RELIGIÃO E DIVINDADES |
- O panteão é formado por apenas 12 divindades (e um que esta aprisionado). Elas são servidas por espíritos subordinados, ao estilo xamanico.São baseados no Zodiaco, e durante cada ano um dos deuses assume maior força.
- Ciclo zodiacal: a dinâmica de ciclos de dominância, e a influência dessa dominância na vida e personalidade das pessoas nascidas nos anos de dominancia de determinados deuses.
- Cada divindade pode sofrer influencia do 13 deus, em forma de uma macula, um aspecto mais acentuado de uma negatividade em seu aspecto.
- Os 12 Deuses:
Cada Deus não é apenas um "representante" de determinado Aspecto, e sim uma materialização do próprio. O Deus do Amor não seria um deus responsável pelo amor, e sim o Amor em si. Caso ele esteja forte, as pessoas passariam a amar mais umas as outras, o amor seria uma força mais poderosa. Caso ele enfraqueça, as pessoas se tornam mais frias e egoístas, e a quantidade de amor no mundo decai. Caso o Deus do Amor morra (o que seria tecnicamente impossível, mas apenas para uma ilustração hipotética aqui), o Amor desapareceria do mundo.
A divisão de Aspectos entre deuses e espíritos e as respectivas Tendências desses Deuses, ficou da seguinte forma (lembrando que o número de Espíritos seria quase infinito, então os que estão marcados ali são apenas exemplos soltos pra referência):
I - Planta e Animais (natureza) --- Neutro e Bom
1- espiritos naturais
2- Vida
II- Deus dos Elementos --- Neutro
1- Quatro elementos ocidentais
2- Tempestade, Trovão e relâmpago
3- Frio e Calor
4- Luz e Trevas
5- Sol e Lua
III- Deus do Conhecimento --- Leal e Neutro
1- oficios
2- estratégia
3- cura
4- agricultura
IV- Deus da Magia --- Neutro
V- Deus do Tempo --- Leal e Maligno
1- Passado, presente e futuro
2- destino e vidência
VI- Deus dos Mortos --- Leal e Neutro
1- morte
2- julgamento
3- guia
4- castigo
VII- Deus da Virtude --- Leal e Bom
1- Justiça
2- Temperança
3- Paciência
4- Bondade
5- Caridade
6- Sabedoria
VIII- Deus do Pecado --- Neutro e Maligno
1- Preguiça
2- Inveja
3- Ira
4- Luxúria
5- Orgulho
6- Cobiça
7- Gula
IX- Deus do Oceano --- Caótico e Neutro
1- Mares
2- Ondas
3- Maré
4- Rios
5- Lagos
6- Cachoeiras
X- Deus do Amor --- Caótico e Bom
1- família
2- sexo
3- paixão
4- medo
5- ciúme
6- valor
XI- Caos --- Caótico e Neutro
XII- Ordem --- Leal e Neutro
XIII- Destruição --- Caótico e Maligno
Possiveis Nomes:
I - Planta e Animais (natureza) --- ASSIRAL (Larissa April)
II- Deus dos Elementos --- Sonander (Anderson)
III- Deus do Conhecimento --- Monbauten (Beaumont)
IV- Deus da Magia --- Selarune (Thandara Selune)
V- Deus do Tempo --- UMALEK (Camuel)
VI- Deus dos Mortos --- Killeth (Hellkite)
VII- Deus da Virtude --- Leberine (Katherine Le Blanc)
VIII- Deus do Pecado --- Mahabut (Bahamut)
IX- Deus do Oceano --- Nindasus (Sandinus)
X- Deus do Amor --- Shampix / Shamphir / Xian-Pzu (Shamps)
XI- Caos --- ACLEPSYDE (Claude Speedy)
XII- Ordem --- Brunaline (askalians)
XIII- Destruição --- Lurietan (Tellurian)
- Xamanismo:
Espíritos são as representações de forças da natureza. Os Treze Deuses seriam manifestações de grandes Aspectos genéricos e amplos, e seriam servidos não por deuses menores, mas por espíritos que estariam ligados de alguma forma àquele Aspecto mais amplo.
- Considerações sobre os aspectos divinos:
Ordem-caos.
A ordem é a forma em que tudo se estrutura, seja físico, seja mental, seja espiritual ou cósmico. Tudo tem um caminho, uma fórmula e um jeito de ser. O universo foi moldado na ordem e assim tende a ser, com suas leis e regras. O caos é a desordem. Com o caos tudo perde a sua forma e o seu propósito, levando ao acaso e à sorte, que tendem sempre para o falho e o erro.
Vida-morte.
