Primeiramente quero agradecer por toparem participar dessa mesa e espero que seja divertido para todos. Criar o personagem é uma parte vital para o RPG, e quando você está criando, você já está jogando. Vocês já criaram a primeira parte da ficha, e agora faremos a parte 2. Ainda terá pelo menos mais duas partes além dessa, mas com certeza, o processo é recompensador.
Na primeira parte da ficha, vocês definiram algumas características do seu personagem. A característica “Conceito” que eu pedi, é o primeiro Aspecto de Personagem.
O sistema Fate trabalha com aspectos, e seu entendimento é essencial para o jogo. Um Aspecto é uma palavra ou frase que descreve algo especial sobre uma pessoa, lugar, objeto, situação ou grupo. A princípio, ficaremos só em Aspectos de Personagem, mas durante o jogo vocês conhecerão outros tipos de aspectos.
Cada personagem possui vários aspectos, e isso o torna único. Os aspectos podem atrapalhar ou ajudar seu personagem em determinadas situações.
2ª Parte da ficha
Escolha uma dificuldade
Dificuldade é um aspecto que sempre coloca você em problemas. Pode ser uma fraqueza pessoal (física, psicológica, social ou mental), um inimigo ou uma obrigação – qualquer coisa que complique a vida de seu personagem
Conte uma aventura
Conte a primeira ou mais importante aventura que seu personagem viveu como protagonista. A história não precisa ter muitos detalhes, na verdade algumas frases já bastam. Caso tenha dificuldades, lembre-se que seu Conceito e sua Dificuldade podem ajudar.
Aqui vai algumas perguntas que podem ajudar também:
1- Algo ruim aconteceu. O que foi? Aconteceu a você, com alguém que você se importa ou com alguém que você foi forçado a ajudar?
2- O que você decidiu fazer sobre o problema? Qual era seu objetivo?
3- Quem foi contra você? Você esperava essa oposição? Será que parte dela surgiu repentinamente?
4- Você venceu? Perdeu? De qualquer forma, quais as consequências por tais acontecimentos.
Uma vez que tenha respondido essas perguntas, terá uma aventura. Tente então criar um Aspecto que tenha ligação com ela.
Exemplos de Aspectos:
“Meu nome é amado pelo meu povo”
“Sou o homem mais forte de Ba Sing Se”
“Controlo um bisão-voador como ninguém”
“Minha espada adora beber sangue”
“dos dobradores da minha idade você é o mais inteligente”
“Não tenho medo de cara feia”
“Tamanho não é documento”
Caso haja um problema nessa parte, podem me consultar pelo whats ou por aqui mesmo.
Bom Jogo. =D