Arquétipos de Personagem (Natureza e Comportamento)
Costumamos pensar que o conceito "falsidade" é um inovação estritamente moderna. Nos tempos antigos, alguns enchem os pulmões para afirmar que a vida era mais honesta. Afinal de contas, tudo era muito claro, certo?
Errado! Antes de mais nada, as intrigas da corte exigiam muito mais deste subterfúgio do que nós, pessoas modernas, poderíamos aprender; até mesmo o mundano camponês tinha que ser cuidadoso com o que dizia e principalmente a quem dizia. Pois, nesta época sua vida poderia depender de quão bem você conseguiria enganar alguém, já que punições pesadas aguardavam aqueles que pareciam estar muito inclinados á pensamentos considerados "errados."
Em termos de jogo, os arquétipos de personalidade refletem as camadas individuais de cada um, utilizando de suas articulações em conjunto diariamente. A Natureza de um personagem representa sua índole, característica da qual existe em seu interior, sendo seu "verdadeiro eu''.
Já o comportamento, por outro lado, reflete os aspectos que as outras pessoas o veem, sendo esta assim como uma máscara, sua "face pública".
Certamente, ambas as características podem ser iguais, mas a maioria das pessoas age de modo diferente em público do que em particular.
As características de um indivíduo honesto serão as mesmas, ou pelo menos semelhantes, enquanto uma pessoa inescrupulosa pode ter um comportamento radicalmente diferente.
Todos os seres recuperam sua Força de Vontade através de ações que se aplicam à sua natureza. Se um Desperto Samaritano derrama seu sangue para proteger algum inocente em perigo, ele recupera um ou dois pontos de Força de Vontade que tenha gasto anteriormente.
Obviamente, isso só acontece se o personagem realizar um ato realmente notável durante a cena, visto que você não pode simplesmente dizer,
"eu dou uma moeda de bronze para o mendigo na rua", e conseguir recuperar sua Força de Vontade. E sim agindo de acordo com os seus códigos morais, reafirmando sua Natureza, para que portanto, possa recuperar seus pontos. Ou seja, um personagem fizer algo realmente apropriado, seu jogador pode pedir ao Narrador para recuperar Força de Vontade através dessa regra. Dependendo do que aconteceu, e de como aconteceu, o narrador pode conceder ao jogador três pontos (por algo realmente lendário e significativo), dois pontos (por uma tarefa importante ou um sacrifício), um (por um pequeno feito) ou até mesmo nenhum (por uma ação insignificante ou alguma situação onde evidentemente o jogador agiu de maneira exclusivamente pensando em angariar Força de Vontade).
É importante lembrar que a Natureza e o Comportamento não são rígidos; na verdade, eles funcionam como segmentos interpretativos, oferecendo-lhe algumas diretrizes sobre como seu personagem pode agir sob determinadas circunstâncias. Os arquétipos também podem ajudar os narradores a ter uma ideia mais concisa sobre seu personagem, podendo influenciar suas opiniões utilizando NPC's e até mesmo movimentos de cenário.
ArquitetoO Arquiteto tem um senso de propósito ainda maior do que ele mesmo. Ele só é verdadeiramente feliz ao criar algo de valor permanente para os outros.
As pessoas sempre precisam de alguma coisa e o Arquiteto se esforça para satisfazer pelo menos essa necessidade.
Inventores, pioneiros, fundadores de vilarejos, ferreiros e outros, pertencem ao Arquétipo do Arquiteto.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que estabelecer algo de importância ou de valor duradouro.
AutocrataO caos é um anátema para você; você despreza a desordem e procura tomar o controle e organizar as coisas ao seu modo. Você vive para estar no comando e sente a necessidade colocar tudo em seu devido lugar, se esforçando diariamente para que tudo ocorra normalmente, com tranquilidade. Talvez você seja uma dama controladora, ou um cavaleiro ambicioso, assim como também poderia ser um alto septão orgulhoso ou um rígido general. Seja qual for o caso, confie no seu próprio julgamento e sinta-se propenso a pensar em termos de branco e preto: "Isso não irá funcionar!", "Você está comigo ou contra mim?!", "Existem duas maneiras de se fazer isso, a minha maneira e a maneira errada." A tradição também é importante, afinal de contas, a melhor maneira de fazer as coisas é de um modo que já tenha sido provado.
- Recupere um ponto de Força de Vontade quando assumir o controle sobre um grupo ou organização que envolva outras pessoas.
BárbaroA civilização é para os fracos. As intrigas são para os covardes.
Você sabe que a única coias que importa é a foçar, a honra e a bravura pessoal, e você vive sua vida de acordo com um rígido código de conduta. Ninguém ganha seu respeito a não ser que seja poderoso o suficiente para se dar bem numa competição franca. Os fracos servem apenas para servir aos fortes.
