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    Mensagem por thendara_selune Dom Nov 24, 2024 9:49 pm

    Vale ressaltar que algumas habilidades podem surgir apenas quando o jogo começar, dependendo das experiências de cada personagem. A ideia é que essas habilidades e qualidades se atualizem conforme o jogo avança. Por isso, as coloquei na cor amarela, pois ainda não estão disponíveis para os jogadores. Assim como vocês podem especificar que o personagem tem, por exemplo, 'conhecimento na fauna amazônica', 'especialista em suturas' ou ainda 'especialista em mergulho sem equipamentos', fiquem à vontade para detalhar essas habilidades. No entanto, peço sempre bom senso e coesão ao escolher as habilidades, pois isso ajuda a tornar a narrativa mais fluida, divertida e imersiva.


    Mecânica do Jogo:





    1. Pontos Iniciais e Habilidades:

    • Pontos Iniciais: Cada personagem começa com 15 pontos para gastar em habilidades.

    • Custo das Habilidades:

      • Habilidades Iniciais: Cada habilidade custa 1 ponto para ser adquirida.

      • Aumentar Habilidade Existente: Se o jogador já tiver uma habilidade e quiser aumentá-la (por exemplo, aumentar o nível de especialização em uma habilidade que já possui), o custo será 2 pontos.

      • Adquirir Nova Habilidade: Se o jogador quiser adquirir uma habilidade que ainda não possui, o custo será 3 pontos.






    2. Exemplos de Habilidades por Profissão:
    Cada profissão tem um conjunto específico de habilidades que o jogador pode escolher. Aqui estão alguns exemplos:
    Biólogo:
    • Conhecimento em Flora Amazônica (1 ponto)

    • Conhecimento em Fauna Amazônica (1 ponto)

    • Identificação de Espécies Alienígenas (3 pontos, se for um conhecimento novo para o biólogo)

    • Sobrevivência em Ambientes Selvagens (1 ponto)


    Arqueólogo:
    • Escavações e Pesquisa de Ruínas (1 ponto)

    • Decodificação de Textos Antigos (1 ponto)

    • História das Civilizações Desconhecidas (1 ponto)

    • Tecnologia Alienígena (3 pontos, se for um campo desconhecido para o arqueólogo)


    Linguista:
    • Decodificação de Linguagens Antigas (1 ponto)

    • Interpretação de Símbolos Alienígenas (3 pontos, se for algo fora do usual)

    • Compreensão de Códigos Ufológicos (2 pontos, se já for uma habilidade anterior)


    Cientista Ambiental:
    • Análise de Impactos Ambientais (1 ponto)

    • Estudo de Fenômenos Naturais (1 ponto)

    • Monitoramento de Ecossistemas em Crise (2 pontos)


    Ex-Militar/Especialista em Sobrevivência:
    • Táticas de Sobrevivência na Floresta (1 ponto)

    • Liderança em Situações de Crise (1 ponto)

    • Condução de Expedições em Terrenos Perigosos (2 pontos)


    3. Limitações e Coesão do Personagem:

    • Embora um personagem possa ter habilidades de outras profissões, como um biólogo com habilidades em medicina, é importante manter coesão no personagem. Por exemplo, um explorador pode ser mais habilidoso em sobrevivência e primeiros socorros, mas não deve ter habilidades avançadas em decodificação de textos antigos, a menos que isso faça sentido para a história do personagem.


    4. Exemplo de Como Montar o Personagem:

    Escolha de Profissão: Biólogo
    Pontos Iniciais: 20 pontos
    Habilidades Escolhidas:
    • Conhecimento em Flora Amazônica (1 ponto)

    • Conhecimento em Fauna Amazônica (1 ponto)

    • Sobrevivência em Ambientes Selvagens (1 ponto)

    • Análise de Impactos Ambientais (1 ponto)

    • Táticas de Sobrevivência na Floresta (1 ponto)






    Total: 5 pontos, com 10 pontos restantes para aumentar habilidades ou adquirir novas habilidades conforme o avanço da história.




    5. Progressão do Personagem:

    À medida que o jogo avança, os jogadores podem ganhar mais pontos para desenvolver e aprimorar as habilidades de seus personagens. Por exemplo:
    • Se um personagem desejar aumentar uma habilidade já adquirida, o custo será de 2 pontos.

    • Se quiser aprender uma habilidade nova (por exemplo, um biólogo aprender a decodificar textos antigos), o custo será de 3 pontos.






