Entre meio ao amontoado de gente na taberna os aventureiros se reúnem no único lugar com um pouco de espaço na taberna: o balcão.
Mhaere Dryndilstann, a estalajadeira e esposa de Durnnan, se apresenta aos recém chegados e explica a situação local. Ela também oferece bebida e comida àqueles que desejarem e após verificar o pedido de todos parte para agilizar o atendimento dos demais clientes. Devido à falta de mesas disponíveis vocês ficam no balcão e acabam conversando entre si enquanto o tempo passa e até a comida e a bebida de todos chegar.
Nesse meio-tempo alguns corajosos adentram a taberna carregando cordas e prontos para descerem o poço por conta própria – algo que lhes é explicado ser totalmente aceito no recinto. Alguns curiosos se aproximam para assistir, outros fazem apostas se as pessoas caíram ou não e assim se passam as horas.
Alguns boatos são ouvidos das pessoas aos arredores como:
• Há uma grande quantidade de templo secretos em Undermountain, particularmente os dos deuses maus que não são bem-vindos em Águas Profundas;
• Há uma guerra sangrenta e sem fim pela supremacia dos túneis escuros;
• Um necromante louco habita emerge de Undermountain à noite para roubar vagabundos, doentes e mortos na cidade para servirem de matéria-prima;
• Escravizadores vivem em salas e em passagens da Undermountain. Á noite eles esgueiram-se pelos esgotos a fim de seqüestrar habitantes da cidade e levá-los para as profundezas, para a escravidão;
• Novas buscas nos corredores produndos de Undermountain são conseqüências de recompensas oferecidas pelo governantes de Águas Produndas;
• A Guarda da Cidade treina monstros para lutar em batalhas. As jaulas ficam em algum lugar na Undermountain;
• Todos os anões que construíram Undermountain foram devorados por monstros há muito tempo, mas várias armadilhas e portas secretas ainda se escondem dentro de salas cheias de ouro.
Dado um certo momento chega um jovem rapaz meio-elfo de não mais do que seus 10 verões.
(aparências podem enganar)
Ele adentra o recinto em direção ao balcão o mais rápido que consegue, o joelho ralado, o rosto em lágrimas e poeira. Ele se aproxima do balcão buscando por Durnan com o desespero estampado em sua voz. Mhaere corre para ver do que se trata. Os dois parecem se conhecer. Todos ouvem quando o menino, em prantos, diz que alguma coisa pegou sua irmã e a levou para os esgotos. E que alguém precisa ajudá-la!- Cabe aqui aos heróis decidirem que caminho tomar:
1) Entrar na montanha de imediato com o uso de cordas?
2) Aguardar até o amanhecer para adentrar a montanha na segurança do aparelho de Durnan?
3) Verificar algum do boatos existentes?
4) Auxiliar o menino meio-elfo a salvar sua irmã?