Isso não significa que você respeite apenas a violência física; você pode ser muito inteligente, caridoso e piedoso. Entretanto, você não consegue tolerar os fracos ou covardes que se escondem atrás de palavras bonitas ou do corpo dos outros. Um título não significa nada a não ser que tenha sido obtido através de valor ou sabedoria pessoal, e um juramento de nada é válido quando é feito por alguém que não está disposto a morrer para mantê-lo. Quanto às artimanhas da civilização, você as considera perda de tempo. Afinal de contas, a dimensão de um homem (ou de uma mulher) é sua resistência às dificuldades e sua honra perante a face da adversidade.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você ou seu código de honra triunfarem claramente sobre alguma situação ou contra um oponente evidentemente ''civilizado''.
SamaritanoNós somos realmente os guardiões de nossos irmãos. Não importa que tipo de monstro você tenha se tornado, a doutrina de "amem uns aos outros como a ti mesmo." entoa nos seus ouvidos. Isso não significa que você não possa matar, até mesmo os deuses mais puros matam livremente segundo seus respectivos discernimentos, e frequentemente ordena que façamos o mesmo. Mas caso veja alguém passando por necessidade, você considera fazer o possível para ajudar, pois faz parte de sua índole.
As necessidades de um Samaritano não estão ligadas apenas à religião. Afinal de contas, cuidar do próximo é apenas um bom senso de uma realidade difícil. Mesmo que você tenha se voltado contra os costumes do septo, você fará todo o possível para aliviar o sofrimento dos outros.
Ocasionalmente, algumas pessoas irão se aproveitar de você, mas este é o preço de fazer o bem sem olhar quem. Talvez essa seja, para você, a única maneira de reparar seus pecados.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você ajudar outra pessoa em necessidade ou sacrificar algo para o bem-estar de outro. Esta ajuda pode ser tão simples quanto uma batida nas costas no momento certo, ou tão drástica quanto uma intervenção no último instante em frente á uma multidão segurando pedras.
CelebranteVocê desfruta de uma alegria que os outros só podem imaginar. Talvez seja uma devoção religiosa ou um regozijo que poucos podem igualar. Quem sabe você aprecie o calor da batalha, ou se delicie com os trabalhos de arte de grandes artistas de seu tempo. Seja qual for a sua paixão, você ganha forças quando enfrenta adversidades, desde que ela esteja ao seu alcance. Sempre que surgir uma oportunidade para exaltar ou satisfazer sua paixão escolhida, você irá agarrá-la com alegria. Isso pode irritar algumas pessoas, mas você sabe que é apenas uma questão de tempo antes que eles descubram sua alegria também.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você celebrar sua paixão escolhida ou converter outro personagem para que pense da mesma forma que você. Da mesma forma, você sofre muito (ou até mesmo perde força de vontade se o acontecimento for traumático o suficiente) se sua paixão for negada ou perdida de forma grave.
CriançaVocê é jovem, seja de idade ou de espírito, e os outros sentem-se compelidos a cuidar de você. Isso pode ser tanto ruim quanto bom; a maioria das pessoas adora o entusiasmo da juventude, mas isso frequentemente deixa aberto à exploração ou ao sofrimento. Você é meigo e brincalhão, mas costuma se meter em confusões. Alguns dizem que a juventude carece de sabedoria, assim como você. Vale a pena lembrar que a maioridade chega cedo nos tempos antigos; espera-se que garotos e garotas tão jovens quanto oito ou dez anos comecem vidas produtivas, treinando e se preparando para atividades lucrativas, seja voltadas para o comércio, prostituição, guerrilhas e afins. Raramente crianças gozam da condescendência que nós temos nos tempos modernos, o carinho é um luxo do qual poucos podem desfrutar. Uma criança teimosa será censurada, assim como um adulto patético será humilhado. Um jovem ou um tolo terão temporariamente mais folga do que um adulto teria, mas se você não puder eventualmente crescer e ter responsabilidades, enfrentará uma vida difícil
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você convencer alguém a cuidar de você ou a ajudá-lo sem receber nada em troca.
DefensorNem todo mundo pode ser um guerreiro. No entanto, você pode; e qualquer que seja o seu campo de batalha, guerra, lei, medicina, religião ou qualquer outro, você concentra seus esforços para defender aqueles que merecem uma chance para lutar. Talvez você seja o guardião de uma estrada, o vigia de uma cidade ou um curandeiro. Assim como pode ter recebido o título de protetor de seus vassalos. Seja qual for a sua história, seu propósito na vida é defender algum patrono. Alguns protegem os fracos, outros protegem o trono.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que defender com sucesso seu protetorado contra uma ameaça hostil.
