SOBRE O SISTEMA E FICHAS
Nosso jogo utilizará o sistema de RPG "Rastro de Cthulhu" de Kenneth Hite, que é baseado no sistema "GUMSHOE". Este sistema utiliza
1d6 em todas as jogadas. Se alguém precisar, a versão traduzida está disponível no drive do fórum, e ficha no link abaixo:
Ficha completável em PDF: https://drive.google.com/open?id=0B8KMoeARgXUrZm9XVUpJOHVwakk
Bom, então vamos começar com algumas breves explicações:
Neste jogo vocês interpretarão o que o sistema chama de "investigadores". Esses investigadores, não passam de pessoas normais, que acabam sendo envolvidas de alguma forma junto aos horrores ocultos do Mythos (ou só Mitos) de Cthulhu e que precisam lutar mais contra a loucura e insanidade que isso pode trazer do que com os próprios seres abomináveis.
"O jogo Rastro de Cthulhu pretende criar estórias sobre investigações de mistérios ocultos do Mythos de Cthulhu. Tradicionalmente, tais jogos pertencem a um dentre dois estilos. Um deles é a linguagem, ou o modo, Purista, que versa sobre um subconjunto das obras tardias e clássicas de HP Lovecraft (A Cor Vinda do Espaço, Nas Montanhas da Loucura, Na Noite dos Tempos, Sussurros nas Trevas) como modelo. Assim, pretende recriar um jogo de horror filosófico, em que o ato de descobrir a verdade condena tanto o curioso ativo quanto o espectador infeliz. O segundo é a linguagem, ou o modo, Pulp, que busca “a ação desesperada” sentidas nas estórias do Mythos de Cthulhu de Robert E Howard (A Coisa no Telhado, O Fogo de Assurbanipal, Rosto de Caveira). Assim, pretende focar na luta (em especial no esforço físico) contra o Mythos, condenando ou enobrecendo conforme o caso. Também privilegia a sobrevivência do personagem um pouco mais do que a linguagem Purista."Neste jogo, eu usarei um misto dos dois modos, pois vai haver os dois tipos de situações em que vocês terão de lidar. Isso influenciara diretamente na distribuição das habilidades de seu personagem, por isso tentarei explicar como isso funcionará, começando primeiramente com os detalhes básicos da ficha de seu personagem (PC):
Uma das primeiras coisas que vocês terão de decidir será a "ocupação" de seu investigador. A ocupação em Rastro de Cthulhu nada mais é que a classe de personagem de RPG. Ela definirá o que seu personagem é, e o que faz para viver. Ou sobreviver.
OCUPAÇÕES
O custo das "Habilidades Ocupacionais" padrões de sua ocupação caem pela metade, mas não quer dizer que vocês não possam adquirir outras habilidades além das ocupacionais. A diferença maior fica, além do BG, o custo das habilidades, que as de ocupação custam 1 ponto de criação para 2 de habilidade. Já as outras é de 1 para 1.
Alienista -
"Especialista em doenças mentais, você pode ser um psicanalista formado em Viena, um neurologista que estuda o funcionamento do cérebro, ou um médico com um forte interesse em ciência comportamental. Embora as teorias freudianas estejam começando a dominar o campo, elas estão longe de serem universalmente compreendidas ou aceitas."Habilidades Ocupacionais: Avaliar, Honestidade, Biologia, Farmácia, Idiomas (Alemão e Latim), Medicina, Psicanálise, Usar Biblioteca, e quaisquer outras duas Habilidades Interpessoais.
Crédito: 3-4
Andarilho -
"Você é mais um dos milhões de desempregados na Depressão. Você é de uma classe discriminada, um rei das estradas. Você anda pelos trilhos para evitar a sociedade, procurando esmolas e trabalho somente quando necessário. Você pode ser um ladrão ocasional, mas não se tornaria um profissional se pudesse ter qualquer outro trabalho."Habilidades Ocupacionais: Atletismo, Barganha, Furtividade, Manha, Punga, Sentir Perigo, Sobrevivência.
Crédito: 0
Antiquário -
"Tanto um estado de espírito quanto uma profissão, você valoriza o passado e mergulha de bom grado nele. Você pode ter uma renda pequena e independente, pode ser um estudioso residente em um museu ou galeria, ou poderá negociar antiguidades, livros, ou objetos de arte de uma época mais sublime."Habilidades Ocupacionais: Arquitetura, Barganha, Direito, História, História da Arte, Idiomas, Usar Biblioteca, e qualquer uma Habilidade Investigativa como uma especialidade pessoal.
Crédito: 2-5
Arqueólogo -
"Você viaja a lugares estranhos e afastados para descobrir o passado. Você pode ser um estudioso meticuloso, que trabalha em bibliotecas e dedica sua carreira a uma única escavação, ou pode ser pouco mais do que um ladrão de túmulos, empunhando um chicote e uma pistola para trazer troféus quando voltar ao seu museu. Você pode depender de tais tesouros para financiar suas expedições, ou pode receber doações de universidades e fundações."Habilidades Ocupacionais: Arqueologia,Atletismo, Coletar Evidência, Equitação, História, Idiomas, Primeiros Socorros, Usar Biblioteca, e quaisquer outras duas Habilidades Investigativas.
