Todos os jogadores com fichas aprovadas no tópico de inscrição deverão postar seus personagens aqui, para controle de XP e progressão de personagem.
Regras para Progressão de XP
Bakumatsu no Monogatari é um jogo narrado no esquema Deep Storytelling, sem um sistema definido. Porém, uma das características mais divertidas de um jogo de RPG é a progressão de personagem. Então, não querendo abrir mão disso, eu criei um sistema de XP que permita a progressão do personagem no nosso jogo.
Ao final de cada tópico ou evento de whatsapp, eu irei distribuir XP (pontos de experiência). Ao acumular 100 pontos de XP, será concedido ao jogador um desejo, que ele pode usar a qualquer momento. Ele pode utilizar seu desejo imediatamente após obter os 100 xp necessários, ou pode guardar na manga para um momento de necessidade. O desejo é uma ferramenta poderosa, que permite o jogador (dentro de determinadas limitações) alterar o curso da história de seu personagem.
Através de um Desejo um jogador pode:
Entre outros benefícios. Tudo deve ser conversado e negociado com o Narrador, e muito bom-senso deve ser utilizado. O jogador deve ter em mente que a continuidade da história tem prioridade e a estrutura narrativa deve ser coerente.
O XP será distribuído de acordo com os seguintes critérios:
Os critérios Interpretação, Habilidade descritiva, Habilidade narrativa e Aprendizado terão uma distribuição entre zero e cinco pontos de XP a cada tópico.
O critério de Sobrevivência garante um ponto de XP automático para os que sobrevivem ao tópico. Mais pontos de sobrevivência podem ser concedidos, em tópicos especialmente difíceis.
No critério de Contribuições não há limite definido. Quanto mais o jogador contribuir, mais XP ele receberá. Mas as contribuições serão analisadas justamente. Caso a contribuição não acrescente nada de fato ao jogo ao cenário, ela não será recompensada com XP. Caso ela seja excepcional, ela pode ser recompensada com até dez pontos de XP.
Nos eventos, o XP será concedido de acordo com as condições de cada evento.
Regras para Progressão de XP
Bakumatsu no Monogatari é um jogo narrado no esquema Deep Storytelling, sem um sistema definido. Porém, uma das características mais divertidas de um jogo de RPG é a progressão de personagem. Então, não querendo abrir mão disso, eu criei um sistema de XP que permita a progressão do personagem no nosso jogo.
Ao final de cada tópico ou evento de whatsapp, eu irei distribuir XP (pontos de experiência). Ao acumular 100 pontos de XP, será concedido ao jogador um desejo, que ele pode usar a qualquer momento. Ele pode utilizar seu desejo imediatamente após obter os 100 xp necessários, ou pode guardar na manga para um momento de necessidade. O desejo é uma ferramenta poderosa, que permite o jogador (dentro de determinadas limitações) alterar o curso da história de seu personagem.
Através de um Desejo um jogador pode:
- Alterar uma decisão tomada anteriormente pelo seu personagem, ou reverter os efeitos negativos dessa decisão.
- Prevenir a própria morte (nesse caso, cada desejo contaria como uma "vida extra")
- Salvar a vida de um NPC, ou matá-lo (desde que a morte dele não seja essencial pra continuidade da história)
- Obter vantagens como riqueza, status, influência, entre outros, para si ou para outro personagem, NPC ou PC. Neste caso, o jogador deve conversar com o Narrador para encontrar uma forma de justificar em ON o benefício concedido
Entre outros benefícios. Tudo deve ser conversado e negociado com o Narrador, e muito bom-senso deve ser utilizado. O jogador deve ter em mente que a continuidade da história tem prioridade e a estrutura narrativa deve ser coerente.
O XP será distribuído de acordo com os seguintes critérios:
- Interpretação: Quão fielmente o jogador mantém suas postagens de acordo com o proposto na ficha de personagem e de acordo com o combinado com o narrador e outros jogadores.
- Habilidade descritiva: Quão habilmente o jogador realiza descrições de seus pensamentos, emoções e estados de espírito. Além disso, posts que contenham descrições elaboradas de ambientes, objetos e pessoas também entram na avaliação.
- Habilidade narrativa: Quão habilmente o jogador consegue lidar com desafios narrativos propostos pelo Narrador, solucionando problemas de formas criativas e conduzindo suas cenas com criatividade, originalidade e eficiência.
- Aprendizado: Quando o personagem, de fato, aprende algo novo durante o tópico, como fruto de suas experiências pessoais.
- Sobrevivência: Automático. Todo personagem recebe um ponto de XP apenas por sobreviver por mais um dia.
- Contribuições: Toda vez que o jogador der contribuições significativas ao jogo ou ao cenário, seja atuando a pedido do Narrador como NPC na história de um colega jogador, seja escrevendo contos e poesias ou fazendo ilustrações ou fotografias que enriqueçam o cenário e tragam beleza ao jogo, seja auxiliando o Narrador em qualquer aspecto que possa ajudar no andamento do jogo, tornando-o mais rápido, bonito e divertido.
- Eventos: no grupo de Whatsapp do jogo irão acontecer eventos esporadicamente, onde o Narrador irá distribuir XP para os jogadores que cumprirem as condições propostas.
Os critérios Interpretação, Habilidade descritiva, Habilidade narrativa e Aprendizado terão uma distribuição entre zero e cinco pontos de XP a cada tópico.
O critério de Sobrevivência garante um ponto de XP automático para os que sobrevivem ao tópico. Mais pontos de sobrevivência podem ser concedidos, em tópicos especialmente difíceis.
No critério de Contribuições não há limite definido. Quanto mais o jogador contribuir, mais XP ele receberá. Mas as contribuições serão analisadas justamente. Caso a contribuição não acrescente nada de fato ao jogo ao cenário, ela não será recompensada com XP. Caso ela seja excepcional, ela pode ser recompensada com até dez pontos de XP.
Nos eventos, o XP será concedido de acordo com as condições de cada evento.