no último dia. Sem os elementos, Arton seria um estéril deserto sem energia. Os nomes dos dias da semana provêm do élfico antigo, e seus significados exatos foram perdidos em definitivo com a queda de Lenórienn. São eles: Aztag, dia do fogo, primeiro dia da semana; Lanag, dia do ar; Tirag, dia das trevas; Jetag, dia da água; Morag, dia da terra; Kalag, dia da luz, e o Valag, dia do equilíbrio, que também é ocasionalmente chamado ‘dia do descanso’.Na maioria das cidades, os seis primeiros dias são de trabalho, e o Valag é consagrado ao descanso. Em regiões rurais isso não ocorre, embora seja um costume haver cultos aos deuses no Valag. Desse modo, o Valag é tradicionalmente um dia de tranquilidade, com poucos estabelecimentos abertos, com exceção de templos e postos de guarda.
Quanto à contagem das vinte e quatro horas num dia, existem particularidades artonianas. O dia começa ao despontar de Azgher no horizonte, prossegue até o meio-dia (com o sol a pino sobre Arton) e termina ao próximo despertar do sol, passando pelo pôrdo-sol e pela meia-noite (que se dá quando se passaram seis horas após o pôr-do-sol).
Os métodos mundanos de marcação de tempo incluem a clepsidra (relógio-de-água), obeliscos e relógios de sol (que obviamente só funcionam com Azgher nos céus) e ampulhetas de diversos tipos. No entanto, o dispositivo de marcação de tempo mais utilizado na superfície é o uso de pedaços de vidro encantados com a magia runa de Gor, que custam a partir de 150 Tibares de Prata, incluindo pequenas algibeiras para carregá-los. Nos subterrâneos, conta-se o tempo através dos ciclos do fungo athmmarr, encontrável e reconhecível através de testes de Sobrevivência com CD 20.
A Lua de Arton
Mística e religiosamente, a Lua é atribuída tradicionalmente como sendo um símbolo de Lena, a deusa da vida e da fertilidade. Assim, embora a noite esteja tradicionalmente associada a Tenebra, a luz de Lena protege aqueles de propósito puro e coração bondoso. No entanto, eclipses solares não são atribuídos à Lena, e sim a seu “irmão” Leen (embora o povo do Reinado não saiba, Leen é na verdade Ragnar, que com certeza não possui relação de parentesco com Lena). A Lua (ou poeticamente, Luna) possui quatro fases, que duram em média 29 dias.Escudo: Também chamada Luna Plena ou Alegria de Lena, na fase de Escudo a lua apresenta-se parcial ou totalmente cheia (assim, às vezes pode-se ouvir a expressão “meio-escudo” ou “escudo pleno”). Nessa fase a lua é, normalmente prateada, embora não sejam desconhecidos o Escudo Vermelho ou Azulado. Dura dezesseis dias, vindo depois do Arco.
Foice: Aparentando também formar uma tênue letra “C”, esse período de cinco dias vem depois do Escudo.
Treva: Nesta curta fase lunar Tenebra vence Lena e ocupa todo o céu. Felizmente, são apenas três noites de Treva – escuras e melancólicas – após as noites de Foice.
Arco: Período em que Luna aparenta ser um arco com o “fio” voltado para a esquerda. Camponeses e muitos bárbaros acreditam que os dias de Arco trazem sorte aos caçadores. Dura cinco dias, vindo depois de Treva.
Datas
Em Arton, as datas são representadas de maneira culta ou coloquial. No modo culto, podemos usar o exemplo “Aztag 1 sob Altossol, mil e quatrocentos anos do Calendário Élfico”. Ou seja, o nome do dia da semana, seguido pelo número do dia naquele mês, “sob” o nome do mês, e o ano por extenso, “do Calendário Élfico” – o método oficial de contagem dos anos no Reinado. De maneira coloquial, pode-se usar abreviaturas (01/01/1400), simplificações (Aztag 1, Altossol, 1400 CE) ou mesmo a mera menção ao dia do mês (primeiro de Altossol).Outra nota: muitas das datas e dias comemorativos não são necessariamente feriados. De modo geral, não há feriados plenos – ou seja, dias sem trabalho – entre os camponeses, exceto quando notado. Já nas cidades, a maioria das datas comemorativas inclui pausas nos trabalhos de artesãos e
comerciantes.
