BERON, ASDULFOR & LÍCIAA estalajadeira, que já pareceia reprovar o comportamento de Esdres, ficou positivamente contrariada com a atitude de Asdulfor. O aparte de Lícia pareceu começar a reduzir os danos, mas o seu autoritário pai resolveu se impôr:
Beron escreveu:Parece que tem um erro na sua contagem que foi informada ao meu capitão. O valor informado parece ser para um grupo de desconhecidos estrangeiros, os quais não somos. Somos da família Felinight e eu Beron Felinight. Parte do nosso pagamento já esta sendo remunerado com nosso serviço à segurança destas terras e da estrutura dessa estalagem, como as terras quais fazem uso para alimentar seus animais e crianças, não é verdade?
Masha olhou para Beron com olhos críticos e respondeu com altivez:
- Lorde Felinight, é? Nós sempre pagamos nossos imposto sem falta desde o tempo do seu pai, que aliás mantinha essas terras muito mais seguras do que estão agora. Nós não lhe devemos nada além do que já damos, milorde. E os preços estão altos pela demanda! Senhores e cavaleiros passam por aqui o tempo todo rumo a esse torneio do Rei Robert! Se eu não tivesse aumentado os preços não conseguiria mais servir comida para meus hóspedes! Mas sua comitiva não é obrigada a pagar nada, milorde: podem voltar à estrada se o serviço não lhes agrada!Apesar da demonstração da autoridade de Beron, a estalajadeira Heedle não pareceu ficar muito abalada, e respondia com uma língua rápida e afiada.
ARTHUR Arthur escreveu: - Subam lá em cima, encontrem os seus ninchos de vigília e combine os sinais de alarme com Aubrey.
Andy e Wilford assentiram e se afastaram rapidamente para cumprir as ordens de Arthur, mas Anthony e Maxwell escutaram coom um pouco de hesitação, até que Anthony disse:
- A estalajadeira vai permitir que subamos até lá, milorde?Maxwell ainda interpôs:
- E por quanto tempo o senhor quer que fiquemos lá? Também estamos cansados e com fome, e logo anoitecerá e não teremos como ver além do pátio da estalagem... Arthur escreveu: - Entre na estalagem como um viajante comum, instrua seus ajudantes, os irmãos Snyder, para conversarem como se não quisessem nada demais, só uma prosa com os frequentadores da taverna e vejam se descobrem algo sobre os bandidos que mataram aqueles três lá embaixo, mas diga para Amon e Gareth serem discretos
Aurily fez uma mesura:
- Farei o que disse agora mesmo, milorde, mas Amon e Gareth não são lá muito discretos, não senhor...Depois de despachar seus assistentes, Arthur chamou o jovem Alvin Tooly para acompanhá-lo. Os dois perambularam pela estrada nas duas direções, ensopando-se mais um pouco na chuva inclemente que continuava a castigar os viajantes. A visibilidade não era muito boa, mas nem ele nem o jovem escudeiro viram nada de anormal. A Estalagem era a única construção às margens da estrada, e as casas de fazenda mais próximas dali eram apenas figuras discretas no horizonte.
GYLLENO bastardo deixou sua égua Fofinha aos cuidados de Tarso, com a impressão quase absoluta de que o garoto ia preferir dormir nos estábulos mesmo.
Gyllen escreveu:"Por favor, quando tivermos comida leve um pouco para Tarso. Aproveite e deixe essas peles com ele, elas vão estar fedendo amanhã de um jeito ou de outro."
Sivon pegou as peles de Gyllen e disse:
- Vou deixar com ele agora mesmo enquanto pedem a comida, depois como um pouco e levo a parte do garoto. Gyllen escreveu:Assim que ele chega perto o suficiente da mesa. "Posso sentar um pouco." Ele pergunta ao barbudo, mas já se senta sem dar chance para ele recusar. "Nos somos muitos e acho que vamos acabar precisando de muitos lugares para sentar nossas bundas amaciadas da viagem. Não se incomoda com um pouco de companhia, não é?" Ele aperta a coxa machucada debaixo da mesa e aproveita para deixar a mão esquerda no cabo de uma das adagas, mas o que fazer com a outra mão? "Por sinal eu sou um mal educado. Meu nome é Gylen senhor, e o seu?" Ele estende a mão direita por cima da mesa em cumprimento. A bengala bonita acaba abandonada em cima da mesa.
O velho sorriu debaixo da densa barba grisalha e pousou a caneca de cerveja na mesa, exibindo um braço ainda bem forte enquanto respondia:
- Sou Horace Steel, se lhe agradar, meu senhor. Sente-se, ponha-se à vontade! está a caminho de Porto Real para o torneio do Rei Robert? Eu também estou indo pra lá! Sou um ferreiro e funileiro, um dos melhores que poderá encontrar, senhor, e com certeza haverá muito trabalho para mim lá! Parei aqui nessa estalagem pouco antes dos senhores chegarem, para esperar esse temporal passar. Se ficasse mais tempo nesse aguaceiro, iria começar a enferrujar...!Ele riu com um bom humor alcoolizado, e Gyllen sentiu-se confiante naquela conversa.
ESDRES & GASPARGaspar tentou provocar Esdres, mas aparentemente o jovem nobre não entendeu: deu uma censura no batedor e voltou sua atenção de volta à bela garçonete ruiva que cativara seus olhos.
Esdres escreveu:- Bom, como eu ia falando.. Me perdoe se caso lhe desrespeitei.. Deve estar tendo um dia cheio, muita gente passou por aqui hoje?
Brenna tinha ficado um pouco arisca depois da bronca da estalajadeira Heedle, mas a disputa de preços entre sua patroa e o Lorde Felinight criara um impasse na rotina do serviço, de modo que ela tinha algum tempo para dar mais atenção a Esdres antes de voltar ao trabalho.
A abordagem mais educada de Esdres, até pedindo desculpas, abriu um sorriso no belo rosto da moça, e ela respondeu com uma voz musical:
- Não se preocupe, milorde, nenhum mal foi feito. E milorde está certo, não foi só um dia cheio, foi um mês cheio! Faz duas semanas que a estalagem funciona dia e noite! Sempre tem clientes, lordes e cavaleiros, mercadores e artesãos, todos indo para Porto Real! O senhor também vai competir, milorde?Quanto a Gaspar, depois de seu disfarce ineficaz e de ser ignorado por Esdres, restava traçar outro curso de ação.