Com isso, pode-se notar que também existem Gnomos no cenário, irei falar mais sobre eles futuramente. Decidi não mencioná-los antes pois os Gnomos de Nevriande são uma raça tão complexa que dificilmente poderá ser usada como raça jogável (pelo menos por enquanto).
Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
- Dovahkiin
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- Mensagem nº121
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Com isso, pode-se notar que também existem Gnomos no cenário, irei falar mais sobre eles futuramente. Decidi não mencioná-los antes pois os Gnomos de Nevriande são uma raça tão complexa que dificilmente poderá ser usada como raça jogável (pelo menos por enquanto).
- Sandinus
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- Mensagem nº122
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Dovahkiin escreveu:Sobre idiomas, achei oportuno postar aqui um ensaio que fiz sobre as linguagens de Nevriande:
"Idiomas: As principais línguas conhecidas do mundo de Nevriande são o Comum, Élfico, Enânico, Subterrâneo, Gnômico, Baixo-Comum e Hobbitish. Celestiais não precisavam de uma linguagem propriamente dita, sendo criaturas imateriais. Suas ações, pensamentos, comunicação, eram indissociáveis. Como seres materiais, limitados aos sentidos captados por seus órgãos sensoriais, os Elfos necessitavam de um tipo de comunicação que atendesse suas necessidades sensíveis. Assim, com a ajuda dos celestiais, eles desenvolveram formas de comunicação, sendo a fala a principal delas. Assim portanto, o idioma hoje conhecido como élfico pode ser considerado a primeira linguagem de Nevriande. Os Duergar foram criados de forma semelhante por Diafthorás, mas não se sabe se este chegou a ensinar-lhes os princípios da comunicação falada ou abandonou-os antes disso. Sabe-se, porém, que eles desenvolveram um tipo de comunicação própria, divergente do idioma élfico, que mais tarde seria conhecido como idioma enânico. Os humanos, descendentes diretos dos elfos, herdaram seu idioma, mas ele foi ligeiramente modificado no período de tempo em que os Celestiais caídos dominaram Enoch. Esta variante continha elementos mais vulgares que a rebuscada linguagem élfica, mas ainda poderia ser considerado o mesmo idioma.
Com o tempo, humanos foram criando suas próprias civilizações, distanciando-se cada vez mais dos Elfos e diversas sociedades humanas foram criando seus próprios dialetos. A linguagem humana passou a ser fragmentada. Localidades distantes passavam a utilizar diferentes “gírias”, incompreensíveis fora de sua própria população, e com a curta expectativa de vida humana, mudanças em seu idioma se tornam mais frequentes que entre os elfos.
Apesar de derivado do élfico, o idioma falado pelos homens já não poderia mais ser considerado élfico, e sendo o mais comum em Nevriande, esse passou a ser considerado seu nome: “Comum”. Esta terminou por ser considerada a linguagem padrão de Nevriande, enquanto que o élfico é considerado uma linguagem rebuscada.
Os Drow, também considerados descendentes diretos dos Elfos, herdaram seu idioma, porém, com o passar do tempo exilados da civilização da superfície, seu idioma acabou por sofrer pequenas alterações. Durante o período em que se aliaram aos Duergar, os anões cinzentos não desejavam compartilhar seu idioma, então ambas as raças desenvolveram uma espécie de linguagem secundária, que poderia ser reconhecida por ambos. Um idioma que mais tarde seria conhecido como “Subterrâneo”, contendo maneirismos tanto da linguagem élfica, quanto da enânica.
Os anões, descendentes dos Duergar, mantiveram seu idioma, mas o contato com as raças da superfície acabou por enxertar maneirismos de outras raças (especialmente humanos) ao seu idioma. Ainda assim, a linguagem dos anões é muito semelhante à dos Duergar para considerar seus idiomas diferentes (semelhante ao Português Lusitano e o Português Brasileiro de nosso mundo primário). Um fato curioso é que o idioma enânico é guardado em extremo sigilo (Ver anões mais adiante).
Humanoides “selvagens” como Orcs, goblinóides, e até mesmo certas tribos de humanos bárbaros não-civilizados desenvolveram seus próprios dialetos, que embora diferentes entre si, guardam certas semelhanças, no que passou a ser conhecido como “Baixo-Comum”, uma forma ainda mais corrompida e vulgar do idioma comum.
Os Hobbits, quando descobertos, tinham seu próprio dialeto (que a Ordem do Dragão denominou “Hobbitish” e que curiosamente, tinha muitas semelhanças com o idioma dos humanos, embora mais simples). Juntamente com a religião, os Hobbits aderiram ao idioma Comum rapidamente.
