Já sabem, né? Postem as fichas conforme forem fazendo. Vou postar um guia rápido aqui, aberto a edições futuras.
Link para baixar o Guia do Participante (Jogador): https://www.eamb.org/brasil/projetos/guia-do-participante-pdf-gratuito/
Mas mestre, o que eu tenho que ler para montar meu personagem?
Ótima pergunta. Antes, porém, tenha em mente que o sistema trata o narrador como Mediador, ok? Segue sugestão:
- Páginas 16 a 19: testes e regras gerais.
- Páginas 16 a 40: criação do personagem, porém, as páginas 21 a 36 são as descrições das Habilidades e Características, logo, você só precisa ler o que for usar.
- Páginas 40 a 47: regras de batalha: não é obrigatório, quando ocorrer eu colocarei um resumo.
- Páginas 47 a 63: regras para poderes sobrenaturais: leitura obrigatória apenas a quem possuir Fé, Fôlego ou Ifá.
Enfim, este é o livro do Participante edição revisada (eu tenho apenas a primeira edição e não muda muito nesta parte). Qualquer dúvida, estamos aqui para isso (10 réis por dúvida).
Mas mestre, quando se passa o jogo? Posso jogar com o quê? Posso fazer um samurai?
Mediador, por favor!
O jogo se passa no Brasil colonial de 1576 e jogaremos a aventura introdutória do livro básico Os Fogos de Bertioga. Você pode jogar com qualquer personagem da cultura brasileira na época: destemidos bandeirantes, estudiosos curiosos, índios amigáveis, ex-escravos aventureiros, jesuítas missionários, donos de engenho em dívida, etc.
Para esta primeira aventura, Os Fogos de Bertioga, o livro recomenda personagens iniciantes que possuam, entre os membros, pelo menos nível 1 em Canoagem, Tupi e Português; além de alguém com nível 2 em Medicina ou Medicina Natural. Recomenda também pelo menos dois membros com nível 2 em qualquer categoria de armas e pelo menos UM personagem seguidor da Fé, Ifá ou Fôlego. Habilidades como Comida Silvestre e Medicina de campo são úteis em qualquer aventura. Para sua criação, basta seguir o roteiro do guia do Participante.
Recomendo que todos tenham Português e ninguém é obrigado a seguir todas as demais sugestões acima, apesar de ajudarem no êxito da aventura.
A aventura começa após vocês retornarem de uma expedição na selva, então, todos se conhecem, e além disso, tem no português Sebastião de Veiga alguém em comum, ex-bandeirante que fez bom dinheiro com expedições e se tornou mentor e amigo de vocês. Se conseguirem ligar seus históricos entre vocês e o NPC já me poupa tempo de jogo para fazer introdução.
Não é necessário fazer um histórico muito detalhado, não vou cobrar nada nesse sentido.
Apesar de existirem na mesma época, não pode fazer samurai. Nem outra cultura fora do Brasil colonial.
Para ajudar, fiz rapidamente um modelo de ficha do personagem para o fórum. Sintam-se livres para enfeitarem como desejarem.
Mestre, estou sem tempo para montar meu personagem, monta para mim?
Se me chamar de mestre novamente perderá 100 réis.
Pode jogar com um dos personagens pré-criados do livro básico, porém, não tem o pdf dele, logo, aqui está a lista destes personagens pré-criados do livro físico: mercenário alemão; cabocla bandeirante; ex-escravo rastreador; filha de fazendeiros aventureira; índio tupinambá convertido; viúva de um alfaiate aventureira; jovem pajé; freira portuguesa missionária.
Link para baixar o Guia do Participante (Jogador): https://www.eamb.org/brasil/projetos/guia-do-participante-pdf-gratuito/
Mas mestre, o que eu tenho que ler para montar meu personagem?
Ótima pergunta. Antes, porém, tenha em mente que o sistema trata o narrador como Mediador, ok? Segue sugestão:
- Páginas 16 a 19: testes e regras gerais.
