Vale ressaltar que algumas habilidades podem surgir apenas quando o jogo começar, dependendo das experiências de cada personagem. A ideia é que essas habilidades e qualidades se atualizem conforme o jogo avança. Por isso, as coloquei na cor amarela, pois ainda não estão disponíveis para os jogadores. Assim como vocês podem especificar que o personagem tem, por exemplo, 'conhecimento na fauna amazônica', 'especialista em suturas' ou ainda 'especialista em mergulho sem equipamentos', fiquem à vontade para detalhar essas habilidades. No entanto, peço sempre bom senso e coesão ao escolher as habilidades, pois isso ajuda a tornar a narrativa mais fluida, divertida e imersiva.
2. Exemplos de Habilidades por Profissão:
Cada profissão tem um conjunto específico de habilidades que o jogador pode escolher. Aqui estão alguns exemplos:
Biólogo:
Arqueólogo:
Linguista:
Cientista Ambiental:
Ex-Militar/Especialista em Sobrevivência:
Pontos Iniciais: 20 pontos
Habilidades Escolhidas:
Total: 5 pontos, com 10 pontos restantes para aumentar habilidades ou adquirir novas habilidades conforme o avanço da história.
Durante o Jogo:
O jogador decide aumentar a habilidade de Identificação de Espécies Alienígenas (que ele ainda não possui), então isso custará 3 pontos.
Ele também decide aprender uma nova habilidade de Tecnologia Alienígena, que também custa 3 pontos.
Total de pontos gastos: 1 + 1 + 1 + 1 + 3 + 3 = 10 pontos gastos. Restam 5 pontos para mais melhorias ou novas aquisições.
Essa mecânica proporciona flexibilidade para a criação de personagens ricos e evolutivos, permitindo escolhas estratégicas de habilidades e promovendo uma progressão interessante conforme o jogo avança.
Mecânica do Jogo:
1. Pontos Iniciais e Habilidades:
- Pontos Iniciais: Cada personagem começa com 15 pontos para gastar em habilidades.
- Custo das Habilidades:
- Habilidades Iniciais: Cada habilidade custa 1 ponto para ser adquirida.
- Aumentar Habilidade Existente: Se o jogador já tiver uma habilidade e quiser aumentá-la (por exemplo, aumentar o nível de especialização em uma habilidade que já possui), o custo será 2 pontos.
- Adquirir Nova Habilidade: Se o jogador quiser adquirir uma habilidade que ainda não possui, o custo será 3 pontos.
2. Exemplos de Habilidades por Profissão:
Cada profissão tem um conjunto específico de habilidades que o jogador pode escolher. Aqui estão alguns exemplos:
Biólogo:
- Conhecimento em Flora Amazônica (1 ponto)
- Conhecimento em Fauna Amazônica (1 ponto)
- Identificação de Espécies Alienígenas (3 pontos, se for um conhecimento novo para o biólogo)
- Sobrevivência em Ambientes Selvagens (1 ponto)
Arqueólogo:
- Escavações e Pesquisa de Ruínas (1 ponto)
- Decodificação de Textos Antigos (1 ponto)
- História das Civilizações Desconhecidas (1 ponto)
- Tecnologia Alienígena (3 pontos, se for um campo desconhecido para o arqueólogo)
Linguista:
- Decodificação de Linguagens Antigas (1 ponto)
- Interpretação de Símbolos Alienígenas (3 pontos, se for algo fora do usual)
- Compreensão de Códigos Ufológicos (2 pontos, se já for uma habilidade anterior)
Cientista Ambiental:
- Análise de Impactos Ambientais (1 ponto)
- Estudo de Fenômenos Naturais (1 ponto)
- Monitoramento de Ecossistemas em Crise (2 pontos)
Ex-Militar/Especialista em Sobrevivência:
- Táticas de Sobrevivência na Floresta (1 ponto)
- Liderança em Situações de Crise (1 ponto)
- Condução de Expedições em Terrenos Perigosos (2 pontos)
3. Limitações e Coesão do Personagem:
- Embora um personagem possa ter habilidades de outras profissões, como um biólogo com habilidades em medicina, é importante manter coesão no personagem. Por exemplo, um explorador pode ser mais habilidoso em sobrevivência e primeiros socorros, mas não deve ter habilidades avançadas em decodificação de textos antigos, a menos que isso faça sentido para a história do personagem.
4. Exemplo de Como Montar o Personagem:
Escolha de Profissão: BiólogoPontos Iniciais: 20 pontos
Habilidades Escolhidas:
- Conhecimento em Flora Amazônica (1 ponto)
- Conhecimento em Fauna Amazônica (1 ponto)
- Sobrevivência em Ambientes Selvagens (1 ponto)
- Análise de Impactos Ambientais (1 ponto)
- Táticas de Sobrevivência na Floresta (1 ponto)
Total: 5 pontos, com 10 pontos restantes para aumentar habilidades ou adquirir novas habilidades conforme o avanço da história.
5. Progressão do Personagem:
À medida que o jogo avança, os jogadores podem ganhar mais pontos para desenvolver e aprimorar as habilidades de seus personagens. Por exemplo:- Se um personagem desejar aumentar uma habilidade já adquirida, o custo será de 2 pontos.
- Se quiser aprender uma habilidade nova (por exemplo, um biólogo aprender a decodificar textos antigos), o custo será de 3 pontos.
6. Exemplos de Como a Progressão Funciona:
- Biólogo com as habilidades iniciais:
- Conhecimento em Flora Amazônica (1 ponto)
- Conhecimento em Fauna Amazônica (1 ponto)
- Sobrevivência em Ambientes Selvagens (1 ponto)
- Análise de Impactos Ambientais (1 ponto)
Total de pontos gastos: 1 + 1 + 1 + 1 + 3 + 3 = 10 pontos gastos. Restam 5 pontos para mais melhorias ou novas aquisições.
7. Resumo:
- Cada jogador começa com 15 pontos.
- Cada habilidade inicial custa 1 ponto.
- Aumentar uma habilidade existente custa 2 pontos.
- Adquirir uma nova habilidade custa 3 pontos.
- A coesão do personagem deve ser mantida para uma experiência de jogo mais imersiva.
- Os pontos podem ser distribuídos e gastos ao longo do jogo, conforme o desenvolvimento do personagem e da história.
Essa mecânica proporciona flexibilidade para a criação de personagens ricos e evolutivos, permitindo escolhas estratégicas de habilidades e promovendo uma progressão interessante conforme o jogo avança.