Saudações, eu sou “Novo” nesse fórum, isto é, já participei de RPGs do spirit e até mesmo criei alguns, entretanto o Spirit fechou o canal de grupos, então to procurando outros lugares para jogar RPG. Tecnicamente criar um universo de RPG de sistema próprio, entretanto, vieram tantas ideias em mente que acabou ficando difícil escolher apenas uma delas para colocar em prática, eu ainda pretendo escolher uma dessas ideias, mas com a ajuda de pessoas interessadas em participar de um delas, isso facilita a escolha.
Então aí vai o que eu vou fazer, vou postar neste tópico todas as ideias de jogo que eu tive e a partir daí, aqueles que tiverem interessados em jogar uma delas, basta dizer qual, tal como uma votação, a proposta com mais votos será a que eu vou colocar em prática (Irei publicar um outro tópico, este já com detalhes da proposta escolhida), caso houver um empate, farei uma postagem sobre as propostas empatadas contendo um escopo mais desenvolvido da história.
Vamos começar logo, provavelmente esta postagem ficará longa, então para evitar que vocês tenham de ler história por história, logo no começo irei publicar os títulos de cada uma delas.
As propostas de jogo serão divididas nos seguintes modos de jogo:
Linear:
A velha história de uma narrativa que segue o fluxo de uma história, os meus jogos lineares dividem-se em ciclos curtos (Manhã, Tarde, Noite), esses ciclos servem para um desenvolvimento mais pessoal dos personagens e suas relações, como uma pequena passagem de tempo(pausa) até que vem depois que são os “eventos históricos”, estes eventos serão maiores e mais longo que os eventos cíclicos e servem justamente para o avanço dos personagens durante a história.
Não Linear(Cíclico ou mundo aberto):
O oposto da linear. Eu chamo esses jogos de cíclicos porque possuem uma proposta narrativa como base, mas não segue uma linha narrativa, isto seria como um mundo aberto para livre exploração, onde os personagens fazem a sua própria história, este modo de jogo possui eventos especiais (Festivais, bailes, ataques, etc.), não como um complemento para uma história, mas como uma forma de destaque e parte do ciclo.
Mista:
Enquanto a linear precisa constantemente de um gancho para a progressão da narrativa e cíclica não, a mista busca um equilíbrio entre ambos, ou melhor, ela possui uma história, ela possui um fundo narrativos e uma construção de mundo, mas esse avanço na história não é obrigatório a menos que necessário, isto é quando os jogadores atingem determinado ponto onde esse avanço se faz necessário (O início ou fim de uma guerra, a morte de alguém, etc.)
Agora que apresentei os modos de jogo, vou apresentar as propostas de cada um deles e onde cada um se encaixa no modo, também colocarei o limite de vagas para cada jogo, detalhes sobre os sistemas do jogo serão colocados apenas no jogo eleito, o mínimo que vou fazer é dar uma pincelada sobre minha ideia (Eu não fiz a capa de nenhuma dessas propostas, então vou usar apenas alguma imagens ilustrativas em uma delas.)
Jogos lineares
- Arabesco de Sangue:
No império de Yaramus, o amado sultão Sharia acabou falecendo por razões misteriosas. Não tendo herdeiros próximos ao trono, a coroa passou para seu Grão vizir Djafar, que tinha outros planos para o império, logo ele institui a lei marcial e passa a perseguir aqueles que criticam ou se opõe ao seu poder. O terror é instalado no império e a guarda corrupta só aumenta as injustiças.
Obviamente, existem aqueles que se cansam e estão dispostos a lutar contra a tirania do sultão, um grupo de pessoas se unem e formam a irmandade do Arabesco, com o propósito de perseguir os tiranos e dar um fim às suas vidas, juntos, eles se unirão contra todo um novo império a fim de colocar um fim no terror antes que seja tarde.
