Uma semana antes do Encontro dos Escudos a cidade de Essembra não poderia estar mais agitada. Há senhores ampliando os seus estabulos, carregamentos e mais carregamentos de bebidas, alimentos, roupas, e os mais diversos tipos de mercadorias chegando, pessoas enfeitando as ruas de chão batido da cidade, guardas recebendo instruções, pessoas limpando as ruas...e já há pessoas no acampamento, próximo a cidade.
Algumas semanas atras vários lenhadores foram nesta região para abrir espaço para os visitantes. Contrariando a orientação dos druídas mais antigos, quase meia Essembra de florestas foi desmatada, já que a cidade não coportara o grande numero das pessoas que virão dos vales neste ano. Houve um relato ou outro de lobos selvagens, mas não houve nenhuma morte. A cidade é a maior da Terra dos Vales, porem a quantidade de visitantes promete.
Muito barulho, muitas pessoas ocupadas com os seus afazeres, a guarda foi reforçada e os milicianos andam para la e para ca com seus arcos, buscando ladrões que queiram se aproveitar da situação e roubar. Foram feitas mais torres de vigília no caminho para a cidade, apesar dos já varios que existem. Vários ladrões foram pegos, e outros ainda o serão. Alguns regentes e lordes já chegaram, e desfrutam de estadias um pouco mais luxuosas dentro de Essembra, em hospedarias, é claro com guarda costas vigiando. A maior parte da população mais humilde que vem dos vales se acomoda no grande acampamento.
O Grande Acampamento esta ganhando forma, com muitas barracas sendo erguidas e já consegue-se ver "ruas" entre os acampamentos.
Andariel negociou uns dias antes um pequeno espaço, não muito visto, para sua cabana em Essembra. Ela decidiu não ficar em um lugar de grande movimento pois nem todos aprovam sua atividade por aqui. Alguns aldeões não viram com bons olhos a estadia dela aqui, e quando ela passou eles cuspiram no chão. Porem, outras mulheres conhecidas de Andariel a cumprimentaram...quando ninguem estava vendo.