Dia do Reencontro / Solstício de Verão
O primeiro, e mais importante, dia do ano. Foi no Dia do Reencontro, há exatos 380 anos, que a caravana de refugiados de Lamnor chegou aos pés da estátua gigante de Valkaria, levada pela coragem e lealdade de Roramar Pruss. Aos seus pés foi fundada a maior cidade de Arton, homônima à deusa dos aventureiros e de toda a raça humana; foi em torno dessa metrópole que, mais tarde, veio a surgir o conglomerado de reinos aliados chamado Reinado. Assim, foi nesse dia que começou a história moderna de Arton.No Dia do Reencontro, grandes festas são dadas em todo o Reinado, em especial em Deheon e Valkaria, época em que a cidade atinge sua população máxima. As festas costumam, de Fato, se estender até a chegada de Vectora, no caso de Valkaria. Para os minotauros, o solstício de verão é conhecido como Frater Convergentia, e é coincidentemente o primeiro dia do ano tapistano. O Frater Convergentia é o dia em que todos os minotauros (frater) reúnem-se e saúdam o grande Goratikis pela unificação do povo minotauro. Grandes festejos se dão nos anfiteatros (uma boa desculpa para os jogos), e as tavernas ficam lotadas. No fim do dia, a maioria das cidades de Tapista está em cacarecos, devido às ‘briguinhas amigáveis’ que não deixam de ocorrer.
Dia do Duelo / Equinócio de Outono
O Dia do Duelo assim é chamado pois representa o equilíbrio na disputa entre noite e dia, onde ambos terminam exatamente empatados: o dia tem a mesma duração que a noite. Outros (especialmente aqueles de maior conhecimento sobre os Reinos dos Deuses) veem nesse dia uma representação da disputa sem solução entre Khalmyr e Keenn: um empate técnico.O certo é que, no Dia do Duelo, temos sempre resoluções de disputas difíceis. Sejam as maiores lutas nas arenas de Kannilar e Valkaria, julgamentos lendários em Norm ou conclusão de grandes sagas aventurescas em Petrynia, ao dia do Duelo são reservados os maiores impasses, que devem ser concluídos – pois o dia parece realmente propício a isso!
O dia é considerado feriado apenas em certas localidades ou ocasiões, já que muitas vezes os feitos e acontecimentos desse dia auspicioso não afetam diretamente o povo comum.
Noite Longa / Solstício de Inverno
A Noite Longa representa a vitória temporária de Tenebra sobre Azgher. Esse dia é considerado de mau agouro pela maioria da população artoniana, que teme menos o Dia de Nimb, já que o Caos pode trazer sorte, mas as trevas não carregam nada de bom para os que não querem receber seus ‘presentes’. Não costumamse realizar rituais religiosos na maioria das ordens, com a exceção dos azgheritas, que choram, em luto, pela vitória da noite. Anões não carregam tais costumes para este dia, mesmo quando vivem entre outras raças, já que a noite nunca lhes fez mal. Nas Montanhas Uivantes, os bárbaros do gelo fazem grandes rituais em louvor a Beluhga. Na festa do Nascimento do Inverno, eles agradecem à Rainha dos Dragões Brancos por sua bondade e pedem a calma da deusa, que faz o frio mais presente.Entre os trogloditas, a Noite Longa é chamada Thuurj – que é considerado um dia “estranho”, pois tem a noite de maior duração (uma bênção de Luah-Kai, sua deusa principal) mas marca o início do inverno, um tempo de sofrimento para seus metabolismos reptilianos. Qualquer evento diferente que ocorra em Thuurj é visto como mau presságio (e ao que parece, Tork nasceu em um dia de Thuurj).
