Ranmurk nasceu numa pequena aldeia na encosta das Montanhas Curna. A vida dele era monótona, sem grandes preocupações e sem medos, mas isso acabou quando ele tinha seis invernos completados.
Ele nunca se esquecerá desse dia fatídico que mudou sua vida de maneira drástica. Ele se lembra perfeitamente dos detalhes, embora fosse muito jovem.
“Nuvens avermelhadas avançavam em direção à pequena aldeia... pessoas corriam desesperadas de um lado pro outro, tentando salvar suas vidas... uma sombra de uma criatura encobriu toda a aldeia... fogo foi disparado de sua boca e incinerou diversas pessoas e diversas casas de palha... parecia que o dia iria se prolongar muito... a critaura engolia as pessoas ainda vivas... os pais de Ranmurk falaram pra ele fugir pras Montanhas Curna... e assim Ranmurk fez... deu uma ultima olhada aos pais e fugiu a toda velocidade, mas ele não tinha idéia de que essa seria a ultima vez que os veria vivos...”
Quando Ranmurk voltou das Montanhas Curna, seu tio, Greend Willhend informou a Ranmurk o que ele mais estivera receando: Seus pais estavam mortos. Ranmurk se lembra de ter ficado o dia inteiro chorando e lamentando as perdas dos pais, e prometeu vingança, embora ele ainda não soubesse o real significado daquela palavra. Alem dos pais, ele perdeu diversos amigos. Esse dia ficou conhecido como "O Dia do Ataque de Svaughrixy". Svaughrixy era o nome do dragão vermelho que atacou a aldeia. Como haviam descoberto isso, Ranmurk não saberia dizer. De qualquer forma, Ranmurk fez questão de memorizar esse nome: Svaughrixy.
Com os pais mortos, seu tio Greend Willhend ficou responsável por cuidar de Ranmurk. Nos anos seguintes, Ranmurk aparentava ter conseguido superar a morte dos pais. Mas isso não era verdade. Ranmurk nunca mais conseguiu ter amor a vida ou a alguém. Ele nunca mais foi o mesmo.
Aos 14 anos, ele começou a treinar com seu tio, um guerreiro aposentado, a brandir armas, mas foi preciso insistir muito antes pra Ranmurk convencer seu tio a lhe ensinar a arte da guerra. Quando Ranmurk completou seu treinamento, ele fugiu da aldeia. Estava na hora de cumprir sua promessa!
Ranmurk não conhecia nada de dragões alem do que as lendas contavam, e isso era muito pouco para se querer matar um dragão de verdade. Ele precisava conhecer mais sobre dragões, aprender sobre seu modo de vida, conhecer suas fraquezas e pontos fortes. Então ele começou uma viagem longa, de cidade em cidade, visitando diversas bibliotecas, tentando descobrir a localidade de algum sábio que poderia responder suas perguntas. O máximo que ele descobriu foi a localidade de um draconólogo, Aloysius Egon Greegier.
A localização desse draconólogo era em Kholtar, e pra lá Ranmurk foi. Chegando na cidade, não foi dificil achar Aloysius Egon Greegier, provavelmente o unico draconólogo em um raio de muitas milhas. Ranmurk conversou durante um dia inteiro com o senhor Greegier a respeito de dragões, e não descobriu o que realmente queria, mas já era um começo. O draconólogo lhe explicou algumas diferenças básicas entre os dragões, e lhe explicou também o funcionamento de seu metabolismo. Mostrou ao Ranmurk esqueletos inteiros de dragões, explicando sobre cada órgão de um dragão.
Ele passou a noite na cidade, e no dia seguinte saiu da cidade. Outra coisa que o senhor Greegier informou ao Ranmurk, era que dragões vermelhos costumavam morar em montanhas, alguns inclusive habitam vulcões.
Nos dois anos seguintes, Ranmurk ficou caçando Svaughrixy, andando por boa parte do extremo-sul de Faêrun. Ele chegou a encontrar dragões por seu caminho, e foi esperto o suficiente pra conseguir pegar apenas os filhotes dos dragões e matar sem piedade. Ele encontrou dificuldades em algumas cavernas de dragões onde tinham proteções mágicas. Nesse tempo ele ganhou experiência, até que conheceu Stewart Debruk, um legítimo caçador de dragões, e juntos eles foram matando dragões, só que o jeito de Stewart era mais sutil. Ele pegava os dragões dormindo para poder matar.
Stewart Debruk ensinou muitas coisas a Ranmurk. Ensinou formas de se levar vantagem em um combate contra um dragão. Por exemplo, nunca é aconselhável você enfrentar um dragão em uma área grande ou aberta, onde ele possa levantar vôo. Outra dica também é quando um grupo estiver lutando contra um dragão, é bom o grupo se dispersar se possível, evitando que todos sejam alvos do sopro do dragão. Debruk também ensinou a linguagem dracônica para Ranmurk.
Os dois passaram alguns anos enfrentando dragões, Ranmurk sempre com um unico objetivo: Ganhar experiência para quando se encontrar com Svaughrixy poder matá-lo. Mas Svaughrixy nunca foi encontrado por Ranmurk. A união entre Ranmurk e Debruk foi desfeita, quando houve um ponto de discórdia sobre a distribuição dos espólios de um determinado dragão. Cada um resolveu tomar seu rumo sozinho. O maior dragão que Ranmurk chegou a enfrentar foi um dragão fêmea de ouro, Cathlindrax.