SISTEMA STORYTELLING
1) REGRAS BÁSICAS
CARACTERÍSTICAS:
Variam de 1 a 5 (1 muito paia, 5 muito foda).
Os testes são feitos com um Atributo (características básicas) + Habilidade (perícias do personagem), cada bolinha equivale a 1 dado de dez faces (D10). A isso se somam MODIFICADORES, variações por causa da circunstância, equipamento, etc. Os modificadores são dados D10 extras que são somados ou subtraídos da Parada de Dados.
ATRIBUTOS
São divididos em 3 tipos: Mentais (Inteligência, Raciocínio, Perseverança), Físicos (Força, Destreza, Vigor) e Sociais (Presença, Manipulação, Autocontrole).
Eles também são divididos entre Atributos de Poder (Inteligência, Força e Presença), Atributos de Refinamento (Raciocínio, Destreza e Manipulação), Atributos de Resistência (Perseverança, Vigor e Autocontrole).
ATRIBUTOS DE PODER são usados quando o personagem quer se impor sobre o mundo, é o efeito que ele tem sobre as pessoas e o ambiente: Inteligência (o quão esperto o personagem é), Força (o quão forte o personagem é), Presença (o quão impressionante, carismático no sentido de magnetismo pessoal o personagem é).
ATRIBUTOS DE REFINAMENTO são usados quando o personagem quer interagir com o mundo, sua capacidade de manipular com o mundo e influenciar pessoas, sua capacidade de antecipar reações, reagir ao ambiente, e coordenar pessoas : Raciocínio (o quão habilidoso mentalmente o personagem é), Destreza (o quão habilidoso fisicamente o personagem é), Manipulação (o quão habilidoso socialmente (no sentido de manipular as pessoas )o personagem é).
ATRIBUTOS DE RESISTÊNCIA são usados quando o personagem quer resistir a influências internas ou externas que possam afetá-lo negativamente: Perseverança (o quão dedicado o personagem é), Vigor (o quão robusto fisicamente o personagem é, sua resistência física), Autocontrole (o quão digno e capaz de controlar suas próprias emoções o personagem é).
HABILIDADES
As coisas que o personagem sabe fazer, suas competências.
PARADA DE DADOS:
Grupo de dados D10. Rola-se os dados contra dificuldade 7. Tirando acima de 7 ( 8,9,10) equivale a um sucesso. Se tirar 10, pode rolar de novo e contar mais um sucesso (se for bem sucedido na segunda rolada).
Se rolar 10 de novo, vai rolando e somando sucessos (regra chamada de EXPLOSÃO DO 10).
TESTE BÁSICO:
ATRIBUTO + HABILIDADE + MODIFICADORES (De Equipamento, dados pelo Narrador, etc.)
Os modificadores somam ou subtraem dados da Parada de Dados.
AÇÕES:
4 Tipos: Instantânea, Prolongada, Disputada, Reflexa
INSTANTÂNEA - Resolvida na hora, 1 sucesso resolve, mais sucessos melhora o resultado.
PROLONGADA - O Narrador determina o nº de sucessos necessários, tempo mais longo.
DISPUTADA - Dois ou mais personagens fazem testes, o que tiver mais sucessos vence.
REFLEXA - Passiva, pode acontecer enquanto o personagem faz outras coisas
COMBATE:
Soma-se o Atributo do combate + Habilidade do Combate + Modificador da Arma (o número de D10 que a arma adiciona no ataque) + Modificadores de Ocasião (determinado pelo Narrador, ex. visibilidade, distância, etc.; também são dados que somam ou subtraem do total de D10s do ataque). Caso o alvo do ataque tenha algum tipo de DEFESA ou BLINDAGEM, estas também subtraem D10s da parada de dados do ataque.
Cada sucesso obtido no ataque vai SER SUBTRAÍDO DIRETAMENTE da VITALIDADE da vítima/alvo (a característica da saúde de um personagem).
TESTE DA SORTE
Se a parada de dados for reduzida a 0 ou menos dados D10s, o personagem pode fazer o Teste da Sorte: ele rola 1d10, apenas se sair 10 ele conseguiu sucesso na ação (e ainda poderá rolar novamente, seguindo a regra da EXPLOSÃO DO 10). Se ele tirar 1 no PRIMEIRO dado jogado, ele tem uma FALHA CATASTRÓFICA, algo horrível acontece com o personagem.
