A Noite é fria e parece não ter fim, hoje há uma perturbação nos planos místicos, a cartomante embaralhou as cartas, depois colocou-as em posição, tirando uma carta de cada vez, olhou, ponderou, e então as leu em sua mente, algo estava a perturbando.
Havia algo anormal nos planos físicos também, algo sobrenatural diria, ela partiu, foi até a Inglaterra, mas não foi em uma viagem convencional, dizem que é possível cortar a Europa de trem, passear por todas as belas paisagens com este meio de transporte, mas a viagem que a cartomante fez foi muito diferente.
Ela mergulhou nos planos etéreos, no plano astral ela vagou como que na velocidade da luz, não havia explicação humana para aquele acontecimento, ao ver o que havia no Stonerenge, deitado no chão, um homem, se espantou, um homem desacordado.
A cartomante no plano astral voltou ao plano físico, fez um telefonema, e logo o Professor Hércules Poirot foi até o local, ele encontrou o homem desacordado.
- Hércules Poirot:
Acolheu em sua residência, naquela época ele estava fazendo um estudo em Stonerenge e pela manhã aquele homem não estava lá, a cartomante pediu que o homem fosse examinado.
Nada havia com ele exceto que não lembrava de nada que havia ocorrido, Poirot manteve o homem desconhecido em segredo, e então ambos tentaram descobrir quem era e se tinha família.
Ian Livingstone lembrava apenas seu nome, ao procurar familiares descobriu que na época da segunda guerra a família havia desaparecido, talvez mudado de nome e fugido do país.
Então estava só, por sorte ele detinha grande inteligência e capacidade, então Poirot o contratou como professor assistente na faculdade onde trabalhava, com a ajuda de Rose a cartomante, conseguiram criar documentos falsos para que ele vivesse como uma pessoa normal.
Rose acreditava que Ian era uma pessoa que tinha a ver com o que as cartas diziam, um personagem ou peça dos acontecimentos futuros, uma terrível ameaça pairava no ar e ela sabia disso.
Sir Ian fazia serviços periódicos na faculdade, as vezes lecionava, as vezes saía a campo para trabalhar com arqueologia e estudo de civilizações antigas, havia viajado bastante, hoje estava de trem em outra viagem, mas não era uma viagem a serviço da escola.
Já havia passado um ano desde então.
Rose a cartomante havia o encontrado no Stonerenge e agora ela iria cobrar o favor de volta, havia falado ao telefone que precisava de sua ajuda, então com férias vencidas o Professor aventureiro saiu em busca da mulher na Itália.
O trem percorre seu caminho e então chega na estação, Ian está com o endereço da mulher, depois de checagem de bagagens e todas as burocracias ele está livre para ir, uma brisa gelada percorre as ruas italianas, Ian então pega seu cachecol...