Dia da Alegria / Equinócio de Primavera
O Dia da Alegria é comemorado a mais tempo do que o próprio nascimento da civilização humana, já que marca o fim do inverno e o início da primavera. Nesse dia, um grande almoço é preparado pela família ou comunidade, e a comilança se estende por toda tarde até o começo da noite, quando fogueiras são acesas para afastar o frio até o próximo ano. Normalmente, os carvões desta fogueira são considerados itens de sorte, sendo carregados até o dia da Alegria do ano seguinte.Aventureiros também costumam comemorar o Dia da Alegria, mesmo em situações difíceis, para manter a esperança sempre acesa, e lembrá-los de que todo inverno chega ao fim. Os servos de Marah também comemoram o Dia da Alegria, com grandes eventos em prol dos pobres e necessitados. Os povos silvestres também marcam o equinócio de primavera, chamado Renascer. Nesse dia, todos os habitantes da floresta reúnem-se novamente na mesma clareira em que se reuniram na Queda das Folhas e, comandados por druidas ou xamãs de Allihanna, agradecem-na pelo fim do inverno. O druida ou xamã então planta uma semente de carvalho no centro da clareira; se a árvore crescer, aquela clareira não mais será palco de festas da Queda das Folhas (mas será considerada uma clareira “da sorte”).
Dia de Nimb
Surgindo a cada ano após um dia diferente, o Dia de Nimb foi instituído para completar o calendário com 365 dias – e já que o ano não possuía a perfeição lógica de Khalmyr e Tanna-Toh, Nimb deveria estar devidamente representado. As aparições do dia de Nimb são simples, nos anos pares ele vem depois da Noite Longa, e nos ímpares depois do Dia do Reencontro.Algumas pessoas consideram este o dia mais caótico do ano artoniano, no qual quase sempre alguma coisa sai errada (especialmente aquelas que tinham tudo para darem certo). Nesse dia algumas pessoas têm medo de sair de casa ou fazer qualquer tipo de coisa que possa causar problemas maiores caso dê errado. Embora a maior parte dos estudiosos considere isso uma mera superstição, existem várias histórias de acontecimentos estranhos relacionados ao dia.
Em Fortuna, o dia é consagrado, com muita cerimônias religiosas complexas e rituais particulares em toda parte. Há superstições sobre dança, música, silêncio, jejum, grandes banquetes, o uso de roupas vermelhas, o uso de nenhuma roupa, maneiras de rolar dados em jogos de azar etc., que só se aplicam a esse dia. Ou não.
Selag
O Selag, de significado perdido, é o ‘dia de ajuste’ ao calendário, já que o ano não possui exatos 365 dias, e sim aproximadamente 365,24219 dias. Por isso, todos os anos que sejam múltiplos de quatro mas que não sejam múltiplos de 100, com exceção daqueles que são múltiplos de 400, possuem o Selag, que sempre vem depois do Dia de Nimb daquele ano.Tradicionalmente, o Selag tem o mesmo peso nas superstições camponeses que o Dia de Nimb, com a diferença de que a influência nos eventos não é atribuída sempre a Nimb, mas a qualquer deus que aparente ter relação com o evento em questão. Por exemplo, se as vacas de um camponês derem mais leite no Selag, ele provavelmente agradecerá a Allihanna pela graça; da mesma maneira, a morte de um parente que saiu à noite seria uma maldição de Tenebra.
Outras Datas
- Mês 1: Altassol (Mês de Azgher):
- 06/01 – Dia da chegada de Vectora a Valkaria, marcando o início de outro ciclo de viagens. Em torno dessa semana, a cidade de Valkaria costuma atingir sua população máxima.
23/01 – Kappa-kappa – O Kappa-kappa é um feriado halfling muito prezado pelos mesmos. Nesse dia, eles preparam grandes banquetes que duram a tarde e a noite inteiras, em homenagem à estrutura familiar e a todos os seus parentes e antepassados. É consenso entre outras raças que o Kappa-kappa é apenas uma desculpa para os halflings festejarem.
30/01 – Dia da Ascensão – O aniversário da fundação de Vectora, o Mercado nas Nuvens, acontece durante a viagem da cidade voadora pelas Montanhas Uivantes. Em pleno verão, as montanhas são menos inclementes, e a magia de Vectorius protege a cidade do pior do frio. Grandes comemorações e festas são organizadas neste dia, durando boa parte da viagem até Marma, em Tapista.
- Mês 2: Wynn (Mês de Wynna):
- 09/02 – Dia do Arcano – Todos os magos de uma localidade reúnem-se em uma grande confraternização no dia do Arcano. Não-magos evitam participar (ou mesmo se aproximar!) desses encontros, mas eles não são de modo algum secretos. Conta-se que a maioria das pessoas nascidas nesse dia tem uma grande aptidão para a magia. O dia também é consagrado aos seis gênios elementais que dão os nomes às suas respectivas sub-raças: Asura, Dao, Div, Djinn, Efreet e Marid.
