Geada Obscura explicou tudo que ele precisava saber: que era um garou, um protetor da Mãe Terra, que era um ahroun, um guerreiro escolhido por Luna quando nasceu, e que era um Uktena, a tribo do Irmão-Mais-Velho dos Puros.
Ela ensinou-o a mudar de forma e controlar qual pele vestia. Deu a ele roupas para se aquecer e enfeites para ficar mais bonito, e ensinou-o um ritual para torná-los parte de si mesmo, para não perdê-los quando mudasse de forma. Garras-da-Justiça se saiu muito bem nesse aprendizado, pois sua mente lupina se abria para novas complexidades e seus pensamentos iam muito além dos de seus irmãos lobos.
A anciã ensinou Garras-da-Justiça sobre os espíritos, aqueles que não vemos, os que vivem na terra escura chamada Umbra. Explicou que alguns eram amigos e outros eram inimigos. Os amigos deviam ser respeitados e podiam ajudar, mas os inimigos deviam ser mortos e privados de suas armas. Com os espíritos dos Lobos, ele aprendeu a deixar seus sentidos mais aguçados; com a Abelha, aprendeu a transformar suas garras em ferrão para picar seus inimigos; com o sombrio espírito da Noite, aprendeu a invocar a escuridão onde só ele pode enxergar.
A velha uktena deu um nome a ele, Garras-da-Justiça, pois só assim ele poderia usar suas garras, com justiça. Ela fez um ritual de conquista e o proclamou como Cliath, um verdadeiro uktena.
Humanos vieram visitar a velha, que ela chamou de Parentes.Ela pediu que Garras-da-Justiça fosse com eles para um lugar chamado Caern do Urso Pardo, na Califórnia, porque ele precisava conhecer os outros uktenas e também o jeito que os humanos viviam.
Eram cinco Parentes. Delsin Heisso era o mais velho e mais forte deles e quase não falava, mas seu olhar dava medo. Nayeli Yolove era uma fêmea gentil e carinhosa, que sempre dava comida e água a Garras, e lhe deu até um banho. Dakota Fyrien era uma jovem ativa e animada, que fez as pinturas no rosto da pele humana dele. Dasan Eaglelead parecia ser o alfa da matilha dos humanos, todos seguiam o que ele falava. Awan Somebo, por outro lado, devia ser o ômega, pois todos riam quando ele falava.
- Parentes:
- Delsin Heisso:
- Nayeli Yolove:
- Dakota Fyrien:
- Dasan Eaglelead:
- Awan Somebo:
Geada Obscura mandou Garras-da-Justiça ir com eles, e ele foi. Os Parentes tinham vindo numa toca quadrada que se movia, que chamavam caminhão. Garras ia na parte de trás, sempre com dois ou três dos Parentes juntos.
Awan era o que dirigia, então Garras só o via quando paravam para dormir ou comer. Quando tinham tempo, Delsin tentava ensinar Garras a lutar na forma humana. Dakota se divertia tentando ensinar o modo dos humanos falarem, mas era muito difícil lembrar de todos aqueles sons, mesmo para um aprendiz rápido e genial como ele. Nayeli sempre arrumava comida, bebida e cobertores para ele. O alfa Dasan não falava muito, mas quando o fazia, era sempre obedecido.
Foram muitos dias de viagem até um lugar chamado Sacramento e de lá mais algum tempo até o destino final.
Dakota avisou alegremente:
- Chegamos! Chukchansi Gold Resort & Casino!