    6. Exemplos de Como a Progressão Funciona:

    • Biólogo com as habilidades iniciais:

      • Conhecimento em Flora Amazônica (1 ponto)

      • Conhecimento em Fauna Amazônica (1 ponto)

      • Sobrevivência em Ambientes Selvagens (1 ponto)

      • Análise de Impactos Ambientais (1 ponto)



    • Durante o Jogo:

      • O jogador decide aumentar a habilidade de Identificação de Espécies Alienígenas (que ele ainda não possui), então isso custará 3 pontos.

      • Ele também decide aprender uma nova habilidade de Tecnologia Alienígena, que também custa 3 pontos.




    Total de pontos gastos: 1 + 1 + 1 + 1 + 3 + 3 = 10 pontos gastos. Restam 5 pontos para mais melhorias ou novas aquisições.

    7. Resumo:

    • Cada jogador começa com 15 pontos.

    • Cada habilidade inicial custa 1 ponto.

    • Aumentar uma habilidade existente custa 2 pontos.

    • Adquirir uma nova habilidade custa 3 pontos.

    • A coesão do personagem deve ser mantida para uma experiência de jogo mais imersiva.

    • Os pontos podem ser distribuídos e gastos ao longo do jogo, conforme o desenvolvimento do personagem e da história.






    Essa mecânica proporciona flexibilidade para a criação de personagens ricos e evolutivos, permitindo escolhas estratégicas de habilidades e promovendo uma progressão interessante conforme o jogo avança.
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    Aqui está a organização e a mecânica do jogo de acordo com a sua solicitação, considerando que todos começam com 15 pontos para distribuir entre as habilidades: Empty Re: Aqui está a organização e a mecânica do jogo de acordo com a sua solicitação, considerando que todos começam com 15 pontos para distribuir entre as habilidades:

    Mensagem por thendara_selune Ontem à(s) 11:28 am

    Rolagem de Sanidade

    A rolagem de sanidade será necessária sempre que o personagem se deparar com algo que:
    1. Contraria sua verdade pessoal.
    2. Quebra sua fé pessoal.
    3. Desafia seu voto pessoal sobre como ele enxerga a vida e os princípios que a regem.

    Defina na Ficha:

    Cada jogador deve definir uma dessas três características do personagem:
    • Verdade Pessoal: Um princípio ou crença que define sua visão do mundo.
    • Fé Pessoal: Algo em que o personagem acredita profundamente, seja religioso, filosófico ou idealista.
    • Voto Pessoal: Um compromisso moral, ético ou prático que guia suas ações.

    Esses valores devem ser registrados na ficha de personagem e podem influenciar a narrativa e as rolagens de sanidade.


    Mecânica de Sanidade

    • Sanidade Inicial: Todos os personagens começam com um total de 6 pontos de sanidade.
    • Rolagem: Quando exposto a uma situação que desafie suas crenças ou princípios:
      1. Role 1d6.
      2. Some o valor obtido ao atributo Intelecto do personagem.
      3. Apenas os valores acima de 4 contam como sucesso.



    O narrador determinará a quantidade de sucessos necessários para resistir à perda de sanidade, variando conforme a gravidade da situação.


    Mecânica de Vontade

    • Vontade Inicial: Todos os personagens começam com 6 pontos de vontade.
    • Perda de Vontade: Dependendo das circunstâncias, o personagem pode perder pontos de vontade, como por:
      • Fracassos em situações de sanidade.
      • Exposição contínua a eventos traumáticos.
      • Decisões que vão contra seus princípios definidos na ficha.



    A perda de vontade pode afetar a capacidade do personagem de resistir a novos desafios emocionais e psicológicos.
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    Aqui está a organização e a mecânica do jogo de acordo com a sua solicitação, considerando que todos começam com 15 pontos para distribuir entre as habilidades: Empty Re: Aqui está a organização e a mecânica do jogo de acordo com a sua solicitação, considerando que todos começam com 15 pontos para distribuir entre as habilidades:

    Mensagem por thendara_selune Ontem à(s) 11:33 am

    O modelo de ficha abaixo serve como um guia para vocês montarem as suas. Lembrem-se de que, durante a construção da ficha, cada ponto distribuído vale 1. Após o início do jogo, não será possível fazer alterações nas fichas. Contudo, dependendo do ritmo da mesa e do desenvolvimento dos personagens, habilidades, qualidades e até defeitos poderão ser desbloqueados ao longo da narrativa.


