Lyvio escreveu:Empunhadura primata quem tem esse talento sofre -1 nas jogadas de ataque.
- Empunhadura Primata:
"EMPUNHADURA PRIMATA
“Monkey Grip” (CWar p103)
Pré-Requisitos:
Bônus Base de Ataque +1.
Benefícios: Você pode usar uma arma corpo-a-corpo que é uma categoria de tamanho maior que a sua. Você sofre uma penalidade de –2 à sua jogada de ataque, mas com esforço maior você pode usar uma arma sem ter nenhuma mudança no seu modificador. Por regra uma espada longa (uma arma de uma mão para criaturas grandes) é considerada arma de duas mãos para criaturas médias que não tenham esse talento. Então para criaturas médias que tenham esse talento é considerado que espada longa é uma arma de uma mão. Você pode manejar uma arma leve de categoria maior como uma arma leve, ou uma arma de duas mãos como sendo de duas mãos. Você não pode usar uma arma de categoria de tamanho maior com sua mão inábil, e você não pode usar este talento com arma dupla. Este talento pode ser escolhido diversas vezes, cada vez com uma arma diferente.
Normal: Você pode utilizar uma arma de categoria maior que a sua com uma penalidade de –2 nos seus ataques. Uma arma leve de categoria de tamanho maior é considerada uma arma de uma mão, armas maiores que leve são consideradas de duas mãos, você não pode usar armas maiores para armas que já são de duas mãos naturalmente."
Vamos por partes..
"Você pode usar uma arma corpo-a-corpo que é uma categoria de tamanho maior que a sua."
e
"Normal: Você pode utilizar uma arma de categoria maior que a sua com uma penalidade de –2 nos seus ataques. Uma arma leve de categoria de tamanho maior é considerada uma arma de uma mão, armas maiores que leve são consideradas de duas mãos, você não pode usar armas maiores para armas que já são de duas mãos naturalmente."
Minha interpretação: Normalmente já se pode utilizar armas de categorias maiores que o tamanho do personagem, porém, uma arma de uma mão de categoria maior que a do personagem (personagem médio empunhando uma arma grande), deve ser usada com duas mãos. E o ataque sofre um redutor de -2. Uma arma grande de duas mãos (como a espada larga) não pode ser usada por um personagem médio.
"Você sofre uma penalidade de –2 à sua jogada de ataque, mas com esforço maior você pode usar uma arma sem ter nenhuma mudança no seu modificador."
Minha interpretação: Com esse talento, um personagem de tamanho médio pode usar uma arma grande de duas mãos, com um redutor de -2 no ataque. Porém, com esforço maior, é possível não receber o redutor. Como?
"Por regra uma espada longa (uma arma de uma mão para criaturas grandes) é considerada arma de duas mãos para criaturas médias que não tenham esse talento. Então para criaturas médias que tenham esse talento é considerado que espada longa é uma arma de uma mão."
Minha interpretação: A espada longa é considerada uma arma de tamanho grande, por isso um personagem de tamanho médio precisa usá-la com duas mãos. Mas com esse talento, um personagem médio poderia utilizá-la apenas com uma mão, como se ele fosse um personagem de tamanho grande, que não recebe redutor de -2 no ataque.
"Você pode manejar uma arma leve de categoria maior como uma arma leve, ou uma arma de duas mãos como sendo de duas mãos."
Minha interpretação: Com esse talento, uma arma grande de uma mão pode ser usado como uma arma média de uma mão. E uma arma grande de duas mãos pode ser usada como uma arma média de duas mãos.
"Você não pode usar uma arma de categoria de tamanho maior com sua mão inábil, e você não pode usar este talento com arma dupla. Este talento pode ser escolhido diversas vezes, cada vez com uma arma diferente."
Minha interpretação: Esse talento só é válido para a mão hábil do personagem. E não se aplica a armas duplas (como o Machado orc duplo). E cada compra desse talento vale apenas para UMA arma. No meu caso, Espada Larga.
Resumo: Eu posso usar uma espada larga grande como se fosse uma espada larga média. Posso também usar uma espada larga média com uma mão. E vou além, eu poderia usar uma espada larga enorme com duas mãos, sofrendo -2 de penalidade no ataque.
Mesmo assim, se o mestre vetar ou tiver outra interpretação, não tenho nenhum problema alterar a ficha. ^^