Conceito Geral: O deserto dos Sábios é inspirado no universo das Mil e uma noites, entretanto o universo do grande deserto será limitado apenas às terras imperiais Yaramusianas. Como o jogo linear seus eventos sempre serão o foco do jogo, o primeiro evento será o início da rebelião seguido de uma pausa para o desenvolvimento de relacionamentos e habilidades dos personagens, em seguida serão feitos eventos que girem em torno da guerra civil.
Limite esperado: 6 jogadores.
- O Jogo das máscaras:
O doge de Costa-Opala está morto, e agora há uma posição na cadeira do 7 grandes vazia e é preciso que uma nova votação seja iniciada para decidir o próximo governador de Costa-Opala, entretanto tal tarefa não será fácil, pois muitos mercadores e nobres querem se apossar do tesouro e dos privilégios que um doge carrega e farão de tudo para ter o seu almejado lugar de destaque.
Qual caminho esses pretendentes irão recorrer, serão justos? Ou farão golpes baixos e imundos?
Conceito geral: Costa-Opala é uma Veneza alternativa do império Aventino, a história também se passará em uma renascença alternativa e é um jogo de poder entre seus participantes que precisarão contar com a própria narrativa para passar a perna no oponente ou formar alianças, quem será o novo doge?
Limites:
4 mercadores
4 nobres
Npcs ilimitados.
- A Donzela da aurora:
O navio está prestes a zarpar, e velejar pelos grandes mares de Terin, para onde ele irá? Para Mistia a terra dos elfos? Para o extremo norte onde há o grande clã da aurora boreal? Ou para o oriente no império de Yaramus?
Quem você será nessa viagem? Será que você sobreviverá ao final dela?
Conceito geral: O diferencial desse jogo linear está no fato de que o jogadores escolhem para onde o navio deve ir, além desse diferencial, há uma variedade de cargos no navio que também serão as classes que o jogador escolher.
Nota:O universo de Terin é medieval, ou seja as batalhas navais não farão uso de canhões ou pistolas, outras palavras as batalhas serão mais de corpo a corpo.
Limites:6 jogadores.
Não Linear(Mundo Aberto):
- Camp Half Blood:
Mais uma vez o verão chega e trás consigo novos semideuses, prontos para aprender a como sobreviver no mundo moderno tomado por monstros e titãs prontos para matá-los e devorá-los. O Acampamento Meio-Sangue mais uma vez abre as portas para os novos e os veteranos, com novas missões e novas atividades, apenas tome cuidado para não morrer no caminho para Long Island.
Conceito geral: Basicamente um grupo de acampamento meio sangue, para ser sincero não sei se faço uma história mais profunda ou deixo mais aberto, isso é algo que pode ser decidido caso esse seja o mais votado entre os outros. Um acampamento para semideuses gregos, inspirado no universo de Percy Jackson.
Limite: ilimitado.
- A Tempestade:
"Nós não tememos a tempestade, porque somos a tempestade"
Tal lema não poderia ter melhor relação com a maior e mais temida irmandade de piratas. A tempestade é uma irmandade que reúne homens e mulheres sob um único propósito, lutar contra a nobreza das nações, aliás lutar contra a existência de qualquer nação, assaltando e pilhando seus navios.
Embora essa irmandade seja temida pelos mercadores, os nobres do império do Swanshine buscam a todo custo manter o poder e lutar contra esses criminosos.
Quem será você nessa luta?
Conceito geral: O jogo é basicamente uma luta entre piratas e nobres, seu sistema embora seja de mundo aberto, funciona através de hierarquias tanto dos lados dos piratas quanto dos nobres, o jogadores são livres para formar suas histórias e batalhar entre si.
Limite: Ao todo serão 20.(podem ser abertas mais vagas dependendo).
10 piratas.
10 nobres.