Vida é movimento, vida é energia. Essas são as definições de vida das antigas filosofias. Porém nesse contexto entram inumeras formas de entender a vida e suas ramificações. Aqui colocaremos a vida em sua forma mais pura. É através da vida que os Deuses dão uma continuidade ao universo. São os seres vivos que permeiam dentro da lei dos ciclos e transformam o meio em que vivem. É na vida que os deuses refletem os seus aspectos e é através da vida que o universo evolui até o dia em que tudo se igualará e retornará ao um inicial. A vida é pura, santa, majestosa e única. Quando falamos da morte, estamos falando de um aspecto do ciclo da vida. Porém, quando antagônica, a morte possui um tom de interrupção do ciclo. Tanto da vida quanto da morte. Essa mácula tende a interromper o ciclo dos vivos por fins nefastos e interromper o ciclo dos mortos pelos mesmos motivos. Assim, a vida e a morte nada importam, manipulando os ciclos para fins torpes. Muitos chamam a mácula da morte de a mácula da não-vida.
Natureza-destruição.
A natureza reflete a criação. Nela reinam a vida e o equilibrio, tudo em sua perfeita ordem com paz e beleza. A natureza é o terreno fértil para que tudo possa fluir e florescer em sua plenitude. A destruição visa quebrar toda a criação, e por isso é antagônico a natureza, de onde tudo nasce. Destruir a vida, a ordem, a paz, o amor, faz com que a criação seja deturpada mas ela pode ser reerguida. Destruindo a natureza a criação é interrompida e tudo cai em desolação.
Amor-ódio.
O amor é o estado de espirito que une as pessoas. Ele se divide de varias formas mas todas são puras e sinceras, seja um amor familiar entre pai e filho, entre irmãos, um avô e seu neto, etc. Seja entre amigos, seja um amor para com o seu mascote ou o amor entre um casal. Esse sentimento é o que mantém as relações interpessoais e que faz com que as sociedades se mantenham estruturadas. Sua contrapartida, o ódio, o rancor, é o que destrói as relações. Ele corrói por dentro e por fora afastando as pessoas e abalando as estruturas da sociedade ao servir de semente para outros males.
Sabedoria-loucura.
Uma mente agil e letrada possui conhecimentos mil sobre segredos diversos. Porém é através da sabedoria que todo e qualquer conhecimento é alcançado e as chaves dos segredos do universo são encontradas. Para a criação o universo havia de ser uma mente de sabedoria infindável capaz de desenvolver uma vasta trama tão bem montada e equilibrada, complexa e esplendorosa que chamamos de universo. É através da sabedoria que os caminhos são encontrados e os segredos revelados. Em contrapartida a loucura é o desvio desse caminho. Uma mente fraca, despreparada ou impetuosa pode encontrar a loucura no lugar da sabedoria ao tentar galgar aquilo que não pode ser. A mácula da loucura caminha lado a lado com a sabedoria, sempre atenta para desviar os caminhos mentais daqueles que trilham a via do saber a fim de lhes tirar a sanidade e consequentemente, o saber.
Beleza-deturpação.
A beleza é a perfeição das formas, sejam elas fisicas, mentais, astrais ou espirituais. A beleza exemplifica o ideal na forma e através dela instiga, inspira e inflama os seres aos ideais. Quando a beleza é deturpada o ideal também se deturpa, transformando aquilo que simbolizava a retidão e a perfeição em distorções da realidade. É através dessa mácula que conceitos são deturpados, fé é profanada e os desejos do indivíduo se sobrepõem ao bem de um povo, uma raça ou uma nação.
Paz-guerra.
O conceito de paz e guerra andam lado a lado desde os primórdios da história. É dito que o caminho da evolução de um ser decorre através da guerra interior e a verdadeira paz é a paz-guerreira. Os seres vivos conscientes possuem duas vertentes ativas e sempre em conflito, o "eu" animal e o "eu" espiritual. A verdadeira paz só pode ser encontrada se o "eu" espiritual vencer o conflito e o indivíduo se encontrar nesse estado de espírito tão buscado. Porém, ao contrário deste conceito, quando o indivíduo busca o bem para si ao invés do bem em si, ele transfere esse conflito para fora, entrando em guerra com o mundo. A mácula da guerra é o eterno conflito entre os seres que não alcançaram a paz, ou até mesmo não a procuram.
