O jogador pode definir um dos reinos a seguir para situar a sua casa, ou caso ele queira escolher de forma aleatória, basta jogar 1d10 e comparar o resultado com o número apresentado entre parênteses. Os reinos disponíveis são: Porto Real (1), Pedra do Dragão (2), O Norte (3), As Ilhas de Ferro (4), As Terras Fluviais (5), As Montanhas da Lua (6), As Terras Ocidentais (7), Campina (8), As Terras da Tempestade (9) e Dorne (10).
As informações abaixo mostram a quantidade de recurso que cada região lhe fornece. O jogador deverá rolar 7d6 para cada um dos recursos disponíveis (Defesa, Influência, Lei, Poder, População, Riqueza e Terras), especificando na hora da rolagem para qual recurso será computado cada resultado.
Porto Real: Defesa +5, Influência -5, Lei +20, Poder -5, População +5, Riqueza -5 e Terras -5.
Pedra do Dragão: Defesa +20, Influência -5, Lei +5, Poder +0, População +0, Riqueza -5 e Terras -5.
O Norte: Defesa +5, Influência +10, Lei -10, Poder -5, População -5, Riqueza -5 e Terras +20.
As Ilhas de Ferro: Defesa +10, Influência -5, Lei +0, Poder +10, População +0, Riqueza +0 e Terras +0.
As Terras Fluviais: Defesa -5, Influência -5, Lei +0, Poder +0, População +10, Riqueza +5 e Terras +5.
As Montanhas da Lua: Defesa +20, Influência +10, Lei -10, Poder +0, População -5, Riqueza -5 e Terras -5.
As Terras Ocidentais: Defesa -5, Influência +10, Lei -5, Poder +0, População -5, Riqueza +20 e Terras -5.
Campina: Defesa -5, Influência +10, Lei -5, Poder +0, População +5, Riqueza +5 e Terras +0.
As Terras da Tempestade: Defesa +5, Influência +0, Lei +10, Poder +5, População -5, Riqueza +0 e Terras -5.
Dorne: Defesa +0, Influência -5, Lei -5, Poder +10, População +0, Riqueza +0 e Terras +10.
O jogador deve somar os resultados obtidos nas rolagens com os recursos definidos pela região de sua casa. Como bônus, os jogadores recebem 4d6 adicionais para serem distribuídos nos recursos que quiserem, porém nenhum recurso pode se beneficiar com mais de duas rolagens extras.
O próximo passo é determinar os eventos históricos de sua casa. Primeiro, o jogador deve rolar 1d6 para determinar o período de fundação da casa. Seguem os períodos a seguir: Ancestral (1; 1d6+3), Muito Antiga (2; 1d6+2), Antiga (3; 1d6+1), Tradicional (4; 1d6), Recente (5; 1d6-1) e Nova (6; 1d6-2). Em seguida, ele deve rolar mais 1d6 para definir a quantidade de eventos ligados a sua casa. As casas mais antigas possuem mais eventos históricos, conforme consta entre os parenteses. Para uma casa Ancestral, por exemplo, o jogador irá rolar o 1d6 e somar +3 eventos históricos, enquanto para uma casa Nova, o jogador irá rolar 1d6 e subtrair 2 eventos históricos, com o minimo de 1 evento.
Dito isso, o jogador agora precisa sortear os eventos históricos da casa em si. Role 3d6 para cada evento que sua Casa possui e some ou subtraia o valor dos recursos anotados abaixo. Faça cada rolagem separadamente. Entre parenteses consta o resultado dos 3d6.
(3) Derrocada: Defesa –2d6, Influência –2d6, Lei –2d6, Poder –2d6, População –2d6, Riqueza –2d6 e Terras –2d6.
(4) Derrota: Defesa –1d6, Influência –1d6, Poder –1d6, População –1d6, Riqueza –1d6 e Terras –1d6.
(5) Catástrofe: Lei -1d6, Poder –1d6, População –1d6 e Riqueza –1d6.
(6) Loucura: Defesa (6–2d6), Influência (6–2d6), Lei (6–2d6), Poder (6–2d6), População (6–2d6), Riqueza (6–2d6) e Terras (6–2d6).
(7) Invasão/Revolta: Lei -2d6, Poder –1d6, População –1d6 e Riqueza –1d6.
(8) Escândalo: Influência -1d6, Poder -1d6 e Terras -1d6.
(9) Traição: Influência -1d6, Lei -1d6 e Poder +1d6.
(10) Declínio: Influência -1d6, Poder -1d6, Riqueza -1d6 e Terras -1d6.
(11) Infraestrutura: Escolhe dois recursos e jogue para cada +1d6.
(12) Ascensão: Influência +1d6, Poder +1d6, Riqueza +1d6 e Terras +1d6.
(13) Favorecimento: Influência +1d6, Lei +1d6 Poder +1d6 e Terras +1d6.
(14) Vitória: Defesa +1d6, Influência +1d6 e Poder +1d6.
(15) Vilão: Influência +1d6, Lei -1d6, Poder +1d6 e População -1d6.
(16) Glória: Defesa +1d6, Influência +1d6, Lei +1d6 e Poder +1d6.
(17) Conquista: Defesa -1d6, Influência +1d6, Lei -1d6, População +1d6, Riqueza +1d6 e Terras +1d6.
(18) Benção: Defesa +1d6, Influência +2d6, Lei +1d6, Poder +2d6, População +1d6, Riqueza +2d6 e Terras +1d6.
Role os d6 pertinentes a cada evento e some os resultados com os recursos iniciais. A some final disso mostrará a quantidade de recursos totais de sua Casa.
Agora, de acordo com os resultados de cada recurso, o jogador deverá fazer a compra de posses de sua Casa. Para maiores detalhes, favor ler o livro.