- Alarch:
A Condessa de Ostravich notava a preocupação do grande rei Magnus e a educação de seu filho e futuro herdeiro do trono e ofereceu-se como tutora para ensiná-lo. A Condessa era uma mulher inteligente e o seu trabalho como tutora não apenas gerou bons frutos como também chamou a atenção de reinos vizinhos também interessados em seus trabalhos como tutora, entretanto ela não podia viajar para vários reinos ao mesmo tempo, ao invés disso decidiu reunir todos os jovens príncipes e princesas em um lugar só, usando as terras de seu condado, fundou Alarch, a academia real para futuros príncipes e princesas, nos tempos atuais, essa academia cresce cada vez mais, sempre se destacando em meio a outras academias concorrentes e agora está aceitando novos alunos.
Conceito geral: Isso é um jogo um tanto genérico de fato, mas nunca tive a oportunidade de expressá-lo, mas sim, o jogo segue a lógica de uma academia Real em um universo onde os jogadores criam seus próprios príncipes e princesas, o jogo é atemporal, ou seja não há uma época específica.
Limite: 10 príncipes e 10 princesas, o corpo docente será ilimitado, pois pode ser criado em forma de npc.
Jogos mistos
- Embate de academias:
Owlenwood é a academia de caçadores de Brenneria, um dos reinos das ilhas bretãs. Valrin é uma academia militar voltadas a combate com o uso de armas encantadas e alquimia, caçadores, assassinos, guerreiros e outras forças especiais fazem parte de sua composição com um treinamento rígido e rigoroso.
Já Valarin é a grande academia arcana situada em Bari-Aruz (lar do grande círculo arcano) , nas terras montanhosas de Veluria. Responsável por ensinar diferentes caminhos da magia.
Ombra et Umbra é a academia de assassinos mais temida do continente, situada no coração do império Aventino nas profundezas da cidade, servem aqueles que melhor pagam por seus serviços.
Snovengard é a academia de guerreiros e cavaleiros, sendo uma das únicas academias a possuir mais de um castelo sob seu comando, em partes por serem mercenários, em outras por servirem a diferentes reinos e se especializarem em diferentes combates corpo a corpo.
Desde o surgimento de todas essas academias há um embate para ver qual é a melhor, a partir daí surgem intrigas e competições para ver qual caminho é o melhor a ser seguido. Tal embate persiste, mas há momentos onde as diferenças devem ser deixadas de lado e as academias precisam trabalhar juntas pelo bem de todo um continente, até o momento que essas disputas mais uma vez retornem.
Conceito geral: um diferencial desse jogo é que ele é um dos únicos que abrange quase todo o mundo de Terin, além de dar uma autonomia aos jogadores uma vez que fazendo parte de uma academia eles decidem qual atividade é treinamento será feito (isto se forem professores e diretores é claro), os eventos especiais serão as competições ou então embates que podem requerer a união de dias ou mais academias.
Limite: 5 membros de cada academia.
- S.P.Q.A:
É o fim da grande dinastia imperial de Vesper, o que trás um grande luto ao império Aventino, mas tal luto não dura muito entre as elites, pois o último Imperador deixa um trono vazio sem herdeiros ou herdeiras, o que atrai sempre os olhares ambiciosos ou até mesmo gananciosos sob o trono.
O senado é posto em uma situação difícil, pois 6 grandes casas almejam o trono e mesmo o próprio senado possui homens e mulheres famintos por poder, um nova guerra se inicia, não em um campo de batalha, mas nós luxuosos salões da corte imperial, quem será digno da nova coroa?
Conceito geral: Houve sim uma pequena inspiração em game of Thrones para esse jogo. Seu cenário será apenas nas terras Aventinas, as casas e cargo será já pré definidos, entretanto os jogadores possuem liberdade para interagir e buscar seus ideais, você está almejando o trono ou deseja auxiliar alguém a consegui-lo? A escolha é sua.
Limite:
6 líderes, cada um para uma casa nobre.
2 membros especiais para cada casa nobre.
5 membros do senado.
6 personagens comuns.
Estes foram os jogos, lembrando que os sistemas de todos não estão bem desenvolvidos, é apenas uma amostra do que podem vir a ser, para uma proposta mais detalhada, é só escolher o que acham mais interessante, aí eu publico detalhes a mais sobre como funcionará o jogo.
Nota: Podem escolher mais de um se quiserem.