FanáticoVocê foi consumido por uma causa; ela é a força primordial na sua vida, para o bem ou para o mau. Cada gota de sangue e paixão que você possuir estão diretamente devotadas á sua causa. Na realidade, você pode sentir-se extremamente culpado por gastar seu tempo em qualquer outra coisa. Nada pode ficar no seu caminho, isto é, nada que você não consiga superar. Você e aqueles ao seu redor podem sofrer, mas sua causa é tudo, e o fim justifica os meios.
A dedicação o diferencia do celebrante; afinal, eles são leiais apenas ao seu prazer. Você pode desprezar sua causa, ou temê-la, mas ainda assim fará tudo que estiver ao alcance.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que realizar um ato que promova a sua causa.
GalanteA vida não é nada sem estilo. Deixe que os outros afundem na lama da miséria, sua existência será notada e perpetuada acima de qualquer coisa, poetas clamarão histórias de sua vivacidade requintada e muito irão enaltecer o seu nome. O romance é seu pão de cada dia; você é o trovador, o menestrel, a dama da corte ou o ladrão peculiar que sempre deixa sua marca. A realidade pode não viver à altura de suas expectativas, mas você se esforça para satisfazer seus ideais com o maior prazer. Os outros podem não apreciar seu jeito vaidoso, mas você fará seus corações ruírem ao alvorecer e isso não se passará de um frívolo para ti.
Você não pode ser perturbado pelos infortúnios alheios. Se eles não podem encarar os riscos que acompanham uma vida bem vivida, pouco lhe importa. Pois mesmo sendo sentenciado ao inferno, você sabe que quando encontrar o diabo, ele não irá hesitar em beijar sua mão.
- Recupere um ponto de Força de Vontade quando chamar atenção, seja em uma sedução, um agradecimento, ou uma batalha bem sucedida. Com estilo e elegância, quando ouvir suas façanhas recontadas com impressionismo por alguém, saberá que sua recompensa foi o suficiente para suprir seu ego.
InovadorSempre há métodos melhores para se alcançar um objetivo; você encontrará esses métodos. Inventores, comerciantes, filosóficos, e estrategistas são exemplos da sua espécie. Você é o criador de novos caminhos; o visionário; o crítico que nunca está satisfeito, até mesmo com aquilo que parece ser a perfeição. Para você, a tradição é uma armadilha que prende a imaginação. Sempre que fizer algo, esforce-se para melhorar aquilo que foi feito anteriormente.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que sua busca por criar alguma maneira nova de fazer algo for bem sucedida. Avanços dramáticos dão mais confiança (e portanto força de vontade) do que melhorias simples..
ComedianteO mundo é um lugar doloroso, mas não deixa de ter um lado mais leve. As pessoas ficam doidas se não tiverem algo de que possam rir. Você é esse algo, o bobo, palhaço ou gozador. sempre procurando animar qualquer situação. Você odeia a tristeza e a dor, e tenta constantemente fazer com que as pessoas esqueçam o lado sombrio da vida. A maioria o considera um idiota por causa disso, mas você sabe que seu modo de ser é o melhor. Às vezes, você faz praticamente qualquer coisa para esquecer que a dor existe, sempre há diversas coisas para deixá-lo infeliz. Seu tipo de humor em particular pode variar da sátira espirituosa à comédia vulgar, mas é melhor do que ficar se lastimando por aí. Por outro lado, às vezes você irrita as outras pessoas, mas de qualquer forma, as risadas normalmente o fazem se sentir melhor... Mesmo que apenas por um momento.
- Recupere um ponto de Força de Vontade quando puder e levar os espíritos daqueles ao seu redor através do humor, especialmente quando você puder escapar das suas próprias dores durante o processo.
JuizVocê sempre procura melhorar as coisas agindo como um facilitador, moderador, arbitro, conciliador ou pacificador. Você se orgulha de ser racional, de seu bom senso e de sua capacidade dedutiva quando confrontado com os fatos. A verdade é seu ideal, mas você compreende como é difícil ser justo. Você respeita a justiça, pois através dela a verdade reinará.
Para você, as pessoas são recursos, embora difíceis. Você odeia desavenças e discussões tolas, e se afasta indignado do dogmatismo. Justiça, sabedoria e lógica são suas qualidades, e os outros respeitam sua opinião. Alguns Juizes são bons líderes, embora uma falsa visão possa ocasionalmente faze-los manter o status quo ao invés de buscar um caminho melhor.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que for capaz desembaraçar a verdade de uma teia de mentiras, ou puder convencer indivíduos antagônicos a concordarem com seu julgamento.
