Kether escreveu: Gelatto escreveu:Cadê o meu tópico?
Foi mal! Eu estava respondendo uma mesa que jogo.
Lyvio escreveu:Umas dúvidas:
-Perícias, vi as perícias, mas não vi distribuição ou algo do tipo, elas são com base no atributo + BBA?
-Talentos, é o mesmo da 3.5 a cada nivel 3?
o sistema de perícias de D&D 5 é bastante superior ao da terceira edição, por ser mais simples de se compreender, mais rápido de ser usado na criação de personagens e livre das graduações e dificuldades insanas que dominavam as perícias em níveis elevados.
PERÍCIAS DE CLASSE: Cada classe oferece ao personagem cerca de três perícias próprias, e destas, o personagem geralmente escolhe apenas 1 delas para receber seus bônus de proficiência. Rangers e Bardos escolhem 3 perícias de classe para possuir proficiência, e Ladinos escolhem 4; de resto, todas as outras classes selecionam 1 perícia apenas.
PERÍCIAS DE BACKGROUND: Quando é criado, cada personagem escolhe um background, e este lhe confere proficiência com 3 perícias próprias.
Deste modo:
Um guerreiro, clérigo, mago, bárbaro, druida, monge e paladino teriam proficiência em 4 perícias. (1 de classe e 3 de background).
Um bardo ou ranger teriam proficiência com 6 perícias (3 de classe e 3 de background).
Um ladino teria proficiência com 7 perícias (4 de classe e 3 de background).
Nos casos em que o background fornecer as mesmas perícias que o personagem receberia por sua classe, o mestre do jogo pode determinar outra perícia no lugar desta que seria repetida.
LISTA DE PERÍCIAS
Abaixo, segue a lista oficial das perícias de D&D 5ª Edição. Elas são divididas conforme a habilidade chave, e não há nenhuma perícia baseada na habilidade Constituição.
FORÇA
• Athletics (engloba saltar, escalar e nadar, e que não pode ser traduzido como “atletismo”)
DESTREZA
• Acrobatics (acrobacia)
• Sleight of Hand (prestidigitação)
• Stealth (furtividade)
INTELIGÊNCIA
• Arcana (conhecimento arcano)
• History (conhecimento de história)
• Nature (conhecimento da natureza)
• Religion (conhecimento religioso)
• Search (Procurar)
SABEDORIA
• Animal Handling (lidar com animais)
• Insight (sentir motivação)
• Medicine (cura)
• Perception (percepção; engloba observar e ouvir)
• Survival (sobrevivência)
CARISMA
• Deception (blefar, enganar)
• Intimidation (intimidação)
• Performance (atuação)
• Persuasion (persuasão)