Os Gnomos também possuíam seu próprio idioma (Gnômico), mas a diminuta raça parecia ter uma habilidade excepcional em aprender novas línguas rapidamente, de forma que quando descobertos pela Ordem do Dragão, o contato foi extremamente rápido.
Como tal, o idioma Comum é a principal linguagem de Nevriande (especialmente em negociações e contratos de raças diferentes) sendo a linguagem primária dos Homens e Hobbits, e uma linguagem secundária entre os Elfos, Anões e Gnomos. O idioma Élfico é a linguagem primária dos Elfos e Drow, o idioma Enânico dos Anões e Duergar, o idioma Subterrâneo uma língua secundária de Drows e Duergar e o idioma Gnômico a linguagem primária dos Gnomos."
No caso, neste cenário, o enânico seria a linguagem padrão dos Duergar e o Subterrâneo uma linguagem própria para interação com os Drow. Nesse caso, talvez não fosse necessário o personagem Dalnur conhecer o idioma Subterrâneo, limitando-se ao enânico e comum, o que acha, Sandinus?
Mas parece que Duegar já ganha subterrâneo automáticamente. Conforme o Link
Duegar
Salvo engano, eu ja coloquei na ficha, já o personaem do Dycleal ele é só anão, logo ele não tem o subterrâneo.
Anão
Acho que isso esclarece. Portanto sim, o Dalnur fala Comum, Anão e Subterrâneo.
- Dovahkiin
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- Mensagem nº123
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
OK, por mim tudo bem!
- Dycleal
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- Mensagem nº124
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Exato, O Zoltan, não fala o comum, pois não tem relação ou comercio com os Drows, provavelmente compreende pela proximidade linguística, mas não domina.
- Dovahkiin
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- Mensagem nº125
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Fiz o post sobre os Gnomos. Por enquanto acho meio complicado introduzi-los, especialmente como personagens jogáveis, mas acredito que eles trarão um pouco mais de elementos High Fantasy ao jogo. Outro problema é que eles "quebraram" o equilíbrio que eu estava fazendo entre as raças, uma vez que na minha ideia, cada uma seria representada por um pecado capital (o qual os membros da Igreja de An'tè procuram combater para serem escolhidos): Elfos: Vaidade, Anões: Avareza, Hobbits: Preguiça, Drow: Luxúria, Duergar: Inveja, Peles-Verdes: Ira e Humanos: Gula (que também pode ser relacionada com o egoísmo humano: querer adquirir sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça).
- Edu
Wyrm - Mensagens : 7811
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- Mensagem nº126
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Modelo de ficha:
Nome do personagem: Saarth Abreu
Classe e nível: Clerigo nivel 7
Raça: Humano
tendência: Bom/ Neutro
Divindade: De A'nte
Tamanho: Medio
Características: 31, Masculino, 1,85m, 85kg
Força: 16
Destreza: 8
Constituição: 14
Inteligência: 10
Sabedoria: 19
Carisma: 12
Fortitude:7
Reflexos:1
Vontade:9
CA:19
PVs:49
BBA:+5
Iniciativa:-1
Idiomas: Comum
Dinheiro:3.472PO
Posses e equipamento:
Full plate Mail +8 ca (1500PO)
Escudo Grande de Metal + 2 ca (20PO)
Traje de Inverno
Traje de Explorador
Saco
Mochila
Pederneira e Isqueiro
Saco de Dormir
Símbolo Divino
Sabão 2kg
Cantil
Rações de Viagem x4/dia
Armas:
Espada Longa +8 de Ataque(8PO)
Perícias:
Concentração: +12 (+2)hab (+10)grad
Spellcraft: +10(+0)hab(+10)grad
Talentos:
Quicken Spell(adicional)
Divine Metamagic(nivel 1)
Zen Archery(nivel 3)
Extra Turning(nivel 6)
Habilidades de Classe:
Turning Undead x8
Dominio da Cura
Dominio do Bem
Magias:
CD Magias Domínio
(14) Circulo 0: 6
(15) Circulo 1: 5 (1)
(16) Circulo 2: 4 (1)
(17) Circulo 3: 3 (1)
(18) Circulo 4: 2 (1)
Nome do personagem: Saarth Abreu
Classe e nível: Clerigo nivel 7
Raça: Humano
tendência: Bom/ Neutro
Divindade: De A'nte