SolitárioVocê está sempre só, mesmo no meio de uma multidão. Você pode ser um peregrino, um caçador ou apenas um lobo solitário; talvez você viaje de cidade em cidade como um guerreiro de aluguel ou bardo viajante, escondendo-se até que os eventos exteriores tornem-se importantes demais para serem ignorados.
A solidão não é seu destino, é seu prazer. Embora os outros possam considerá-lo solitário, desamparado ou distante, você simplesmente prefere a sua própria companhia à dos outros. Existem muitas razões diferentes para que isso seja assim: você não compreende as pessoas, você compreende as pessoas bem até demais, as pessoas não gostam muito de você, as pessoas gostam demais de você ou você simplesmente vive perdido em seus próprios pensamentos. Suas razões são assunto pessoal.
-Quando você consegue realizar alguma tarefa significativa sozinho ou sem a ajuda dos outros, readquira força de vontade com base no significado da realização.
MonstroPara cada luz, deve haver trevas. Você é a sombra, escolhida por uma força maior para ser a besta que instiga o mal. Seu despertar cortou quaisquer conexões que você tinha com sua vida mundana (ou pelo menos você acredita nisso), portanto porque tentar agir como um mero mortal?
No futuro, você poderia ser chamado de demônio, mas agora você simplesmente é aquilo que se tornou.
As trevas veem de diversas maneiras. Sua maldade pode ser tão sutil quanto uma intriga malévola ou tão poderosa quanto o martelo de um gigante. Sempre que seus instintos bondosos, e eles realmente ainda existem, podem vir à tona! Lute contra eles ou os outros irão explorar sua fraqueza. A certeza do fogo do inferno no final da sua vida o conduz a acessos de terror ocasionais, mas na visão dos seus companheiros, você é o monstro que destrói, o tentador que trai, o servo do mau e, portanto, o agente da vontade do bem.
- Feitos malignos recuperam sua força de vontade, desde que para você eles se encaixem nos seus eixos.
Se você se considera um tentador, recuperará força de vontade se seduzir uma pessoa á cair em seus desejos mais obscuros. Você é um destruidor de sonhos? Então recupere força de vontade quando desafiar a fé de outra pessoa. Escolha um caminho, então aja de acordo com este papel.
PenitenteVocê sabe que pecou; todo septo o acusa, e todo sonho revela a profundidade da depravação que sente por dentro. Não importa quão inofensivas ou inocentes sejam as suas ações, você sabe que és um insulto aos deuses. Sabendo disso, você tenta remediar seus pecados sempre que puder.
Um personagem com esta Natureza é um caso muito interessante; ele conhece o seu papel no destino, mas arrepende de suas ações, especialmente escolhas que fez para si. Predestinação e vontade própria são tópicos polêmicos para serem discutidos nessa área; por um lado, a humanidade é vista como sendo intrinsecamente pecaminosa e impura, condenada sem a graça dos deuses. Por outro lado, os deuses baseiam seu julgamento final mediante as escolhas de cada indivíduo durante toda suas vidas. Como um Penitente, você sabe que ambos os lados são verdadeiros, e decide remediar sua condição culposa através de caridade, autoflagelo ou até mesmo auxiliando ideologias religiosas.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que tiver remediado seus pecados mais recentes. No entanto, qualquer ato que você realize deve se equivaler à magnitude do crime, quanto pior o pecado, maior deve ser a compensação.
RebeldeA ordem estabelecida é uma mentira. Os moldes estão corrompidos, o Septo é corrupto e os senhores engordam com o trabalho do povo. Talvez seu filho único tenha sido morto por um nobre bêbado, ou talvez sua mulher tenha sido estuprada por algum servo do príncipe. Assim como é possível que você apenas esteja cansado de ficar na fila ou dar tudo que você possuí para aqueles que não o merecem. Neste caso, você odeia a autoridade e fará todo o possível para defasar sua influência.
Esta é uma Natureza perigosa de se possuir; até mesmo os grupos mais liberais têm dificuldades para lidar com o não conformismo. Todavia, você compreende o ódio que guia um rebelde. Suas ações podem ser sutis e seus sentimentos podem ser guardados em silêncio, mas seu ódio contra a ordem estabelecida e imposta sempre guiará seus sentimentos e suas ações.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que infligir algum dano à ordem que tanto despreza. Esta "ordem" pode ser o Septo, um lorde local, os moldes atuais da sociedade ou afins.
MalandroVocê é tudo o que importa. Todo homem precisa garantir a própria subsistência, e se suas ações estiverem no caminho dos outros, bem, que pena! Se eles fossem mais fortes, talvez pudessem aproveitar sua vida tanto quanto você. Você não é um valentão, lembre-se disso, apenas egocêntrico e agressivamente egoísta. Você não precisa ser o dominador; você só fica furioso se for o dominado!
