Pessoal,
Se um personagem morre em uma campanha minha é por que alguma coisa não foi feita pelos jogadores. Afinal, meu objetivo com uma campanha não é “derrotar” os personagens e sim propor um desafio para ele e meios para que eles vençam. Simples. Quero que eles não so matem o dragão, mas que eles virem uma lenda na cidade. Agora, não pensem que meu dragão so atacara com suas garras e fará so um ataque por turno, pois ele vai conjurar magias, ele vai atacar com a cauda e com as asas e vai soltar varias baforadas de fogo. Afinal de contas, esse dragão tem que ter sido um bom desafio e não um desafio pela metade.
Há muitas maneiras de se saber de o desafio esta equilibrado com o poderio dos personagens e eu conheço o sistema de nível desafio. É claro que o ogro-mago foi um desafio superior as habilidades dos personagens. Mas alguém me pediu um teste de conhecimento para “saber” que ele era poderoso? Alguem pensou em fugir dele? Ou os jogadores são bons demais para deixarem seus personagens recuar? Nas minhas partidas de RPG de mesa, quando havia um grande desafio os personagens fugiam e isso é uma situação prevista nos livros básicos. Não vejo nenhum problema com isso, acho da ate uma dose de humor a campanha e quebra o clima de jogo serio.
Vamos falar sobre o meu npc Malakay. O suposto “guerreiro de nível 10”. Fiz questão de postar a ficha dele abaixo para que vocês vissem o absurdo de poder que há na sua ficha:
Malakay, Duas Mortes, Masculino Human Fighter6 CR 6; Size: M Face: 5 ft. Type Humanoid ( Human ); HD (6d10)+6; hp 44; Init +2 (+2 Dex, +0 Misc); Spd Walk 20 ft.; AC 18 (touch 12, flatfooted 16), *Longsword +1 +11/+6 0 ft./S (1d8+5 19-20/x2 Primary M ) or *Masterwork Handaxe +11 0 ft./S (1d6+3 20/x3 Off-hand M ) or Masterwork Longbow (Composite/Bow_STR+3) +9/+4 110 ft./P (1d8+3 20/x3 Carried M STR bonus to damage ); SA: ; Vision: AL: LE; Sv: Fort +6, Ref +4, Will +2; STR 16, DEX 15, CON 12, INT 13, WIS 11, CHA 10
Skills and Feats: Intimidate +4, Jump -3, Listen +3, Ride +3, Spot +2; Combat Expertise, Dodge, Espada Forte Machado Fraco (High sword low axe), Improved Trip, Two-Weapon Fighting, Weapon Focus (Longsword, Handaxe), Weapon Specialization (Handaxe)
Possessions: 1 Arrows (20), 1 Breastplate +1, 1 Longsword +1, 1 Masterwork Handaxe, 1 Masterwork Longbow (Composite/Bow_STR+3)
Caramba, parece um super sayajin medieval! Olhando agora ate fico decepcionado pois muitos talentos eu nem consegui usar! Pois vejam, um simples guerreiro de nível 6. Acho que consegui, nas cenas em que ele apareceu, fazer com que ele se parecesse um oponente invencível...mas já aviso que não farei isso novamente, pois não tenho que passar por nenhuma auditoria de RPG. Postei agora so para vcs verem que ele é um desafio equilibrado, sem muitas habilidades complexas. Eu queria que ele fosse um oponente para lutar apenas com o Aurion no final, que dai a luta ia ser épica. Não deu. Paciência.
Voltando a cena do combate. Não era melhor alguém com capacidade de lábia, de blefe ter conversado com Malakay? Alguem que soubesse mentir? E melhor ainda, não era melhor todo o grupo ter se disfarçado da mesma trupe que eliminaram alguns dias atrás para não levantar suspeita? As duas coisas existiam no grupo e um item caiu de mão beijada para o grupo que nem se interessou em saber para que era. É muito mais fácil colocar um monte de monstros em uma masmorra e jogar do que fazer uma cena perfeita para um ladino interagir. E essa oportunidade surgiu mais de uma vez e foi ignorada.
Pessoal, vi algumas insinuações sobre minhas jogadas de dados, acho que era a ultima coisa que faltava para criticar. Sinceramente, se quisesse matar os personagens não iria esperar 1 ano, que é o tempo que essa campanha ta durando. Acho muita infantilidade isso, pois passo um trabalhão organizando a campanha, os npcs, as cenas, as intrigas, etc pra virem falar das minhas jogadas. O que vcs acham? Que fico editando as jogadas ate todosos resultados dos dados serem favoráveis a mim? Por que vocês sabem que detesto ficar desperdiçando posts apenas com rolagens de dados, embora eu seja obrigado a fazê-lo. Vocês acham que eu tenho tempo pra isso? Pra esperar que todas as jogadas sejam favoráveis? E por que raios eu faria isso?
Atualmente narro 3 campanhas aqui no fórum (vou iniciar a quarta na semana que vem). Não sei, mas acho que um não sou um Mestre “sacana” com meus jogadores, caso contrario não estaria narrando 3 campanhas não acham?
Enfim, ninguém é obrigado a jogar. Se não estão gostando, entendo que queiram sair. Eu vou seguir narrando essa campanha e espero que todos se divirtam.