Krystofor Krezkov usou seu item mágico para mover as mãos mágicas e apanhar a bolinha de papel amassado, que estava apenas levemente sujo de barro. O clérigo depositou-a nas mãos de Denna para que ela o examinasse, sob os olhares atentos do clérigo e do mago Bloody.
Parecia uma página arrancada de algum livro, semelhante ao que encontraram na primeira cabana. A letra também era igual ao anterior, fazendo lembrar a que viram no diário da falecida senhorita Hellen Halloway.
Cheguei hoje a Mordentshire.
É uma cidade modesta, como uma metrópole interiorana. Seus habitantes, embora simples e humildes, são acolhedores. Não há neles a ansiedade por interação social comum aos nativos de Dementlieu, Borca ou Invídia, mas eles são hospitaleiros, mais dispostos a ouvir do que a falar de si próprios. Fiquei com a impressão que, ao conversar com eles, eu expus muito mais sobre mim do que aprendi sobre eles.
É claro que não declarei abertamente minha identidade nem meus propósitos.
Procurei iniciar o tema de Steadwall da maneira mais natural possível, sondando informações sobre quem poderia me ajudar a visitar o local. Sem surpresa, mas para o meu desapontamento, o povo de Mordentshire é bastante cauteloso e supersticioso, e me aconselharam a evitar tal viagem. Mais de uma vez ouvi de pessoas diferentes o que parece ser um ditado local: "Não visite o Mal e ele não visitará você".
Tolices, eu creio!
Mas terei que ser mais astuta para conseguir recuperar o tesouro da família Halloway.
Em seguida, o sacedote do Senhor da Manhã examinou Andrei e Anurag. Os sintomas de irritação eram severos, mas não letais.
Gastando um tempo mais alongado no diagnóstico, Krystofo concluiu que aquele gás era Pó de Ungol vaporizado. Em quantidade suficiente, ele poderia causar danos permanentes, até mesmo desfigurando quem fosse exposto a eles. Mas seus companheiros tinham evitado os piores efeitos a tempo. Se bebessem bastante água e lavassem bem os olhos, a irritação deveria desaparecer em menos de um dia.
Enquanto estavam ainda naquela situação, uma luz forte pareceu piscar às costas deles, apagando-se em seguida.
Não viram exatamente a origem da luz, mas parecia ter vindo da terceira cabana.