    A proposta do jogo é ser sério, mas também divertido, sem a necessidade de rolar dados constantemente. Em várias situações, a lógica do BG (background) ou a interpretação dos personagens guiará as ações. Por exemplo, posso dizer:
    • “O personagem obtém a informação porque seus estudos e pesquisas revelam que tal símbolo aparece tanto na mitologia suméria quanto na mitologia chinesa.”
    • “O pajé reconhece a folha e sabe que ela pode ser misturada em um chá específico.”
    • “As raízes da samaúma, conhecidas como sapopemas, têm até 160 cm de diâmetro e servem de abrigo para animais. Quando batidas, produzem um som que ecoa pela floresta, usado pelos indígenas para comunicação entre comunidades. Esse sistema de comunicação conecta a floresta e suas pessoas.”
    • “O médium sente uma vibração no ar e intui que aquele caminho levará à morte.”
    • “O biólogo escreveu um artigo sobre o tema e, por isso, pode afirmar determinado fato.”
    • “A ribeirinha ouviu do pai, que ouviu do avô, que aquele trecho do rio é perigoso, especialmente à noite, pois é conhecido por engolir pequenos barcos.”

    Espero que vocês entendam a essência do que estou explicando. A ideia é um jogo "fora da caixinha" tanto para mim quanto para vocês.





    Vamos fazer assim: vocês começam com 20 pontos para a criação dos personagens, um bônus da minha generosidade
    What a Face What a Face What a Face


    Ficha de Personagem

    Dados do Personagem

    • Nome:
    • Idade:
    • Profissão:
    • Aparência e Traços Distintivos:
    • História e Motivação:



    Atributos Básicos

    Distribua 20 pontos entre os seguintes atributos:






    [th]Atributo[/th][th]Valor[/th][th]Descrição[/th]
    ForçaCapacidade física bruta. (Ex.: combate corpo a corpo, carregar objetos pesados).
    DestrezaAgilidade e precisão. (Ex.: esquivas, acrobacias, tarefas manuais).
    VigorResistência física e mental. (Ex.: suportar dano, resistir a doenças ou exaustão).
    IntelectoRaciocínio e aprendizado. (Ex.: resolver enigmas, analisar situações, recordar informações).
    CarismaInfluência social e magnetismo pessoal. (Ex.: persuadir, enganar, liderar).


    Qualidades e Defeitos

    Gaste ou receba pontos extras baseados nas qualidades e defeitos escolhidos. (Máximo: 5 pontos em cada)
    Qualidades:
    Escolha vantagens que concedem bônus.



    [th]Qualidade[/th][th]Nível[/th][th]Descrição[/th][th]Custo[/th]
    Exemplo: Carismático+1 a +5 dados em interações sociais.1-5 pontos
    Defeitos:
    Escolha desvantagens que concedem pontos extras para redistribuição.


    [th]Defeito[/th][th]Nível[/th][th]Descrição[/th][th]Pontos[/th]
    Exemplo: Introvertido-1 a -5 dados em interações sociais de grupo.1-5 pontos


    Sanidade e Vontade




    [th]Atributo[/th][th]Valor Inicial[/th][th]Descrição[/th]
    Sanidade6 pontosResistência emocional frente a desafios psicológicos e crenças abaladas.
    Vontade6 pontosDeterminação do personagem frente a situações extremas ou desafios morais.
    • Verdade Pessoal:
      (Ex.: “A justiça sempre prevalece.”)
    • Fé Pessoal:
      (Ex.: “A floresta é sagrada e protege seus filhos.”)
    • Voto Pessoal:
      (Ex.: “Nunca deixarei um companheiro para trás.”)

    Regras de Sanidade:
    • Ao enfrentar algo que desafie crenças ou princípios:
      1. Role 1d6 e adicione o Intelecto.
      2. Apenas resultados acima de 4 contam como sucesso.
      3. Perda de Sanidade ocorre quando não há sucessos suficientes.



    Regras de Vontade:
    • Perda ocorre em situações como:
      • Fracassos em testes de sanidade.
      • Exposição contínua a eventos traumáticos.
      • Violações de princípios definidos na ficha.





    Habilidades Profissionais

    Escolha habilidades específicas relacionadas à profissão. Cada habilidade custa 1 ponto na criação ou pode ser aprimorada posteriormente.




    [th]Profissão[/th][th]Habilidades[/th]
    Médico Sem FronteirasCurador Nato, Empatia Avançada, Logística Médica.
    Explorador de FlorestasRastreador, Sobrevivente Experiente, Conhecimento Territorial.
    MédiumSensitivo Espiritual, Canalização, Proteção Espiritual, Clarevidência.


    História do Personagem

    Escreva brevemente sobre a origem, personalidade e motivações do personagem:
    • Eventos marcantes do passado.
    • Razão para participar da expedição.
    • Conexão com os mistérios da floresta amazônica.
    Conteúdo patrocinado


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    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Nov 26, 2024 5:31 am