Os Malandros se orgulham de serem capazes de sustentar a si mesmos. Você pode ser um ladrão, um cavaleiro errante, um vagabundo ou uma prostituta. De qualquer forma, outros o desprezam pela sua recusa em viver pelas regras. Contudo, no final você mantém seus próprios interesses como prioridade. Nunca deixe que outra pessoa o lidere.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que seu egoísmo levá-lo a algum tipo de lucro, especialmente se você puder obtê-lo sem se expor ao perigo ou seguir as ordens de alguém..
SobreviventeNão importa como, você sempre consegue sobreviver. Você pode resistir, recuperar-se, atravessar e sobreviver a quase qualquer tipo de circunstância. Não importa se você viaje em grupo ou ande sozinho, preservar a si mesmo é sua principal motivação. Quando as coisas ficam difíceis, você segue em frente. Nunca se entrega, e nunca desiste, jamais. Nada o irrita mais do que uma pessoa que não se esforça para melhorar as coisas, ou que se rende frente ao destino ou contratempos. É sua maneira de se preservar. Não importa quais sejam as probabilidades, você sempre sai de pé, se não sair ganhando. Quantos guerreiros podem dizer o mesmo?.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que sobreviver a uma situação difícil através de sua própria esperteza e perseverança ou seja bem sucedido em ensinar outra pessoa a fazer o mesmo.
TiranoNinguém pode fazer nada certo exceto você. Sempre que você deixa alguma coisa aos cuidados de outra pessoa, ela estraga tudo. Portanto, você precisa vigiar aqueles de quem gosta, e cuidar pessoalmente dos problemas sempre que possível. Você pode ter sido um estalajadeiro antes de despertar, ou um cavaleiro cujos escudeiros simplesmente não conseguiram atingir seu ideal de nobreza. Talvez você vigie seus acólitos do mesmo modo que comandava os servos de sua casa. Não importa o que faça, certifique-se de que ninguém irá atrapalha-lo. As pessoas podem não gostar disso, mas pelo menos as coisas serão feitas corretamente, dessa vez.
- Sua liderança recupera sua força de vontade sempre que for bem sucedido através da obstinação, eficácia e atenção aos detalhes.
Bon VivantO Bon Vivant sabe bem como aproveitar cada segundo de sua vida ao extremo. O Bon Vivant não é necessariamente irresponsável. Ao invés disso, ele está simplesmente predisposto a se divertir.
A maioria dos Bon Vivants possuem a tendência de se entregar aos seus desejos assim que os surgem, facilmente atingindo excessos.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você realmente se divertir e conseguir expressar toda a sua exultação. De acordo com a opinião do Narrador, uma festança particularmente fabulosa pode render muitos pontos de Força de Vontade.
Caçador de EmoçõesO Caçador de Emoções vive pela excitação trazida pelo perigo. Ao contrário daqueles com sanidade questionável, o Caçador de Emoções busca ativamente por situações perigosas e arriscadas.
O Caçador de Emoções não é propositadamente suicida ou auto-destrutivo - ele simplesmente busca pelo estímulo do desastre iminente.
Ladrões baratos, exploradores e exibicionistas são todos exemplos do Arquétipo Caçador de Emoções.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você realizar uma tarefa perigosa a qual você se entregou deliberadamente. Os Caçadores de Emoção não são estúpidos, contudo, e o Narrador pode escolher não recompensar jogadores que impensadamente colocam seus personagens em situações de perigo simplesmente para colher pontos de Força de Vontade.
CapitalistaPor que dar algo de graça quando você pode vendê-lo? Você é um verdadeiro mercenário, que percebeu que sempre existe um mercado a ser desenvolvido - qualquer coisa pode ser uma mercadoria.
Você tem uma compreensão apurada de como fazer tanto mortais quanto Despertos pensarem que precisam de bens ou serviços específicos. Aparência e influência são tudo o que importa quando se trata de uma grande venda e você usa qualquer coisa em proveito próprio. Vendedores, mercenários e puxa-sacos quase sempre se mantém fiéis ao Arquétipo Capitalista.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que realizar uma "venda" ou escambo de mercadorias. Uma mercadoria não precisa ser um objeto físico; pode ser informações, favores e outras coisas intangíveis.
CamaleãoIndependente e auto-confiante, você se adapta a qualquer situação. Você estuda cuidadosamente o comportamento e os maneirismos de qualquer pessoa com quem entra em contato, de modo que é capaz de se passar por uma outra pessoa se isso for necessário. Você passa muito tempo mudando seus maneirismos e sua aparência para que nem mesmo seu próprio Senhor seja capaz de reconhecê-lo.