Crédito: 4-5
Autor -
"Você usa as palavras para capturar a existência, para esconder a si mesmo, para revelar a verdade, ou para vender fantasia para leitores vítimas da Depressão. Talvez tudo isso. Seu trabalho é solitário e as suas recompensas esporádicas. Você deve ter muito tempo para pensar. Com disciplina e um pouco de habilidade, mesmo um escritor pulp consegue se sustentar."Habilidades Ocupacionais: Arte, Avaliar Honestidade, História, História Oral, Idiomas, Usar Biblioteca, e três outras habilidades como especialidades pessoais ou resquícios de empregos anteriores.
Crédito: 1-3
Artista -
"Se você é um pintor, um músico, um escultor, um arquiteto, ou mesmo um ator, você segue a sua Musa para onde ela o conduzir. Sensível e temperamental, seja pela reputação ou de fato, você já habita um submundo que a maioria não compreende."Habilidades Ocupacionais: Arquitetura, Arte, Avaliar Honestidade, Bajulação, Disfarce, Fotografia, História da Arte, Ofício, e quaisquer outras duas Habilidades Acadêmicas ou Interpessoais como especialidades pessoais.
Crédito: 1-4
Cientista -
"Você procura evoluir a ciência, talvez para melhorar o mundo, ou talvez para trazer à tona alguma verdade há muito negada. Você pode se considerar habilidoso no laboratório; e aquele terceiro incêndio poderia ter acontecido com qualquer um. Você só precisa de mais equipamentos, mais tempo, mais amostras, e de mais colegas compreensivos. Talvez os idiotas riam de você na universidade. Bem, você vai mostrar para eles quem é o idiota."Habilidades Ocupacionais: Coletar Evidência, Fotografia, Idiomas, Reparos Elétricos, Usar Biblioteca, e quaisquer dois dos seguintes: Astronomia, Biologia, Ciência Forense, Criptografia, Física, Geologia, ou Química.
Crédito: 3-5
Clero -
"Pregador itinerante da renovação, padre confiável do bairro, rabino erudito, ou missionário ansioso, as variedades da vida clerical apresentam muitos desafios para aqueles que ouvem mais atentamente o chamado de Deus. Você pode estar predisposto a acreditar no sobrenatural, mas é particularmente vulnerável às revelações perturbadoras do Mythos."Habilidades Ocupacionais: Avaliar Honestidade, Convencimento, História, Idiomas (Latim, Grego, Aramaico, ou Hebraico), Psicanálise, Teologia, Usar Biblioteca, e outra Habilidade Interpessoal.
Crédito: 2-5
Criminoso -
"Aqueles que vivem do outro lado da lei já conhecem um mundo secreto de degeneração, desespero e mal, fora da normalidade da civilização. Alguns criminosos construíram os seus próprios códigos e leis para se protegerem da constatação de que toda a ordem humana é frágil a determinados propósitos. Outros comemoram esta descoberta."Habilidades Ocupacionais: Arrombamento, Barganha, Briga, Furtividade, Intimidação, Manha, Perseguição, Sentir Perigo, e outra Habilidade Interpessoal ou Técnica como especialidade pessoal.
Crédito: 0-4
Detetive Particular -
"Há coisas que os policiais não podem fazer e há coisas que os policiais não vão fazer, e você vai ganhar dinheiro para fazê-las. Às vezes você é arrastado para alguma coisa na qual os policiais querem que você fique fora, mas você deve permanecer lá para manter os policiais honestos. E o que mantém você honesto? Esse é o verdadeiro mistério, não é?"Habilidades Ocupacionais: Arrombamento, Avaliar Honestidade, Briga, Condução, Contabilidade, Convencimento, Direito, Disfarce, Fotografia, Perseguição.
Crédito: 2-3
Detetive Policial -
"Você vive segundo o código do policial, seja aquele que colocaram na parede da academia, ou aquela que você aprendeu na patrulha a pé em péssimas vizinhanças. Você faz distinção entre policiais, bandidos e civis, e é melhor que nada os misture. Se a lei e a justiça entrarem em conflito, você decide quem é quem."Habilidades Ocupacionais: Armas de Fogo, Atletismo, Avaliar Honestidade, Coletar Evidência, Condução, Direito, Interrogatório, Sentir Perigo, Trato Policial.
Crédito: 3-4
Diletante -
"Você é autossuficiente, vivendo de uma herança, fundo de renda fixa, ou outra fonte de renda independente. Livre das pressões do trabalho forçado, você pode se dedicar a qualquer profissão que escolher."Habilidades Ocupacionais: Bajulação, Crédito, Equitação, e quaisquer outras cinco habilidades que você escolher.