12/02 a 15/02 – Cerimônia de Admissão da Ordem da Luz referente ao verão.
- Mês 3: Cyd (Mês de Keenn):
- Terceira Semana sob Cyd – Sckharal: São sete dias de festividades em Sckharshantallas. As ruas são tomadas por enormes dragões vermelhos feitos de vime, dançarinos, prestidigitadores e companhias teatrais. Grandes espetáculos acontecem, culminando com a aparição do próprio regente em sua forma de dragão. O dia seguinte ao fim do Sckharal é feriado, e o dia seguinte a esse feriado é reservado à execução de criminosos.
07/03 – O Dia da Grande Batalha – Um dia em que são contadas histórias sobre o que foi a Grande Batalha, e no qual as pessoas relembram os grandes e bravos guerreiros que participaram dela. Na maioria dos reinos de influência lamnoriana, é considerado feriado.
15/03 – Aniversário do Imperador-Rei Thormy – Feriado em Valkaria, onde uma grande festa é dada em homenagem ao monarca.
22/03 – Dia do Guerreiro – Em toda Arton, os guerreiros são glorificados nesse dia. Um guerreiro que lute bravamente neste dia pode ver-se sob efeito de uma fúria guerreira, algo sobrenatural. Essa influência é atribuída ao deus menor Salmoni, um lendário guerreiro.
- Mês 4: Salizz (Mês de Khalmyr):
- Mês do Chamado às Armas – Durante esse mês, ocorrem comemorações no reino anão em homenagem ao evento em que todos os anões espalhados por Arton foram convocados para combater os trolls subterrâneos. Em Doher, ocorre a conhecida “Parada dos Veteranos”, no qual os mais antigos relembram o passado. O reino de Tollon possui um feriado em homenagem ao Chamado às Armas, no dia 29/04; Zakharov também possuía este feriado, mas ele não é mais utilizado.
01/04 – Grande Exposição de Inventos – Já há alguns anos, no início do mês de Khalmyr, ocorre uma grande exposição de novas engenhocas, no Palácio Imperial de Valkaria, com o apoio de Lorde Niebling. Engenhocas goblins raramente são aceitas nessa feira, motivo que levou os goblins a organizarem sua própria feira de ciências.
07/04 – Feira de Ciências Goblin – Nesse dia, os goblins de todo o Reinado se reúnem em Deheon num evento na Favela dos Goblins de Valkaria. Esse evento tem por finalidade a exposição de criações científicas das mais variadas. Existe, inclusive, um prêmio para a engenhoca mais interessante (o que não quer dizer que seja a mais útil!). As estatísticas dizem que este é o segundo dia com mais mortes de goblins em Valkaria.
12/04 a 15/04 – Cerimônia de Admissão da Ordem da Luz referente ao outono.
15/04 – Dia da Virtude – Este dia, consagrado a Mirinn, o mensageiro de Khalmyr, é feriado em quase todo o Reinado. Nele, os clérigos de Khalmyr costumam realizar grandes sermões e discursos fervorosos, atraindo novos fiéis à causa do Senhor da Ordem.
- Mês 5: Terraviva (Mês de Allihanna):
- Primeiro Escudo Pleno do mês – Queda das Folhas – Esta data é comemorada por todos os povos florestais, e marca a aproximação do inverno. Na noite da Queda das Folhas, todos os habitantes da floresta reúnem-se numa clareira e dançam e festejam a noite toda; nenhum outro festejo ocorrerá até O Renascer, alguns meses depois. Humanos raramente são convidados a estas festas, mesmo entre os rangers e druidas; participar de uma delas é uma grande glória.
14/05 – Dia do início da Grande Feira de Malpetrim. Outrora “Feira da Colheita”, atualmente a Grande Feira atrai aventureiros e visitantes de todo o Reinado, numa comemoração que dura a semana toda.
21/05 – Dia dos Animais – Este dia, consagrado a Rachlazek, deus menor das matas e bosques, é conhecido por acontecimentos estranhos. Nesse dia, diz-se que matar animais causa a ira de Allihanna e seu servo Rachlazek; por isso, evitam-se caçadas, ou mesmo o abate de animais para alimentação.