Progresso-ignorancia ou alienação
O progresso é inerente ao desenvolvimento de uma sociedade. Nele estão ligados a tecnologia e a prosperidade. Quando a benção do progresso cai sobre uma sociedade, ela passa por momentos de fartura, crescimento e desenvolvimento. A ignorância é tida como uma contrapartida ao progresso pois ela atinge os seres conscientes em mais de uma forma. Um povo ignorante de conhecimento vive sem ter projeção de sua vida, colhendo a mesmice e cultuando uma forma de vida estática. A ignorância intelectual ou espiritual faz com que o povo feche os olhos para o futuro e os faz temer aqueles que caminham em direção a esse.
Magia-Fel
A magia é a obra prima de todo o universo. Aquilo que faz com que a energia flue e que faz com que a vida floresça. A Magia, ou como chamam os magos, o mana, é a quintessência que provém a argamassa para toda a criação. O mana está presente em cada canto do universo, da menor parcela da matéria até a mais extensa estrela. O fel em contrapartida é o que suga essa energia. Muitos discutem se o fel existe ou se ele é apenas uma palavra para traduzir a falta do mana. O fel suga a quintessência do universo, desestabilizando o tecido da existência e afrouxando as tramas do universo.
Força de vontade-negação
A força de vontade é o impulso interior de cada indivíduo. É graças a esse combustivel interior que os seres conscientes alcançam características além de suas capacidades e são capazes de atos dignos de lendas. Aquele que tem o controle de sua vontade pode ir aonde ninguem consegue e superar todos os obstáculos em seu caminho. A negação por outro lado é a falta de vontade, a falta de fé em si mesmo. A mácula da negação faz com que o indivíduo se sinta incapaz de não apenas grandes feitos, mas também dos mais corriqueiros, tirando-lhe o desejo de passar barreiras e crescer pessoalmente.
Coragem-covardia
O conceito de coragem é agir com o coração. Isso significa que a pessoa corajosa age em prol do que vale a pena, em prol do próximo, mesmo que isso seja danoso para si. A coragem é o sentimento que faz com que o personagem faça o que acredita ser o certo, mesmo que esteja com medo e independente das consequencias. A contrapartida, a covardia, é o que impede o individuo de se impor em qualquer situação. Seja por medo de se machucar, medo de ser rechaçado, medo de interagir com os outros ou no pior dos casos, medo de ter mais medo, o covarde se encolhe enquanto deixa sua vida ser usada e dominada pelos outros.
Verdade-falsidade/enganação
A verdade é uma só e com ela se faz a justiça. O conceito de verdade traduz o fato de que embora a realidade seja fluida, a verdade é estática. Não existe variações nem interpretações para a verdade. Ela é nua, crua e por fim justa, pois através dela que tudo se ajusta. Em contrapartida temos a mácula da enganação, da mentira. Esse caminho trás a necessidade de passar a falsa verdade, a fim de dominar e controlar.
Luz/trevas.
O que é e o que não é. Tudo e nada. Simbolo tambem do conhecimento e a falta dele, assim como o do bem e do mal.
- As máculas:
Todo o mal deriva de uma única fonte, de um único grande inimigo, que seria o Décimo Terceiro Deus, banido por seus crimes. Esse Décimo Terceiro Deus seria o responsável por ter maculado todos os outros Aspectos representados pelas outras doze divindades, dando a todos eles um "outro lado" mais brutal, mais perigoso, mais vil, mais maligno. Por exemplo: O Deus do Amor carrega em si a Mácula do Décimo Terceiro, e é por isso que existe o amor abusivo, doentio, possessivo, ciumento. A Deusa da Magia também fora contaminada pela Mácula do Décimo Terceiro, então é por isso que existe a magia negra, de aspecto destrutivo, manipuladora, combativa. E é por isso mesmo que existem diferentes cultos de adoração aos mesmos Deuses, inclusive malignos.
Há uma diferença bem grande entre os seguidores dos Deuses e os seguidores das máculas. A fé para com os Deuses é algo justo e bem visto por todos. O inverso obviamente não. Por isso não existem templos para as máculas. Seus sacerdotes e clérigos carregam sua fé aonde vão. Fazem seus rituais e missas torpes em porões, clareiras afastadas, lugares remotos e salvo algumas exceções dificilmente repetem o local de encontro. Aqueles que veneram as máculas guardam uma forma de comunicação particular para poderem veicular suas preces e na grande maioria das vezes levam uma vida dupla.
Os deuses e suas maculas
Vida/Natureza/Plantas/Animais/Elementos - Morte/Destruição/Rochas/Monstros/Energias
Amor/Paz - Ódio/Guerra
Ordem/Sabedoria - Caos/Loucura
Cultura/Progresso - Selvageria/Ignorância
Magia - Fel
Verdade/Coragem/Beleza/Força de Vontade/Virtude - Mentira/Corrupção/Covardia/Negação/Pecado
- Força criadora: um casal, Elmir e Maaur.