ayana escreveu: Bravos escreveu: ayana escreveu:- POLÊMICA ALERT:
Na boa, não tem como achar que o
capetalismo tá dando certo. Olha só:
OITENTA E DOIS por cento da riqueza mundial produzida no ano passado ficou com o 1% da população. Isso é obsceno!
Não dá pra achar que essas fortunas são compatíveis com o mérito dos caras, né? No Brasil, cinco bilionários têm riqueza equivalente à de
100 MILHÕES de brasileiros.
Então é isso, gente, parabéns aos envolvidos por foder com toda a humanidade. Sério, não vai ter planeta suficiente pra fechar essa conta...
A fonte tá aqui
O capitalismo que rola normalmente é bastante influenciado pelo Estado com manutenção de monopólios e etc
não falando que é um sistema perfeitamente justo, mas os pobres de hoje são mais prósperos e tem acesso a mais coisas que nobres e até reis de antes.
Pode crer, o capitalismo tem seus méritos.
Eu tô falando mais no sentido de livre mercado, que não é nem de perto o modelo mais adequado para a economia de hoje. O que não falta é riqueza, mais que suficiente pra acabar com toda a miséria. Mas não é o que acontece. Por isso tem que mudar antes que a economia caia num precipício e desgrace de vez nossas vidas.
Tem louco pra tudo nesse mundo, inclusive, tem louco pra defender o capitalismo, kkk! olha eu aqui, por exemplo.
uuh, vamos la!
O que aqui foi chamado de capitalismo, para a escola austríaca de economia se configura corporativismo, apenas uma questão semântica, mas, particularmente, prefiro separar corporativismo do capitalismo laissez faire. Mais ou menos aquilo que o
@Bravos explicou molda um corporativismo - uma economia com
bastante influencia do Estado e de grandes corporações-. De fato as intervenções do governo na economia provocam desastres, no entanto, o boss são as grandes corporações. Posso dizer que os presidentes de grandes empresas são quem comandam o país e os políticos nada mais são do que uma arma nas mãos desses corporativistas. Esse cenário está longe do que, por outro lado, defendem os adeptos ao capitalismo laissez faire, erroneamente criticado, que recebeu esse nome devido às definições dadas pela escola fisiocrata de economia, do tempo do economista escocês Adam Smith, o fundador da teoria econômica moderna. “Laissez faire, laissez passer, et monde va de lui même” (deixar fazer, deixar passar, o mundo marcha sozinho). Essa frase exprime o capitalismo de livre mercado, um cenário onde não há toda essa burocracia para iniciar uma empresa, burocracia essa que só existe nas corporatocracias porque é do interesse de corporativistas que pequenas startups/planos de negócios/microempresas não se desenvolvam e cresçam ou sequer nem saiam do papel, porque eles querem que as pessoas continuem pobres, eles querem que a riqueza seja produzida, mas que tenha os lucros destinados aos grandões (o Estado atua como um burguês supremo). Como? Taxando, burocratizando e os benditos impostos. O país nada mais faz do que manter homens, que por sua natureza são
lobos, como aponta Thomas Hobbes¹, no poder. É por esse motivo que defendo menos Estado na vida das pessoas e mais capitalismo de livre mercado.
____
¹se não concordar com o estado de natureza segundo Hobbes, analise por Locke ou Rousseau que vai dar no mesmo: homens são ou estão maus e não podem ter poder sobre outros homens.
____
Não sei a bagagem de vocês, mas se ficou pesado para diluir, eu começo de novo. Quem já entendeu, pula pro fim.
Qual a diferença intrínseca entre capitalismo e corporativismo?
Ta aí uma pergunta veemente.
A matéria linkada, ao meu ver, faz o seguite: Eu não gosto de peixes, aqueles animais de quatro patas que fazem MUU e produzem leite. Ok, mas você não está falando de peixe, você está criticando a coisa errada. Da mesma forma, não se critica o capitalismo de livre mercado, mas sim o corporativismo. Este é o casamento do setor privado com o Estado, aquele é um modelo econômico baseado na troca voluntária entre indivíduos. Entendeu a diferença? Se tem intervenção estatal, não é livre mercado, é impossível que essas duas coisas coexistam, tipo subir pra baixo, non sequitur.
Veja como corporativismo é ruim e é diferente de livre mercado:
ANATEL, se ela deixasse de existir, novas empresas surgiriam, elas, para ganhar espaço, apresentariam serviços de melhor qualidade por preços mais justos, mas não, a ANATEL é um órgão que segura as empresas que elas não terão concorrentes, logo podem fazer um serviço caro e de má qualidade. OBVIO que sai mais barato pras empresas manter a ANATEL do que melhorar os produtos. MONOPÓLIO COMPRADO!
O link só mostra o quanto estamos soterrados no corporativismo alimentando barrigas cheias. Livre mercado bom, corporativismo ruim.
Ultima coisa: EUA não é capitalista, é corporativista.
Se vocês não acham o capitalismo de livre mercado seja uma boa resposta aos problemas que emergem na organização atual do mundo, me digam qual é o modelo que atende tais requisitos segundo a visão que têm, também quero entender.
Uma fonte para leitura adicional: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2194