28/05 – Dia dos Cavalos – O Dia dos Cavalos é feriado nacional em Namalkah: nessa data, realizam-se grandes corridas de cavalos, duelos de justa, desfiles e muitas outras atividades demonstrando o carinho dos namalkahnianos pelos seus irmãos equinos. O dia também é consagrado ao cavalo imortal Hippion, filho de Allihanna.
- Mês 6: Dantal (Mês de Hyninn):
- 01/06 – Dia da Mentira – Não é exatamente um feriado, e sim uma data significativa. É considerado normal fazerem-se brincadeiras e trapaças nesse dia. Essas geralmente são inofensivas, embora algumas possam ser realmente perigosas.
07/06 – Aniversário da fundação da Grande Academia Arcana de Valkaria, fundada em 1095 CE por Talude, durante o reinado de Wortar II.
13/06 – A Festa da Colina – O dia treze do mês de Hyninn, o Trapaceiro, é considerado um dia de sorte pelos halflings, que aproveitam o dia como feriado. É um dia de festividades, com muitos jogos e brincadeiras, além das famosas guloseimas e iguarias da cozinha halfling. Até mesmo pequenas caravanas de halflings de toda Arton para viajam para as colinas para comemorar o grande dia.
15/06 – O Dia da Morte Rubra – Foi nesta data, há 10 anos atrás, que a Tormenta desabou sobre Tamu-ra. Hoje em dia, todos os tamuranianos sobreviventes ficam de luto em memória das vítimas da Tormenta e da perda de sua pátria.
17/06 – Dia das Máscaras – Comemoração da fundação do reino de Ahlen. Durante as festividades que ocorrem na capital Thartann, todos usam máscaras e as roupas que bem entenderem. É o único dia do ano em que não há distinção entre nobres, plebeus e famílias. O ponto alto das festividades é o baile que acontece nos salões do palácio Rishantor, sede da corte ahleniense.
- Mês 7: Luvitas (Mês de Tenebra):
- 07/07 – Dia das Bruxas – Entre os camponeses da maior parte de Arton, existe a tradição de que no sétimo dia do sétimo mês, todas as bruxas e seres malignos da noite reúnem-se em grandes conselhos, que terminam com terríveis sacrifícios. Assim, é
costume no Dia das Bruxas manter as portas e janelas fechadas, bem como orar aos deuses por proteção. Coincidentemente ou não, o dia é consagrado ao suposto filho de Tenebra e deus menor do conhecimento oculto, Mulk.
Segunda Semana sob Luvitas – Festival do Gorad – Na pequena cidade hersheyer de Arvhoy, ocorre uma grande comemoração que dura uma semana, quando diversas variedades de barras de gorad são negociadas. Entre outras atividades, as mais populares são o Concurso de Culinária (sendo que todos os pratos devem ter gorad na receita) e o Concurso de Estátuas de Gorad.
25/07 – Aniversário de Triunphus, cuja primeira pedra foi assentada pelo próprio Krilos há 374 anos, nas belas florestas de Hongari.
- Mês 8: Weez (Mês de Tanna-Toh):
- Primeira Semana sob Weez – Semana da Sabedoria – Nessa semana, todos os servos de Tanna-Toh se dedicam a espalhar ainda mais os seus conhecimentos em homenagem à deusa (assim como conquistar mais fiéis). Nesse período também ocorre o final da maior peregrinação de pessoas e caravanas para o reino de Yuden, em busca da sabedoria do Helladarion, o sumo-sacerdote da deusa.
12/08 a 15/08 – Cerimônia de Admissão da Ordem da Luz referente ao inverno.
16/08 – Suposto aniversário de Cyrandur Wallas, herói lendário de Petrynia. Festas são dadas em todo o reino de Petrynia. Acreditase entre alguns estudiosos que essa seria, na verdade, a data da morte de Cyrandur.
20/08 – Aniversário da fundação do reino de Yuden, há 370 anos, pela família Yudennach. Muitas comemorações ocorrem em todo o reino, incluindo grandes paradas militares nas principais cidades. Mestre Arsenal costuma visitar Kannilar nessa data, onde é aclamado pelo povo como um herói.