Tamanho: Medio
Características: 31, Masculino, 1,85m, 85kg
Força: 16
Destreza: 8
Constituição: 14
Inteligência: 10
Sabedoria: 19
Carisma: 12
Fortitude:7
Reflexos:1
Vontade:9
CA:19
PVs:49
BBA:+5
Iniciativa:-1
Idiomas: Comum
Dinheiro:3.472PO
Posses e equipamento:
Full plate Mail +8 ca (1500PO)
Escudo Grande de Metal + 2 ca (20PO)
Traje de Inverno
Traje de Explorador
Saco
Mochila
Pederneira e Isqueiro
Saco de Dormir
Símbolo Divino
Sabão 2kg
Cantil
Rações de Viagem x4/dia
Armas:
Espada Longa +8 de Ataque(8PO)
Perícias:
Concentração: +12 (+2)hab (+10)grad
Spellcraft: +10(+0)hab(+10)grad
Talentos:
Quicken Spell(adicional)
Divine Metamagic(nivel 1)
Zen Archery(nivel 3)
Extra Turning(nivel 6)
Habilidades de Classe:
Turning Undead x8
Dominio da Cura
Dominio do Bem
Magias:
CD Magias Domínio
(14) Circulo 0: 6
(15) Circulo 1: 5 (1)
(16) Circulo 2: 4 (1)
(17) Circulo 3: 3 (1)
(18) Circulo 4: 2 (1)
- Background:
- As origens
Saarth veio de uma pequena vila no oeste. Nascido de pai e mãe artesões cresceu como uma criança comum até os 10 anos, quando recebeu o chamado para seu ministério. Procurou um pároco local e conversou com ele, foi nesse momento em que realizou o seu primeiro milagre. Criando água num copo. Assim entrou na igreja e avançou rapidamente logo chegando a posição de Sentinela do templo, muito por força marcial assim como sua retidão. Esses foram seus dias de gloria, duraram até ele descobrir uma corrupção dentro da ordem e da igreja e ser "exilado" na fortaleza velha.
A fortaleza velha
Subindo o rio enevoado e barulhento até o limite aonde civilização ia ficava a antiga fortaleza. Construindo a muitos anos pela ordem do dragão para proteger a fronteira do mundo conhecido contra a incursões das estranhas criaturas dos arredores do riacho uivante.
Os soldados estacionados nesse posto sempre eram os indesejados em outros lugares, aqueles que tinha pisados em calos de gente errada ou não eram bons no seu serviço. O inferno das nevoas como era chamado aquele lugar era mais como um exilio do que uma posição que alguém almejasse. Era exatamente esse o caso de Saarth.
O clérigo era um homem prestigiado dentro da ordem do dragão durante muitos anos mas como denunciara a corrupção de alguns lugares da ordem foi “de-repente” remanejado para a fortaleza velha. Naquele lugar esquecido ele era responsável por cuidar do pequeno templo de An'te dentro da construção assim também com participava das incursões militares dentro da floresta e no campos adjacentes, afinal, era também um guerreiro competente.
A expedição
Foi num dia com muito nevoa, em estava deitado na sua cama em seus aposentos olhando para o teto velho do seu quarto. Nesse momento é que veio uma batida firme na porta. Tum, Tum Tum. Saarth se levantou e a abriu sem nem pestanejar. Era Democritos um dos batedores da guarnição, um homem razoavelmente talentoso em seu serviço.
- Desculpe atrapalhar o seu sono, senhor, mas temo que tenho más noticias. A filha Tormines desapareceu e ele quer que nós a procuremos, ameaçou botar a guarda para impedir a subida da barca para cá. Ele quer cortar a nossa linha de suprimentos caso não acatemos o pedido dele – Afirmou o batedor.
O clerigo coçou os olhos com a noticia, ele sabia que qualquer incursão na floresta seria suicídio, ainda mais com vários homens.
- Você já falou isso com os outros homens? Precisamos discutir o que fazer. Você sabe se foram os habitantes da floresta mesmo os responsáveis pelo sumiço da senhorita Tormines? - Indaga ao homem.
- Segue dos os indícios dos raptos anteriores. Provavelmente ela nesse momento já está morta, uma certamente caso bem sucedida não a encontraria viva. O que Tormines pede é loucura – responde com uma expressão preocupa Democritos.
- Me de um tempo para me vestir e reúna os homens, tomarei uma decisão a respeito.
