Regras da casa e outros alertas da mesa.
Boa noite, antes de postar a ficha modelo, quero deixar aqui para os jogadores algumas instruções na hora de construir uma ficha, algumas coisas são peculiaridade do cenário, outras são preferências de regras minhas que discordo do sistema, e outras coisas são alertas para que o jogador esteja ciente se ele concorda ou não com o jeito que o narrador executa o jogo.
REGRAS DE OURO
- Aqui não tem muita coisa, realmente pouca coisa muda. No original, a cada 1 minuto, um personagem elimina uma condição de Dano ou Aflição por minuto de descanso. Aqui nós vamos mudar. Acredito que isso seja bem incoerente se o personagem não tem o Efeito de Regeneração. No nosso jogo, a taxa de recuperação vai ser de uma penalidade de Dano/Aflição removida por dia, isso se o personagem tiver tido um descanso de qualidade. Acredito que isso seja mais coerente e não desvaloriza o poder de Regeneração.
- Não é dito nada no livro, pelo menos que eu tenha visto, mas um personagem que queira utilizar alguns efeitos só de algumas graduções dele e não a graduação cheia do efeito, vai precisar do Flat Preciso. Isso não vale para todos os efeitos, apenas para os Efeitos do tipo Ataque ou Defesa. Caso o personagem não tenha o Flat Preciso, sempre vai usar a graduação cheia do golpe. Isso não fica claro no livro, ao menos eu não me lembro de ter lido, se alguém tiver lido algo sobre isso por favor me diga a página. O Flat Dividir funciona normalmente para quem o tem.
- Para todos os fins, todo aquele que quiser usar um descritor Divino ou Demoníaco, tenham em mente que estaremos sempre falando de Dragões. Então Descritores Dracônico, Divino, Demoníaco, serão sempre a mesma coisa. Todo Anjo é um dragão, todo demônio é um dragão, mas nem todo dragão é um anjo e nem todo dragão é um demônio. Tudo relacionado a dragões é divino ou demoníaco, fim. Quando tu me fala que quer ter algo haver com o dragão, a pergunta é: Divino ou Demoníaco? E é isso. Descritores com relação aos Apochrifas estão vetados por ser algo reservado aos Antagonistas. O jogo é uma pegada medieval fantastico, então descritores que não se encaixem na temática também vetados. Qualquer duvida consulte o narrador.
- Por enquanto de Regras de Ouro é isso, que eu lembre, caso lembrar de alguma outra eu edito isso aqui.
ALERTAS
- Infelizmente eu já tive problemas com jogadores de Mutantes e Malfeitores, muito mais do que em outros sistemas. Pela minha experiência, existe aí uma briga de ego pra saber quem tem a ficha mais eficiente e fazem uma ficha fodendo de combada mas quando o mestre coloca um impecilho que o jogador não consegue combar fica bravo e enche o saco de diversas formas diferentes questionando a cada turno a mecânica que o narrador tá usando. Isso é tão entediante que penso que a pessoa devia ir jogar um MMO, é mais a cara dela, nada contra MMO's, eu mesmo jogo eles, mas pra quem curte o famoso "Meta" vai pra um lugar que o "Meta" é mais valorizado, aqui priorizamos história e o sistema é uma ferramenta que dá suporte à História. Meu alerta é: Sim, você tem uma ficha combada, ótimo, você ficou lá o dia inteiro montando sua ficha enquanto as pessoas normais tem vida, familia, trabalho, responsabilidades, etc, não me importo com isso, não me importa que você fez um fodendo motherfucker combo que irá fazer você ultrapassar limites, quebrar np, o caralho a quatro quando o Narrador pode fazer o que melhor for pela história. O Sistema não é algo que vai salvar seu personagem de se ferrar se tu for burro, fazer ações burras, incoerentes, ou tentar peitar todo mundo porque acredita que o sistema vai salvar sua pele, já esteja avisado: o sistema não vai te salvar. Não sou narrador carrasco, nunca precisei dar esse tipo de aviso em nenhum tipo de outro sistema, mas em M&M eu sinto necessidade de alertar os combeiros de plantão que tem o rei na barriga. Vale ressaltar, meu problema não é com combo, eu gosto de combos, no M&M é muito divertido fazer combos, meu problema é com jogador chato. Se o seu personagem for combado e mesmo assim ele se der mal, aceite, supere, continue o jogo, perder faz parte e isso só vai acontecer pra tornar a historia emocionante, porque deu ruím no dado, ou porque você fez besteira de alguma natureza.
- Complemento o item acima, fique ciente que Imortalidade não vai te salvar do Game Over. Existe muitas formas de dar fim num personagem mesmo que ele seja Imortal, basta ser um pouco criativo, e se o personagem for burro o suficiente pra achar que só porque é Imortal pode peitar qualquer pessoa que ele encontrar, fica a vontade, vou adorar botar algumas das ideias pra dar fim em Imortais que já tive. Use Imortalidade se fizer sentido pro seu personagem, ele é um vampiro, um deus, um constructo, tanto faz, mas não coloque pensando que isso vai ser um passe livre pra fazer besteira.
- Eu sou um pouco exigente com arranjos, justamente porque é uma ótima ferramenta mas com um propósito e já vi jogadores distorcerem algumas coisas só pra combar e fazendo uma coisa que não tem nada haver com a outra. Em minha defesa eu mesmo fiz isso mas não tinha exatamente noção de como funcionava. Tenha bem em mente que um Arranjo é um poder, mas que você consegue fazer outras coisas para outros fins além daquela única coisa, então um arranjo que tenha bola de fogo como base, sempre serão poderes de manipular o fogo de alguma forma. Serei um pouco exigente na explicação do porque esse poder estar em um arranjo, se você priorizar a coerência então não vai ter problemas com isso.
- Magia não será uma explicação pra você colocar qualquer poder de qualquer efeito em um arranjo, quem tiver interesse em fazer um Arranjo usando magia (O que provavelmente vai ter devido ao nosso tema de jogo) me chame que eu irei explicar como as várias tradições mágias irão funcionar e o que pode ser colocado num mesmo arranjo. Não será algo muito restritivo, ainda assim magia vai acabar sendo bem versátil. Quem tiver o Suplemento Arquivos de Poder, então descritores mágicos vão funcionar exatamente como é dito lá.
- As fichas sempre serão feitas por sessão de Discord com o mestre pra agilizar o processo e matar o problema tudo de uma vez! Quando for assim reservaremos um horario que possamos fazer e de preferencia tenha um microfone. As fichas também sempre ficarão escondidas apenas para o narrador e o próprio jogador a fim de previnir meta games e pitaqueiros de plantão que não foram chamados.
- Dito isto, vamos lá, o jogo vai começar no NP 7, normalmente se começam no 8, mas eu quero o np 7 porque quero mais a pegada de aventureiros iniciante, isso é um medieval fantastico, o cenário é inspirado assim, os inimigos serão inspirados assim e outros obstáculos também. Sei que a bem da verdade aventureiros iniciantes deveriam ser até mais baixos que isso, mas também não quero desanimar o jogador colocando um NP tão baixo assim.