- Mês 9: Exinn (Mês de Leen):
- 02/09 – Dia dos Mortos – Consagrado ao mensageiro dos mortos, o deus menor Ulamm, no Dia dos Mortos as pessoas relembram e prestam homenagens à alma de seus mortos. Cemitérios e túmulos são visitados, e mesmo aventureiros evitam desrespeitar tumbas nesse dia.
05/09 – Dia do Acordo Pacífico – Feriado de Trebuck e Sambúrdia, que comemora o tratado de paz e cooperação entre os reinos, assinado após a Rebelião dos Servos. Grandes festas são dadas em ambos os reinos.
19/09 – A Morte Final – Neste dia, na cidade de Triunphus, os condenados à Morte Final que só possuem a “última vida” são executados por enforcamento. A maior parte do povo pobre da cidade se reúne na praça principal para relaxar e “se divertir” com as execuções.
30/09 – Dia do Veneno – Segundo a crença popular, esse é o dia em que as serpentes venenosas saem de suas tocas para picar e matar o maior número de pessoas em honra ao maligno Sszzaas. Também é dito que à meia-noite desse dia, uma serpente gigante e invisível engole quem estiver fora de suas casas. A data é menos conhecida em cidades, mas muito comum em vilarejos e aldeias, que mantiveram a tradição mesmo após o extermínio do culto a Sszzaas.
- Mês 10: Lunaluz (Mês de Lena):
- Primeiro Escudo Pleno do mês – A Vitória da Vida – Ao que parece, ninguém morre neste dia! Não foi comprovado se isso é verdade ou apenas folclore. Histórias de Petrynia contam sobre pessoas que foram atacadas por dragões, perderam membros ou foram atingidas por magias poderosas nesse dia e apenas desmaiaram! Acredita-se que essa seja uma influência direta de Lena.
Segunda Semana sob Lunaluz – Grandes Jogos de Tollon – Uma grande feira, com torneios, comércio e competições de força e habilidade, ocorre na capital Vallahim. Os Grandes Jogos comemoram o aniversário da fundação da cidade e do reino por Jeantalis Sovaluris.
12/10 – A Cerimônia do Plantio – Este feriado, popular entre camponeses, celebra o início do plantio. Costuma-se plantar uma semente simbólica no solo, para afastar o inverno e permitir a chegada da primavera. Também nessa data, a Ordem de Lena realiza a cerimônia que ordena suas jovens clérigas (diz-se que é nesse dia que Lena desce dos céus para fecundá-las).
25/10 – Dia de Lin-Wu, o Sagrado Dragão Celestial – Muito embora os tamuranianos possuam um calendário próprio, que continuam a manter, essa data de seu calendário encontrou seu lugar no Calendário Artoniano, devido ao lento crescimento de influência tamuraniana no Reinado. Na antiga ilha, esse dia hospedava uma grande festa em homenagem ao deus protetor do povo do Império de Jade. Atualmente, a festa é dada em Nitamura, em Valkaria, e é considerado desonroso deixar de comparecer às cerimônias.
- Mês 11: Pace ( Mês de Marah):
- 06 a 08/11 – Duelo das Ordens – Ocorrendo todos os anos em Malpetrim e famoso em todo o Reinado, em comemoração a um encontro casual entre Cavaleiros da Luz e Cavaleiros de Khalmyr, o Duelo das Ordens comporta justas, duelos de espada e outras competições. Também há testes preliminares para os jovens interessados em se tornarem escudeiros e discursos feitos pelos principais cavaleiros. No final dos três dias de comemoração há um grande baile nas ruas da cidade, com direito a comida e bebida gratuita para todos.
12/11 a 15/11 – Cerimônia de Admissão da Ordem da Luz referente à primavera.
16/11 – Dia da Paz – Neste dia, a paz é elevada ao máximo. Nenhum tipo de batalha é travado, mesmo em culturas guerreiras. É como se Marah influenciasse o mundo todo, impedindo a violência. Tradicionalmente, o dia é considerado feriado, e muitas festas são dadas em homenagem à Deusa do Amor.
- Mês 12: Aurea (Mês de Thyatis):
- 03/12 – Dia da Profecia – Neste dia, o povo busca orientação de seus clérigos. Dizem que, nessa data, as profecias costumam ser mais precisas e informativas; ou ainda que as profecias desse dia falam de eventos importantes. Consagrado a Ingol, deus menor das visões proféticas, considerado servo de Thyatis.