1) REGRAS BÁSICAS
CARACTERÍSTICAS:
Variam de 1 a 5 (1 muito paia, 5 muito foda).
Os testes são feitos com um Atributo (características básicas) + Habilidade (perícias do personagem), cada bolinha equivale a 1 dado de dez faces (D10). A isso se somam MODIFICADORES, variações por causa da circunstância, equipamento, etc. Os modificadores são dados D10 extras que são somados ou subtraídos da Parada de Dados.
ATRIBUTOS
São divididos em 3 tipos: Mentais (Inteligência, Raciocínio, Perseverança), Físicos (Força, Destreza, Vigor) e Sociais (Presença, Manipulação, Autocontrole).
Eles também são divididos entre Atributos de Poder (Inteligência, Força e Presença), Atributos de Refinamento (Raciocínio, Destreza e Manipulação), Atributos de Resistência (Perseverança, Vigor e Autocontrole).
ATRIBUTOS DE PODER são usados quando o personagem quer se impor sobre o mundo, é o efeito que ele tem sobre as pessoas e o ambiente: Inteligência (o quão esperto o personagem é), Força (o quão forte o personagem é), Presença (o quão impressionante, carismático no sentido de magnetismo pessoal o personagem é).
ATRIBUTOS DE REFINAMENTO são usados quando o personagem quer interagir com o mundo, sua capacidade de manipular com o mundo e influenciar pessoas, sua capacidade de antecipar reações, reagir ao ambiente, e coordenar pessoas : Raciocínio (o quão habilidoso mentalmente o personagem é), Destreza (o quão habilidoso fisicamente o personagem é), Manipulação (o quão habilidoso socialmente (no sentido de manipular as pessoas )o personagem é).
ATRIBUTOS DE RESISTÊNCIA são usados quando o personagem quer resistir a influências internas ou externas que possam afetá-lo negativamente: Perseverança (o quão dedicado o personagem é), Vigor (o quão robusto fisicamente o personagem é, sua resistência física), Autocontrole (o quão digno e capaz de controlar suas próprias emoções o personagem é).
HABILIDADES
As coisas que o personagem sabe fazer, suas competências.
PARADA DE DADOS:
Grupo de dados D10. Rola-se os dados contra dificuldade 7. Tirando acima de 7 ( 8,9,10) equivale a um sucesso. Se tirar 10, pode rolar de novo e contar mais um sucesso (se for bem sucedido na segunda rolada).
Se rolar 10 de novo, vai rolando e somando sucessos (regra chamada de EXPLOSÃO DO 10).
TESTE BÁSICO:
ATRIBUTO + HABILIDADE + MODIFICADORES (De Equipamento, dados pelo Narrador, etc.)
Os modificadores somam ou subtraem dados da Parada de Dados.
AÇÕES:
4 Tipos: Instantânea, Prolongada, Disputada, Reflexa
INSTANTÂNEA - Resolvida na hora, 1 sucesso resolve, mais sucessos melhora o resultado.
PROLONGADA - O Narrador determina o nº de sucessos necessários, tempo mais longo.
DISPUTADA - Dois ou mais personagens fazem testes, o que tiver mais sucessos vence.
REFLEXA - Passiva, pode acontecer enquanto o personagem faz outras coisas
COMBATE:
Soma-se o Atributo do combate + Habilidade do Combate + Modificador da Arma (o número de D10 que a arma adiciona no ataque) + Modificadores de Ocasião (determinado pelo Narrador, ex. visibilidade, distância, etc.; também são dados que somam ou subtraem do total de D10s do ataque). Caso o alvo do ataque tenha algum tipo de DEFESA ou BLINDAGEM, estas também subtraem D10s da parada de dados do ataque.
Cada sucesso obtido no ataque vai SER SUBTRAÍDO DIRETAMENTE da VITALIDADE da vítima/alvo (a característica da saúde de um personagem).
TESTE DA SORTE
Se a parada de dados for reduzida a 0 ou menos dados D10s, o personagem pode fazer o Teste da Sorte: ele rola 1d10, apenas se sair 10 ele conseguiu sucesso na ação (e ainda poderá rolar novamente, seguindo a regra da EXPLOSÃO DO 10). Se ele tirar 1 no PRIMEIRO dado jogado, ele tem uma FALHA CATASTRÓFICA, algo horrível acontece com o personagem.