Com uma rapida saudação o batedor deixou o clérigo novamente sozinho nos seus aposentos. Saarth olhou para o manequin com a sua armadura pendura num canto do quarto, não era a que normalmente usava na sua ocupação corriqueira no forte, mas sim o antigo traje seu de sentinela do templo, nos seus tempos de gloria na ordem.
Suspirou e começou a tirar peça por peça enquanto na sua cabeça refletia sobre que decisão a tomar. Poderiam desafiar ordem de Tormines e não executarem a busca, pois não eram uma tropa particular do senhor da cidade, mas caso escolhessem esse caminho passariam por uma longa e sofrida morte por fome, já que o caminho pelo rio era o único para o resto do mundo. Poderiam se organizar e atacar a cidade para remover o bloqueio, mas logo a ordem saberia do ocorrido e mandariam reforços que eventualmente iriam derrotar todos da fortaleza velha. Agora se entrasse na floresta embora fosse quase um suicídio poderia render-lhes algum sucesso e isso poderia salvar o destino do forte. Não era uma decisão fácil a ser tomada mas para ele parecia ter um caminho claro. Entrariam na floresta. Terminou botando o seu elmo emplumado na cabeça e partiu para comunicar aos homens da sua decisão.
A expedição foi um pesadelo, muitos morreram e as decisões tomadas não foram as melhores ou talvez não as mais sabias, mas no fim encontraram a filha de Tormines. As condições que a encontraram foram inomináveis, o que levou a ira de Saarth e o ato dele de por fogo na floresta e o extermínio de boa parte dos habitantes locais do misterioso riacho uivante.
De 60 homens que foram apenas 10 voltaram sendo que desses 5 ficaram loucos. Saarth abandonou a sua posição na Ordem e se pôs no exilio em terras distantes. Trabalhava apenas como um camponês nas lavouras no oeste. Culpa e raivam o perseguiam ao mesmo tempo e a sua única paz era através do trabalho braçal que fazia sua cabeça pensar menos. Mas será que isso mudaria um dia? Existiria uma chance para a redenção?
- Dovahkiin
Troubleshooter - Mensagens : 826
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- Mensagem nº127
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Muito bom, já pode postar lá. Apenas uma dica opcional: 3.472 PO é um valor um tanto alto para carregar por aí, especialmente para um camponês. O que acha de tornar sua Espada Longa em uma arma mágica +1 (2.000PO) e seu escudo ou armadura em escudo/armadura mágica +1 (1.000 Po)? Dessa forma você já começaria o jogo com +1 de ataque e CA e ainda teria 472 PO sobrando!
- Khaleesi
Samurai Urbano - Mensagens : 102
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- Mensagem nº128
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
mestre, o que acha de mudar o terceiro idioma da minha personagem de silvestre (que basicamente só dríades falam) por baixo-comum? elfos costumam falar a lingua dos aliados/inimigos né, aí to pensando em juntar o útil ao agradável e aprender baixo-comum pela proximidade com outras florestas
- Sandinus
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- Mensagem nº129
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
- Dovahkiin
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- Mensagem nº130
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Khaleesi escreveu:mestre, o que acha de mudar o terceiro idioma da minha personagem de silvestre (que basicamente só dríades falam) por baixo-comum? elfos costumam falar a lingua dos aliados/inimigos né, aí to pensando em juntar o útil ao agradável e aprender baixo-comum pela proximidade com outras florestas
Por mim OK.
Pretendo começar assim que o Edu postar a ficha no outro tópico. O Entreria parece estar sumido, mas caso apareça, posso acrescentá-lo na aventura mais tarde.
- Sandinus
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- Mensagem nº131
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Dovahkiin escreveu:Khaleesi escreveu:mestre, o que acha de mudar o terceiro idioma da minha personagem de silvestre (que basicamente só dríades falam) por baixo-comum? elfos costumam falar a lingua dos aliados/inimigos né, aí to pensando em juntar o útil ao agradável e aprender baixo-comum pela proximidade com outras florestas
Por mim OK.
Pretendo começar assim que o Edu postar a ficha no outro tópico. O Entreria parece estar sumido, mas caso apareça, posso acrescentá-lo na aventura mais tarde.
Esses novatos desistem fácil...eu em, aparece a chance e some kkkkk.
- Dovahkiin
Troubleshooter - Mensagens : 826
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- Mensagem nº132
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Postada a cena introdutória. Espero que gostem!
- Dycleal
Mefistófeles, Lorde do Oitavo - Mensagens : 10510
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- Mensagem nº133
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Mestre duas perguntas: O clérigo Humano, tem algo que o identifique com An'té? Como funciona no cenário a relação de Zoltan e os anões com os Duegar? Especificamente, Zoltan associa os duegar ao sequestro, ou só aos drow?