12/12 – Dia do Balão (ou do Baloeiro) – Nessa data, dezenas de milhares de goblins se reúnem em Valkaria para participar de uma festa com balões de ar quente dos mais diversos tipos e cores. O céu fica forrado de goblins em balões tripulados de formatos estranhos como formato de goblin, formato de banana, formato de lobos-das-cavernas etc. Esse é o dia do ano em que mais acontecem mortes de goblins em Valkaria. Os especialistas consideram esse o método de controle populacional goblin, dizendo que se não fosse o Dia do Balão (ou do Baloeiro), a população goblin seria três vezes maior do que o é normalmente.
20/12 – Bênçãos da Bonança – Os portos de Arton ficam cheios de navios prontos para partir nesse dia, pois diz-se que as embarcações que iniciam uma jornada nessa data terão uma boa viagem. Esse dia também é consagrado à deusa menor dos marinheiros, Marina.
Signos de Arton
Em Arton, existe uma tradição de astrologia bastante antiga, herdada dos elfos, mas desenvolvida com afinco pelos povos humanos e táuricos. Ao acompanhar os movimentos e posicionamentos das estrelas e constelações ao longo dos anos, bem como dos mundos, do sol e da lua, os astrólogos, adivinhos e outros estudiosos do arcano conseguem fazer previsões vagas sobre o futuro sem recorrer a magia real.Um dos aspectos mais populares da astrologia são os signos; isto e, a constelação-regente de uma criatura no dia de seu nascimento. Os doze signos, suas características mais comuns, elemento principal, mês de regência principal e uma personalidade famosa de Arton pertencente a ele são indicados a seguir:
• Pégaso: são indivíduos corajosos e com grande talento para liderança, mas também teimosos e impacientes. Elemento: Luz. Mês: Salizz. Personalidade famosa: Sir Orion Drake, o Cavaleiro do Corvo.
• Medusa: são pessoas praticas e de gosto pelo conforto e estabilidade, porem podem ser possessivos e morosos. Elemento: Terra. Mês: Terraviva. Personalidade famosa: Talude, Mestre Máximo da Magia.
• Hipogrifo: tendem a sociabilidade e espiritualidade, mas sua curiosidade e instabilidade podem ser sua ruina. Elemento: Água. Mês: Dantal. Personalidade famosa: Lisandra, sumo-sacerdotisa de Allihanna.
• Harpia: sonhadores e imaginativos, sempre com a cabeça nas nuvens. Elemento: Ar. Mês: Luvitas. Personalidade famosa: Lorde Niebling, o único gnomo do mundo.
• Dragão: exuberantes e ambiciosos, sempre em busca de atenção e poder. Elemento: Fogo. Mês: Weez. Personalidade famosa: Edauros, sumo-sacerdote de Kallyadranoch.
• Unicórnio: tendem a versatilidade e adaptabilidade, mas podem sofrer de perfeccionismo e detalhismo. Elemento: Luz. Mês: Exinn. Personalidade famosa: Vectorius, prefeito e fundador do Mercado nas Nuvens.
• Naga: são pessoas românticas e amáveis, porem também podem ser orgulhosas e apáticas. Elemento: Trevas. Mês: Lunaluz. Personalidade famosa: Vladislav Tpish, famoso estudioso e mago necromante.
• Aranha: ciumentos, competitivos e muitas vezes vingativos. Elemento: Trevas. Mês: Pace. Personalidade famosa: Capitão James K, pirata do Mar Negro.
• Fênix: são indivíduos generosos e com tendências otimistas, mas também impulsivos e imprudentes. Elemento: Fogo. Mês: Aurea. Personalidade famosa: Maquius Victorius, o Guerreiro de Arton.
• Gênio: costumam ser diplomáticos e persistentes, mas também melancólicos e frios. Elemento: Terra. Mês: Altossol. Personalidade famosa: Conde Ferren Asloth, regente de Portsmouth.
• Fada: originais, progressistas e muitas vezes radicais. Elemento: Ar. Mês: Wynn. Personalidade famosa: Shivara Sharpblade, Imperatriz-Rainha do Reinado.
• Golfinho: costumam ser sensíveis, empáticos e criativos, mas também desligados e indecisos. Elemento: Água. Mês: Cyd. Personalidade famosa: Zentura, famosa medusa escultora.