Espiões, artistas, travestis e impostores são as profissões que melhor representam o Camaleão.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que dizer alguém pensar que é outra pessoa, seja em seu benefício ou em benefício do bando.
CientistaPara o Cientista, a existência é um quebra-cabeças que ele pode ajudar a reagrupar. um Cientista examina lógica e metodicamente todas as situações e atitudes, em busca de resultados e padrões lógicos.
Isso não significa que o Cientista está sempre procurando por explicações científicas ou racionais, mas sim, que ele examina seu ambiente rigorosamente e com olho crítico.
O sistema que o Cientista tenta impor sobre o mundo pode ser totalmente burlesco, mas não deixa de ser um sistema,e o Cientista está sempre preso a ele.
Os Cientistas costumam ter níveis altos de Atributos Mentais e costumam ocupar posições de pouco prestígio no governo local.
- Recupere Força de Vontade sempre que uma abordagem lógica e sistemática de um problema ajude a solucioná-lo ou que informações obtidas logicamente sejam de utilidade em outras situações similares.
CompetidorO Competidor sente grande excitação em sua busca pela vitória. Para o Competidor, toda tarefa é um novo desafio encontrado e uma nova competição a vencer. De fato, o Competidor enxerga todas as interações como algum tipo de oportunidade para se provar o melhor - o melhor líder, o mais produtivo, o mais valioso ou o quer que seja.
Cavaleiros, Nobres e Eruditos são todos exemplos do Arquétipo Competidor.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você podem, dependendo do Narrador, permitir a recuperação de vários pontos de Força de Vontade.
ConformistaO Conformista é o seguidor, submetendo-se à liderança de outros e encontrando segurança nas decisões alheias. Ele prefere não aceitar responsabilidades, e ao invés disso, se entrega ao grupo, prestando ajuda somente quando suas especialidades são úteis. O Conformista é atraído pela personalidade mais dinâmica ou o indivíduo que ele percebe ser "o melhor".
Ser um Conformista não é necessariamente uma coisa ruim - todo grupo precisa de seguidores para promoverem sua causa.
Puxa-sacos, facções de plebeus e servos são do Arquétipo Conformista.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que o grupo conquistar um objetivo devido ao seu apoio.
DiletanteO Diletante se interessa por tudo mas não se concentra em nada. Ele flutua em ideias, paixões e projetos sem nunca terminar nada. Outras pessoas costumam deixar-se arrebatar pelo entusiasmo do Diletante, só para serem abandonadas quando ele, sem aviso prévio, perde o interesse. A maioria dos Diletantes tem níveis altos de Inteligência, Carisma e Manipulação, ao contrário do que acontece com Raciocínio e Vigor. Muitos imortais são Diletantes.
- Recupere Força de Vontade sempre que encontrar um novo entusiasmo e largar completamente o anterior
DiretorPara o Diretor, nada é pior do que a desordem e o caos. O Diretor busca ser o chefe, adotando a atitude "à minha maneira ou de nenhuma maneira" na hora de tomar decisões.
O Diretor está mais preocupado em trazer ordem à discussão, e não precisa realmente estar "no controle" de um grupo para guiá-lo.
Castelão, Meisters e muitas figuras políticas são exemplos do Arquétipo Diretor.
- Recupere um ponto de Força de Vontade quando você influenciar um grupo na conclusão de uma tarefa.obtiver sucesso em um teste ou desafio.
Enigmático Suas ações são bizarras, intrigantes e inexplicáveis para todo mundo, exceto você. Sua estranheza pode ser efeito residual dos Ritus de Criação ou pode ser a forma mais efetiva de cumprir suas obrigações dentro de uma Cabala - para poder enxergar as ações dos antigos e preveni-las. Para o resto do mundo, no entanto, seus modos erráticos sugerem que você é excêntrico, se não for completamente louco.
Teóricos da conspiração, agentes fanáticos do septo podem viver sob a Arquétipo Enigma.
- Recupere um ponto de força de Vontade toda vez que alguém ficar totalmente perplexo ou confuso devido a uma ação sua que depois se mostre frutífera.
EspertoPor que trabalhar quando se pode induzir os outros a fazerem o trabalho por você? O Esperto sempre tenta encontrar a maneira mais fácil, o caminho mais rápido para o sucesso e riqueza.
Alguns os chamam de ladrões, procrastinadores ou termos menos agradáveis, mas eles sabem que todas as pessoas do mundo fariam o mesmo com eles se pudessem. Eles apenas fazem primeiro, e melhor.