- Sandinus
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- Mensagem nº134
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Dycleal escreveu:Mestre duas perguntas: O clérigo Humano, tem algo que o identifique com An'té? Como funciona no cenário a relação de Zoltan e os anões com os Duegar? Especificamente, Zoltan associa os duegar ao sequestro, ou só aos drow?
Ficou muito bom mestre a introdução e incrivelmente é possível ativar os dois vídeos ao mesmo tempo do som da noite com as musicas e causa um efeito excelente.
Vou só lembrar aqui que no peito da Armadura do Dalnur tem desenhando o símbolo de An'té, esculpido num tipo de Crystal visivelmente mágico, encravado na armadura. Além disso, ele também tem pendurado em seu pescoço um símbolo de An'té de prata que fica por fora de sua armadura.
- Dovahkiin
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- Mensagem nº135
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Dycleal escreveu:Mestre duas perguntas: O clérigo Humano, tem algo que o identifique com An'té? Como funciona no cenário a relação de Zoltan e os anões com os Duegar? Especificamente, Zoltan associa os duegar ao sequestro, ou só aos drow?
Bom, como o anão tinha relação próxima com a Casa da Luz (inclusive se casando com uma anã de lá) ele deve conhecer bem as simbologias. O Clérigo humano veste-se como um Guardião do Templo e o Duergar como um Paladino da Ordem do Dragão, e como o Sandinus disse, ele tem o símbolo de An'tè consigo.
Sobre o sequestro da família do anão, podemos fazer um retcon nessa história e colocar como se apenas os Drow tivessem invadido a cidade (digo isso pois após a derrota da Aliança das Profundezas na Segunda Era, os Drow e Duergar se separaram. Até podem negociar escravos e tal, mas já não são mais considerados aliados) além disso, a proximidade do reino Drow com Mundidarl é maior do que o reino dos Duergar. Eles teriam de cavar uma distância imensurável para alcançar o reino dos anões.
Ainda assim, é bem provável que ele não veja os Duergar com bons olhos devido á animosidade ancestral das duas raças e pelo fato deles também serem escravistas.
- Dycleal
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- Mensagem nº136
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Excelente resposta mestre, me deu várias ideias...
- Dovahkiin
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- Mensagem nº137
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Caso tirarem uma iniciativa maior que a do inimigo (16), já podem atacar na mesma postagem (ou tomar a atitude que preferirem).
Uma dúvida, como costumam ser os combates de D&D aqui no fórum? Existe alguma regra para torná-los mais rápidos? Pois um combate que dure várias rodadas poderia levar dias (ou até semanas) para ser concluído, dependendo do ritmo de postagem dos envolvidos na luta.
Uma dúvida, como costumam ser os combates de D&D aqui no fórum? Existe alguma regra para torná-los mais rápidos? Pois um combate que dure várias rodadas poderia levar dias (ou até semanas) para ser concluído, dependendo do ritmo de postagem dos envolvidos na luta.
- Sandinus
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- Mensagem nº138
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Dovahkiin escreveu:Caso tirarem uma iniciativa maior que a do inimigo (16), já podem atacar na mesma postagem (ou tomar a atitude que preferirem).
Uma dúvida, como costumam ser os combates de D&D aqui no fórum? Existe alguma regra para torná-los mais rápidos? Pois um combate que dure várias rodadas poderia levar dias (ou até semanas) para ser concluído, dependendo do ritmo de postagem dos envolvidos na luta.
Alguns mestres com mais tempo usam o discord apenas para o combate ai depois só faz o resultado. SE todos tiverem como tirar meia horinha num dia da semana para fazerem o combate, tem que ver com o pessoal, se não faz por aqui mesmo. Ai sim, de fato, demora alguns dias.
- Edu
Wyrm - Mensagens : 7811
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- Mensagem nº139
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
Tomei umas liberdades nessa cena, considerei que era mais um combate interpretativo que algo mais real kkkk Porque achei surreal o personagem do lyvio chegar ameaçando um cara que tava só bebendo uma cerveja na taverna.
- Dycleal
Mefistófeles, Lorde do Oitavo - Mensagens : 10510
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- Mensagem nº140
Re: Elysium: Sombras em Nevriande (D&D 3.5)
O Anão só entrou porque viu uma manobra suja do guerreiro grisalho, que lhe daria uma injusta vantagem.