Dycleal escreveu:Eu falo nas manobras: especialização: Vampiros. É uma sub manobra, ligada a uma manobra maior? E os dons mágicos, eles geram stress?
Desculpe a confusão. Okay, o Bravos respondeu sobre a especialização. Sobre os dons mágicos, as regras estão no capítulo de monstros do manual básico.
#iHunt, pg. 243 escreveu:As próximas duas páginas vão esboçar os vários dons mágicos disponíveis para os monstros. Apesar de que monstros é uma palavra meio estranha pra usar quando falamos de magia, porque bruxas, feiticeiros e cultistas são só pessoas, só que elas fazem magia. Na verdade, personagens humanos podem aprender dons mágicos sem nenhum investimento especial. Eles podem gastar um retorno e comprar esses dons como se fossem manobras. Para monstros e bruxas e feiticeiros, etc. normalmente um retorno compra dois níveis de dons mágicos. Mas para humanos aleatórios e não-mágicos, só compra um. No entanto, Malinas podem conseguir dois níveis com um retorno com a manobra especial Embruxação >>PÁGINA 47. Se precisarem de essência para um dom mágico, elas usam stress. Tem uma diferença grande entre humanos que aprendem um truque e praticantes de verdade — um praticante é alguém que dedica parte de sua vida à prática. Lidamos com isso através de aspectos de personagem. Um praticante precisa dedicar um de seus aspectos de personagem abertos para definir sua relação com a magia. Então pense nisso quando estiver criando praticantes.
Esses aspectos devem dizer algo sobre o personagem e seu lugar no mundo. Por exemplo, “Minha Mãe é Mágica” diz bastante. “Grande Especialista no Codex Maxus” também. “Seguidor de Xtalto” também. Entendeu?
Como falamos antes, todos os dons mágicos têm cinco níveis. Em vez de poderes separados, eles apenas ficam mais fortes com cada nível sucessivo. Cada praticante escolhe a habilidade que irá usar para cada dom, e geralmente isso não muda depois de aprendido. Então nós não vamos listar habilidades recomendadas, mas geralmente Ocultista, Acadêmica e Hacker são as mais comuns. Além disso, todos os dons mágicos precisam de uma infusão de essência. Isso geralmente vai refletir uma variável do feitiço. Eles frequentemente são mais caros do que a maioria dos dons, porque procurar essência é essencial para prática de magia. Por isso, um praticante pode demorar o quanto for necessário para usar seus dons, e geralmente prepara a maior parte do seu trabalho com antecedência, por exemplo, preparando amuletos de proteção e criando varinhas para afastar inimigos bem antes da luta.
Feitiços diferentes podem ser lançados de maneiras diferentes. Isso depende do praticante. Alguns gostam de rituais, outros de pintar símbolos. Alguns transformam seus feitiços em receitas, outros tatuam seus feitiços nas pessoas. Os efeitos geralmente duram por uma cena, mas podem ser “guardados” para ativação posterior. Um efeito permanente custa dez vezes a essência normal para lançar e deve estar preso a algo destrutível, como um amuleto ou uma tatuagem. Um personagem só pode usar uma instância de um único dom mágico de cada vez.