Criminosos, trapaceiros, comerciantes, moleques de rua e coletores de impostos podem ser Espertos.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você induzir uma pessoa a fazer aquilo que você quer.
ExcêntricoO Excêntrico é um fanático, banido da sociedade devido aos seus hábitos peculiares que o colocam fora do que é normal. Os Excêntricos não são rebeldes indolentes ou desajeitados "gênios não reconhecidos", mas sim pensadores independentes que não se adaptam ao estado atual. Os Excêntricos frequentemente sentem que o mundo se voltou contra eles e por isso rejeitam a moralidade tradicional.
Alguns têm gostos, preferências e ideologias bizarras.
Extremistas, Nobres e pessoas realmente estranhas pertencem ao Arquétipo Excêntrico.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você for capaz de desconsiderar morais sociais sem sofrer retaliação.
GuruO seu grau de consciência atrai as pessoas. Você pode ser mentor de uma determinada linha de sabedoria, o alto pardal do septo ou simplesmente um idealista em seu bando. Qualquer que seja ocaso, sua presença motiva e leva as pessoas a buscar em seus objetivos ideológicos ou espirituais.
Seus seguidores o veem como uma pessoa calma, centrada e presente, mesmo enquanto você está pregando a violência como meio de atingir um fim.
Líderes de cultos, mestres Zen e sacerdotes de bando são exemplos de Gurus.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que alguém lhe pedir ajuda em assuntos espirituais e sua orientação levar esse indivíduo a uma ação iluminada que ele não realizaria normalmente.
Da mesma forma, recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que concluir uma epifania relacionada com sua filosofia pessoal.
IdealistaO Idealista acredita - verdadeira, louca e profundamente - em algum propósito superior ou código moral. O alvo do idealismo pode ser algo tão pragmático quanto o triunfo final de uma Casa nobre, ou tão amorfo como o bem absoluto, mas a crença é real. Os Idealistas normalmente são ou novos em uma Cabala ou muito velhos, e muitos buscam a iluminação do saber como uma expressão definitiva de seu idealismo.
Enquanto isso, o Idealista tenta reconciliar suas crenças com as exigências da sociedade, frequentemente agindo em desacordo com suas vontades.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que uma atitude realizada em prol de seus ideais promova seus objetivos e coloque mais próximo de realizá-los.
MártirO Mártir sofre por sua causa, superando suas provas somente com a crença de que o seu desconforto irá finalmente desenvolver as outras pessoas. Alguns Mártires simplesmente querem a atenção ou simpatia que seus esforços geram, enquanto outros são sinceros em sua causa, saudando sua oposição com uma inabalável fé em suas crenças.
Muitos Inquisidores, idealistas dedicados e alguns desterrados pertencem ao Arquétipo Mártir.
- Recupere um ponto de Força de Vontade ao sacrificar a si mesmo ou ao seu conforto por seus ideais ou outro ganho imediato.
MasoquistaO Masoquista existe para testar os seus limites, para ver quanta dor ele consegue aguentar antes de desmoronar. Ele obtém satisfação na humilhação, sofrimento, rejeição e até mesmo na dor física.
O Masoquista define quem é pela sua capacidade de sentir desconforto - ele levanta a cada dia somente para saudar uma nova dor.
Certos acólitos, os tribalistas urbanos e os depressivos exemplificam o Arquétipo Masoquista.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você experimentar a dor de uma maneira que nunca experimentou antes.
Olho da TempestadeApesar de sua aparência calma e sutil, o caos e a destruição parecem segui-lo de perto. Desde cidades em chamas até convulsões sociais, a morte e a destruição o cercam como abutres.
Para você, o caos é uma busca sem fim, com a incerteza presente em cada esquina.
Líderes de gangues, figuras políticas e outros indivíduos influentes são exemplos do Arquétipo Olho da Tempestade.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que um tumulto, distúrbio ou algum outro fenômeno menos violento acontecer perto de você.
PedagogoO Pedagogo sabe de tudo e deseja desesperadamente ensinar aos outros. Seja por um senso de propósito ou por desejo genuíno de ajudar os outros, o Pedagogo se assegura de que suas mensagens sejam ouvidas - à distância, se necessário. O Arquétipo Pedagogo pode incluir desde mentores bem intencionados até verborrágicos fanfarrões que adoram ouvir suas vozes.
Instrutores, os super-instruídos e "veteranos experientes" são todos exemplos do Arquétipo Pedagogo.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você vir ou ouvir falar de alguém que tenha se beneficiado da sabedoria compartilhada por você.