Crédito: 3
Enfermeira -
"A Enfermeira é um assistente médico treinado, às vezes do sexo masculino, mas com mais frequência do feminino. As enfermeiras são geralmente menos treinadas a fundo, sempre menos bem pagas e muitas vezes, menos distantes e insensíveis do que os médicos."Habilidades Ocupacionais: Avaliar Honestidade, Biologia, Convencimento, Farmácia, Medicina, Primeiros Socorros. A critério do Guardião, uma Enfermeira que tenha de lidar com a papelada do hospital pode ter Burocracia; aquela que tenha de lidar com médicos arrogantes pode ter Bajulação.
Crédito: 2-4
Jornalista -
"Seja para jornais, revistas ou rádio, você reúne os exemplos sociais e os transforma em uma estória, revelando a verdade sobre o mundo ao seu redor. Você pode tentar se manter separado da estória, especialmente se for uma sobre corrupção e ganância, mas como evitar suas próprias palavras?"Habilidades Ocupacionais: Avaliar Honestidade, Coletar Evidência, Convencimento, Disfarce, Fotografia, História Oral, Idiomas (para correspondentes estrangeiros), Perseguição, Trato Policial, e outra Habilidade Interpessoal.
Crédito: 2-4
Médico -
"Você vê seu trabalho como símbolo do que há de melhor na sociedade: racional, humano, limpo, e altruísta. Se a sociedade pudesse ser curada ou liberta de suas doenças, do mesmo modo como o corpo pode ser purificado pelo tratamento ou cirurgia! Os médicos mais ricos e mais bem sucedidos podem evitar o sangue e a sujeira que formam a base de seus nobres objetivos."Habilidades Ocupacionais: Avaliar Honestidade, Biologia, Ciência Forense, Contabilidade, Convencimento, Farmácia, Idiomas (Latim), Medicina, Primeiros Socorros.
Crédito: 4-6
Militar -
"Você se coloca entre os outros e o perigo, por um salário, por sua bandeira, por seus companheiros, ou porque você não tem opções melhores. Você leva uma vida de hábitos e de rotina, de tédio e de burocracia, de poeira e de exercícios físicos. E às vezes, é claro, de loucura, morte, sangue e pesadelos."Habilidades Ocupacionais: Armas Brancas, Armas de Fogo, Atletismo, Briga, Intimidação, Sobrevivência. Exército / Fuzileiro Naval: adicione Condução, Furtividade, Ocultação. Paramédico / Médico: adicioneConvencimento, Medicina, Primeiros Socorros. Engenheiros / Armas Pesadas: adicione Condução, Explosivos, Reparos Mecânicos. Marinha: adicione Astronomia, Pilotagem, Reparos Mecânicos. Oficial (qualquer ramo): adicione Burocracia, Convencimento, Equitação ou Pilotagem.
Crédito: 2-5 (oficiais), 2-4 (alistados).
Parapsicólogo -
"O meio acadêmico tem por você uma consideração questionável, enquanto os verdadeiros crentes desconfiam de sua sinceridade. Você caminha – talvez de forma incômoda – na fronteira entre a razão e a superstição, entre a fé e a prova. Você acredita que o sobrenatural é apenas o natural que ainda não estudamos, ou talvez que os métodos da ciência podem descobrir ou confirmar as verdades da teologia."Habilidades Ocupacionais: Antropologia, Avaliar Honestidade, Fotografia, Ocultismo, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos, Sentir Perigo, Usar Biblioteca.
Crédito: 2-3
Piloto -
"Você vive para voar, e voa para viver. Você pode ser um veterano da Grande Guerra à procura de emoções em campanhas eleitorais, ou um mensageiro particular na esperança de ficar rico e fundar o seu próprio serviço de transporte aéreo. Você pode pilotar como um falcão para um homem rico, ou construir seu próprio avião a partir de pedaços que você pode ter recuperado. Seja qual for a sua rota, o céu é o único lugar em que você quer estar."Habilidades Ocupacionais: Astronomia, Condução, Pilotagem, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos, Sentir Perigo.
Crédito: 2-3
Professor -
"Você pode ser um legislador calmo, compartilhando a sabedoria de sua idade entre baforadas do seu cachimbo. Você pode ser uma pobre criança no corpo de um adulto, incompetente em tudo, exceto no idioma alemão medieval, e vaidoso e mesquinho a esse respeito. Você pode ser o segundo, e achar que é o primeiro, para grande satisfação de todos aqueles que te observam."Habilidades Ocupacionais: Burocracia, Idiomas, Usar Biblioteca, outra Habilidade Interpessoal e quaisquer três Habilidades Acadêmicas (incluindo, para estes fins, Astronomia e Química).
Crédito: 3-5
Algumas ocupações e suas respectivas habilidades especiais são inválidas no modo purista, mas liberadas no pulp. Como vou utilizar um misto dos dois, posso adiantar que elas estão todas liberadas para suas escolhas. Vocês podem verifica-las melhor no livro de regras ou conversando comigo no nosso grupo ou pelo discord do fórum. Depois de decidir a classe/ocupação, precisam decidir a motivação.