—Ladrão? Não, meu caro. Isso foi um boato implantado por um malandro da agência brasileira... Uma "pegadinha"...assim ele poderia tirar o Arcano da proteção sobre a cidade perdida de Ratanabá, um lugar protegido apenas pelos índios do Alto Xingu...Não escute tudo que os governos dizem, eu bem sei... Ainda um pouco atordado, ele parecia entender o questionamento sobre imortalidade da Liga Extraordinária e começava a responder.
—Minha fórmula me transformou em um monstro difícil de matar, eu penso que em partes um zumbi...acredito que o Homem Invisível que atua hoje em dia não é mais o mesmo... já o senhor Quarterman eu não sei bem como ele sobrevive...Mas desde que ambos fomos trabalhar para a senhora Harker na Liga Estraordinária vimos que a Inglaterra planejou e lucrou com a Primeira Guerra Mundial... Eu... Me lembro de um servo da Rainha chamado James Moriarty assassinou o único homem que descobriu seus planos de colocar a Europa naquela crise, o detetive Sherlock Holmes... Infelizmente falhamos naquela época...E por isso eu vim para América...Mas aqui também usaram meus talentos e manipularam minha pesquisa... Novamente para guerras.Ao que parecia as palavras soavam mais sóbrias, apesar de que Jekyll ainda tinha os olhos enevoados em um tipo de culpa nostalgica difícil de descrever e na qual Minder não queria se concentrar agora, especialmente porque tinha de lidar com a mente de Arcano...
Ali ele pode ver a origem e a identidade secreta do Arcano.
Miguel Santos sempre foi um professor universitário dedicado, com um interesse especial por história e mitologia. Sua vida mudou quando, em uma expedição arqueológica na Amazônia, ele descobriu uma cidade secreta chamada Ratanabá e antigo pergaminho que continha um feitiço poderoso.
Fascinado pelo pergaminho, Miguel começou a estudar as artes místicas e, com o tempo, se tornou um poderoso feiticeiro. Ele usou suas habilidades para ajudar a proteger a Terra de ameaças dimensionais, e seu trabalho chamou a atenção de um antigo rival: Urandir um mago invejoso que havia sido rejeitado pelos mestres das artes místicas e havia feito um pacto com uma entidade alienígena chamada "Bilu".
Urandir se uniu a um agente federal do governo brasileiro chamado Sérgio, esse se aproximou de Miguel e obteve dele muitas informações enquanto preparamva um plano, e ambos decidiram usar o poder de "Bilú" para criar um vício em Miguel, fazendo-o desenvolver uma obsessão pela obtenção de poder. Miguel começou a usar seus poderes cada vez mais, drenando energias da cidade de Ratanabá chegando ao ponto de se colocar em risco e causar danos colaterais. Isso começou a afetar seu trabalho como professor, colocando sua carreira em risco,mas foi detido pelas poderosas guerreiras da região conhecidas como Icamiabas, que significa "mulheres sem maridos".
As Icamiabas viviam no interior da região do Rio Nhamundá, sozinhas. Ali, eram regidas por suas próprias leis. A região era denominada por estes aventureiros de País das Pedras Verdes e era guardada por diversas tribos de índios, das quais a mais próxima das Icamiabas era a dos Guacaris. Dizia-se que as Icamiabas realizavam uma festa anual dedicada à lua e durante a qual recebiam os índios Guacaris, com os quais se acasalavam. Depois do acasalamento, mergulhavam em um lago chamado Iaci-uaruá (Espelho da Lua) e iam buscar, no fundo, a matéria-prima com que moldavam os muiraquitãs, com os quais presenteavam os companheiros. Os que recebiam, usavam orgulhosamente pendurados ao pescoço.
As guerreiras receberam roubaram do Império Inca o elmo de Nabu... Deram de presente ao forasteiro na esperança da sabedoria desse elmo fizesse o vício de Miguel cessar. E tal ação se provou bem sucedida... Miguel percebeu o erro que estava cometendo quando enquanto usava o elmo um de seus alunos ficou gravemente ferido em uma batalha contra uma criatura dimensional enviada por "Bilú". Ele decidiu abandonar seu vício em busca de redenção e começou a se dedicar ainda mais à proteção da Terra.
Com o tempo, Miguel se tornou conhecido como Arcano, um poderoso feiticeiro capaz de manipular as forças da magia dimensional para proteger o mundo de ameaças interdimensionais. Um grupo de servos de Bilú criaram fraudes a respeito dele, o incriminando por atividades que um casal de ladrões de banco cometeram em Fortaleza... ainda tentam derrotá-lo, mas Miguel descobriu as tramórias do Agente Sérgio da ABIN e estava sempre um passo à frente, usando sua sabedoria e habilidade mágica para defender a Terra.
Pelo menos até agora, pois ao que parece, a jogada de enviar um investigador paranormal contra ele foi mais eficiente do que ele poderia contar... Os ataques de Minder foram manipulados para que ele ferisse mortalmente o Arcano, que nada teve haver com o roubo do qual foi acusado.
Passando por esse turbilhão de informações, era possível sim notar que o Elmo de Nabu concederia proteção para a mente e também a sabedoria da própria divindade para guiar pelos percursos do Submundo até de volta ao plano material primário, o tal planeta Terra.
O Arcano sabia um encanto para abrir portais que poderia falhar se feito de forma errada por Minder, mas o elmo conseguia guiar perfeitamente de dentro do Santuário pelo mundo espiritual até a Terra sem precisar se arriscar fazendo um feitiço.
Cabia a decisão agora para o psiônico tomar de que caminho iria seguir.