- Páginas 16 a 40: criação do personagem, porém, as páginas 21 a 36 são as descrições das Habilidades e Características, logo, você só precisa ler o que for usar.
- Páginas 40 a 47: regras de batalha: não é obrigatório, quando ocorrer eu colocarei um resumo.
- Páginas 47 a 63: regras para poderes sobrenaturais: leitura obrigatória apenas a quem possuir Fé, Fôlego ou Ifá.
Enfim, este é o livro do Participante edição revisada (eu tenho apenas a primeira edição e não muda muito nesta parte). Qualquer dúvida, estamos aqui para isso (10 réis por dúvida).
Mas mestre, quando se passa o jogo? Posso jogar com o quê? Posso fazer um samurai?
Mediador, por favor!
O jogo se passa no Brasil colonial de 1576 e jogaremos a aventura introdutória do livro básico Os Fogos de Bertioga. Você pode jogar com qualquer personagem da cultura brasileira na época: destemidos bandeirantes, estudiosos curiosos, índios amigáveis, ex-escravos aventureiros, jesuítas missionários, donos de engenho em dívida, etc.
Para esta primeira aventura, Os Fogos de Bertioga, o livro recomenda personagens iniciantes que possuam, entre os membros, pelo menos nível 1 em Canoagem, Tupi e Português; além de alguém com nível 2 em Medicina ou Medicina Natural. Recomenda também pelo menos dois membros com nível 2 em qualquer categoria de armas e pelo menos UM personagem seguidor da Fé, Ifá ou Fôlego. Habilidades como Comida Silvestre e Medicina de campo são úteis em qualquer aventura. Para sua criação, basta seguir o roteiro do guia do Participante.
Recomendo que todos tenham Português e ninguém é obrigado a seguir todas as demais sugestões acima, apesar de ajudarem no êxito da aventura.
A aventura começa após vocês retornarem de uma expedição na selva, então, todos se conhecem, e além disso, tem no português Sebastião de Veiga alguém em comum, ex-bandeirante que fez bom dinheiro com expedições e se tornou mentor e amigo de vocês. Se conseguirem ligar seus históricos entre vocês e o NPC já me poupa tempo de jogo para fazer introdução.
Não é necessário fazer um histórico muito detalhado, não vou cobrar nada nesse sentido.
Apesar de existirem na mesma época, não pode fazer samurai. Nem outra cultura fora do Brasil colonial.
Para ajudar, fiz rapidamente um modelo de ficha do personagem para o fórum. Sintam-se livres para enfeitarem como desejarem.
- Código:
[img]IMAGEM[/img]
[b]Jogador:[/b]
[b]Nome:[/b]
[b]Idade:[/b]
[b]Características:[/b]
[b][u]Condição Física:[/u][/b]
[b]Ferimentos Sofridos/Resistência:[/b] 0 / 10
[b]Dano Crítico Sofrido:[/b] 0 / 5
[b]Condições:[/b] saudável
[b]Defesa Passiva:[/b]
[b]Defesa Ativa:[/b]
[b]Energia:[/b] (se possuir Fé, Ifá ou Fôlego apenas)
[b][u]Habilidades:[/u][/b]
Nome da Habilidade e nível (modificador de rolagem: +3 ou +6 ou +9)
.
.
.
[b][u]Dinheiro:[/u][/b]
[b][u]Bens:[/u][/b]
(colocar dano da arma entre () )
[b][u]Histórico:[/u][/b]
Mestre, estou sem tempo para montar meu personagem, monta para mim?
Se me chamar de mestre novamente perderá 100 réis.
Pode jogar com um dos personagens pré-criados do livro básico, porém, não tem o pdf dele, logo, aqui está a lista destes personagens pré-criados do livro físico: mercenário alemão; cabocla bandeirante; ex-escravo rastreador; filha de fazendeiros aventureira; índio tupinambá convertido; viúva de um alfaiate aventureira; jovem pajé; freira portuguesa missionária.