PerfeccionistaOs representantes do Arquétipo Perfeccionista simplesmente exigem o melhor. Um trabalho que não é feito de coração não deixa o Perfeccionista satisfeito e ele espera das outras pessoas o mesmo grau de compromisso e atenção aos detalhes que exige de si mesmo. Apesar de um Perfeccionista poder ser severo e minucioso, a realização do objetivo final é o que o conduz - e frequentemente àqueles pelos quais ele é responsável. Prima donnas, artistas e inventores conceituais exemplificam o Arquétipo Perfeccionista.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você realizar seu objetivo sem demonstração de defeito ou impedimento.
RanzinzaO Ranzinza é amargo e cínico, encontrando defeitos em tudo e descobrindo poucos prazeres na vida ou na não-vida. Ele costuma ser fatalista ou pessimista e tem muito pouca estima pelos outros.
Para o Ranzinza, o copo está sempre meio vazio, ou muito vazio, quando outras pessoas estão envolvidas. Muitos seres imortais anciões e adolescentes desiludidos são Ranzinzas.
- Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que alguém fizer algo estúpido, exatamente como você disse que faria. Você precisa predizer a falha (mesmo que seja só um sussurro para o Narrador).
SoldadoO Soldado não é um seguidor cegamente leal. Embora siga ordens, ele nunca as apoia impensadamente. O Soldado, mas independente que um Conformista porém muito ligado aos ideais do comando para ser um Solitário, aplica suas próprias técnicas para alcançar objetivos alheios. Embora possa estar em busca de uma eventual posição de comando, suas ambições se encontram na verdade no estabelecimento de uma hierarquia e estrutura. O Soldado não sofre de nenhuma compulsão em se utilizar de quaisquer meios necessários para fazer o que tem de ser feito, contanto que as ordens de execução venham no lugar certo.
- Recupere um ponto de Força de Vontade, quando alcançar os objetivos dos outros. Quanto maior a dificuldade de cumpra com as ordens, melhor é o sentimento de realização. A critério do Narrador,sucessos espetaculares ou a conclusão de missões prolongadas podem muito bem conferir pontos adicionais de Força de Vontade.
SociopataTodos os seres inferiores, tanto mundanos quanto sobrenaturais, devem ser exterminados em prol de uma existência harmoniosa. Provavelmente você não sente remorso ao matar. Pelo contrário, você está realizando uma proeza gloriosa em favor da sociedade.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que for o responsável pela maior contribuição em uma grande contagem de corpos. Esta contagem inclui aquelas vezes em que você é o único matador e ela não precisa ser o resultado de uma matança em massa - como assassinar todas as pessoas de um cinema ou metralhar os gerentes indefesos em um assalto a banco.
TradicionalistaOs Caminhos ortodoxos satisfazem o Tradicionalista, que pretere realizar seus objetivos com métodos comprovados pelo tempo. Por que mudar de direção quando o que funcionou no passado é bom o suficiente?
O Tradicionalista acha que o estado atual das coisas é aceitável (e até mesmo preferível) às mudanças que podem trazer resultados imprevisíveis.
Conservadores, juízes e personalidades de autoridade são exemplos do Arquétipo Tradicionalista.
-Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que os métodos comprovados se provarem os melhores. Além disso, recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você resistir a uma mudança para o seu próprio bem.
ValentãoO Valentão é robusto e ameaçador e frequentemente sente um prazer perverso em perturbar os mais fracos. Na mente de um Valentão, o poder dá o direito; poder é o que importa e apenas os que têm o poder devem ser respeitados. Naturalmente, o poder físico é o melhor tipo, mas qualquer poder serve. O Valentão vê a manifestação da ameaça como uma maneira perfeitamente razoável de se obter cooperação.
O Valentão não é capaz de piedade e generosidade, ele simplesmente prefere fazer as coisas do seu jeito.
Ladrões, intolerantes, capangas e os inseguros são todos do Arquétipo Valentão.
- Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você alcançar um objetivo através da brutalidade e intimidação. Estas ações não precisam ser físicas, pois muitos Valentões acovardam suas vítimas verbalmente ou socialmente.
VisionárioO Visionário é forte o suficiente para olhar através do mundano e perceber o que é realmente maravilhoso. Os Visionários testam os limites pré-estabelecidos pela sociedade e buscam aquilo que poucos conseguem imaginar. O Visionário raramente se satisfaz com o que a sociedade tem a oferecer; ele prefere encorajar a sociedade a oferecer aquilo que ela poderia ao invés do que ela pode.
Tipicamente, a sociedade não gosta dos Visionários, apesar de serem os responsáveis por trazer o progresso e as mudanças.
Filósofos, inventores e os artistas mais inspirados frequentemente são do Arquétipo Visionário.
-Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você for capaz de convencer os outros a acreditarem em seus sonhos e seguirem o curso de ação ditado pela sua visão.